|
|
Autor | Mensagem |
---|
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sex Abr 04, 2014 4:58 pm | |
| Vá "pessoal" guardem a vontade de pelo menos mais uma para quando eu chegar...não me digam depois, lá por perder a "disputa" na prancha, que não aceitam a "rodada"!!!!(bem, não se fiem é muito que às tantas ainda bebo uma à borla...)! |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sex Abr 04, 2014 6:21 pm | |
| Amigo Denis Cruz
Refere-se à segunda parte do nº. 3 do artigo?
A minha interpretação continua a ser a mesma, embora não dispense a bolsa ou estojo.
Eu, p.e., se levar a minha Beretta 686 S na respectiva caixa de abs da arma, como vai desmontada, não precisa de cadeado no gatilho.
|
|
| |
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sex Abr 04, 2014 7:11 pm | |
| - V. Moura escreveu:
- Amigo Denis Cruz
Refere-se à segunda parte do nº. 3 do artigo?
A minha interpretação continua a ser a mesma, embora não dispense a bolsa ou estojo.
Eu, p.e., se levar a minha Beretta 686 S na respectiva caixa de abs da arma, como vai desmontada, não precisa de cadeado no gatilho.
Eu no curso tambem fiquei com essa ideia, visto levar a arma ás peças em estojo proprio, não necessita de cadeado de gatilho, essa tambem é a minha intrepretação, mas... eu ponho na mesma o cadeado de gatilho não vá o fiscal querer ser mais cumpridor que a propria lei! |
|
| |
JFBA Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 381 Idade : 55 Localização : Póvoa de Varzim Ocupação : Comerciante Humor : Bom Data de inscrição : 09/11/2013 Pontos : 424
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sex Abr 04, 2014 7:26 pm | |
| |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sex Abr 04, 2014 9:13 pm | |
| Amigos, com o muito respeito por quem vê na lei menos do que lá está...se fosse como referem, então para quê o "...de forma que não sejam facilmente utilizáveis..."? Depois, sinceramente, acham de difícil uso uma arma que está desmontada nas três partes "habituais"(coronha, canos e fuste) se estiver tudo junto???Ou até quem pouco saiba de armas a monta facilmente?? Podem crer que se me aparecer um caso destes, não terei muitas dúvidas sobre a posição a adoptar...
A minha "TRAP" para onde quer que vá, (e tem ido para muito lado...) vai sempre na caixa, desmontada, e com o cadeado....
Abraço
|
|
| |
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sex Abr 04, 2014 9:41 pm | |
| Pois lá esta historia da intrepretação das leis, dá para vários sentidos, mas o seguro morreu de velho! |
|
| |
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 8:48 am | |
| - RMestre escreveu:
- Pois lá esta historia da intrepretação das leis, dá para vários sentidos, mas o seguro morreu de velho!
Pois é precisamente isso que viso com estes diálogos.... no fundo para alertar que situações que à partida até podem não suscitar grandes dúvidas, afinal o melhor é acautelar... Aliás ainda há dias um amigo meu me abordou com esta questão, mas porque lhe disseram que se transportasse a arma numa mala com sistema de fecho "de código" não precisava de cadeado...pois, mais uma "acha para a fogueira"...! |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 11:02 am | |
| Amigo Denis Cruz
Concordo que devemos ler as linhas e as entrelinhas da lei e em particular percepcionar o seu espírito.
Mas, como sabe melhor do que eu, nem sempre é líquida a sua interpretação.
Agora no caso vertente (transporte da arma desmontada) interpreto como interpreto não só pela leitura da actual redacção do artigo mas também porque este foi alterado nesse sentido. Lembro que a redacção não previa o transporte da arma desmontada.
Tanto quanto sei tal alteração resultou de contributos (leia-se pressões) das OSC.
Abraço
|
|
| |
V. Moura Membro Veterano
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 11:09 am | |
| O que penso sobre o transporte de arma no defeso.
Na minha modesta opinião acho que a podemos transportar sempre que justificadamente.
P.e.: Irmos fazer tiro, levá-la a um armeiro, irmos para o campo de treino de caça, ...
|
|
| |
RMestre Moderador
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 11:44 am | |
| - V. Moura escreveu:
- O que penso sobre o transporte de arma no defeso.
Na minha modesta opinião acho que a podemos transportar sempre que justificadamente.
P.e.: Irmos fazer tiro, levá-la a um armeiro, irmos para o campo de treino de caça, ...
Sim nesta situação, tambem penso o mesmo! |
|
| |
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 1:41 pm | |
| Muito bem, não quero criar polémicas....só alerto o amigo V. Moura de uma coisa:o legislador nunca diz mais do que aquilo que quer dizer e as normas são para serem aplicadas na sua totalidade... e o que a norma diz já transcrevi, mas nesta parte atrevo-me de novo a transcrever e por aqui me fico ..."...desmontadas de forma que não sejam facilmente utilizáveis,..."
Abraço
|
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 1:52 pm | |
| Mais vale prevenir...desmontada e com cadeado... |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 2:18 pm | |
| Amigo Denis Cruz
Não há qq. polémica.
O que procuramos (todos nós) é o esclarecimento total, o que nem sempre é fácil.
Opinar é sempre bom. |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
| Assunto: Re: Cadeado na arma Sáb Abr 05, 2014 2:20 pm | |
| - João Gil escreveu:
- Mais vale prevenir...desmontada e com cadeado...
E deixar a chave em casa, para não haver tentações. Nós, caçadores, cada vez somos mais condicionados. |
|
| |
manuel araujo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 261 Idade : 70 Localização : gaia Ocupação : telecomunicações Humor : bastante Data de inscrição : 21/11/2011 Pontos : 266
| Assunto: Re: Cadeado na arma Seg Abr 07, 2014 4:11 pm | |
| boas
esta regra visa e só a proteção das autoridades,aliás considero que o facto de não se poder transportar balas na caça geral,tem o mesmo propósito.(vou no monte e sai um javali,como é que se faz?????,vai 5.6 o que houver,pois se se levasse uma balas era mais garantido!!!!)
um abraço
|
|
| |
RMestre Moderador
| Assunto: Re: Cadeado na arma Seg Abr 07, 2014 4:39 pm | |
| Ai esta legislação, é só dores de cabeça! |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Cadeado na arma Seg Abr 07, 2014 5:29 pm | |
| Não se pode transportar balas no acto de caça à geral. Porque no transporte pode. |
|
| |
RMestre Moderador
| Assunto: Re: Cadeado na arma Seg Abr 07, 2014 10:09 pm | |
| Mas podem levar cartuchos 100metros... |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 9:05 am | |
| É uma questão de consciência. Caçar a uma espécie ou um método de caça sem segundas intenções. Já por várias vezes cacei às perdizes e me levantaram javalis debaixo dos pés e não atirei a nenhum nem atiro. A meu ver não faz sentido ir caçar às perdizes ou outra espécie com o propósito de matar um javali. Mas isto sou eu... |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 9:47 am | |
| A questão dos cartuchos bala até é compreensível.
O legislador, por razões de segurança (e mesmo assim há muita falta dela por aí), quis que a caça maior se desenrolasse com segurança acrescida e com regras próprias, pois é um tiro muito mais perigoso.
Andar a caçar aos coelhos, p.e., e atirar com bala a um javali que avistamos pode-se tornar muito perigoso, pois não sabemos onde podem estar outros caçadores.
|
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 11:31 am | |
| É a velha história das entrelinhas. Eu pelo sim pelo não cadeado sempre. Já agora e o alcool é 0.2 ( a minha opinião) ou 0.5? |
|
| |
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 1:56 pm | |
| É de 0,5 g/l.(art.º 45.º, n.º2, da Lei n.º5/06). Os 0,2 que o meu amigo refere aplicam-se apenas no âmbito do Código da Estrada e considero-a até uma norma excepcional, apenas aplicável aos condutores em regime probatório, condutores de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transportes coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxis, de automóveis pesados de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas (art.º 81.º, n.º7), continuando a "regra" a ser de 0,5 g/l (n.º6 do aludido artigo).
Abraço. |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 2:20 pm | |
| |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 6:34 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- É a velha história das entrelinhas. Eu pelo sim pelo não cadeado sempre.
Já agora e o alcool é 0.2 ( a minha opinião) ou 0.5? As minis são de o,2 e o,25. |
|
| |
RMestre Moderador
| Assunto: Re: Cadeado na arma Ter Abr 08, 2014 6:38 pm | |
| Mas tambem as há de 1.0 (litro) |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cadeado na arma | |
| |
|
| |
|