| Caçar nas Reservas Municipais | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
joao santos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 9:23 am | |
| Estas coisas das ZCM até não é tão difícil assim de resolver, eu costumo caçar em algumas ZCM e estas nunca me podem negar qualquer caçada, dentro daquilo que eu idealismo, mas também já levei negas noutras e às vezes com desculpas sem qualquer lógica, mas também compreendo algumas situações, como por exemplo, estarem à espera que seja um bom ano de caça, para ter boas vendas e nos maus anos como sobrevivem estas ZCM, tem de haver alguma forma... |
|
| |
HugoCoelho Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 129 Idade : 45 Localização : Vialonga Ocupação : Mt Ocupado Humor : tem dias Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 133
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 10:14 am | |
| Boas,
Pois é...
As ZCM`s não funcionam de modo correcto.
As ZCA´s umas vendem jornadas (sem poderem) outras têm sócios fantasmas.
As ZCT´s a maioria não passam facturas das caçadas, outras são autênticos coutos privados que de turismo cinegético nada tem.
Resumindo e concluído, neste momento são poucas a zonas de caça que cumprem com os requisitos para os quais foram criadas, independentemente do modelo de zona de caça.
Dá que pensar!!!
Cps Hugo Coelho |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 10:28 am | |
| - cruz escreveu:
Claro amigo A.silva assim como ICNB a quem compete a fiscalização das EG das ZCM aqui também nada funciona, não é verdade!!?
O melhor mesmo é acabar com elas (zcm)!
Cump. Não amigo Cruz a ICNB tem um funcionamento muito diferenciado de uma Camara municipal, a maior parte dos cargos são favores políticos e quem os ocupa não tem o mínimo de noção do trabalho que desempenha, também não se pode generalizar á funcionários da função publica que trabalham bem mas quando envolve politica dificilmente funcionam, pode-se analisar o estado de Portugal para se chegar a essa triste realidade, no caso do Funcionamento das ZCM á algumas a funcionar dentro da lei e com seriedade, talvez na maior parte isso não aconteça, mas muitos dos comentários que se fazem nas redes sociais são por falta de conhecimento da lei que regula o funcionamento das mesmas, sempre tenho defendido que nas ZCM só deveriam caçar quem não tivesse acesso a ZCAs parte do problema seria resolvido as inscrições reduziriam bastante e quase todos teriam onde caçar. |
|
| |
cruz Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 497 Idade : 55 Localização : cacem Ocupação : caçador Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2008 Pontos : 526
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 2:55 pm | |
| Então entregue-se a gestão das ZCM a esta entidade (ICNB), e admitam novamente a figura do policia florestal (Venatória).
Também eu sempre me debati que as ZCM deviam só admitir duas "classes" proprietários/rendeiros e caçadores que ainda não estejam inseridos no RO incluindo também os das ZCT, pois sabemos bem que existe muita ZCT a funcionar como ZCA.
Agora não estou a ver este modelo a vingar nestes moldes.
Havia de ser bonito quando se negasse aos sócios da ZCA da respetiva EG da ZCM a entrada na ZCM. Ou aqui o confrade A.silva já concorda com a admissão destes últimos?
Anda por aqui muito gato escondido com o rabo de fora....
Cump.
|
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 4:05 pm | |
| - cruz escreveu:
Então entregue-se a gestão das ZCM a esta entidade (ICNB), e admitam novamente a figura do policia florestal (Venatória).
Também eu sempre me debati que as ZCM deviam só admitir duas "classes" proprietários/rendeiros e caçadores que ainda não estejam inseridos no RO incluindo também os das ZCT, pois sabemos bem que existe muita ZCT a funcionar como ZCA.
Agora não estou a ver este modelo a vingar nestes moldes.
Havia de ser bonito quando se negasse aos sócios da ZCA da respetiva EG da ZCM a entrada na ZCM. Ou aqui o confrade A.silva já concorda com a admissão destes últimos?
Anda por aqui muito gato escondido com o rabo de fora....
Cump. Tal como referi anteriormente ZCM para o que foram criadas para quem tem fata de posses monetárias e não tem onde caçar, quanto á sua pregunta eu felizmente sempre tive onde caçar ZCA e por vezes ZCT logo tambem me incluia excluido. Ainda respondendo á ZCM gerida por CM tenho uma no meu conselho que geriu durante bastantes anos agora extinta ZCT processo nº 1 quanto foi extinta acumulava várias centenas de milhares de euros de prejuizo isto não falando na divida aos proprietários que nunca foi paga, a gestão foi sempre entregue atravéz de favorecimentos politicos o resultado foi esse. |
|
| |
cruz Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 497 Idade : 55 Localização : cacem Ocupação : caçador Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2008 Pontos : 526
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 6:36 pm | |
| Portanto não concorda com admissão á ZCM dos eventuais sócios da EG, estando esta também associada a uma ZCA.
Então agora passamos a fase seguinte quem poderá gerir (bem) as ZCM,s, deixo aqui a pergunta no ar?
Ps: Que fique claro que a mim tanto me dá que sejam as CM, JF, ICNB, ou outra entidade qualquer, agora nestes moldes é que não concordo de maneira nenhuma!
Amigo Silva, isso foi a 20 anos, hoje falamos de ZCM,s. Caça ordenada para todos.....!
Cump.
|
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 8:48 pm | |
| Na minha maneira de ver as coisas á EGs a gerir bem ZCMs como á a gerir mal, mas isso também acontece nas ZCA e ZCT é só questão de melhorar a atual sistema quanto á gestão da ZCT que referi não foi á 20 anos, durou foi mais de 20 anos sempre a acumular dividas, foi extinta em Agosto de 2012. |
|
| |
cruz Aprendiz
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 10:37 pm | |
| Confrade Silva, faça lá o favor de me explicar mesmo melhorando algo como é que consegue com o atual sistema meter única e exclusivamente caçadores não associados em qualquer tipo de RO, mais rendeiros/proprietários (e só estes) a caçar nas ZCM?
Ou não era disso que falávamos!!?
Cump.
|
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 07, 2014 11:12 pm | |
| Amigo silva em que situação está agora o terreno da dita ZCT proc Nº1?? |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 08, 2014 12:14 pm | |
| - cruz escreveu:
Confrade Silva, faça lá o favor de me explicar mesmo melhorando algo como é que consegue com o atual sistema meter única e exclusivamente caçadores não associados em qualquer tipo de RO, mais rendeiros/proprietários (e só estes) a caçar nas ZCM?
Ou não era disso que falávamos!!?
Cump.
Amigo Cruz simplesmente é impossivel porque vai contra a lei que gere as ZCMs para tal teria de haver uma alteração á Portaria, mas desde já lhe digo que o atual sistema não está mal feito, desde que se cumpra a lei nas percentagens das letras para as inscrições como transparencia nos sorteios, penso ser a essa a razão do descontentamento, não são feitos de acordo com a lei e só lá caça quem a EG permite. |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 08, 2014 12:17 pm | |
| - joao santos escreveu:
- Amigo silva em que situação está agora o terreno da dita ZCT proc Nº1??
A maior parte do terreno foi feita uma ZC pelos proprietáreios a outra parte foi anexada á ZCA da qual sou sócio. |
|
| |
Saganha Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 85 Idade : 45 Localização : Braga Ocupação : Tecnico comercial Humor : Bem disposto. Data de inscrição : 20/12/2013 Pontos : 102
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 08, 2014 3:39 pm | |
| debatido a um tempo no alvorada : Cada caçador nao inscrito numa zca paga 200 € anuais a uma entidade gestora nacional. Por sua vez, esta entidade gestora paga a gestores por concelhos ou distriros e gere nao varias zcmunicipais mas uma unica zcn (excluindo claro, os terrenos pertencentes a zca e zct). Os caçadores caçam em todo o terreno abrangido pela gestao desta nova entidade gestora sem restriçoes alem das estipuiladas pelka lei e calendario venatorio. Voltava-se desta forma ao antigo regime livre, desta feita com orientaçao/gestao cinegetica profunda. O modelo criado para ajudar os caçadores atraves das zcm foi bem conseguido, apenas a ma gestao levou a este interregno em que a insatisfaçao proveniente da falta de caça ou oportunidade para "passear" nos causou. Sem uma intervençao seria por parte das entidades fiscalizadoras, vamos continuar a caçar num mundo de oportunistas e a selvagaria por parte de determinados responsaveis ha-de continuar. |
|
| |
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 08, 2014 8:21 pm | |
| - A.silva escreveu:
A maior parte do terreno foi feita uma ZC pelos proprietáreios a outra parte foi anexada á ZCA da qual sou sócio. Não sei se estou enganado! Mas se for a que estou a imaginar, Há uns anos devia ter boa caça e de tudo... |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 08, 2014 9:02 pm | |
Não sei se estou enganado! Mas se for a que estou a imaginar, Há uns anos devia ter boa caça e de tudo... Sim foi uma belissima ZC. |
|
| |
comando77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 541 Idade : 47 Localização : Mealhada Ocupação : Desenhador Humor : sim Data de inscrição : 24/09/2010 Pontos : 597
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Sáb Jan 25, 2014 6:51 pm | |
| - A.silva escreveu:
Não amigo Cruz a ICNB tem um funcionamento muito diferenciado de uma Camara municipal, a maior parte dos cargos são favores políticos e quem os ocupa não tem o mínimo de noção do trabalho que desempenha, também não se pode generalizar á funcionários da função publica que trabalham bem mas quando envolve politica dificilmente funcionam, pode-se analisar o estado de Portugal para se chegar a essa triste realidade, no caso do Funcionamento das ZCM á algumas a funcionar dentro da lei e com seriedade, talvez na maior parte isso não aconteça, mas muitos dos comentários que se fazem nas redes sociais são por falta de conhecimento da lei que regula o funcionamento das mesmas, sempre tenho defendido que nas ZCM só deveriam caçar quem não tivesse acesso a ZCAs parte do problema seria resolvido as inscrições reduziriam bastante e quase todos teriam onde caçar. boas amigos eu nesta parte estou contra e vou dar o meu exemplo sou sócio de um clube de caça que por sua vez junto com mais 3 clubes gere uma ZCA que para poder fazer a época inteira de caça pago a quantia de 56€ mas a caça que perdominante é o coelho que não é o tipo de caça que me fachina o que gosto é a caça aos tordos e eu pergunto porque não posso eu inscrever-me numa ZCM onde estes sejam mais abundantes para poder caçar a caça que tanto gosto e não tenho € para comprar jornadas em ZCT ou ser socio em mais uma Zca |
|
| |
Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Sáb Jan 25, 2014 7:18 pm | |
| Pode inscrever-se em todas as ZCM ate às datas de inscrição indicadas nos PAE´S ou consultando essas zonas se as inscrições não foram preenchidas para a data que pretender.
Luis Batista |
|
| |
cruz Aprendiz
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Sáb Jan 25, 2014 9:38 pm | |
| Confrade Nuno, tem bom remédio, larga a ZCA e já pode candidatar-se as ZCM que entender.
Mas isto tudo não passa de uma utopia... Nada vai mudar.
Cump.
|
|
| |
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Sáb Jan 25, 2014 9:43 pm | |
| Amigo comando77, esses 56€ é anual ou mensal??? |
|
| |
campelo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 30 Idade : 47 Localização : braga Ocupação : caça Humor : bom Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 32
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 28, 2014 6:32 pm | |
| - Saganha escreveu:
- Atençao amigalhaços que nem tudo é caroço... segundo soube, o sepna anda com um novo metodo de fiscalizaçao !!! segundo me contaram, agora apresentam-se como caçadores e enviam o contacto as zcm a pedir dias de caça, depois quando o joguinho dos gestores ou clubes de caçadores nao lhes agrada ou nao esta de acordo com a legalidade, la vai a zc pagar uma coima de 10 a 20 mil euros com direito a encerramento da zona de caça. O que na minha opiniao ja era bem preciso. SVenatorias a todos.
Por acaso faz parte das competências do SEPNA fiscalizar o funcionamento administrativo das ZCM!? Não me parece. De qualquer modo podia pedir a quem lhe contou isso que lhe informasse qual o diploma e norma legal que prescreve isso e postar aqui para a malta ficar melhor esclarecida. |
|
| |
campelo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 30 Idade : 47 Localização : braga Ocupação : caça Humor : bom Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 32
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Ter Jan 28, 2014 6:53 pm | |
- Amigo comando77, esses 56€ é anual ou mensal???
Não sendo para mim a questão, julgo que seja o valor anual. A norte do Douro (leia-se TMontes e uma parte do Minho), o custo de qualquer zona de caça, para o pessoal da terra, varia entre 0€ (é mesmo zero) e 70/80€ para a época completa (de Agosto a Fevereiro). O pessoal de fora é que tem que entrar com a massa, entre 3 a 10 vezes mais. E tanto faz se é ZCA ou ZCM. Aliás, a maior parte do pessoal nem sabe quais as diferenças entre elas, mesmo gente que faz parte das EG. São reservas e mais nada. |
|
| |
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 29, 2014 2:40 pm | |
| Eu conheço Municipais que os "da casa" pagam 5 euros, e os de fora se querem fazer uma caçada à geral pagam 30 Acho que a discrepância de valores é grande demais |
|
| |
campelo Novato
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 29, 2014 6:56 pm | |
| - Mota escreveu:
- Eu conheço Municipais que os "da casa" pagam 5 euros, e os de fora se querem fazer uma caçada à geral pagam 30 ;)Acho que a discrepância de valores é grande demais
O que eu não acredito é que os "da casa" paguem realmente 5 euros por cada jornada. Mas essa situação pode ser perfeitamente legal. Certamente no PAE/CCEC consta classe A a 10€. Logo a classe D pode ir até 30€. Os da terra, sendo proprietários (que até nem é dificil que o sejam ou arranjem um contrato de arrendamento para esse fim) têm direito a 50% de desconto, daí os 5€. Em Vila Verde há (ou havia) uma que praticava esses preços ou pior. Se é uma situação justa ou se tem algum jeito face à razão da existência das ZCM já é outra conversa. |
|
| |
comando77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 541 Idade : 47 Localização : Mealhada Ocupação : Desenhador Humor : sim Data de inscrição : 24/09/2010 Pontos : 597
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 29, 2014 8:45 pm | |
- Amigo comando77, esses 56€ é anual ou mensal???
é anual também foi falado aqui que lage a Zca mas porque havia de largar se é onde moro e onde posso ainda assim caçar com os amigos |
|
| |
cruz Aprendiz
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 29, 2014 10:14 pm | |
| Confrade Campelo, não acredita que os "da casa" paguem só 5 Euros, ou que não paguem de todo?
Cump.
|
|
| |
campelo Novato
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais Qua Jan 29, 2014 10:45 pm | |
| - cruz escreveu:
Confrade Campelo, não acredita que os "da casa" paguem só 5 Euros, ou que não paguem de todo?
Cump. 5 euros ou mais por jornada para o pessoal da terra!? Independentemente do que ´´e publicado nos PAE/CCEC não acredito que haja uma única ZCM onde, de verdade, isso seja praticado. Que paguem uma quota anual entre 20 a 80 euros ainda acredito!!! Bem, e porque constato que começa a haver mais gente a ter consciência que "sem ovos não há omeletes" e ainda haverá quem não queira fugir demasiado à lei, na melhor das hipóteses pagarão 2,5 euros por jornada (proprietários) o que da à volta de 120 euros por época, o que e considerado caro. E sabem porquê? Porque nas ZCA ao lado o valor por época para o pessoal da casa varia entre 0 e 70 ou 80 euros. Numa época completa (50 jornadas) pôr o pessoal da casa a pagar 250 euros (50*5)!? Ainda por cima numa "associativa camararia"! Como disse atras, e porque vai havendo mais gente com bom senso, para metade os directores da EG já têm que os ter bem negros. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Caçar nas Reservas Municipais | |
| |
|
| |
| Caçar nas Reservas Municipais | |
|