* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Button10  Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQua Jun 18, 2008 8:09 pm

A escolha e utilização dos cartuchos na caça menor são sempre motivo de discussões apaixonadas que animam as nossas tertúlias. Porém há pontos concordantes, permitindo ao caçador estabelecer se não regras, pelo menos um conjunto de noções práticas.

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor 12BR

Aí está outra época de caça geral, pelo que aqui trago este tema! Muitos compram os cartuchos que o armeiro aconselha ou porque vêem os outros usar, e até o que calha. Uns usam o mesmo para tudo, outros variam consoante o que há, aquilo que acertam e até por razões de publicidade, ostentação ou “moda”! Eu sou dos que acham que cada caso é um caso e um caçador deve preencher cuidadosamente o seu cinturão na véspera e meter no bornal uma caixa de cartuchos diferentes, prevenindo outras situações.

A mim ainda me dá um gozo enorme na véspera da saída, escolher os cartuchos e arrumá-los na cartucheira, prevendo o que vou encontrar, conforme o terreno e a vegetação, que espécies poderei encontrar e abater, como se vai desenrolar a caçada, e gosto de ir preparado. È começar a caçar desde logo!

Ora antes de mais, todos devíamos saber e com verdade, sem nos enganarmos a nós mesmos, qual a classe de atirador a que pertencemos:

Fraco – do tipo, é o que calha…

Médio – do género, tenho dias… mas consciente.

Bom - matamos com regularidade e sabemos porquê.

Superior – daqueles que matam sempre bem!

A maioria dos caçadores pura e simplesmente não tem a noção do que realmente são como atiradores! Tudo começa aí… depois muda-se de arma e de cartuchos como se muda de cuecas, nunca nos fazemos a eles e nunca percebemos ao certo o que se passa. Só conhecendo-nos como atiradores podemos fazer as melhores escolhas!

Um caso frequente
Uma história exemplar:
Ao terceiro dia de caça consecutivo, numa turística em Espanha, onde foi a convite, o Alberto, com a arma do costume, viu e atirou tanta caça que se lhe acabaram os cartuchos, sendo-lhe fornecidos uns da marca “olhocierto". Matou bem e com regularidade. “È pá, g’andas cartuchos! Estes é que são… nunca mais quero outros!" Pensou ufano, e a primeira coisa que fez quando regressou, foi comprar em segredo uma valente provisão deles… agora é que a malta ia ver!

Para estar fora e na caça quase uma semana, houvera delicadas negociações familiares e o Alberto teve de ceder dois fins-de-semana para ir de visita a uma prima da mulher e outro para ir aos anos duma sobrinha desta, que isto a vida de caçador nem sempre é fácil! Passadas duas semanas sem atirar, lá vai ele com o pessoal do costume, a quem já alardeou os feitos lá na Espanha e os cartuchos “que vócezes vão a ver!". Está cheio de si… porém ao final do dia matou o que era costume – pouco - e o pessoal é só gozar e desforrar-se da inveja que a ida à Espanha causou e da prosápia do Alberto.

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor AberturaBR

Desgostoso o Alberto maldiz os cartuchos: - "Isto se calhar, são diferentes… eles mudaram as cargas... os outros foram comprados lá na Espanha, aldrabões!". Depois põe-se a olhar para a arma... se calhar o defeito está na arma… deve ser isso, deve! E tira medidas, encara-a e torna a encarar... pensa já em trocá-la por uma igual à nova do Belmiro que se fartou de matar, com 61,73 cm de cano e almas de 5 e 7/3 e 25 décimas, que ele nem sabe o que significa mas decorou e garante ser o melhor que existe…

Ora digam lá a quantos isto não sucedeu já? ou quantas vezes a tal assistimos? Quantos Albertos não foram capazes de perceber que ao terceiro dia consecutivo, a atirar bastante, “lhe apanharam o jeito”, ao que arma e cartuchos foram estranhos? E que depois o perderam por falta de continuidade?

A nossa capacidade melhora com o tempo, com os tiros e muito com a assiduidade, como depois se perde com idade. Há que escolher choques, arma e cartuchos em conformidade quer com essa realidade quer com aquilo a que vamos e como vamos caçar! Porém chegar a conclusões não é nada fácil nem linear, leva tempo e muito experimentar.

Não nos serve copiar outros sem critério, há sim que nos conhecermos e saber também reconhecer os outros… nunca me passaria pela cabeça imitar o “Pocinhas” que mata perdizes como poucos com as suas cargas pessoais de chumbo 4 e o faz com uma regularidade que me levam antes a tentar perceber e a aprender, certo de que estou perante um atirador muito superior, com quem não me posso comparar – e o seu filho João já vai na mesma… é cada bigode! Logo o que eles usam não me serve e não é por o copiar que passaria a matar melhor.

Recordo-me sim do que me aconselhava o Sr. João Acabado, sobre o meu caso em que era aconselhável usar choques moderados e cargas equilibradas de 32-34 g, que provavelmente é o caso duma grande maioria! Tentarei portanto recolher e reunir neste artigo, algumas ideias que auxiliem a algum colega que ande mais “perdido”, ressalvando sempre que o que digo me serve a mim, mas não significa ser a melhor nem a última opinião!

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor 4BR

Breves noções

A carga padrão do calibre 12, situa-se nas 32 gramas de chumbo, com uma tolerância de + 2 e – 2 gramas, ou seja entre 30 e 34 g, que todavia mantêm o seu equilíbrio! A chumbada não é uma roda plana como sugere a superfície de impacto num papel, onde se vê um círculo! A carga de chumbo, logo no cartucho tem a forma de um cilindro, depois viaja no cano e a seguir livremente no ar, a diferentes velocidades e se espalha, pelo que acabará por ter a forma de um cone em que o vértice corresponde ao meio e a aba, ou borda do círculo, viaja atrasada em relação ao meio. Ou seja ficam espaços por pode passar uma peça!

As espingardas não chumbam todas igualmente, embora haja com certeza uma standartização, mas a qualidade e portanto fabrico dos canos tem influência. Há que testar a arma que vamos usar e experimentar os cartuchos numa chapa! O comprimento dos canos, com as modernas pólvoras, tem a ver com a facilidade em apontar, e não com o compor da bagada.

Num tiro em que seja preciso encarar e apontar rapidamente é vantajoso um cano curto, já num tiro largo e com grande desconto é melhor um comprido. As cargas ditas fortes, porque maior quantidade de chumbo, como 36 gramas, têm a vantagem de encher melhor o espaço da bagada. Mas, sofrendo um maior efeito dispersante, alargam e acabam por deixar claros no preenchimento desse espaço. Isto se compõe usando canos mais fechados ou chocados, mas claro com duas obrigações; uma é atirar mais longe para não desfazer a peça, e outra, o termos habilidade para isso.

Portanto, cargas fortes, de 36 g e daí para cima, são para tiros largos e atiradores muito bons! Uma carga forte (mais peso de chumbo) produz um tiro mais lento, o que se reflecte nos descontos a dar. Uma carga mais leve (menos peso de chumbo) produz um tiro mais rápido e portanto atenua a questão dos descontos que não estão ao alcance de todos. Mas dentro do limite ou terá um efeito altamente dispersante!

As cargas fortes, dão maior coice, influindo no atirador e no resultado do tiro, logo atenção ao peso da arma que deve ser equilibrado, sendo uma vantagem o uso de semi-automáticas que amortecem a explosão e o recuo.

A carga standard do calibre, para um mesmo número do chumbo, é em teoria, a que melhor enche o espaço da bagada ou tem uma mais uniforme distribuição dos chumbos. Para chumbo mais grosso podemos aumentar a carga, pois sendo mais grosso, tem na mesma gramagem menos bagos, o que provoca os tais claros.

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor 3BR

Para chumbo mais miúdo devemos diminuir a carga, ou se provoca a dispersão. Isto é uma consideração teórica, desde que usando sempre a mesma a arma e choques. Não esquecer que o estrangulamento dos canos, a distância e até as temperaturas do dia (provocando variação nas pressões) têm influência no tiro. O chumbo mais grosso mata mais longe por ter mais poder derrubante e pedir um número de bagos menor do que o miúdo para ter efeito letal.

Há uma eterna discussão entre Alemães e Ingleses, uns defendem ser necessários 3 bagos para matar uma peça e os outros 5! Para uma lebre, 3 bagos de chumbo 8 parece-me curto e para um tordo certamente que não são precisos 5 bagos de chumbo 5!

Embora pareça preciosismo, há vantagem em usar 2 cartuchos de chumbos diferentes em dois tiros à mesma peça, exemplos, o clássico 7 no cano direito e 6 no esquerdo, para uma perdiz saltada que se afasta.

É atirada perto com chumbo mais miúdo, numa carga que usa bem a dispersão e a leveza no choque mais aberto, permitindo depois fazer a emenda com uma carga mais forte, à peça que se afasta, usando o choque mais estrangulado.

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor 2BR

O inverso para uma batida, em que se atira a uma peça que entra, primeiro com o cano mais estrangulado, e depois mais perto, com o cano mais aberto. (Daí a razão de as armas de dois canos terem normalmente estrangulamentos diferentes em cada cano e as de monogatilho terem um selector de tiro que permite escolher o cano com que se vai atirar).

O habitual cartucho com dispersor no cano direito para o coelho que salta aos pés e dentro do mato e o cartucho normal no cano esquerdo, para a emenda mais afastada ou um tiro para a limpa.

Bons tiros, cautela e boas caçadas… calhando nos encontraremos no campo!

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor 5BR

Em teoria podemos então resumir:

- Carga standard no calibre 12, são 32 g de chumbo com tolerância de +2 ou –2.

- Tiro perto = choque aberto e gramagem standard.

- Tiro largo = choque fechado e mais gramagem.

- Mais gramagem = tiro mais lento mas menos claros.

- Menos gramagem = mais velocidade, maior dispersão, mais claros.

- Mais gramagem = maior coice e vice-versa.

- Confirma-se o clássico quadro seguinte sobre a relação do número do chumbo e das cargas nos cartuchos com peças:

Codornizes – Chumbo 10 ou 9, com 28 ou 30 g.

Narcejas – Chumbo 9 ou 8, com 30 ou 32 g.

Tordos – Chumbo 8 ou 7 ½, com 30 a 32 g.

Rolas – Chumbo 8, 7 ½ ou 7 com 30 a 32 g.

Pombos – Variando com as distâncias e choques, há quem utilize do 7 ao 4.

Verifica-se uma nítida preferência pelo nº 6 ou 5, com 34 a 36 g.

Perdizes – Há duas realidades distintas:

Bravas – chumbo 7 e 6 são os indicados, com 34 ou 36 g!

Postas – chumbo 7 ½ e 7 com 32 g!

Galinhola – 7 ½ ou 7 com 32 g.

Patos – Consoante distâncias e choques, os locais e hora, usam-se desde o 7 ao 4!

O mais comum é o chumbo 6 e 5 com 34 ou 36 g. Altos, o nº 4 e 36 ou mais

gramas.

Lebre - Ideal o chumbo 6 ou 5 com 34 a 36 g.

Coelhos - Há um consenso no chumbo 6 e 32 g. Com ou sem dispersor!

Definindo o “cartucho que dá para tudo” sem dúvida chumbo nº 7 com 32 gramas!

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor CaixaBR


Fonte: confagri
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
zemiguel
Novato
Novato
zemiguel

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 40
Idade : 37
Localização : Alentejo
Ocupação : Treinar
Humor : Não tenho..bahhh
Data de inscrição : 05/05/2009
Pontos : 52

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQua maio 13, 2009 4:23 pm

è bem verdade, eu sou um caçador novo, à 7 anos que caço, mas nasci numa familia de caçadores em que usam variadissimos tipos de chumbo, gramas e choques a que nunca me habituei com regularidade pois considero que atiro bem...

Encontrei o meu proprio tiro a todas as especies.... Chumbo 7 - 1/2 com 32 gramas com choque nº1...e mato de tudo, é obvio que temos de ter atenção ás distancias e se a peça está a tiro...Garanto-vos que qlqr peça a tiro morre com chumbo 7-1/2 com 32 gramas e choque nº1,ou seja, full....

Cumprimentos e gosto do forum
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQua maio 13, 2009 5:39 pm

Eu também não sou de andar sempre a trocar utilizo apenas duas maneiras de tiro

- Choque nº1 com Chumbo nº5 (para tudo, excepto tordos)
- Choque nº3 com chumbo nº8 (para os tordos)

Isto porque se adapta á zona onde caço, senão poderia usar um chumbo mais fino para a caça menor e talvez um choque mais aberto.


zemiguel escreveu:
(...)

Cumprimentos e gosto do forum

(...)

Isso é que interessa, apareça mais vezes e divulgue aos amigos fixe

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
carlos mesquita
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 33
Idade : 64
Localização : Queluz
Ocupação : Manutênçãopesca,caça,columbófilia
Humor : Bastante
Data de inscrição : 23/02/2009
Pontos : 30

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQui maio 14, 2009 10:57 pm

Tambem eu uso cartuchos Melior chumbo 5 choque 2 para as lebres e perdizes e para os coelhos de salto , para os tordos chumbo 8 choque 3 para os pombos e patos chumbo 4 e 5 tudo da mellior super veloz e não mudo á uns anos é uma questão de hábito! hunter
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Membro VIP
Membro VIP
Marcodatsun

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 641
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Ocupação : Escritorario
Humor : Acima da media
Data de inscrição : 07/07/2009
Pontos : 727

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQui Jul 09, 2009 12:08 pm

na minha zona tenho de usar tiros de dispersor e tiros de embalar conforme a zona onde estou, caço com arma de sobrepostos 2 gatilhos (para o coelho) normalmente polvichumbo especial36 numero 6 ou 32g ambos dispersores, vit34 também gosto.
Para o ar utilizo arma de sobreposto monogatilho e numero 5 para o pato e 7-1/2 para a rola e tordos
Ir para o topo Ir para baixo
barbosa10
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 47
Localização : penafiel
Ocupação : segurança
Humor : extrovertido
Data de inscrição : 30/11/2009
Pontos : 13

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Dez 01, 2009 5:33 pm

estou adorar as vossas informaçoes sou um caçador mt virgem começei ano passado nos coelhos +/- safo me agora tordos tenho mt dificuldade a dar a distancia de tiro obrigada barbosa penafiel
Ir para o topo Ir para baixo
barbosa10
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 47
Localização : penafiel
Ocupação : segurança
Humor : extrovertido
Data de inscrição : 30/11/2009
Pontos : 13

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Dez 01, 2009 5:43 pm

uma questao kual a melhor arma pra caçar semi automatica ou sobrepostos matei 10 tordos numa abertura embora desse mt tiro bora dar ai umas dicas aki ao novato
Ir para o topo Ir para baixo
barbosa10
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 47
Localização : penafiel
Ocupação : segurança
Humor : extrovertido
Data de inscrição : 30/11/2009
Pontos : 13

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Dez 01, 2009 5:46 pm

uma questao kual a melhor arma pra caçar semi automatica ou sobrepostos matei 10 tordos numa abertura embora desse mt tiro bora dar ai umas dicas aki ao novato e uma boa marca de cartuxos
Ir para o topo Ir para baixo
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Jan 05, 2010 7:04 pm

Boas,
Alguem me sabe dizer qual o melhor tipo de polvora para caçar em temperaturas negativas?

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Jan 05, 2010 7:20 pm

Actualmente qualquer uma é boa
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Jan 05, 2010 9:01 pm

Freitas escreveu:
Boas,
Alguem me sabe dizer qual o melhor tipo de polvora para caçar em temperaturas negativas?

Cumps

Não só a pólvora é importante para manter boas prestações em tempo frio mas também os fulminantes o são. Como disse o rogério a maioria das pólvoras já não tem grande perda de rendimento com temperaturas negativas. Se por acaso tiveres alguns problemas e os sintas fracos no dia anterior ao da caça coloca-os junto de uma fonte de calor como um aquecedor ou lareira mas com as devidas precauções. No dia seguinte vão estar bons como fosse no verão.
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Aprendiz
Aprendiz
João Paulo

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 89
Idade : 47
Localização : cadaval
Ocupação : agricultura
Humor : algum
Data de inscrição : 01/11/2010
Pontos : 97

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQua Out 31, 2012 4:29 pm

para debate com a comparaçao que o rogerio fez
Ir para o topo Ir para baixo
la.satel
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 144
Idade : 36
Localização : Outeiro - São Pedro de France
Ocupação : tecnico de electronica
Humor : Rir pra não chorar
Data de inscrição : 17/10/2012
Pontos : 174

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyQui Nov 01, 2012 10:24 pm

neste momento acho que todas as marcas do mercado são muito equivalentes
Ir para o topo Ir para baixo
pedrocabeceiras
Novato
Novato
pedrocabeceiras

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 39
Localização : Santa Cruz da Graciosa
Ocupação : Assistente Técnico
Humor : ?
Data de inscrição : 17/02/2014
Pontos : 20

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySeg Fev 17, 2014 12:23 pm

Muito bom artigo, mas é como diz cada um adapta-se consoante as condições que lhe aparecem. Embora exista mais ou menos umas linhas de guia depois cada um adapta-se a sua realidade.

Abraço e boas Caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySeg Fev 17, 2014 7:15 pm

Boa tarde caro pedrocabeceiras

Agradecia que fizesse a sua apresentação, conforme as regras...

Muito obrigado fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
luis cruz
Membro Experiente
Membro Experiente
luis cruz

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 858
Idade : 38
Localização : lisboa-chelas
Ocupação : pescador e caçador
Humor : QB
Data de inscrição : 08/01/2012
Pontos : 948

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySeg Fev 17, 2014 8:59 pm

rogerio deixa-te ficar pelos especial fumaça que sao bons levou-me alguns 3 ou 4 tiros a apanhar ali o ponto certo e errei esses 3 ou 4 tordos mas depois apanhei ali o equilíbrio do tiro e gostei muito do tiro, achei so que dava uma porrada maior aos que costumo usar, mas o resultado foi o que tu viste na mms que te enviei para o tlm
Ir para o topo Ir para baixo
mamns
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 15
Idade : 47
Localização : Famalicão
Ocupação : ADSI
Humor : .
Data de inscrição : 20/03/2014
Pontos : 24

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySex Mar 28, 2014 2:27 pm

Olá a todos,

Muito bom artigo.

Obrigado e cumpts.
Ir para o topo Ir para baixo
Pcalves
Aprendiz
Aprendiz
Pcalves

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 171
Idade : 53
Localização : Marinha Grande
Ocupação : Desenhador
Humor : bom
Data de inscrição : 24/05/2013
Pontos : 229

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySex Mar 28, 2014 8:56 pm

Boas pessoal,

Eu caço com uma semi-automatica c\ ponteira *** e tiro dispersante marca Fob nº7 32gr e a seguir vai uns MB Extra da B&P nº6 35gr.....só caço a perdiz......se andar em campo aberto o dispersante não vai....em campo mais fechado coloco o dispersante....... tenho tido bons resultados....alem de ter poucas opurtunidades de tiro......tenho sido bem aproveitadinho.


Bons tiros hunter 
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySáb Mar 29, 2014 11:54 am

Bom, pelo que tenho lido aqui no fórum, parece-me, embora ainda não tenha experimentado, que o melhor cartucho é o Especial Fumaça. Não sei se conhecem o fabricante.

Quanto ao que eu uso normalmente (+de 90%) são os de 32 gramas em chumbo 6 (coelhos, lebres, pombos, perdizes) e 8 (tordos). Ocasionalmente subo ao chumbo 5 e desço ao 9 nos tordos quando estes andam baixos. Nas cargas por vezes subo às 34 gramas, mas não desço das 32.

Quanto a choques, depende. Sempre gostei da combinação 3 e 1 estrela, mas também gosto da 4/2.

É claro que isto é a (minha) norma, mas por vezes (quando não estou a atirar com choques fixos) faço algumas alterações, mas é raro.

Na caça as situações de tiro são tão diversas, pelo que nem sempre temos a melhor opção nas mãos.
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptySáb Mar 29, 2014 4:06 pm

V. Moura escreveu:
Bom, pelo que tenho lido aqui no fórum, parece-me, embora ainda não tenha experimentado, que o melhor cartucho é o Especial Fumaça. Não sei se conhecem o fabricante.

Quanto ao que eu uso normalmente (+de 90%) são os de 32 gramas em chumbo 6 (coelhos, lebres, pombos, perdizes) e 8 (tordos). Ocasionalmente subo ao chumbo 5 e desço ao 9 nos tordos quando estes andam baixos. Nas cargas por vezes subo às 34 gramas, mas não desço das 32.

Quanto a choques, depende. Sempre gostei da combinação 3 e 1 estrela, mas também gosto da 4/2.

É claro que isto é a (minha) norma, mas por vezes (quando não estou a atirar com choques fixos) faço algumas alterações, mas é raro.

Na caça as situações de tiro são tão diversas, pelo que nem sempre temos a melhor opção nas mãos.


Parece que a minha Receita é muito identica ao amigo V.Moura, eu por norma uso SulBeja Premier Com AQ, chnº6 32Gr, aos tordos = mas chumbo 8, e tenho gostado desta receita, em alguns casos especificos subo ás 34gr!  fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
nuno gomes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 331
Idade : 41
Localização : ponte de lima
Ocupação : caça
Humor : sim
Data de inscrição : 27/11/2011
Pontos : 365

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Abr 01, 2014 8:57 pm

boas eu uso uma trap cynergy nos tordos tiros Winchester 28gramas chumbo 8 nas outras espeçies mudo de arma geralmente a semi automática ponteira 3 para galinhola codorniz também chumbo 8
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Abr 01, 2014 9:15 pm

Este ano que passou, utilizei os B&P nike 32 gr nº8 para os tordos e os Fob chasse 34gr (nº 6) para a geral, e estou satisfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo Marques
Membro Experiente
Membro Experiente
Gonçalo Marques

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 765
Idade : 82
Localização : S.Jorge, Arcos de Valdevez
Ocupação : Reformado, Caçador
Humor : *****
Data de inscrição : 27/10/2013
Pontos : 948

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Abr 08, 2014 1:31 pm

E para Calibre 20? Podem fazer um tópico tipo este mas para calibre 20?
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo Marques
Membro Experiente
Membro Experiente
Gonçalo Marques

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 765
Idade : 82
Localização : S.Jorge, Arcos de Valdevez
Ocupação : Reformado, Caçador
Humor : *****
Data de inscrição : 27/10/2013
Pontos : 948

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Abr 08, 2014 2:09 pm

Só com as gramagens e nºs de chumbo e chokes que recomendam para essas espécies. Por favor.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor EmptyTer Abr 08, 2014 3:09 pm

Boa tarde Gonçalo.

Gostaria imenso de o ajudar, mas não conheço as características de um tiro calibre 20.
Penso que o numero de chumbo, consoante a espécie, vamos utilizar o mesmo que utilizaríamos com calibre 12, só temos que ter atenção à gramagem para não ser muito "pesada" originando falta de perfuração a uma distância maior.

Abraço
Rogério
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Conteúdo patrocinado




Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty
MensagemAssunto: Re: Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor   Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Os Cartuchos Mais Indicados para a Caça Menor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Munições Cac&Tel
» Cartuchos de Cal.20 para a caça menor
» Cartuchos Sulbeja caça geral e tordos.
» Cartuchos para a nova época de caça!
» Cartuchos/Choques para a caça às codornizes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-