Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Beja: Mais de 30 veados abatidos por suspeita de tuberculose Qua Abr 15, 2009 6:28 pm | |
| Mais de 30 veados foram abatidos no perímetro florestal da Salvada e Cabeça Gorda (Beja) por suspeita de serem portadores de tuberculose e para prevenir a propagação da doença, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte do Ministério da Agricultura.
De acordo com a fonte, foram detectadas «lesões de tuberculose em veados abatidos no perímetro florestal da Salvada e Cabeça Gorda» e, por isso, «era aconselhável o abate total da população de cervídeos do local em questão».
Em dois dias foram abatidos 33 animais, num acto sanitário determinado por razões de saúde pública, sendo que «terão ficado ainda cerca de 10 a 15 animais, que terão de ser abatidos nos próximos dias».
Em casos extremos
A fonte explicou que «uma exploração em que se detecta um animal tuberculose-positivo deve ser sujeita a acções de saneamento apertadas, tendo em vista evitar que esta doença contagiosa se propague a outras explorações. Isto inclui, em casos extremos, o abate de todo o efectivo».
Neste caso, segundo a fonte, a decisão de abate «só foi tomada após confirmação pelo Laboratório Nacional de Investigação Veterinária da presença do agente infeccioso em exemplares, abatidos para o efeito em dois momentos distintos do ano passado».
«Tendo em conta que se tratava de uma população selvagem não era possível capturar os animais e fazer o respectivo saneamento», explicou a fonte.
Fonte: tvi24.iol |
|