* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 Button10  Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

Caçar nas Reservas Municipais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Pcalves
Aprendiz
Aprendiz
Pcalves

Nº. Mensagens : 171
Ocupação : Desenhador
Humor : bom
Pontos : 229

Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyDom Jan 05, 2014 7:56 pm

não sei se é bem assim.....já me foi negado uma porta as galinholas.....mandaram-me fazer a inscrição no Verão......e na reserva em questão há algumas galinholas e pouca gente a caçar a elas....e vagas havia de certeza.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1187
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Pontos : 1292

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyDom Jan 05, 2014 8:05 pm

Já estou a imaginar uma câmara municipal a criar um departamento para a caça...
Muitos de nos só conhecemos a ZCM que movimentam muito, mas as que quase não tem movimento poucos conhecem, que possivelmente não são menos....
Muitas câmaras já estão com a corda ao pescoço e são obrigadas a cortar onde podem, imaginemos se se davam ao trabalho de fazerem toda a ginástica que algumas EG têm de fazer para se manterem de pé, imaginemos também este departamento a ser gerido por alguém que nada percebe de caça, ou imagine-se por alguém que é contra a caça, que é coisa que cada vez há mais...
Isto sou eu a imaginar e não me admira nada que esteja enganado...                        scratch scratch
cruz
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 497
Ocupação : caçador
Pontos : 526

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyDom Jan 05, 2014 9:36 pm

Agora imagine lá o contrário... Tipo Jonh Lennon... Ou isto é tudo uma maravilha, funcionam todas muito bem, servem todo tipo de caçadores, estão todas cheias de caça, e sou eu é que estou a imaginar coisas!!

Porque é que têm de coexistir a título de exemplo 10 ou 15 ZCM no mesmo Concelho geridas por outras tantas Associações ou Clubes?
Não seria mais fácil até por uma questão de logística e mesmo de custos junta-las todas e entregara sua gestão a alguém que no mínimo não levantasse tantas desconfianças neste caso só vejo as Câmaras ou Juntas de Freguesia.

É que eu conheço (daí o meu exemplo) neste caso ate é um Junta de Freguesia que gere perto de 10 000, 00 hectares, e só com 6 montarias que fazem por época, chega e sobra para ter um guarda a tempo inteiro a cuidar da ZCM.
E tomara muita EG de ZCA e de ZCM´s terem sequer guarda, ou metade da caça que por ali existe!!!

Confrade João, se tivessem que fazer jogging ou tirar o "plim" das Associações ou Clubes de caçadores para sustentar as ZCM já as tinham entregado a muito ou então, que é o que se vem falando neste tópico seriam autênticos coutos privados só para alguns, desvirtuando a sua utilidade que na altura tanto apregoaram.

Cump.

joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyDom Jan 05, 2014 10:50 pm

Acredito que haja formas melhores de gerir estas situações, mas desconfio de quase tudo que é função publica, "sem querer ofender ninguém" acredito muito pouco nas politicas pelo quais se regem...
cruz
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptySeg Jan 06, 2014 11:27 am

Confrade João isso são outros 500....  jola 
pyto
Membro Experiente
Membro Experiente
pyto

Nº. Mensagens : 598
Ocupação : trabalho
Humor : sempre a fundo
Pontos : 672

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptySeg Jan 06, 2014 9:09 pm

isto é como tudo pessoal umas sao bem geridas outras são mal geridas...tanto na caça como no resto,isso tinhamos aqui pano para mangas que nunca mais acabava..
agora amigo Pcalves pelo conhecimento que tenho não pode ser negado uma porta a quem se apresente no dia da caçada e haja vagas..
só que posso estar enganado mas axo k para as galinholas não ah sorteio de portas pois é de salto..agora para a caça de espera (tordos,patos,pombos,rolas) tem de haver sorteio para as portas e ai não podem fugir e dizer que esta cheio..
cruz
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptySeg Jan 06, 2014 10:09 pm

Não é tão linear assim amigo pyto.

O que diz a lei é que a EG pode atribuir, ou promover um segundo sorteio, para as jornadas previstas e não preenchidas.
Não vejo lá nada que as obrigue a tal.

Se no segundo ponto não voltam a fazer 2º sorteio (da muito trabalho e já fizeram um)... No primeiro, é aqui que a respetiva cunha pode ser muito útil. Apesar de já haver muitas ZCM a aceitar candidaturas para as migradoras, principalmente nos tordos e nos pombos. Nas raposas também ;-) Claro...em altura de crise os euros são sempre bem vindos.

Mas como já tinha escrito lá mais a traz as EG têm a faca e o queijo na mão, e só as aceitam se gostarem de manteiga, se tiverem efectivos, se o sol brilhar... etc....e tal...bla...bla... whiskas saquetas...bla...bla...e tal.....

Qual quer das maneiras (caso não tenha a dita) terá sempre que fazer a candidatura a respectiva jornada com 48:00H de antecedência, correndo o risco de chegar ao local e negarem-lhe a caçada.

Cump.

Última edição por cruz em Seg Jan 06, 2014 10:48 pm, editado 1 vez(es)
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Nº. Mensagens : 2001
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Pontos : 2094

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptySeg Jan 06, 2014 10:19 pm

Muito mal se fala das ZCMs a maior parte por falta de conhecimento da lei pela qual funcionam, outras vezes porque funcionam mesmo mal e não cumprem a lei, nesses casos é fazerem uma denuncia aos orgãos competentes que depois de analizada se tiver fundamento a ZC será sujeita a uma auditoria e penalizada no caso de não funcionar em cumprimento da lei.
As ZCM carecem de uma inscrição previa de todas as especies cinegéticas e todas elas terão de ser sorteadas no caso de não serem preenchidas todas as vagas ai sim á a possibilidade de fazerem uma inscrição 48 horas antes da caçada e a mesma terá de ser enviada para os serviços competentes (ICNF) atravéz de email, no caso do caçador ser fiscalizado a SEPNA ficará com o nº da credencial para posteriormente fazer a verificação se consta na lista dos sorteados, quanto ao aparecer no dia da caçada e caçar invalidava as inscrições sorteios e toda a burocracia envolvente, se á muitas a funcionar mal e á margem da lei, serem geridas por CMs ou JF ai seria bem pior, tal como toda a gestão praticada noutros departamentos em que nada ou quase nada funciona para não falar nos favorecimentos politicos que dai viriam.
cruz
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptySeg Jan 06, 2014 10:46 pm

Claro amigo A.silva assim como ICNB a quem compete a fiscalização das EG das ZCM aqui também nada funciona, não é verdade!!?

O melhor mesmo é acabar com elas (zcm)!

Cump.
Saganha
Aprendiz
Aprendiz
Saganha

Nº. Mensagens : 85
Ocupação : Tecnico comercial
Humor : Bem disposto.
Pontos : 102

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 2:20 am

Atençao amigalhaços que nem tudo é caroço... segundo soube, o sepna anda com um novo metodo de fiscalizaçao !!! segundo me contaram, agora apresentam-se como caçadores e enviam o contacto as zcm a pedir dias de caça, depois quando o joguinho dos gestores ou clubes de caçadores nao lhes agrada ou nao esta de acordo com a legalidade, la vai a zc pagar uma coima de 10 a 20 mil euros com direito a encerramento da zona de caça. O que na minha opiniao ja era bem preciso. SVenatorias a todos.
http://cinergeo.webnode.pt
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 9:23 am

Estas coisas das ZCM até não é tão difícil assim de resolver, eu costumo caçar em algumas ZCM e estas nunca me podem negar qualquer caçada, dentro daquilo que eu idealismo, mas também já levei negas noutras e às vezes com desculpas sem qualquer lógica, mas também compreendo algumas situações, como por exemplo, estarem à espera que seja um bom ano de caça, para ter boas vendas e nos maus anos como sobrevivem estas ZCM, tem de haver alguma forma...  scratch 
HugoCoelho
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 129
Ocupação : Mt Ocupado
Pontos : 133

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 10:14 am

Boas,

Pois é...

As ZCM`s não funcionam de modo correcto.

As ZCA´s umas vendem jornadas (sem poderem) outras têm sócios fantasmas.

As ZCT´s a maioria não passam facturas das caçadas, outras são autênticos coutos privados que de turismo cinegético nada tem.

Resumindo e concluído, neste momento são poucas a zonas de caça que cumprem com os requisitos para os quais foram criadas, independentemente do modelo de zona de caça.

Dá que pensar!!!

Cps
Hugo Coelho
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 10:28 am

cruz escreveu:

Claro amigo A.silva assim como ICNB a quem compete a fiscalização das EG das ZCM aqui também nada funciona, não é verdade!!?

O melhor mesmo é acabar com elas (zcm)!

Cump.

Não amigo Cruz a ICNB tem um funcionamento muito diferenciado de uma Camara municipal, a maior parte dos cargos são favores políticos e quem os ocupa não tem o mínimo de noção do trabalho que desempenha, também não se pode generalizar á funcionários da função publica que trabalham bem mas quando envolve politica dificilmente funcionam, pode-se analisar o estado de Portugal para se chegar a essa triste realidade, no caso do Funcionamento das ZCM á algumas a funcionar dentro da lei e com seriedade, talvez na maior parte isso não aconteça, mas muitos dos comentários que se fazem nas redes sociais são por falta de conhecimento da lei que regula o funcionamento das mesmas, sempre tenho defendido que nas ZCM só deveriam caçar quem não tivesse acesso a ZCAs parte do problema seria resolvido as inscrições reduziriam bastante e quase todos teriam onde caçar.
cruz
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 2:55 pm

Então entregue-se a gestão das ZCM a esta entidade (ICNB), e admitam novamente a figura do policia florestal (Venatória).

Também eu sempre me debati que as ZCM deviam só admitir duas "classes" proprietários/rendeiros e caçadores que ainda não estejam inseridos no RO incluindo também os das ZCT, pois sabemos bem que existe muita ZCT a funcionar como ZCA.

Agora não estou a ver este modelo a vingar nestes moldes.

Havia de ser bonito quando se negasse aos sócios da ZCA da respetiva EG da ZCM a entrada na ZCM. Ou aqui o confrade A.silva já concorda com a admissão destes últimos?

Anda por aqui muito gato escondido com o rabo de fora....

Cump.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 4:05 pm

cruz escreveu:

Então entregue-se a gestão das ZCM a esta entidade (ICNB), e admitam novamente a figura do policia florestal (Venatória).

Também eu sempre me debati que as ZCM deviam só admitir duas "classes" proprietários/rendeiros e caçadores que ainda não estejam inseridos no RO incluindo também os das ZCT, pois sabemos bem que existe muita ZCT a funcionar como ZCA.

Agora não estou a ver este modelo a vingar nestes moldes.

Havia de ser bonito quando se negasse aos sócios da ZCA da respetiva EG da ZCM a entrada na ZCM. Ou aqui o confrade A.silva já concorda com a admissão destes últimos?

Anda por aqui muito gato escondido com o rabo de fora....

Cump.

Tal como referi anteriormente ZCM para o que foram criadas para quem tem fata de posses monetárias e não tem onde caçar, quanto á sua pregunta eu felizmente sempre tive onde caçar ZCA e por vezes ZCT logo tambem me incluia excluido.
Ainda respondendo á ZCM gerida por CM tenho uma no meu conselho que geriu durante bastantes anos agora extinta ZCT processo nº 1 quanto foi extinta acumulava várias centenas de milhares de euros de prejuizo isto não falando na divida aos proprietários que nunca foi paga, a gestão foi sempre entregue atravéz de favorecimentos politicos o resultado foi esse.
cruz
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 6:36 pm

Portanto não concorda com admissão á ZCM dos eventuais sócios da EG, estando esta também associada a uma ZCA.

Então agora passamos a fase seguinte quem poderá gerir (bem) as ZCM,s, deixo aqui a pergunta no ar?

Ps: Que fique claro que a mim tanto me dá que sejam as CM, JF, ICNB, ou outra entidade qualquer, agora nestes moldes é que não concordo de maneira nenhuma!

Amigo Silva, isso foi a 20 anos, hoje falamos de ZCM,s. Caça ordenada para todos.....!

Cump.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 8:48 pm

Na minha maneira de ver as coisas á EGs a gerir bem ZCMs como á a gerir mal, mas isso também acontece nas ZCA e ZCT é só questão de melhorar a atual sistema quanto á gestão da ZCT que referi não foi á 20 anos, durou foi mais de 20 anos sempre a acumular dividas, foi extinta em Agosto de 2012.
cruz
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 10:37 pm

Confrade Silva, faça lá o favor de me explicar mesmo melhorando algo como é que consegue com o atual sistema meter única e exclusivamente caçadores não associados em qualquer tipo de RO, mais rendeiros/proprietários (e só estes) a caçar nas ZCM?

Ou não era disso que falávamos!!?

Cump.
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyTer Jan 07, 2014 11:12 pm

Amigo silva em que situação está agora o terreno da dita ZCT proc Nº1??
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyQua Jan 08, 2014 12:14 pm

cruz escreveu:

Confrade Silva, faça lá o favor de me explicar mesmo melhorando algo como é que consegue com o atual sistema meter única e exclusivamente caçadores não associados em qualquer tipo de RO, mais rendeiros/proprietários (e só estes) a caçar nas ZCM?

Ou não era disso que falávamos!!?

Cump.
Amigo Cruz simplesmente é impossivel porque vai contra a lei que gere as ZCMs para tal teria de haver uma alteração á Portaria, mas desde já lhe digo que o atual sistema não está mal feito, desde que se cumpra a lei nas percentagens das letras para as inscrições como transparencia nos sorteios, penso ser a essa a razão do descontentamento, não são feitos de acordo com a lei e só lá caça quem a EG permite.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyQua Jan 08, 2014 12:17 pm

joao santos escreveu:
Amigo silva em que situação está agora o terreno da dita ZCT proc Nº1??

A maior parte do terreno foi feita uma ZC pelos proprietáreios a outra parte foi anexada á ZCA da qual sou sócio.
Saganha
Aprendiz
Aprendiz
Saganha

Nº. Mensagens : 85
Ocupação : Tecnico comercial
Humor : Bem disposto.
Pontos : 102

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyQua Jan 08, 2014 3:39 pm

debatido a um tempo no alvorada :
Cada caçador nao inscrito numa zca paga 200 € anuais a uma entidade gestora nacional. Por sua vez, esta entidade gestora paga a gestores por concelhos ou distriros e gere nao varias zcmunicipais mas uma unica zcn (excluindo claro, os terrenos pertencentes a zca e zct). Os caçadores caçam em todo o terreno abrangido pela gestao desta nova entidade gestora sem restriçoes alem das estipuiladas pelka lei e calendario venatorio. Voltava-se desta forma ao antigo regime livre, desta feita com orientaçao/gestao cinegetica profunda. O modelo criado para ajudar os caçadores atraves das zcm foi bem conseguido, apenas a ma gestao levou a este interregno em que a insatisfaçao proveniente da falta de caça ou oportunidade para "passear" nos causou. Sem uma intervençao seria por parte das entidades fiscalizadoras, vamos continuar a caçar num mundo de oportunistas e a selvagaria por parte de determinados responsaveis ha-de continuar.
http://cinergeo.webnode.pt
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyQua Jan 08, 2014 8:21 pm

A.silva escreveu:

A maior parte do terreno foi feita uma ZC pelos proprietáreios a outra parte foi anexada á ZCA da qual sou sócio.

Não sei se estou enganado! Mas se for a que estou a imaginar, Há uns anos devia ter boa caça e de tudo...  fixe 
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptyQua Jan 08, 2014 9:02 pm

joao santos escreveu:

Não sei se estou enganado! Mas se for a que estou a imaginar, Há uns anos devia ter boa caça e de tudo...  fixe 

Sim foi uma belissima ZC.
comando77
Membro Experiente
Membro Experiente
comando77

Nº. Mensagens : 541
Ocupação : Desenhador
Humor : sim
Pontos : 597

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 EmptySáb Jan 25, 2014 6:51 pm

A.silva escreveu:

Não amigo Cruz a ICNB tem um funcionamento muito diferenciado de uma Camara municipal, a maior parte dos cargos são favores políticos e quem os ocupa não tem o mínimo de noção do trabalho que desempenha, também não se pode generalizar á funcionários da função publica que trabalham bem mas quando envolve politica dificilmente funcionam, pode-se analisar o estado de Portugal para se chegar a essa triste realidade, no caso do Funcionamento das ZCM á algumas a funcionar dentro da lei e com seriedade, talvez na maior parte isso não aconteça, mas muitos dos comentários que se fazem nas redes sociais são por falta de conhecimento da lei que regula o funcionamento das mesmas, sempre tenho defendido que nas ZCM só deveriam caçar quem não tivesse acesso a ZCAs parte do problema seria resolvido as inscrições reduziriam bastante e quase todos teriam onde caçar.
boas amigos eu nesta parte estou contra e vou dar o meu exemplo sou sócio de um clube de caça que por sua vez junto com mais 3 clubes gere uma ZCA que para poder fazer a época inteira de caça pago a quantia de 56€ mas a caça que perdominante é o coelho que não é o tipo de caça que me fachina o que gosto é a caça aos tordos e eu pergunto porque não posso eu inscrever-me numa ZCM onde estes sejam mais abundantes para poder caçar a caça que tanto gosto e não tenho € para comprar jornadas em ZCT ou ser socio em mais uma Zca
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais   Caçar nas Reservas Municipais - Página 2 Empty

Caçar nas Reservas Municipais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte