|
|
Autor | Mensagem |
---|
Jorge25 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 355 Idade : 38 Localização : fafe Ocupação : ocupado Humor : depende do dia Data de inscrição : 13/01/2012 Pontos : 447
| Assunto: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 7:39 pm | |
|
|
|
A GNR deteve em Braga três pessoas que estavam a caçar a cerca de 30 metros de instalações industriais, o que é proibido por lei, incorrendo os infratores numa pena de prisão até seis anos, informou hoje aquela força.
A lei proíbe a caça a menos de 500 metros de instalações industriais, para acautelar a segurança de pessoas e bens.
Os caçadores foram "apanhados" pela Equipa de Proteção do Ambiente do Destacamento Territorial de Braga da GNR, num local inserido na Zona de Caça Associativa de Caça e Pesca dos Rios Torto e Febras, próximo do Sameiro, em Braga.
Os arguidos foram presentes a tribunal e o processo baixou a inquérito.
Foram-lhes apreendidos três armas de fogo e 70 cartuchos.
Sic Noticias/Lusa
|
|
|
| |
Herminio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2214 Idade : 46 Localização : Suiça. Celorico da beira (férias) Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca Humor : Bastante Data de inscrição : 19/03/2011 Pontos : 2267
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 8:25 pm | |
| |
|
| |
juari Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6476 Idade : 41 Localização : Ponte de Sor Data de inscrição : 23/03/2011 Pontos : 6886
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 8:46 pm | |
| Por vezes o pessoal abusa.......... depois ha consequencias. |
|
| |
Jorge25 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 355 Idade : 38 Localização : fafe Ocupação : ocupado Humor : depende do dia Data de inscrição : 13/01/2012 Pontos : 447
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 8:48 pm | |
| exactamente as leis sao para comprir se fosse acima de 200 metros ainda podia ser que eles facilitassem agora a 30 metros e mesmo abusar da sorte nao sabia era que as meltas fosse assim pesadas |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 8:57 pm | |
| e essas pessoas ja sao tratadas muito pior que criminosos, se fossem apanhados é roubar seriam tratados muito melhor roubar nao é vergonha vergonha é roubar e ser apanhado com tanto vandido por ai e andam mais preocupados com os caçadores pois é nao é que os vandidos podem morder e os caçadores ja tao abituados é ser fudidos |
|
| |
bredaaries2 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2405 Idade : 48 Localização : grandola Ocupação : op.maquinas agriculas Humor : normal Data de inscrição : 25/05/2010 Pontos : 2508
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 9:56 pm | |
| todos sabemos que as leis devem ser cumpridas mas quem não caçou já a menos da distancia permitida por lei que nalguns casos é demasiado longa mas como todos sabemos os que tem onde eles irem buscar euros são deveras penalizados os bandidos ainda saem primeiro do tribunal que os policias é o portugal que temos |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 10:02 pm | |
| Armas apreendidas, incorrer numa pena de 6 anos??? Será que estes indivíduos são criminosos... |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 10:47 pm | |
| anda ai cada uma vai la vai |
|
| |
Vitor S Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 813 Idade : 57 Localização : Salvaterra de Magos Ocupação : Gestor comercial/ caça Humor : muito Data de inscrição : 12/11/2011 Pontos : 845
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 11:21 pm | |
| Já nada me espanta, os caçadores a serem consederados criminosos, certo alguns abusarem, mas teria que haver uma ideia dos antecedentes dos infratores. |
|
| |
antoniomatos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 369 Idade : 65 Localização : estados unidos da america Ocupação : maquinista Humor : quanto basta Data de inscrição : 28/09/2010 Pontos : 388
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 11:24 pm | |
| se vfossem criminossos eram melhor tratados |
|
| |
jose costa Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 3885 Idade : 64 Localização : lisboa Ocupação : servente Humor : algum Data de inscrição : 02/07/2010 Pontos : 4108
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qua Out 24, 2012 11:40 pm | |
| boas quando colocam as placas porque deixam colocá-las nas paredes das vilas e aldeias se a lei diz a 250 metros da povoação então vão colocar as placas a 250 metros e comecem a caçar a partir dai cumps. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 12:22 am | |
| 30 para 500 vai uma grande diferença... agora eu já fui apanhado a 198m de um monte no meio de um olival e a distancia legal são 250m, o que é certo é que eu nem sabia que lá estava o monte e fui "condenado" na mesma. O agente (antigo guardador de porcos) teve muita má fé Neste caso só avaliando o local e sabendo na realidade como tudo se passou é que se pode avaliar a situação... já pensaram que essas instalações industriais podem estar fechadas à tanto tempo e no meio do nada que não faz mal caçar ali? Com isto não estou a querer retirar as culpas aos 3 individuos, pois se estavam a cometer uma infracção terão que ser responsabilizados por ela. Nestes casos, provavelmente, as armas serão devolvidas e nem sequer devem ir a tribunal, recebem um sumarissimo, aceitam, pagam e pronto... a carta de caçador é que poderão ter que voltar a tira-la. Isto se não tiverem antecedentes criminais claro. |
|
| |
joao santos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 10:29 am | |
| |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 10:31 am | |
| O pessoal tem de andar com um medidor de distâncias a laser |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 11:05 am | |
| - Rogério escreveu:
- 30 para 500 vai uma grande diferença... agora eu já fui apanhado a 198m de um monte no meio de um olival e a distancia legal são 250m, o que é certo é que eu nem sabia que lá estava o monte e fui "condenado" na mesma. O agente (antigo guardador de porcos) teve muita má fé
Neste caso só avaliando o local e sabendo na realidade como tudo se passou é que se pode avaliar a situação... já pensaram que essas instalações industriais podem estar fechadas à tanto tempo e no meio do nada que não faz mal caçar ali?
Com isto não estou a querer retirar as culpas aos 3 individuos, pois se estavam a cometer uma infracção terão que ser responsabilizados por ela.
Nestes casos, provavelmente, as armas serão devolvidas e nem sequer devem ir a tribunal, recebem um sumarissimo, aceitam, pagam e pronto... a carta de caçador é que poderão ter que voltar a tira-la. Isto se não tiverem antecedentes criminais claro. Amigo Rogério é mais do que certo o que diz, pois o que não falta para ai são instalações industriais desativadas, mas as noticias são apresentadas de maneira, a que os caçadores sejam logo julgados, na praça publica como vândalos... Em algumas situações, na minha maneiras de ver as coisas, os responsáveis pelas zc também tem-em uma quota-parte da culpa, pois há certos locais que era preferível serem desanexados ou simplesmente serem plaqueados para não se caçar. para os mais desatentos destas situações, tenham em atenção que quase todas as situações de transgressão ás leis da caça, dão apreensão da carta de caçador, já para não falar de todo o resto. |
|
| |
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 11:11 am | |
| - Rui Militão escreveu:
- O pessoal tem de andar com um medidor de distâncias a laser
esse trabalho devia em alguns casos ser feito pela direcção da zc, quantas vezes só se apercebemos de certas situações quando já estamos perto demais |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 5:10 pm | |
| A notícia não está exactamente explícita e não fala em nada de muito em concreto.
Para que saibam, umas instalações isoladas no meio do monte, de por exemplo, um lagar desactivado, ou uma oficina, ou uma fábrica antiga mesmo que esta não esteja em laboração, etc, etc,, para todos os efeitos são consideradas instalações industriais, e basta isto para dar uma notícia destas nos jornais.
Ainda no ano passado, aqui perto de mim, foram detidos 3 caçadores por estarem a cerca de 270 metros de um lagar isolado no meio do monte e que não estava em laboração, mas, como é considerada uma instalação industrial, estando os caçadores a menos de 500 metros estavam em transgressão.
Em casos como o anterior que exemplifiquei parece-me ter havido um grande bocado de falta de bom senso (e pura caça à multa) dos agentes da fiscalização, pois não havia necessidade de actuar logo a doer na primeira vez que apanharam as pessoas nessas situações, e uma advertência e uma explicação constructiva seria a primeira medida desejável da parte deles, e a doer só em reincidentes. Felizmente, conheço alguns que até são pessoas de bem e compreensivas, sempre disponíveis para ajudar e informar os caçadores que estão por bem, mas como em tudo na vida, também há alguns que como profissionais da fiscalização deixam (em tudo) muito a desejar. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Detencões em Braga Qui Out 25, 2012 5:42 pm | |
| Ora aí está João. Foi isso que eu quis clarificar. Cada caso é um caso. E os jornalistas transformam sempre as coisas de modo a vender jornais |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:04 pm | |
| Malta, o melhor é todos revermos ao pormenor as leis da caça e não facilitar-mos em momento algum, pois pelo que tenho assistido as autoridades não perdoam... Eu ainda este ano estive a caçar a sensivelmente a cerca de 250 metros de uma fábrica, pensava que estava a distância legal mas pelos vistos não Aos tordos tenho um local que gosto particularmente de caçar em Janeiro, mas pelos vistos também tenho andado a transgredir pois apesar de me colocar no olival, tenho um pinhal a cerca de 50 mts... Para quem estiver interessado em dar uma revivão nas leis da caça, dê uma espreitadela pois mais vale prevenir... http://dre.pt/pdf1sdip/2011/01/00400/0010100139.pdf |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:10 pm | |
| O que têm o pinhal a ver? |
|
| |
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:16 pm | |
| - Rogério escreveu:
- O que têm o pinhal a ver?
Se percebi bem o que postas-te anteriormente, já fostes multado por estar a 198 mts de um monte. |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:18 pm | |
| O problema é que a maior parte da lei geral da caça está desajustada da presente realidade, foi feita para o regime livre e ai essas distancias faziam sentido, agora no regime ordenado onde os proprietários assinam um contrato, as distancias só fariam sentido de comum acordo entre a ZC e o proprietário,á até situações em que se devia caçar junto ás habitações, explorações pecuárias etc em que a caça começa a fazer estragos consideráveis principalmente os coelhos. |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:25 pm | |
| - Sérgio Mota escreveu:
- Rogério escreveu:
- O que têm o pinhal a ver?
Se percebi bem o que postas-te anteriormente, já fostes multado por estar a 198 mts de um monte.
Sim. De um monte. A minha pergunta é onde interfere o pinhal? |
|
| |
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:27 pm | |
| A uns anos o meu avo estava aos tordos em terreno livre e estava a 230 metros de uma serralharia que no ano anterior era um pavilhao desactivado. Ele nao sabia que ja estava a funcionar e foi para la aos tordos...A verdade e que apareceram os "Gajos" e o trataram como um criminoso...Por 20 metros e aliado a que no ano anterior o pavilhao estava desativado podiam ter perdoado...Mas nao, foi presente a tribunal, perdeu a carta de caçador e pagou uma multa que ja nao me lembro ao certo de quanto foi...Felizmente o juiz teve o minimo de consciencia e devolveram a arma, e reduziram a multa... Mas neste caso estamos a falar de 30 metros de uma zona industrial, todos ja sabemos que eles andam sedentos de multas...Esses tres caçadores abusaram da sorte e verdade, mas isso nao da direito a que sejam tratados como criminosos!
Abraço. |
|
| |
| Assunto: Re: Detencões em Braga Sex Out 26, 2012 2:33 pm | |
| - Rogério escreveu:
Sim. De um monte.
A minha pergunta é onde interfere o pinhal? Rogério, as distâncias de protecção de um monte são as mesmas de um pinhal ou estou equivocado |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Detencões em Braga | |
| |
|
| |
|