| munições que deixam a peça no sitio | |
|
Autor | Mensagem |
---|
joao santos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 3:26 pm | |
| Boa tarde, eu gostava de recolher informações sobre as munições que têm as melhores prestações nas esperas aos javalis, eu estou a usar norma oryx 300wm 200Gr e precisava de arranjar algo mais mortífero para o 300wm, o único que ficou seco foi com o tiro na diagonal todos que são a atravessar tenho que os ir buscar uns mt mais à frente, o problema é quando são encostas com muito mato como acontece na serra da Lousã, nestas situações pode vir a ser um problema para uma pessoa só, visto que na dita serra praticamente não há rede de telemóvel para pedir ajuda a alguém, com isto pedia que os esperistas deste forum, para postarem aqui os vossos conhecimentos e opiniões. Desde já um obrigado |
|
| |
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 3:29 pm | |
| Com esse calibre é preciso fazer bem a escolha de pontas, rws evolution, win xp3 são 2 exemplos de boas pontas para esse calibre. |
|
| |
Antonio Campos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 81 Localização : Peniche Ocupação : Técnico de Contas Humor : o suficiente Data de inscrição : 03/07/2010 Pontos : 317
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 3:45 pm | |
|
Não há nada melhor para essa zona que a 9.3x62, a minha opinião
|
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 4:35 pm | |
| - Antonio Campos escreveu:
Não há nada melhor para essa zona que a 9.3x62, a minha opinião Mas como eu não estou interessado em mudar de calibre, agradecia a opinião sobre marcas e referencias de pontas |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 4:39 pm | |
| Esse calibre é mais que suficiente para a caça ao javali e as balas que utiliza tambem, possivelmente o tiro não tem ficado no sitio certo possivelmente má afinação da optica que utiliza. |
|
| |
tiago pereira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 73 Idade : 40 Localização : Pinhal Novo Humor : Alg Data de inscrição : 18/07/2010 Pontos : 94
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 7:53 pm | |
| Isso de deixar os porcos "no sítio" não é assim tão linear como se possa parecer.
Ainda na lua anterior atirei a uma porca com 73 kg, o tiro entrou por cima da mão esquerda (fazendo diagonal para baixo) desfez o coração e saiu do outro lado, só encontrá-mos os restos do coração quando a amanha-mos e vimos uns farrapos dele e ainda assim a bicha teve adrenalina para correr cerca de 50 metros até tombar no chão.
E no ano passado, atirei a um porco macho com cerca de 90 kg com um tiro na zona dos pulmões atravessando também o animal e este ficou prostrado no chão e nem sequer esperneou.
Isto com um calibre 30.06 e balas de 180 gr.
Por isso acho que não é um "problema" de balas nem calibres... é a Natureza dos animais. |
|
| |
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 9:51 pm | |
| - tiago pereira escreveu:
- Isso de deixar os porcos "no sítio" não é assim tão linear como se possa parecer.
Ainda na lua anterior atirei a uma porca com 73 kg, o tiro entrou por cima da mão esquerda (fazendo diagonal para baixo) desfez o coração e saiu do outro lado, só encontrá-mos os restos do coração quando a amanha-mos e vimos uns farrapos dele e ainda assim a bicha teve adrenalina para correr cerca de 50 metros até tombar no chão.
E no ano passado, atirei a um porco macho com cerca de 90 kg com um tiro na zona dos pulmões atravessando também o animal e este ficou prostrado no chão e nem sequer esperneou.
Isto com um calibre 30.06 e balas de 180 gr.
Por isso acho que não é um "problema" de balas nem calibres... é a Natureza dos animais. Ás vezes também penso que sim... mas como nos vídeos ficam praticamente todos no sitio, e também tenho colegas que também dizem que normalmente ficam todos no sitio, começo a achar que algo esta mal comigo... já agora que munições é que o amigo tiago esta a usar? |
|
| |
tiago pereira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 73 Idade : 40 Localização : Pinhal Novo Humor : Alg Data de inscrição : 18/07/2010 Pontos : 94
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 10:29 pm | |
| Amigo João,
utilizo as Sako Super Hammerhead 180 gr em 30.06.
Afinei a mira da carabina para essas balas, e são apenas essas que utilizo.
Esqueci-me de referir na mensagem anterior que ambos os tiros foram efectuados de espera a cerca de 85 metros dos porcos.
|
|
| |
| |
| |
Luis Sousa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 324 Idade : 49 Localização : Gandarela de Basto Ocupação : Eng. Agricola Humor : Optimo Data de inscrição : 29/10/2011 Pontos : 371
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 11:07 pm | |
| Ha bichos que so com canhao ficavam no sitio a luta pela vida é lixada |
|
| |
cruz Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 497 Idade : 55 Localização : cacem Ocupação : caçador Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2008 Pontos : 526
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sex Out 19, 2012 11:22 pm | |
| Amigo João Santos, está a atirar a que distancia?
Sendo o 300 um calibre extremamente rápido, e estando a atirar com pontas de expansão controlada como é o caso das orix. O mais certo é estar a varar o animal sem que a ponta tenha tempo de fazer o seu trabalho dentro do mesmo!
Assim sendo... experimente umas soft point, ou aumento para o dobro a distancia de tiro, caso queira continuar a atirar com as mesma pontas.
Cump. |
|
| |
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sáb Out 20, 2012 1:05 am | |
| tenho tiros a varias distancia entre 60 a 70mt o ultimo foi a menos de 50mt e sobre a espadua e ainda fez uns 40mt ate entrar dentro duma caneira, ficou com o buraco da bala igual dos dois lados com o diâmetro cerca de 3cm |
|
| |
bredaaries2 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2405 Idade : 48 Localização : grandola Ocupação : op.maquinas agriculas Humor : normal Data de inscrição : 25/05/2010 Pontos : 2508
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Sáb Out 20, 2012 9:16 pm | |
| amigo joão nesse calibre não tenho experiencia embora esteja á espera de uma arma nesse calibre mas por o que voçê diz os progéteis devem ser demasiado duros se gosta da norma exprimente a plastic point pois é muito mais macia o que vai fazer um estrago muito maior eu nas esperas só atiro com 0 30.06 e só ainda ouve 1 que não ficou no sitio e foi com munições lapua mega 200gr. fez 1 pequeno orificio de entrada e saida causando poucos estragos de resto tudo no sitio inclusive o que está na foto do meu avatar que é um daqueles que é muito raro aparecer cobrado com RWS ks 201gr. já obtive bons resultados com as seguintes munições- winchester power point 180gr., norma plastic point 180gr., remington corelokt 220gr. e180gr., sako hammerhead 220gr. rws ks 201gr.,e sellier e bellot sp 180 gr. em calibre 30.06 |
|
| |
agc Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 60 Idade : 55 Localização : arruda dos vinhos Ocupação : ensino Humor : "caçar sempre" Data de inscrição : 14/07/2011 Pontos : 90
| Assunto: balas Qui Nov 01, 2012 9:43 am | |
| Caro amigo depois de usar todo o tipo de munições na minha 300 wm, comprei umas balas marca leader muito baratas 20€ e até hoje todos os porcos que atirei com elas só um se afastou para aí 20 m são mortiferas e são vendidas pela A.Montez. Abraço |
|
| |
la.satel Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 144 Idade : 37 Localização : Outeiro - São Pedro de France Ocupação : tecnico de electronica Humor : Rir pra não chorar Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 174
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Qui Nov 01, 2012 10:11 pm | |
| segundo aquilo que me apercebo por vezes um tiro correnos mal uma vez com uma certa bala mas o segundo ja é completamente diferente. o ideal é testarmos a mesma munição em varias circunstancias |
|
| |
Balejo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 66 Idade : 39 Localização : Portalegre Ocupação : Infromática Humor : Muito :P Data de inscrição : 12/09/2011 Pontos : 70
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Seg Nov 05, 2012 5:28 pm | |
| Visto ir adequirir uma carabina do mesmo calibre tenho andado com o mesmo dilema Tenho estado de olho nas Sako Arrowhead II, alguem me pode dar umas informação sobre as mesmas sff? Já agora em montaria, em uma distancia mais curta (visto o calibre ter muita velocidade) as Sako Hammerhead 220g e Super Hammerhead 220g que tal se comportam? (As minhas desculpas ao amigo João Santos de desviar um pouco o assunto tópico mas como se trata do mesmo calibre e de balas... ) Cumprimentos
Última edição por Balejo em Seg Nov 05, 2012 7:01 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
manuel cheta Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 356 Idade : 55 Localização : Sabóia- Odemira Ocupação : Empresário Serralheiro e Cinegético Humor : Neste momento fraco Data de inscrição : 24/09/2012 Pontos : 393
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Seg Nov 05, 2012 5:42 pm | |
| Coloquem o tiro na omoplata e depois digam-me onde caiem! Tiros de pulmões e coração são mortais mas não ficam no sitio.
Abraço MC |
|
| |
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Seg Nov 05, 2012 5:50 pm | |
| Manuel cheta é isso mesmo, e uma das formas é treinarem o tiro e afinarem bem a arma, depois com calma e tempo aparecem os resultados. De qualquer forma, as munições SAKO são muito boas. |
|
| |
bredaaries2 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2405 Idade : 48 Localização : grandola Ocupação : op.maquinas agriculas Humor : normal Data de inscrição : 25/05/2010 Pontos : 2508
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Seg Nov 05, 2012 10:17 pm | |
| conheço que caça com esse calibre(.300wm) com munições norma plastic-point 180gr. e winchester power-point 180gr. com excelentes resultados agora é como o amigo manuel cheta diz tiros limpos são os de codilho pois normalmente o progétil apanha ossos o que faz espandir logo o mesmo, eu mesmo com um calibre mais fraco(30.06) só ainda atirei a um porco que foi morrer a cerca de 20m com o coração trespassado |
|
| |
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Ter Nov 06, 2012 12:33 am | |
| |
|
| |
Balejo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 66 Idade : 39 Localização : Portalegre Ocupação : Infromática Humor : Muito :P Data de inscrição : 12/09/2011 Pontos : 70
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio Ter Nov 06, 2012 9:30 am | |
| Pois é Essas balas pareceram-me bastante interessantes, de certo que há muitas mais de qualidade so queria ouvir (ler ) um feedback de quem as ja utilizou especialmente as Arrowhead II(Scirocco) e as Hammer em montaria (comportamento em tiro curto e longo). |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: munições que deixam a peça no sitio | |
| |
|
| |
| munições que deixam a peça no sitio | |
|