* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Podengo alarga se no campo Button10  Podengo alarga se no campo 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Podengo alarga se no campo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyDom Jul 20, 2014 9:57 pm

Boa Noite caros amigos, em Março de 2013 adquiri 2 podengas, são irmas, uma delas quando vamos ao campo alarga se muito, vai sempre a caçar mas sempre longe ou seja se haver caça la mais longe, levanta logo a caça, a outra se nao ir com a irma caça perto de mim, agora se estar as duas juntas, vai atras, ja levei essa que se alarga muito sosinha e nas primeiras vezes que ela se alargou escondi me e ela dps sempre veio a minha procura, fiz isso 2 ou 3 vezes, depois disso ja andava mais perto, alguem sabe mais algumas dicas que me possam dar para ver se ela vem caçar mais perto? obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyDom Jul 20, 2014 10:04 pm

Leva- a a caçar com uma trela ai com 5m deixa andar sempre a caçar assim.
Ao fim de umas tantas vezes de saires com ela assim começa a solta la para veres a reação dela até ficar como queres.
Ir para o topo Ir para baixo
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyDom Jul 20, 2014 10:18 pm

hummm essa ainda n tinha ouvido... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyDom Jul 20, 2014 11:01 pm

Boa dica, Adérito... fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptySeg Jul 21, 2014 12:34 pm

Se lhe estiver no sangue não há trelas ou coleiras que segurem a cadela.
Ir para o topo Ir para baixo
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptySeg Jul 21, 2014 11:45 pm

podengos&coelhos escreveu:
Se lhe estiver no sangue não há trelas ou coleiras que segurem a cadela.

o que quer dizer com isso amigo? que se lhe estiver no sangue andar sempre no red line que nao ah nada a fazer?

Ir para o topo Ir para baixo
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 58
Localização : montijo
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 23/06/2014
Pontos : 739

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 1:02 am

Há quem goste de cães a caçar largos... mas só se for em batidas?
Alguns cães do nosso grupo o pior é a primeira hora, até ficarem mais cansados, depois já caçam mais curtos.
mas á cães que o comportamento de caçar é sempre mais largos. O que dificilmente o perdem.
Os podengos são dos piores, alguns têem esse hábito
Eu pessoalmente gosto de cães a caçar curtos.
há quem diga podengo a caçar largo...tanto leva...como traz?
Cumprimentos.
gouveia
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 11:43 am

Mina_074 escreveu:


o que quer dizer com isso amigo? que se lhe estiver no sangue andar sempre no red line que nao ah nada a fazer?

Se lhe estiver no sangue dificilmente consegue meter um podengo largo a caçar curto. O podengo é um cão muito rústico cujo ensino, nesse tipo de aspectos, é muito complicado e só terá frutos quando for feito em tenra idade. Pode tentar metê-lo a caçar com um cão curto, ou pode tentar puxá-lo pra si (com trelas ou coleiras de ensino) sempre que se alargue, pode fazer-lhe uma barriga(no caso de ser cadela) mas dificilmente fará de um cão ponteiro um cão para caçar à perna.

Falo com alguma experiência no "ramo". fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 8:18 pm

Todos os caes tem tendência para caçar largo uns mais outros menos.
Agora depois de ensinado seja ele branco ou azul caça como como é treinado.
Claro que uns exigem mais treino que outros mas todos eles vão aos sitio e quando não o vao só a 1 culpado o dono.

Mina mesmo assim se ao fim de um tempo ele se armar em teimoso e continuar com essa mania xuta ai que eu dou te mais alguma dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 9:46 pm

podengos&coelhos escreveu:

Se lhe estiver no sangue dificilmente consegue meter um podengo largo a caçar curto. O podengo é um cão muito rústico cujo ensino, nesse tipo de aspectos, é muito complicado e só terá frutos quando for feito em tenra idade. Pode tentar metê-lo a caçar com um cão curto, ou pode tentar puxá-lo pra si (com trelas ou coleiras de ensino) sempre que se alargue, pode fazer-lhe uma barriga(no caso de ser cadela) mas dificilmente fará de um cão ponteiro um cão para caçar à perna.

Falo com alguma experiência no "ramo". fixe 

é uma cadela amigo, penso que tambem com o tempo deve de amadurecer... conheco caes que ja fizeram isso e dps pararam... mas n quer dizer que esta nao seja difrente...
Ir para o topo Ir para baixo
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 9:50 pm

aderito escreveu:
Todos os caes tem tendência para caçar largo uns mais outros menos.
Agora depois de ensinado seja ele branco ou azul caça como como é treinado.
Claro que uns exigem mais treino que outros mas todos eles vão aos sitio e quando não o vao só a 1 culpado o dono.

Mina mesmo assim se ao fim de um tempo ele se armar em teimoso e continuar com essa mania xuta ai que eu dou te mais alguma dica.

obrigado Aderito, tambem ja me disseram que se pendurar um pau a coleira mais ou menos da altura das pernas dela, que aquilo que vai tocar lhe nas patas e que depois habitua se a andar mais ou pe.. nunca conheci ninguem que tenha feito isso, por isso nao sei se experimente se nao...
Ir para o topo Ir para baixo
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 58
Localização : montijo
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 23/06/2014
Pontos : 739

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 9:50 pm

Amigos, tive um podengo que sempre caçou curto, mas raramente se alargava-se só quando seguia os coelhos, o que é normal ? Este comportamento durou 4 anos. no ano seguinte, mudou totalmente.
começou caçar muito largo, cheguei a estar perto de 1 hora espera dele, mas sempre a ouvir ele a maticar... começou a caçar sozinho...Achei estranho esta mudança... o que nuca mais a perdeu.
já fiz este comentário a vários caçadores, o que me dizem...alguns podengos quando atingem essa idade... costumam começar a caçar para eles...pode ser essa a explicação?
Cumprimentos.
gouveia
Ir para o topo Ir para baixo
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 9:53 pm

[quote="francisco gouveia"]Amigos, tive um podengo que sempre caçou curto, mas raramente se alargava-se só quando seguia os coelhos, o que é normal ? Este comportamento durou 4 anos. no ano seguinte, mudou totalmente.
começou caçar muito largo, cheguei a estar perto de 1 hora espera dele, mas sempre a ouvir ele a maticar... começou a caçar  sozinho...Achei estranho esta mudança... o que nuca mais a perdeu.
já fiz este comentário a vários caçadores, o que me dizem...alguns podengos quando atingem essa idade... costumam começar  a caçar para eles...pode ser essa a explicação?
Cumprimentos.
gouveia[/

pois amigo a minha cadela tem 1 ano e 3 meses, por isso nao sei...
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 10:21 pm

Não faças isso ao bicho que isso vai provocar lhe dor.
Exprimenta esse método que te disse muitas vezes que ela vai perceber.
Se puderes fazer sem provocar sofrimento ao bicho melhor.
E se não resultar o que eu duvido eu digo te outro método.
Mas esse vai resultar de certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyTer Jul 22, 2014 11:33 pm

Essa do pau também nunca tinha ouvido...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 12:18 pm

Inventem o que quiserem que vos garanto que se o podengo tiver no sangue caçar largo não há treino ou "mézinha" que lhe tire a ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 12:20 pm

Mina_074 escreveu:
ja me disseram que se pendurar um pau a coleira mais ou menos da altura das pernas dela, que aquilo que vai tocar lhe nas patas e que depois habitua se a andar mais ou pe.. nunca conheci ninguem que tenha feito isso, por isso nao sei se experimente se nao...
Também há quem passe umas das patas dianteiras do cão por dentro da coleira de forma ao cão caçar "coxo"! Isto há sempre doidos para tudo .... pena é não fazerem isso a eles próprios.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 12:21 pm

aderito escreveu:
Leva- a a caçar com uma trela ai com 5m deixa andar sempre a caçar assim.
Ao fim de umas tantas vezes de saires com ela assim começa a solta la para veres a reação dela até ficar como queres.
Ainda gostava de ver um podengo "ponteiro" a caçar com uma trela de 5 metros!!!! Estou mesmo fora de "moda".
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 12:41 pm

Realmente arranjam cada invenção... scratch 
Ir para o topo Ir para baixo
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 58
Localização : montijo
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 23/06/2014
Pontos : 739

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 12:59 pm

Essa ideia do pau não é de certeza a melhor?
houve um individuo que teve essa grande ideia do pau.
meteu o cão num silvado com grandes dimensões com entulho por baixo.
o cão ficou preso num gancho.
para retirar o animal.´
só com ajuda numa maquina.
Cumprimentos.
Gouveia
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 3:22 pm

Depois disso era metê-lo lá a ele nas mesmas condições em que meteu o cão!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 3:30 pm

Feliz ou infelizmente já me passaram pelas mãos umas dezenas largas, para não dizer mais, de cães coelheiros do tipo podengo.
A experiência diz-me que um podengo nunca pode ser treinado da mesma forma de um cão de parar. Nos cães de parar é sempre preferível ter um cão a caçar largo porque dá para "meter" a caçar curto e o contrário não é válido.
Acontece que os podengos não se treinam à vista como os cães de parar e não se podem chamar de assobio sempre que nos apeteça porque, como por norma caçam em matos altos, nunca sabemos se estão ou não num rasto dum coelho e será sempre impossível saber se o cão deveria ou não ter vindo imediatamente ao nosso chamamento.
O caçar curto ou comprido num podengo terá sempre muito mais a ver com o sangue do que propriamente com a forma como foram treinados. Outro aspecto muito relevante prende-se com o facto do treino dos podengos, em 99% dos casos, omitir a parte de educação básica, educação essa essencial depois para o chamamento e afins.
De resto eu pago para ver alguém conseguir fazer de um podengo "ponteiro" um cão para caçar à perna a não ser que fiquem com um robô "instrumentalizado" (com coleiras eléctricas e/ou afins) completamente incapaz de tomar, por si próprio, as necessárias "mudanças" no decorrer de uma qualquer caçada aos coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 6:42 pm

Á montes de maneiras de ensinar um cao.
Também os á a meter coleiras de bicos e atrelá los de modo a não puxarem.
Á também quem lhe ate uma perna a outra do mesmo lado com um cordão ´não muito folgado de modo a não deixar o cao correr.
Á vários métodos de o fazer.
Também já me passaram todo o tipo de caes pelas mãos desde coelheiros a caes de rasto umas dezenas boas deles.
Isto é como tudo cada um sabe de si e só aceita o que quer.
Mas uma coisa e certa sem trabalho não tem hipóteses de nada ai podem ter a certeza que um cao nunca se faz.
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 7:03 pm


Ainda gostava de ver um podengo "ponteiro" a caçar com uma trela de 5 metros!!!! Estou mesmo fora de "moda".[/quote]

Quanto pagas?
Ir para o topo Ir para baixo
Mina_074
Aprendiz
Aprendiz
Mina_074

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 383
Idade : 36
Localização : Albufeira
Ocupação : construção civil
Humor : Bom
Data de inscrição : 28/10/2012
Pontos : 455

Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo EmptyQua Jul 23, 2014 9:48 pm

essa do pau eu nao vou fazer amigos... nao acho piada fazer isso ao animal... eu acho que com o tempo acalma....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Podengo alarga se no campo Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo alarga se no campo   Podengo alarga se no campo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Podengo alarga se no campo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Macho podengo
» Problemas com Podengo
» Podengo Ibicenco
» Campo de treino
» Podengo Andaluz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Cães - :: » Geral «-