Sexo : Nº. Mensagens : 158 Idade : 30 Localização : Santarém Ocupação : Estudante Humor : Bem Disposto Data de inscrição : 12/04/2010 Pontos : 203
Assunto: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Ter Abr 09, 2013 9:30 pm
Boas pessoal venho fazer este tópico para que o pessoal poste aqui quais as actividades preparadas durante o defeso, desde repovoamentos a limpeza de matas e ribeiros, as sementeiras e construções de majanos. Desde ja faço um principio de debate o que que o pessoal acha da construção de bebedouros de cimento tipo mini lago em zonas estratégicas numa zona de caça, e relativamente as sementeiras quais as melhores e os majanos as vossas zonas de caça ja fizeram algum se fizerem expliquem ai ao pessoal como o fizeram e os resultados obtidos. Se os admistradores entenderem que este topico nao tem nexo por favor eliminem-no. Um abraço.
Última edição por Rogério em Ter Abr 16, 2013 4:07 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Alterar titulo)
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 10, 2013 5:15 pm
Vamos lá, pessoal...
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 10, 2013 6:00 pm
Caro Pedro este tópico têm muito nexo
É no defeso que se deve preparar a próxima época. A caça têm toda uma envolvente que têm que decorrer durante os 365 dias do ano e não só ás quintas feiras e domingos.
Abraço Rogério
gabriel correia Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 790 Idade : 64 Localização : couço Ocupação : empresário mat. construção Humor : medio Data de inscrição : 02/11/2011 Pontos : 872
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 10, 2013 6:38 pm
amigo pedro dentro do conhecimento que vou adquirindo ao longo dos anos vou tentar transmitir alguma coisa que penso ser util: para quem tem zonas de caça que tem muita sementeira e muita água como é o meu caso, é suficiente espalhar cereal nas estradas no caso trigo em zonas afastadas das culturas, no caso de zonas de caça com pouca cultura de cereais e pouca água, o que já me aconteceu também eu optei, e devido aos custos fazer tudo artificialmente, para isso os bebedouros fazia da seguinte maneira: - baldes de tinta de 20 lt lavados furados embaixo com uma ligação a um tubo que irá fazer a ligação a um vaso de barro furado e enroscado a uma boia de plastico. em relação aos comedores: - um tubo de plastico de 3" com cerca de 60 cm de altura com 3 aberturas num topo com cerca de 3 cm x 3 cm virado para baixo para a saida do trigo, esse tubo será amparado por um pau de qualquer tipo abraçado com arame um abraçadeira. em relação ao cereal é o trigo o mais pretendido assim como o milho e cenouras para os coelhos e lebres. abraço gabriel
Pedro5 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 158 Idade : 30 Localização : Santarém Ocupação : Estudante Humor : Bem Disposto Data de inscrição : 12/04/2010 Pontos : 203
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 10, 2013 8:05 pm
Muito se fala de colocar o comer nas estradas mas eu tenho uma certa duvida nisso devido aos furtivos que irão logo pelos caminhos deretendo tudo o que veem eu acho que em locais mais para o centro da reserva e perto de bebedouros que pelo menos ai serão menos os furtivos
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
Assunto: Como fazer um bebedouro e/ou comedouro artificial? Ter Abr 16, 2013 3:07 pm
Boa tarde
Parece que abalou a chuva e com este solinho de Primavera irá começar a época de acasalamento e reprodução. Como a caça não pode ficar esquecida fora de época, vamos aproveitar o periodo de defeso para cuidar dela.
Digam como costumam fazer os bebedouros e os comedouros, deixem tudo bem explicadinho para que todos consigamos aprender como se faz.
Se conseguirem ou tiverem arranjem umas fotos do antes e do depois
Mãos á obra pessoal!!
Pedro5 Aprendiz
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Ter Abr 16, 2013 3:51 pm
Existem muito tipos de bebedouros comedouros a serem vendidos em varios sites e lojas mas eu prefiro uns feitos o mais perto do natural possivel como uma especie de mini lago acimenteda para a agua nao se perder e se por acaso o propriatario quiser que o tirem de la ou o queiram mudar de sitio com uma marreta facilmente se desmancha, e é mais natural que os tipicos bebedouros com bilhas ou barricas de plastico (os muito usados bebedouros automaticos) em relação aos comedouros nada como umas belas sementeiras ou então espalhar as sementes directamente no chão. Espero que este topico venha a ser muito debatido visto que o que eu fiz nao obteve muitas respostas. Saudações cinegeticas. Um abraço.
Rogério Fundador
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 17, 2013 3:57 pm
Boa tarde
Aqui ficam umas fotos de um bebedouro e de um comedouro
O comedouro é feito com um balde de plástico, onde no fundo se fazem uns pequenos orificios para sair a comida. A perdiz ao picar vai comer e vai deixar cmida no chão. O bebedouro é feito com um bidon de plástico, onde leva um tubo no fundo e na extermidade liga uma bóia, que está noutro recepiente, ao não ter água a bóia abre e atesta o recipiente. (Funcionamento como um autoclismo)
De salientar que estes comedouros convém serem feitos á sombra e em zona protegida de predadores
(as fotos ficaram a dormir)
Bruno S. Moderador Global
Sexo : Nº. Mensagens : 9766 Idade : 42 Localização : Porto Ocupação : muito ocupado Humor : sempre ;) Data de inscrição : 18/11/2011 Pontos : 11023
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 17, 2013 4:05 pm
Aqui esta um bom exemplo de comedouros e bebedouros artificiais
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Abr 17, 2013 4:35 pm
Muito bem... venham mais exemplos, pessoal...principalmente agora que o calor começou a apertar, temos que estar atentos...
Marco Carrilho Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 93 Idade : 45 Localização : Escoural Ocupação : Trabalhador agricula Humor : otimo Data de inscrição : 26/03/2013 Pontos : 119
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 12:41 pm
Na minha zona há muito disso,estão é vazios!!!
Rogério Fundador
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 12:54 pm
Marco Carrilho escreveu:
Na minha zona há muito disso,estão é vazios!!!
Então toca a incentivar a malta para recuperar esses comedouros e bebedouros e mostrar/provar que o RO é uma mais valia. Se nada for feito não há diferenças do RL.
João Gil Administrador
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 8:13 pm
Nem mais...toca a por o pessoal a trabalhar...
Pedro5 Aprendiz
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 9:12 pm
Boas pessoal eu vou por algumas imagens que encontrei na internet, mas nos DVDs que veem na revista "Caça e Cães de Caça" que são quase todos espanhois veem se muitos bebedouros feitos a base de cimento da qual maneira eu sou a favor so teem um contra poderem ganhar algum verdum mas isso limpasse. Aqui fica uma imagem (imagem tirada da internet):
Este bebedouro com um bocado de cimento e mais fundo cheio de agua a sombra era o ideal pois ate as perdizes podiam tomar banho e é o mais natural possivel, logo os comedouros com baldes eu nao gosto muito acho que espalhada no chao fica melhor, senão as perdizes ficam abituadas aos baldes e daqui a uns anos os furtivos e so pendurarem um balde numa oliveira e esperalas hehe Eu acho que a caça com umas searas semeadas pelos caçadores e uns bebedouros tem tudo para criar bem, mas com os predadores controlados mesmo os de 2 "patas"
Sexo : Nº. Mensagens : 9766 Idade : 42 Localização : Porto Ocupação : muito ocupado Humor : sempre ;) Data de inscrição : 18/11/2011 Pontos : 11023
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 10:29 pm
Ai esta um bom exemplo de comedouro e bebedouro
jose costa Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 3885 Idade : 64 Localização : lisboa Ocupação : servente Humor : algum Data de inscrição : 02/07/2010 Pontos : 4108
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 10:42 pm
boas parece que os paus são fracos o javali vai destrui-lo mas pode ser que não haja caça grossa por essas bandas se assim fôr está perfeito cumps-
hugo bento Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 290 Idade : 39 Localização : albufeira Ocupação : trabalhador e caçador etc.... Humor : mto Data de inscrição : 14/11/2011 Pontos : 340
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qui Abr 18, 2013 10:52 pm
boa noite pessoal a la na minha reserva tentamos ter tudo o mais natural possivel. por isso fazemos lagos artificias colocamos pedras e ramos a volta para ter mais sombra para a agua não desaparecer com o calor .todas as semanas são revistos para os animais não ficarem sem agua.em termos de comida tambem o mais natural possivel se posivel longe de olhares curiosos para não ter dizabores.fazemos o seguinte lavramos a terra ai uns 20 metros por 3metros depois de lavrado passamos a grade para ficar mais fino.e depois espalhamos a comida assim ate os animais novos aprendem a procurar a comida. abraço a todos
Magnata Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 127 Idade : 42 Localização : Fronteira-Portalegre Ocupação : Ás vezes Humor : Muito Data de inscrição : 22/01/2013 Pontos : 147
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Sex maio 03, 2013 6:14 pm
Realmente o natural é o melhor, mas o artificial é mais prático e facil de manter. Cada um terá de fazer o que melhor lhe pareçer
Pedro5 Aprendiz
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Ter maio 07, 2013 3:38 pm
Temos que aprender como se faz em espanha Os laços para as raposas e que estão mal pois algum cão pode ficar la preso. Vejam bem no final do video a densidade de coelhos
João Gil Administrador
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Ter maio 07, 2013 7:40 pm
Excelente exemplo de gestão...
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Ter maio 07, 2013 11:04 pm
Um exemplo para muitas zonas de caça...
fdionisio Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 127 Idade : 36 Localização : (lá perto de...)Coimbra Ocupação : Estudante Humor : Sim sff Data de inscrição : 14/07/2011 Pontos : 134
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Ter maio 07, 2013 11:41 pm
infelizmente na minha zona de caça a gestão cinegética não é tao eficiente e o abandono do controlo dos predadores como as raposas e o repovoamento de aves de rapina por parte dos "ecologistas"(não querendo ferir exceptibilidades, tudo é necessário) tenha feito com que os predadores em vez de "seletores de caça(ferida/moribunda)" agora sejam "dizimadores de caça" tornado os repovoamentos quase impossiveis
Marco Abreu Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 30 Idade : 51 Localização : Guimaraes Ocupação : Serralheiro Humor : Fernando Mendes Data de inscrição : 30/06/2014 Pontos : 46
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Qua Jul 02, 2014 9:48 am
Na nossa zona só usamos comedouros de mola com proteçao, poupamos muito no alimento e nao temos o problema da humidade e formigas, são práticos e resistentes. vejam como são http://maserralharia.com/pages/view/products/details/17
Marco Abreu Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 30 Idade : 51 Localização : Guimaraes Ocupação : Serralheiro Humor : Fernando Mendes Data de inscrição : 30/06/2014 Pontos : 46
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Sex Out 17, 2014 5:07 pm
Ola! Não discordo desta forma de fazer o comedouro e bebedouro, existem muitas, esta para mim tem vários inconvenientes: comedouro fica no chão e leva pouco alimento, nos usamos de mola ou cones em chapa colocados na parte de baixo de uma bilha. Leva mais comida, esta fechada, não ganha humidade e os comedouros ficam sempre suspensos, pois nunca ganham formigas a comida está sempre limpa e seca, de mola o coelho ou perdiz toca e só cai uma dose se eles ficarem satisfeitos não existe desperdício o cone em chapa tem mais um bocado de desperdício mas dá para comida mais volumosa. Os bebedouros suspensos também são melhores, tem a agua sempre limpa e não evapora, poupa muita agua existem vários modelos. o comedouro e bebedouro devem estar sempre juntos e com proteçao em rede dos lados e por cima, evita os predadores do ar que andam de noite e dia, os porcos que estragam tudo e também proteje caso venha a raposa ou sacarabos. Existe um fabricante em Guimarães que tem vários artigos muito jeitosos vejam www.maserralharia.com as vezes é melhor comprar já feito, poupasse depois no alimento na agua e no tempo de andar na manutenção. Mas o mais importante é que se tem que fazer alguma coisa, doutra forma não se consegue nada.
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical Sex Out 17, 2014 9:31 pm
boa noite: O bebedouro, se for feito em cimento, tem de levar um plástico forte, para não deixar passar a água na ZCA que eu sou sócio, os bebedouros foram todos feitos assim, e não deixam passar a água Os nossos são iguais a esses na foto, não sei se o modelo foi o mesmo? Bom exemplo da foto?
Cumprimentos
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical
Gestão Cinegética - Como fazer um bebedouro e/ou um comedouro artifical