Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Barragem dos Pisões invadida por trutas Dom Fev 08, 2009 2:36 pm | |
| A barragem dos Pisões está a "nadar" em trutas. Com o vento, as redes dos viveiros ali existes romperam e milhares de trutas saíram para a albufeira. Os donos da exploração falam num prejuízo de 500 mil euros.
Em contrapartida, e, por via indirecta, o Estado está a tirar dividendos da situação. Desde sexta-feira, o Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Chaves já deteve no local 13 pessoas por pesca ilegal, uma vez que esta é a época de defeso da espécie.
No entanto, os pescadores não terão resistido à tentação de ir pescar para o local, onde a olho nu, se viam saltar as trutas, que, habituadas a vir a cima para ser alimentadas, se tornam presas fáceis.
Agora, incorreram em multas de centenas de euros. Aliás, a própria empresa, a Quinta do Salmão, com sede na Póvoa do Varzim, está impedida de capturar as suas próprias trutas, uma vez que estaria também a incorrer no mesmo crime, punido com multa.
Segundo o responsável técnico da exploração, que detém 90 por cento da quota de mercado da truta salmonada no país, a rotura da rede das jaulas onde se encontravam as trutas foi provocada pelo temporal que recentemente assolou o concelho de Montalegre.
"Havia estruturas mais antigas, que já estava previsto substituir, e que, com a violência do temporal, cederam e fizeram com que se deslocassem, rompendo as redes e levando à fuga das espécies", explicou José Calheiros.
Ontem, os funcionários da empresa continuavam a concertar os estragos nas jaulas. "Estamos a trabalhar para pormos a exploração de pé. A altura para nos acontecer isto foi a pior de todas, mas esperamos consegui-lo com um esforço suplementar", adiantou ainda o mesmo responsável.
De acordo com a proprietária da empresa, os prejuízos ascendem aos 500 mil euros. A exploração não está coberta por nenhum seguro.
"Ao contrário do que acontece em Espanha, cá não há seguros para este tipo de actividade. Já tentamos fazer um seguro de responsabilidade civil com outra exploração em Sines, mas não conseguimos", lamentou a empresária.
A exploração de trutas na Barragem dos Pisões funciona há 25 anos e emprega sete pessoas.
2009-02-04 MARGARIDA LUZIO JN |
|
pintas Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 85 Idade : 45 Localização : algures no norte Ocupação : ir a pesca Humor : quanto baste Data de inscrição : 27/07/2008 Pontos : 14
| Assunto: Re: Barragem dos Pisões invadida por trutas Seg Fev 09, 2009 10:36 pm | |
| boas , é sempre de lamentar uma empresa ter cerca de 500 mil euros de prejuizo , mas por um lado é de salientar que as autoridades nao autorizem a captura das trutas pois ao capturarem as mesmas com rede não conseguiam fazer a seleção pois na albufeira dos pisões existe outras especies de peixe . Por outro lado está a ser um autentico massacre pois neste momento uma das especies mais abundantes na barragem dos pisões é o lucio perca um peixe altamente predador , pois as trutas se são de viveiro não têm a mesma agilidade de uma truta selvagem logo sao presas faceis. Pode ser que escapem algumas para repruduzir para voltarmos a ter trutas nos pisões .
relembro que aqui a uns anos tambem aconteceu uma situação identica mas os exploradores dos viveiros conseguiram uma autorização para capturar as mesmas o que aconteceu foi que capturaram as que tinham fugido e as selvagens , depois disso trutas nos pisões nem velas .
cumpts
pintas |
|