* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Especies invasoras  Button10  Especies invasoras  11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Especies invasoras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptyQui Set 12, 2013 3:46 pm

A titulo de curiosidade depois do tópico dos rouxinóis do japão , sendo já encontrado pelo nosso territorio o que os meus amigos tem a dizer sobre este assunto ...
Temos varias especies que não existiam por cá que hoje já vivem em grandes colonias ...por exemplo
Mainas de crista
Bicos lacre
Bispos de coroa amarela
Viuvas de cauda grande
Rabo de junco
Papagaio da patagonia
Papagaio do senegal
Conures de cabeza azul
Conures de peito cinzento (muito comum em espanha Madrid e barcelona são as centenas )
Rouxinois japão
Bengalim da india ou o Mosqueado
Haverá mais , mas este são os que me vem a cabeça de momento

Acham uma mais valia para enriquecer a nossa fauna, acham que podem entrar em competição com o alimento ou o territorio de nidificação , acham que devem haver controlo das especies como se faz nos corvideos e pegas ? será que alguma das especies se irá tornar praga ?
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptyQui Set 12, 2013 7:47 pm

Aguardo com curiosidade o que vão dizer os mais entendidos nesta matéria...fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptyQui Set 12, 2013 10:17 pm

Não tenho grandes conhecimentos sobre os impactos pelo nas aves tirando uma ou outra que podem entrar em conflito com algumas especies como os rabo junco, patagonias etc sei que essas aves aproveitam os buracos feitos por aves nas arvores como os pica paus e nas cidades tem feito estragos mais em espanha onde a população de conures é bem elevada tendo ja havido estragos em fios de electricidade , arvores etc na zona de Madrid , os proprios rouxinois são muito bonitos mas é um passarinho agressivo poderá ser chato para outras aves ...

Ao mesmo tempo acho que enriquece a fauna , isto em aves ... existem especies por exemplo o peixe gato está a dizimar outras populações de peixes o que foi um enorme erro humano e vai trazer grandes consequencias , ou até os lagostins ... o mais certo é dentro de uns pares de anos vamos ter problemas com algumas especies .
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptyQui Set 12, 2013 10:52 pm

Desde que me lembro sempre vi bicos de lacre em bandos e os mais velhos sempre falaram deles pois penso que não seja uma especie invasora quanto aus outros só o tempo dira

kaci fixe 

Ir para o topo Ir para baixo
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptySex Set 13, 2013 9:26 am

Jorge o bicos lacre não são de cá foram introduzidos em Portugal na decada de 70 acho eu fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptySex Set 13, 2013 9:40 am

As rolas turcas que por cá temos também são recentes.... eu em miúdo não me lembro de as ver por aqui, só á 15 ou 20 anos começaram a aparecer, e agora já são uma praga nofixe 
Ir para o topo Ir para baixo
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptySex Set 13, 2013 10:08 am

Por cá igual são mais que muitas ali numa zona de carcavelos (sassoeiros) nos fios de electricos chegam a ser mais que os pombos vulgares ...
especie bem adaptada aos meios hurbanos e nos campos ...
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Batista
Membro Experiente
Membro Experiente
Mário Batista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 610
Idade : 60
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : Manutenção automóvel
Humor : Tristezas não pagam dívidas...
Data de inscrição : 10/08/2013
Pontos : 750

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptySex Set 13, 2013 11:50 am

Boas.

Para mim qualquer espécie invasora causa impacto nas espécies autóctones.

No caso dos estrilideos o impacto é muito significativo pela disputa de alimento, mas acima de tudo pelo índice de aumento de efectivos. Estas aves tendo condições naturais adequadas só páram de criar na época da muda e até as próprias crias começam a procriar com 4 meses.
Ao contrário as nossas aves que procriam uma vez por Ano, se levar-mos em linha de conta que a disponibilidade de alimento tende a decrescer, teremos um confronto em que o prato da balança tenderá para as espécies invasoras, quer pelo número de efectivos quer pelo índice de fertilidade que é directamente afectado pelo alimento disponível.

O Bruno frisou em cima o caso dos Estorninhos e das Mainas, estas espécies concorrem directamente com espécies frutívoras, insectívoras ou mesmo com as granivoras. Enquanto um casal de Melros por exemplo nidifica uma vez por ano, põe 3 ovos dos quais apenas 2 crias são efectivas, por norma os Estorninhos e as Mainas procriam todo o Ano com 5 a 6 crias por postura. Mais, com a ausência dos seus predadores Naturais estas espécies praticam  a defesa em grupo contra os Gaios, Pegas rabudas, Corvos e outros, aumentado assim ainda mais a sua efectividade enquanto espécie, não havendo assim controle nas colónias por depredação. em sentido contrário temos as autóctones que sofrem cada vez mais com o aumento das espécies que por norma as consomem enquanto juvenis.

Há portanto um grande impacto e desequilíbrio em termos de habitat, conduzindo as espécies (autóctones) ao mesmo caminho das suas congéneres de água doce, que desapareceram quase por completo das nossas massas de água.


Última edição por Mário Batista em Sex Set 13, 2013 12:51 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  EmptySex Set 13, 2013 12:18 pm

Boas Mário nem mais, sou da tua opinião que medio longo prazo possa trazer problemas ... tenho notado um grande aumento de mainas tanto na margem sul como em lisboa zona de carcavelos (forte são julião ) muitas e por todo o lado .. sem duvida que vivendo em colonia torna-se mais facil a sua expansão ....
O debate vai bom eheheheh fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Especies invasoras  Empty
MensagemAssunto: Re: Especies invasoras    Especies invasoras  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Especies invasoras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» O Pintarrocho e Sub-Espécies
» Pintassilgo e Sub-Espécies
» Tentilhâo (fringilla coelebs) & Sub Espécies
» Noticias e Curiosidades
» Reconhecer pegadas e excrementos de várias espécies

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Lazer - :: » Off-Topic « ::  Silvestrismo-