* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  COMUNICADO aos CAÇADORES Button10  COMUNICADO aos CAÇADORES 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 COMUNICADO aos CAÇADORES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
fabio_padinha
Aprendiz
Aprendiz
fabio_padinha

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 279
Idade : 29
Localização : Veiros-Estarreja
Ocupação : estudante
Humor : muito elevado
Data de inscrição : 15/07/2012
Pontos : 310

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySex Jul 20, 2012 5:38 pm

O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) estão a entregar todos os lugares de decisão na área da CAÇA, ao antigo ICNB.
Uma parte dos serviços da ex-AFN já transitou para as antigas instalações do ex-ICNB.O mesmo é dizer que o sector da caça vai ver as receitas por si criadas, entregues a quem sempre lhe tentou “complicar a vida”.
Vamos assistir às verbas provenientes das taxas pagas pelas zonas de caça (de manutenção anual das concessões) e pelos caçadores (das licenças de caça) e outras, serem utilizadas contra o próprio sector.
Não era isto que o Dr. Paulo Portas defendia aquando das suas visitas às Feiras da Caça e nas campanhas eleitorais! Será que o Dr. Paulo Portas saberá quem manda no ICNF? Será a Srª. Ministra diretamente ou o Sr. Secretário Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural? Eu sinceramente tenho muitas dúvidas.
E na dúvida há uma coisa que os caçadores não vão deixar que aconteça, é que o dinheiro gerado pelo sector da caça seja aplicado contra o próprio sector. A verificar-se tal facto, no próximo ano, e de forma concertada, tudo faremos para que as zonas de caça não procedam ao pagamento das respetivas taxas. Só desta forma podemos defender os interesses de um sector que tem sido vetado ao abandono por este Governo.

Fonte:http://pagina.fencaca.pt
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySex Jul 20, 2012 5:50 pm

Para pior ha sempre noticias. Quando é o dia que temos um comunicado que nos agrade?
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySex Jul 20, 2012 5:51 pm

O que têm a fazer, em sinal de protesto é não pagarem as respectivas taxas...tenham "tomates" pelo menos uma vez na vida...é só blá, blá, blá,blá...deixem-se de conversa fiada e ajam... Mad
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_padinha
Aprendiz
Aprendiz
fabio_padinha

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 279
Idade : 29
Localização : Veiros-Estarreja
Ocupação : estudante
Humor : muito elevado
Data de inscrição : 15/07/2012
Pontos : 310

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySex Jul 20, 2012 5:58 pm

Isto é como na politica toda a gente fala e nunca ninguem faz nada, marcam manifestações e ninguem aparece, depois dizem "o pais não anda pá frente", "Temos de nos juntar para acabar com estes politicos". mas chega-se á hora da verdade e desaparecem todos
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySex Jul 20, 2012 6:01 pm

Nem mais Fábio...fala-se muito mas age-se pouco... nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 42
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySáb Jul 21, 2012 4:27 pm

Muita parra e pouca uva nofixe nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySáb Jul 21, 2012 5:13 pm

Aproveitem e manifestem-se em frente á casa do Coelho e da sua comandita... nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySáb Jul 21, 2012 6:28 pm

Devia abrir era a caça ao Coelho Passos!

Quem o pendurar primeiro ganha uma viagem de caça a marrocos...
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySáb Jul 21, 2012 6:51 pm

Marrocos??? elááááá´...isso promete... bounce
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySáb Jul 21, 2012 7:30 pm

marrocos também quero Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
pinto21
Membro Veterano
Membro Veterano
pinto21

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1852
Idade : 41
Localização : leiria
Ocupação : trabalho
Humor : tem dias
Data de inscrição : 26/12/2009
Pontos : 1967

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySáb Jul 21, 2012 7:44 pm

Acho que hoje em dia já nada me surpreende quando se fala decisões em prole da caça! nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptyDom Jul 22, 2012 4:04 pm

Digam-me em bom português no que é que isto modifica, em termos cinegéticos, o panorama português? Não sejam individualistas, porque muitos falam porque sempre caçaram em áreas onde nada produziram e não só, e quando lhes foi vedado esse acesso é que se manifestaram, por isso digam-me onde é que isso afecta as reservas associativas? Porque as outras acho que são pura e simplesmente fontes de rendimento ou para o estado e alguns ou só para alguns...bem claro que vejo aqui alguém preocupado com algum tacho que vai deixar de ter porque durante os muitos longos 12 anos em que estive integrado na E.G. de uma associativa nunca vi nenhuma verba nem incentivo cinegético por parte das entidades como a AFN e outras associações que recebiam uma grande percentagem dos impostos pagos pelos caçadores das associativas e turísticas.e que apenas se adaram a encher a custa dos caçadores, porque esta polémica agora? Digam-me onde é que reside o problema? E porque é que os caçadores integrados em associações se devem manifestar e deixar de cumprir a lei que até hoje fizeram sem ter benefício? Porquê? Há aqui alguém que está realmente a perder algum tacho para ele e para os afilhados...deixem-se disso sejamos honestos ou então dêem uma explicação plausível...
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptyDom Jul 22, 2012 5:11 pm

Eu quando quis pertencer a umas associações, foi-me vedada a entrada com a desculpa de não ser da "terra"...fiz o barulho que entendi na altura, eu e mais alguns em frente á DGF, por isso volto a reafirmar...se estão com medo de perder as tachadas, que se manifestem da maneira que entenderem...estou totalmente á vontade para falar isto, pois nunca pertenci a nenhuma "tacharia"... e vou continuar a caçar, da maneira que os meus euros assim o permitirem... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptyDom Jul 22, 2012 5:14 pm

joão gil escreveu:
Eu quando quis pertencer a umas associações, foi-me vedada a entrada com a desculpa de não ser da "terra"...fiz o barulho que entendi na altura, eu e mais alguns em frente á DGF, por isso volto a reafirmar...se estão com medo de perder as tachadas, que se manifestem da maneira que entenderem...estou totalmente á vontade para falar isto, pois nunca pertenci a nenhuma "tacharia"... e vou continuar a caçar, da maneira que os meus euros assim o permitirem... fixe
é isso fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySeg Jul 23, 2012 2:29 pm

joão gil escreveu:
Eu quando quis pertencer a umas associações, foi-me vedada a entrada com a desculpa de não ser da "terra"...fiz o barulho que entendi na altura, eu e mais alguns em frente á DGF, por isso volto a reafirmar...se estão com medo de perder as tachadas, que se manifestem da maneira que entenderem...estou totalmente á vontade para falar isto, pois nunca pertenci a nenhuma "tacharia"... e vou continuar a caçar, da maneira que os meus euros assim o permitirem... fixe

Senão perecebeste eu explico-me melhor Gil, isto nada tem a ver com os caçadores mas sim com associações que em nome dos caçadores, que não representam, promovem encontros reuniões etc etc tudo isto para justificar o dinheiro que recebem para efeitos de representarem os caçadores, esse são quem anda a mamar o tal "tacho" penso que não fazes parte de nenhuma associação que diz representar as associações e os caçadores, quanto a não teres entrado em nenhuma reserva, lembro-me de aqui ha dois anos mais ou menos te ter falado nisso por dizeres que não tinhas sitio onde caçar, e nessa altura deixaste de falar nisso, os seja muitos não são socios de uma associação de caçadores porque não quiseram, pois sempre houve opções e agora bem mais baratas, muitas vezes mesmo a pagar joias poupa-se dinheiro pois não se anda a saltar de sitio em sitio etc etc..mas isto é uma opiião pessoal quanto a oferta que aqui ha dois anos te sugeri já não está de pé pois felizmente já não faço parte da EG sendo que agora só sabendo se alguem pode entrar pois está estabelecido uma cota maxima como a lei define por hectare. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySeg Jul 23, 2012 2:49 pm

Percebi bem o que te estavas a referir, Carlos...e era a esses que se dizem defensores dos caçadores Portugueses que eu me estava a dirigir também...em relação ao outro assunto, agradeci-te na altura e volto a agradecer...Eu tento-me conter, mas tenho uma mágoa muito grande em relação a como foram constituidas as primeiras associativas e da maneira como eu e muitos fomos logo postos de parte á partida...é passado já com mais de 25 anos...mas de vez enquando lá volta a mágoa...será lamechice da idade??? ehehehehehe

Grande abraço fixe
Ir para o topo Ir para baixo
m.f
Membro Veterano
Membro Veterano
m.f

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1094
Idade : 53
Localização : sintra
Ocupação : assist.operacional
Humor : 9,9
Data de inscrição : 12/05/2011
Pontos : 1155

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySeg Jul 23, 2012 2:51 pm

gil jola
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySeg Jul 23, 2012 2:54 pm

A verdade é que o presidente da Fencaça é tb o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o tal que despensa apresentações e considerações e que os caçadores tão bem conhecem.
Se querem começar por algum lado deixem de pertencer a esta associação, deixem de pagar cotas e enviem cartas de protesto.
Para terem ideia uma das muitas que este senhor fez foi o de efectuar despachos de promulgação de zonas de caça em Abr/ Maio publicados no dia a seguir ao despacho mas com data de efeito cinco(5)meses depois, onde a época de caça já vai com um mês de aberta onde a geral de caça a coelhos e lebres já vai com 20 dias etc etc.
Este é dos tais que com o calendário á frente não vê um boi.
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySeg Jul 23, 2012 3:07 pm

Rui Militão escreveu:
A verdade é que o presidente da Fencaça é tb o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o tal que despensa apresentações e considerações e que os caçadores tão bem conhecem.
Se querem começar por algum lado deixem de pertencer a esta associação, deixem de pagar cotas e enviem cartas de protesto.
Para terem ideia uma das muitas que este senhor fez foi o de efectuar despachos de promulgação de zonas de caça em Abr/ Maio publicados no dia a seguir ao despacho mas com data de efeito cinco(5)meses depois, onde a época de caça já vai com um mês de aberta onde a geral de caça a coelhos e lebres já vai com 20 dias etc etc.
Este é dos tais que com o calendário á frente não vê um boi.

ou entao juntar umas quantas assinaturas eenviar um comunicado a ministra da agricultura
atacar ond realmente se possa obter algo
porque por ai tenho muitas duvidas
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptySeg Jul 23, 2012 7:11 pm

carlosgarcia escreveu:


Senão perecebeste eu explico-me melhor Gil, isto nada tem a ver com os caçadores mas sim com associações que em nome dos caçadores, que não representam, promovem encontros reuniões etc etc tudo isto para justificar o dinheiro que recebem para efeitos de representarem os caçadores, esse são quem anda a mamar o tal "tacho" penso que não fazes parte de nenhuma associação que diz representar as associações e os caçadores, quanto a não teres entrado em nenhuma reserva, lembro-me de aqui ha dois anos mais ou menos te ter falado nisso por dizeres que não tinhas sitio onde caçar, e nessa altura deixaste de falar nisso, os seja muitos não são socios de uma associação de caçadores porque não quiseram, pois sempre houve opções e agora bem mais baratas, muitas vezes mesmo a pagar joias poupa-se dinheiro pois não se anda a saltar de sitio em sitio etc etc..mas isto é uma opiião pessoal quanto a oferta que aqui ha dois anos te sugeri já não está de pé pois felizmente já não faço parte da EG sendo que agora só sabendo se alguem pode entrar pois está estabelecido uma cota maxima como a lei define por hectare. fixe
as coisas nao sao bem assim e baratas onde tao também gostava de saber, sabe muito melhor caçar em em varios sitios, é a minha opiniao comprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES EmptyQui Jul 26, 2012 1:24 pm

Rui Militão escreveu:
Se querem começar por algum lado deixem de pertencer a esta associação, deixem de pagar cotas e enviem cartas de protesto.
Ora aí está uma atitude a levar em conta, e foi que a tive mais os amigos, que faziam parte na altura, da EG de uma zona de caça associativa, isto já em 2005/2004 para aí, pois vimos a única finalidade dessa e outras associações pseudo defensoras dos caçadores e que ainda recebem uma quantia das nossas licenças de caça, ora essa é a coisa que agora está em causa com esta noticia, certo é que em nada nos dá vantagem se as verbas forem entregues a grupos extremistas de verdes e ecologistas e similares(muitos deles "betinhos" filhos de políticos e afins) mas o certo é que ninguém se mexe contra esses "chulos" nem contra os vampiros do estado e que o estado sustenta, que em tudo vêem proveito para encher a barriga a custa dos outros. nofixe para que servem tantos gabinetes de estudo e avaliações dos parques naturais?Para que servem tantos gestores e chefes nas zonas de parques naturais?Já agora para que servem os parques naturais?Deêm-me uma razão plausível para essas zonas serem administradas por centenas de verdadeiros "urubus" que nos levam as verbas que deveriam ser aplicadas em prole da actividade lúdica cinegética?..Pois mas não é fácil acabar com esses verdadeiros e demasiados bem pagos "tachos" dos amigos e para os amigos dos que já estão inseridos na sua supervisão.Não há razão para a existência de parques naturais diferenciados em todas as zonas há elementos para fiscalizar a actividade cinegética e fazer cumprir a lei porque é que há-de haver entidade supérfluas para fazer o mesmo e o pior é que sem qualquer conhecimento de causa sobre habitat e espécimes desse habitat mas cursados(quem sabe em escolas técnicas muito parecidas com a Lusófona..)em boa vida e pagos a nossa custa..tanto que se ouve e vê gastar em prole do lince mas nada vejo em prole do coelho bravo que é uma das fontes de alimentação do dito lince...pois os caçadores pagam os seus impostos, as suas licenças e claro se querem coelhos tem de desenvolver actividades extras para que estes consigam sobreviver..e se tudo correr bem em breve em alguma zona de parque natural teremos algum casalinho de linces..se houver coelhos com abundância claro..enfim é uma opinião pessoal e um desabafo de quem não vê melhoras nesta actividade que engorda largamente os bolsos de muitos vigaristas e amigos. hunter
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




COMUNICADO aos CAÇADORES Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICADO aos CAÇADORES   COMUNICADO aos CAÇADORES Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

COMUNICADO aos CAÇADORES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Cumunicado aos caçadores
» ola cacadores
» Paguem caçadores....
» Petição Publica de caçadores
» Força caçadores.....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-