| OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 6:50 pm | |
| Obrigado! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 7:29 pm | |
| DATA: 29/11/2014 ESPÉCIE: PERDIZ E LEBRE ABATES: 3 PERDIZES + 1 LEBRE COMENTÁRIO: A zona que íamos caçar é das melhores e as expectativas eram boas. Éramos 4 numa pequena linha para bater aqueles montes e vales. Decidimos arrancar mais próximo do rio pois é um local que a caça gosta muito de estar. Mal começamos a caçar e o cão deu sinal de caça próxima. E rapidamente o cão num espaço de 100 metros faz levantar um casal de perdizes embora fora de tiro. Encaminho-me na direcção destas perdizes de forma a cortar terreno. O cão continua a dar sinal de caça. Chego a um vale com silvas e mato. Tento contorná-lo e o cão desloca-se pelo outro lado e dá uma stikada. E eis que sai uma perdiz próxima de mim que quase me batia com as penas na cara. Eu já a vejo pendurada e cozinhada eheh mas... 2 tiros e lá vai a perdiz. Ela com toda a saúde e eu com cara de burro! O cão como fica a olhar para mim ( grande marteleiro, pensou o cão ahaha ). Durante um bom bocado andei um pouco perdido a pensar como era possível ter falhado aquela perdiz... E assim e após termos voltado a juntar a linha delineamos a novo caminho a levar pois vários bandos de perdizes tinham-se levantado para a beira do rio. Enquanto vou em direcção á zona do rio passo por um monte querençudo pois tem uma "chapada" que apanha muito sol e tem umas estevas e mato rasteiro, mesmo bom para a caça. E assim mal cheguei à zona vejo uma lebre a escapulir-se mas fora de tiro. O cão começa a dar sinais de caça próxima. Acelera por um lado e eu desço a "chapada" pelo outro e eis que a caminho passa uma perdiz para trás como se fosse um avião. Embora muito rápida passa próxima e eu falho com o primeiro e abato-a com o segundo embora com o balanço que leva vai cair num vale cheio de silvas, fetos e capim... Que raiva Bem que bati aquilo com o cão mas da perdiz nunca mais. Era mesmo muito difícil a zona onde a mesma caiu... Ainda a lamentar a perdiz não cobrada aparece-me o colega que vai à direita. Conversa de circunstância e o cão entra num mato pequeno à minha frente e eis que sai uma lebre aos meus pés!!! Deixo-a esticar e com o segundo tiro parto-lhe a perna de trás e o cão faz um cobro exemplar! Mais uma lebre a sair aos pés mas se não fosse o cão lá ficava... Já estou na zona do rio e volto para trás na direcção dos carros. tenho uns kms jeitosos para andar e uma zona mesmo boa para caçar. Mal assomo um cabeço um bando de 10 perdizes a mais de 200 metros arranca e vai para o outro lado da reserva. Vamos continuando, os colegas atiram a umas perdizes e a uns pombos de uma forma cadenciada. E eu nada. resolvo descer mais próximo do rio mas numa zona daquelas existe muitos vales e eu tive que contornar pela beira do rio de forma a poder continuar a caçar. Eis que num pequeno prado entre 2 vales o cão para. Dá sinal de caça. Para e arranca. Chego próximo de uma silvita e de uns matos e o cão continua a fazer a guia mas caça nada. Ando mais um pouco e eis com grande barulho sai um perdigão para trás. Ao segundo tiro fica! Que lindo perdigão! Continuo a bater toda aquela zona junta ao rio. Estevas e encostas com o sol a bater. O cão quase de imediato começa a guiar todo tenso e nervoso. Está caça próxima. faz uma guia de uns 100 metros e eis que num alto de um cabeço sai outro perdigão. Acerto-lhe com 2 tiros e mesmo assim cai no outro lado. Graças a um belo cobro do cão segurei esta perdiz! Continuando e só faltando uma perdiz para atingir o cupo bato todo aquele terreno animado pelos resultados. O cão caça espectacularmente! Dá gozo ver a evolução do bicho! Entre um monte de pedras e uma vala com árvores e mato o cão vai batendo todo o terreno freneticamente até que trava a fundo e fica a apontar com o nariz para a vala! Que cena magnífica!!! O cão avança devagar e eis que a uns 30 metros se levanta uma perdiz que estava encostada á zona suja da vala. Com um belo tiro ponho-a abaixo e o cão com alguma dificuldade cobra-a no meio do sujo. E era um perdigão! Um chefe do bando com pintas negras nas penas do rabo! Que galo! E assim de uma forma rápida e intensa matei as 3 perdizes. Tudo perdigão! Depois foi fazer a caminhada para o carro sempre a abrir e esperar pelos companheiros! Um belo dia de caça em que o cão teve um comportamento exemplar! FOTOS: |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 7:39 pm | |
| DATA: 30/11/2014 ESPÉCIE: JAVALIS ABATES: 0 COMENTÁRIO: Após um dia de caça geral em cheio, de uma tarde de convívio e uma noite bastante animada chegou o domingo e os devidos ganchos aos javalis que já tínhamos programado anteriormente. Pequeno almoço reforçado e toca a andar pois temos muito para bater. Primeira zona de eucaliptal e mimosas fechado. Todos posicionados e solta-se a matilha... E nada de nada... Nem um latido... Já lá não estavam. Nova reunião e decide-se bater o regueirão onde na última vez se tinha morto 6 javalis. Terreno mais querençudo e expectativas mais altas. Os cães entram batem terreno e andam e correm e por aí fora... Javalis nada... Chegados ao meio dia e vamos ao terceiro e último gancho. Outra zona de mato e silvas com tudo á volta mexido. É desta! E assim foi. Próximo de mim, ou seja, mais ou menos a meio do silvado os cães dão com uma vara de porcos. Agarram um e saem vários. Para o meu lado e entre mim e o meu amigo passam dois. Deixamos que subam para fazer tiros de segurança. Ele atira 2 tiros e eu um mas já tudo para cima dos 50 metros. Não fica nenhum! No fim disto tudo mataram-se 3 porcos não muito grandes pois a porca grande bazou... Ida para o monte, almoçar/jantar, conversa e café e arrumar as coisas para voltar a casa. E assim estava terminado o fds cinegético!!! |
|
| |
Helder Siilva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 61 Localização : Belgica Ocupação : caça & pesca Humor : pouco Data de inscrição : 27/06/2013 Pontos : 349
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 7:55 pm | |
| Impecável continua a fazer-me sonhar |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 8:02 pm | |
| Ora essa! Obrigado! |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 8:28 pm | |
| Boa noite amigo Oliveira valei o convívio que é o principal, a viagem até a casa correu bem Foi um dia bem passado Continuações de boas caçadas |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 02, 2014 11:18 pm | |
| Lindas perdizes muito bem acompanhadas pela lebrota resultando num grande caçadão. Até nos dias que a caça não dá mão o companheiro Nelson tem-se revelado um grande caçador os meus parabéns, até pelos seus excelentes relatos, muito bem. |
|
| |
__SPanKY__ Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 479 Idade : 38 Localização : Cheganças Ocupação : estou sempre ocupado Humor : quando os outros caem nas minhas partidas Data de inscrição : 15/08/2014 Pontos : 497
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qua Dez 03, 2014 8:33 am | |
| Excelentes caçadas |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sex Dez 05, 2014 12:22 pm | |
| Bonitos galos. Parabéns. |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Dez 06, 2014 3:55 pm | |
| DATA: 04/12/2014 ESPÉCIE: PERDIZ E LEBRE ABATES: 0 COMENTÁRIO: Boas a todos! Mais um dia de caça á geral e ao contrário do outro dia, hoje foi dia da caça... Iniciamos a caçada era umas 8h. Terreno ainda muito molhado mas menos encharcado. Logo de início levantou-se um bando de +/- 20 perdizes que nunca mais conseguimos dar com elas. Eclipsaram-se... Durante a primeira volta dada nunca mais se viu uma peça de caça. Entretanto decidimos mudar o rumo da caçada e de local. Assim que começamos na nova área sai uma lebre longe de tiro mas que ainda foi com as orelhas a arder. Entretanto o meu cão caça alegramente e muito entusiasmado e eu já estou á esperta que salte uma perdiz. Mas nada... E assim foi durante um bom tempo. Cão a bater terreno e sempre com guias ( pensei que as perdizes fossem a pés ou já se tivessem levantado ) e eis que o cão faz uma paragem a 20 metros de mim! Parou uma lebre ( ainda a vi na cama ) que infelizmente não aguentou a paragem e arrancou á frente do cão com este na peugada dela. Bem que apontei mas tinha sempre o cão á frente. Quando a lebre ganhou distância já ia longe mas mesmo assim tentei abatê-la mas sem sucesso! Que pena uma lebre parada pelo cão mas que não cobrei Num espaço curto de tempo e de terreno 2 lebres levantadas e 2 a irem embora. Continuamos e durante grande parte da manhã mais nada apareceu. Entramos no montado, terreno tramado para comer chumbo. Logo á entrada o meu amigo mata uma lebre. Continuamos e levantam-se umas perdizes mas impossíveis de abater. Os cães caçam muito e bem e um gajo sempre à espera de ver caça. E assim foi. Uma galinhola que o meu amigo matou e um bando de perdizes que o meu cão levantou e onde coloquei uma abaixo mas chumbada e com a queda fora do meu campo de visão foi impossível de cobrar... maldito montado Com tudo isto já passava das 13h. Fomos almoçar algo rápido e fomos dar outra volta. Nesta volta só encontramos perdizes na volta para o carro mesmo no fim. Embora tenham levantado próximas e já a contar com elas, pois os cães davam sinais evidentes disso, ficaram encobertas primeiro por um sobreiro e de seguida por um pinheiro e assim perdi a oportunidade de evitar uma grade. Isto é a caça no seu expoente máximo! Nunca sabemos o que sucede! Num dia corre tudo bem e no outro não há hipótese. Mais dias haverão e mais oportunidades de caçar perdizes terei... Saudações Cinegéticas! |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Dez 06, 2014 8:10 pm | |
| Boa noite amigo Oliveira Não é costumo, a caça hoje não quis nada com o amigo Oliveira...Há dias assim, nem sempre a caça sai das melhores condições para ser abatida Melhores dias viram Continuação de boas caçadas |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Seg Dez 08, 2014 11:09 am | |
| DATA: 07/12/2014 ESPÉCIE: POMBOS ABATE: 2 COMENTÁRIO: Hoje dei uma folga às perdizes para ir caçar pombos à negaça com 2 amigos. Sabia que a zona ainda não tinha sido caçada, havia uns pombos logo as expectativas eram mais ou menos animadoras. Quando chegamos à zona, ainda de noite decidimos procurar um monte em condições para negaçarmos. Mas como a pressa é inimiga da perfeição e com o estado actual do terreno, o que conseguimos foi atolar a carrinha Não havendo tempo a perder pegamos no material ( e tanto material ehehe ) e lá andamos umas centenas de metros até escolhermos o sítio. Montamos as coisas e já era pleno dia e os pombos já se movimentavam. Como se esperou andavam pela zona umas centenas deles e habituados a comer por ali... Reparamos logo que os pombos tinham um "corredor" de passagem e dali raramente saiam... E nós a vê-los a uns 300 metros... Mesmo assim com arte e engenho do meu amigo lá conseguimos convencer alguns a virem ter com as negaças. Assim quando o grosso do pombo se levantou, 2 deles desviaram-se para as negaças. Deram a volta por trás do monte onde estavamos e fizeram-se á negaça. Mal aparece a tiro levou uma ginja que lhe acertou em cheio. Mesmo assim fui buscá-lo a mais de 50 metros de distância ( são mesmo rijos ). Entretanto o outro tapou-se com as árvores e escapou-se. Mais uns pombos se levantam, alguma movimentação mas mais nada. Aproveito e vou cobrar o pombo que matei. Lá o consegui encontrar. Enquanto faço isso, o meu amigo abate mais um que veio ao engano. Passou-se meia hora e mais do mesmo. Pombos circulam naquele "corredor" e nem os tiros os fazem sair de lá... Entretanto mais um tiro do outro companheiro que está um pouco mais afastado. Alguns pombos levantam-se e meia dúzia deles voltam-se na nossa direcção. Usa-se negaças e espanholas, eles desconfiados rodam e rodam até que 3 deles decidem baixar. Um deles fá-lo de tal forma que parece um falcão ( que espectaculo ver baixar os pombos desta maneira... ) e leva uma ginja que até faz marcha atrás eheh. Eu atiro ao outro que vai um pouco mais afastado. Acerto-lhe nas tripas com o primeiro e ele vira, dou-lhe em cheio com o segundo tiro no peito e mesmo assim ele vai a planar e cai a uns 100 metros ( que raio!!! ). Lá fui à procura dele e como o terreno é mais ou menos limpo encontrei-o. Estava todo furado e até tripa tinha de fora. Mesmo assim ainda voou todos estes metros ( realmente admito que ao pombo chumbo 6 pode ser um pouco fino. São mesmo resistentes!! ). Ora com uma hora de caçada 4 pombos e a ver sempre pombos. No entanto eles continuam andar só numa zona. Passou-se mais uma hora e nada. Avaliamos as coisas ( tempo perdido, horas, etc ) e decidimos mudar de sítio. Tínhamos uma carrinha atolada, fomos buscar a outro e tratamos de toda a logística mais uma vez. Assim ás 11h 30min e com muito trabalho já estávamos prontos de novo. Este sítio era melhor tendo em conta a passagem e a zona de comida que estavam a usar. Mas o pombo é fino e numa zona grande onde estão poucos caçadores e mesmo andando os pombos "mansos", aos primeiros tiros nesta nova zona eles deslocam-se mais para baixo e poisam. E daí nunca ou raramente saem... Estamos próximos das 14h, temos uma carrinha atolada, os pombos praticamente não giram... Resolvemos terminar. E foi o melhor que fizemos porque para tirar a carrinha foi preciso um tractor e toda esta operação demorou quase 2 horas. Almoçamos já a meio da tarde e viemos embora. Para terminar, tivemos uma jornada com algumas altercações. Havia uns bons pombos, calmos mas havendo poucas armas também pouco mexiam... mas é a caça. Ninguém se aleijou e no final matamos 7 pombos ao todo. Já dá para umas canjinhas |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Seg Dez 08, 2014 11:11 am | |
| Lá conseguiram arranjar umas canjinhas...boas continuações... |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Dez 13, 2014 6:47 pm | |
| Belas caçadas e excelentes relatos amigo Nelson! Boa continuação! |
|
| |
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Dez 13, 2014 9:21 pm | |
| Boa noite, amigo Oliveira: Mais um excelente relato, tudo ao pormenor Continuação de boas caçadas Cumprimentos |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 2:12 pm | |
| DATA: 13/12/2014 ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES ABATE: 2 COMENTÁRIO:Após uma semana sem caçar as saudades já eram mais que muitas ehehe. Mesmo com chuva resolvemos ir caçar aquelas perdizes malinas e manhosas mas que vamos conhecendo melhor a cada dia que passa... Éramos 4 sendo que um não tinha cão e por isso fazia a ponta e andava adiantado uns belos metros. Pouco depois de começar a caçada e numa zona habitual levantou-se um bando de perdizes de forma fraccionada que permitiu logo a um companheiro matar 2 perdizes ( é um sortudo eheh, ontem a caça só o queria a ele ) e falhar ainda outra boa. Após esse início frenético continuamos a nossa volta mas perdizes nada mais... Resolvemos mudar de zona para junto de uma lagoa suja onde andam normalmente umas perdizes. Orientamos e fomos caçando. Passamos junto á lagoa mas nada de patos. Continuamos e o meu cão começa a dar sinal de caça. Estamos juntos a um cevadouro de rolas de Verão e aqui também circulam perdizes. Eu atento a qualquer movimento e o cão cada vez mais tenso. Assim que passamos um molho de panascos e entramos nesse antigo cevadouro o cão vira-se para a esquerda e ao fundo arranca uma perdiz em direcção ao pinheiros. Eu rapidamente atiro para evitar que a perdiz fique encoberta. Com sucesso! O cão cobrou e veio trazê-la! Que grande perdigão! Um belo galo e a grade já está safa ehehe Continuamos sai mais uma ou outra perdiz mas fora de tiro. Decidimos entrar nos pinheiros mansos. Eu vou pela parte de cima junto a um pequeno monte que tem mato e estevas. O cão já dava sinais de caça. Foi batendo todo o terreno calmamente e não deixando nada para trás. O cão entra nas estevas e dá sinal muito forte de caça. Bate todo o terreno e eu desloco-me para o alto e em boa hora o fiz. Na ponta das estevas e a furtar-se ao cão estava uma perdiz que levanta imediatamente, num voar rápido e forte como lhe é característico. Deixo-a esticar um pouco pois tenho espaço para isso. Tiro e mais uma perdiz. Entretanto os companheiros deram com mais umas perdizes que não se deixaram chegar. Já estamos próximo do montado. Há sempre caça mas difícil de matar e mais uma vez se comprovou. isto porque enquanto andamos por lá levantou-se 2 ou 3 perdizes e 1 galinhola e o resultado foram alguns sobreiros chumbados Realçe para uma bela perdiz abatida com um belo tiro por um dos companheiros. Isto porque foi a primeira da época pois ele caça muito poucas vezes. Estamos já próximos das 13h. Vamos dar a última volta. Consegue-se levantar mais 2 perdizes, 1 galinhola e várias narcejas que comeram alguns chumbos pois o zig zag delas é tramado eheh. No final 4 caçadores mataram 5 perdizes, 1 galinhola e 3 narcejas. Um belo dia de caça com alguma chuva pelo meio e sempre boa disposição. É sempre um prazer caçar com malta desta estirpe. Por mim falo que nos últimos anos tive e tenho o prazer de ter um grupo de amigos caçadores que torna as jornadas de caça ainda mais fabulosas e interessantes. Assim dá vontade de continuar a caçar mesmo com todas as vicissitudes e problemas inerentes à CAÇA. Saudações Cinegéticas! FOTO ( não houve tempo para foto de caçada de grupo porque começou a chover ):
Última edição por nelson oliveira em Dom Dez 14, 2014 5:12 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
Helder Siilva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 61 Localização : Belgica Ocupação : caça & pesca Humor : pouco Data de inscrição : 27/06/2013 Pontos : 349
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 2:58 pm | |
| Continue, sempre em grande!!!!! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 5:13 pm | |
| Faço por isso |
|
| |
Pcalves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 171 Idade : 54 Localização : Marinha Grande Ocupação : Desenhador Humor : bom Data de inscrição : 24/05/2013 Pontos : 229
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 6:58 pm | |
| Bela caçada |
|
| |
Jtaboas Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 46 Idade : 40 Localização : Portugal Ocupação : Variada Humor : Data de inscrição : 05/06/2014 Pontos : 68
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 7:04 pm | |
| Muito bom relato! |
|
| |
xina 1979 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 5247 Idade : 45 Localização : prior-velho Ocupação : empregado de escritorio Humor : bom Data de inscrição : 23/10/2009 Pontos : 6643
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 7:05 pm | |
| Mais um dia bem passado Força Nelson,e boa continuação |
|
| |
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 8:33 pm | |
| Boa noite Mais uma bela caçada, acompanhada com um belo relato da caçada, tudo ao pormenor Continuação de boas caçadas |
|
| |
filipe carreira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 52 Idade : 41 Localização : Santarem Ocupação : Engº Alimentar Humor : muito:) Data de inscrição : 14/03/2011 Pontos : 66
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 14, 2014 11:44 pm | |
| Boa caça, boa foto e bom relato |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Dez 20, 2014 8:31 pm | |
| Obrigado a todos! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Dez 20, 2014 9:24 pm | |
| DATA: 18/12/2014 ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES ABATE: 1 COMENTÁRIO: Após alguma indefinição do local da caçada lá se chegou a um consenso. Eu juntamente com um amigo marteleiro fomos até à nossa reserva. Fim de época e poucas expectativas, também como é de esperar nesta altura do ano. Definimos a volta e assim começamos. Fomos em direcção a uma zona com crença de perdizes. Os cães dão sinal de caça mas nada se vê. À medida que nos aproximamos mais da zona o meu cão dá uma stikada dentro de umas aroeiras e ouço logo de seguida um tiro do meu colega. Era uma galinhola que saiu já muito picada e que não permitiu mais nenhum tiro... Continuamos e pouco depois vejo uma perdiz a escapulir a uns 100/150 metros. Viramo-nos naquele sentido e seguimos caminho. Entretanto o meu cão começa todo entusiasmado a seguir um rasto. Este rasto leva-o até próximo do pequeno sobreiro com mato á volta. Assim que ele se aproxima salta uma perdiz e arranca no sentido contrário do cão. Eu deixo-a passar e disparo. Atinjo a perdiz e esta dá 2 carambolas no ar e continua. Dou-lhe o segundo tiro e falho mas ela ferida de morte cai pouco depois. O cão corre ao tiro mas vai louco e literalmente desaparece... Eu todo lixado com esta cena já temo em perder a perdiz . Após uns momentos de excitação e algum descontrolo lá volta o cão e rapidamente dá com o local onde a perdiz caiu. Não está lá mas rapidamente o cão indica a zona onde ela ficou ( a perdiz arrastou-se 2 ou 3 metros e enfiou-se numa vala com água ). Pego nela e vejo que está praticamente morta. Até tem tripa de fora... Depois deste caricato episódio, desenrolou-se umas das jornadas mais monótonas do ano pois batemos terreno e terreno e da caça nem vestígios, mas pelo meio ficam mais 2 episódios caricatos que com sorte e alguma habilidade podia ter-me dado mais 2 perdizes... Uma delas o cão a bater um monte de estevas e matos dentro do pinhal manso e eu à espera de uma galinhola e eis que sai uma perdiz a alta velocidade mas a pouco mais de 3 metros de mim. Eu rapidamente viro para lá o cano mas apanho uma ramada de pinheiro á frente e pronto. Tiro em cheio nessa ramada e lá vai a perdiz. A segunda é algo que nunca mais esquecerei. O meu amigo Nabais vai a meia encosta e eu no topo. Ouço-o dizer: "aí vai perdiz". Eu atento vejo vir de baixo uma perdiz que me passa a meio metro do cano da espingarda!!! Passou tão perto que até lhe vi o olho dela a ver-me, autêntica alta definição eheh. Ela deve ter pensado estou fodi...a vou morrer e eu pensei estou fodi...o como é que a vou matar... Assim que ela passou por mim saltei para a vereda e tento abatê-la mas ela assim que passa a vereda torce imediatamente para a direita e fica tapada pela árvore. Ainda atirei mas não fui rápido o suficiente para a apanhar antes de ela ficar tapada. Neste duelo ganhou a perdiz, mas se eu tivesse uma raquete de ténis em vez de uma arma tinha-a apanhado tal a proximidade em que ela me passou Já próximos do fim da caçada resolvemos bater um ponta do montado que fica no limite da reserva e que é hábito ter perdizes. Assim foi. Quando chegamos a essa zona eu fui junto ao limite e o companheiro de caça foi mais acima. A uns 50 metros à frente do cão salta uma perdiz. Eu não fui de modas e mando para lá 2 tiros. Ela continua em frente e eis que com os tiros levantam-se mais 6 perdizes que estavam no limite da reserva. 2 vão para dentro e as outras vão para fora. Acelero o passo e o cão continua a bater rasto e vou em frente á procura das perdizes. Pouco tempo depois e á frente do cão volta a saltar uma perdiz. Rapidamente mando-lhe 2 "ameijas" mas as mesmas ficam pelos sobreiros. E não é que se levanta uma bando de umas 6 ou 7 perdizes Depois de quase toda a manhã sem ver caça num pequeno espaço de tempo levantam-se 12 ou 13 perdizes. É a caça! Entretanto o meu colega dá também tiros ás perdizes e uma delas passa-me longe e rápida como um foguetão. Adianto-lhe a arma mais de um metro. Resultado: o tiro ficou atrasado se calhar um metro tal era a velocidade do bichinho ehehe. Depois desta animação final foi tomar direcção do carro, trocar 2 dedos de conversa com outro companheiro que por lá andava e comer uma bucha no campo! E que bem que soube! Comer no campo é outra conversa De seguida arrancar e vir para caça. Sábado há mais... FOTO DA CAÇADA: |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 | |
| |
|
| |
| OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 | |
|