Peixe-bruxaO peixe-bruxa é uma criatura horrenda capaz de produzir grandes quantidades de lodo sufocante. Mas isso não é o pior. Sua boca é.
Essa coisa estranha é formada por dois pares de tentáculos, internalizados em uma espécie de placa de cartilagem, com duas “fileiras” de dentes em forma de pente em cada um, e uma “língua-raspadora”. Nós só podemos descrevê-la na linguagem dos gritos.
Para adicionar insulto à horror, o peixe-bruxa nem sequer precisa de uma boca, considerando que ele pode comer com a sua pele. Ele geralmente recebe sua nutrição nadando em águas pútridas em torno de cadáveres em decomposição e absorvendo os deliciosos fluidos que vem dos mortos através de seus poros. Parece que a única razão pela qual ele tem tal bizarrice é porque Deus tinha uma quota de coisas horríveis a cumprir.
CachorraVocê já conhece as piranhas, peixes em forma de bolotas cheias de dentes capazes de destroçar qualquer coisa. Mas você já se perguntou o que come piranhas? Que bom que você perguntou.
Cachorra, peixe-cachorro, pirandirá ou paraya, também conhecido em inglês como peixe-vampiro, é um animal habilitado com duas presas monstruosas que não arriscaríamos ficar tão perto dele quanto o biólogo britânico Jeremy Wade, na foto acima, gosta de ficar. Ele certamente não é muito apegado ao seu nariz.
É necessário possuir algumas armas eficientes para sobreviver na Amazônia, e a cachorra já vem com suas próprias facas, por exemplo. Esses dentes de até 15 centímetros são tão afiados que a cachorra possui buracos na sua mandíbula superior para abrigá-los e não ser perfurada por suas próprias presas.
Tubarão-charutoHabitante de águas profundas, o tubarão-charuto é a prova de que tamanho não é documento: tem apenas um metro de comprimento, mas os maiores dentes em relação ao seu tamanho entre todos os tubarões. Reparou no seu sorriso de vilão de filme de James Bond?
Sendo pouco avantajado em extensão, esse tubarão prefere infligir ataques do tipo “morder e fugir”. Seu movimento de assinatura é usar o cortador afiado em seu rosto para rasgar rapidamente um pedaço circular de qualquer pedaço saboroso de carne com que se deparar. Sendo assim, ele deixa marcas e feridas características em suas vítimas (geralmente baleias, golfinhos e outros tubarões). Em 2009, o nadador de maratonas Michael Spalding saiu da água depois de um mergulho à meia-noite com uma peça circular de carne faltando em sua perna. Obrigado, Mike. Agora eles sabem que gosto nós temos.
PacuA natureza achou por bem criar algo chamado pacu. Esse peixe parece bastante comum até abrir a boca, quando mostra seus incrivelmente perturbadores dentes humanos.
Por que a natureza fez isso conosco? O pacu tem esses tipos de dentes pela mesma razão que nós os temos: eles são capazes de mastigar qualquer coisa, e, apesar de ser incomum para um peixe, o alimento favorito do pacu são sementes e nozes.
E muito cuidado se você for homem e quiser nadar em águas infestadas de pacus: eles têm um histórico de confundir testículos com nozes. Em Papua Nova Guiné, foram apelidados de “cortadores de bola”. Introduzidos no país em 1990 para fornecer uma fonte de alimentação, os pacus já foram creditados com a morte de pelo menos dois homens na região a partir de uma combinação de perda de sangue e vergonha.