| Melhor altura para repovoamento de perdizes | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Melhor altura para repovoamento de perdizes Sáb maio 26, 2012 2:37 pm | |
| Boas pessoal Um conhecido meu está inserido numa zona de caça já á alguns anos e pela primeira vez estão em pensar em repovoar a zona com algumas perdizes...como tem havido por lá muitas opiniões divergentes, o que é normal, gostaria que partilhassem as vossas experiencias...em que altura do ano e em que quantidades se deve proceder ao repovoamento...também serão precisos alguns comedouros/bebedouros??? Na zona em questão, ainda existem algumas (poucas) perdizes das bravas... Obrigado a todos |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Sáb maio 26, 2012 3:35 pm | |
| Depende da finalidade do repovoamento.
Se é para caçar já na proxima epoca a partir de agora com perdizes de 12 semanas.
Se for com intenção de fazer um repovoamento mais á seria, o ideal será no mês de Setembro, obrigando, os meus conhecimentos assim mo dizem, a ter um trabalho mais em pronfundidade, construindo gaiolas dotadas de comedouros e bebedouros aonde caibam cerca de 60 perdizes + ou -, 100m2 é o suficiente, coloca-las em areas querençudas e á sua volta, dotar o terreno de comedouros e bebedouros, não existindo agua em quantidade suficiente, soltando metade das perdizes passados 3 dias e passados outros 3 soltar as restantes.
Muito importante é dar-lhe o maio descanso/sossego possivel, até na solta abrir a porta da gaiola de noite e deixa-las sair ávontade, atenção tambem aos predadores se existirem muitos é pertinente reduzi-los antes de se fazer todo este trabalho.
NB: É minha experiencia, com algum exito, que tenho sobre repovoamentos de perdizes que assim o diz, boa sorte. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Sáb maio 26, 2012 5:05 pm | |
| é uma coisa que também queria fazer na minha zona mas o tempo que passo em portugal é pouco com muita pena minha |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Dom maio 27, 2012 7:50 pm | |
| Obrigado Mota pelas tuas indicações...segundo o que me deu a entender, eles este ano não querem fazer "mossa" ás perdizes...querem mesmo é fazer um repovoamento bem feito. |
|
| |
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Dom maio 27, 2012 11:20 pm | |
| Nao repovoem!!! Limitem a captura das bravas. Menos dias para se matarem e menos peças por caçador...vao ver que daqui a uns anos sao recompensados. Abraço. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Dom maio 27, 2012 11:23 pm | |
| - Mota escreveu:
- Nao repovoem!!! Limitem a captura das bravas. Menos dias para se matarem e menos peças por caçador...vao ver que daqui a uns anos sao recompensados. Abraço.
era uma grande ideia |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Dom maio 27, 2012 11:24 pm | |
| - Mota escreveu:
- Nao repovoem!!! Limitem a captura das bravas. Menos dias para se matarem e menos peças por caçador...vao ver que daqui a uns anos sao recompensados. Abraço.
Pois, mas a maior parte das ZC não fazem gestão a longo prazo. |
|
| |
Luis Santos Sub-Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6892 Idade : 54 Localização : figueira da foz Ocupação : caçar pescar Humor : algum Data de inscrição : 03/08/2009 Pontos : 7568
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Dom maio 27, 2012 11:24 pm | |
| Aqui pela minha zona ja faço repovoamento vai para 5 anos e ja se vai vendo algumas perdizes .... |
|
| |
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Dom maio 27, 2012 11:29 pm | |
| Acho que não há nada que chegue à pureza genética. Se ainda a têm, preservem-na bem, porque sacos de farinha matam-se em todo o lado, perdizes bravas em poucos sítios. Porque a maioria querem fazer grandes molhos e não privilegiam a dificuldade do lance. Eu prefiro fazer 3 levantes a um bando de bravas e não conseguir dar um tiro (porque elas não se deixam chegar) do que matar 3 ou 4 de farinha. Não há nada como cansa-las e conseguir cobrar 1 ou 2. Isso sim é caça e é isso que me realiza, não fazer 4 ou 5 numa manha.
Abraço a todos. |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 12:25 am | |
| - Mota escreveu:
- Acho que não há nada que chegue à pureza genética. Se ainda a têm, preservem-na bem, porque sacos de farinha matam-se em todo o lado, perdizes bravas em poucos sítios. Porque a maioria querem fazer grandes molhos e não privilegiam a dificuldade do lance. Eu prefiro fazer 3 levantes a um bando de bravas e não conseguir dar um tiro (porque elas não se deixam chegar) do que matar 3 ou 4 de farinha. Não há nada como cansa-las e conseguir cobrar 1 ou 2. Isso sim é caça e é isso que me realiza, não fazer 4 ou 5 numa manha.
Abraço a todos. E tem a certeza que essas perdizes não nasceram já de outras posta no terreno e quem lhe garante que não?? Carradas de farinha??? é demais, com que finalidade???. Se o repovoamento for feito, mesmo com perdizes de cativeiro, sendo elas geneticamente genuinas a puder do tempo ficam tão bravissimas e são tão puras que o amigo Mota nem pernas terá para elas. Hoje em dia qualquer criador tem um imenso cuidado para não criar uma especie cinegetica atravessada, pois ao faze-lo estará a cavar a sua propria sepultura como empresario e isso para quem investe "pelim" não é interessante percebe?? . O amigo Mota é cá um exgerado eheheheh, respeite tambem a ideia dos outros e fique sabendo que, a base fundamental desses trabalhos de repovomento, sendo bem feitos, é sempre uma mais valia para os caçadores e para a caça no seu geral, fique tambem ciente que é mesmo verdade e mais tarde, com o seu avançar na idade, constatará que é uma realidade aquilo que acabo de dizer. Colocar-se em causa a duvida da genuidade da especie?? corretissimo e plenamente de acordo, agora os repovoamentos??? não faz sentido absolutamente nenhum deita-los abaixo pelos caçadores. Cumprimentos. |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 12:39 am | |
| |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 6892 Idade : 54 Localização : figueira da foz Ocupação : caçar pescar Humor : algum Data de inscrição : 03/08/2009 Pontos : 7568
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 9:26 am | |
| - AHMota escreveu:
Luis, tivemos a 0 por cá, agora tambem já se vêem algumas e mais se veriam se os "predadores", mais de uns de que de outros, se é que entendem, não passa-sem sem andar sempre na procura delas. Por cá igual |
|
| |
Mota Membro Experiente
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 1:19 pm | |
| Amigo AHMota, nunca na vida essas perdizes serao tao bravas como as outras. No que toca a pernas, nao me conhece e nunca caçou comigo e por isso nao pode dizer que nunca terei pernas para elas. Eu so expressei a minha ideia, nao ofendi ninguem, e respeito quem faz repovoamentos apesar de ser contra!
Abraço e obrigado pela sua intervençao. |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 3:38 pm | |
| - Mota escreveu:
- Amigo AHMota, nunca na vida essas perdizes serao tao bravas como as outras. No que toca a pernas, nao me conhece e nunca caçou comigo e por isso nao pode dizer que nunca terei pernas para elas. Eu so expressei a minha ideia, nao ofendi ninguem, e respeito quem faz repovoamentos apesar de ser contra!
Abraço e obrigado pela sua intervençao. Amigo Mota, tem que fundamentar mais essa ideia de que as perdizes de cativeiro nunca atnigem a bravura das bravas, olhe eu, desculpe deve de ser da idade, sei, não estudei para isso, que a genetica é a base fundamental para a perdiz atingir uma bravura que lhe agrade, é possivel e para mim é o mais importante da " coisa", a partir daí é trabalhar para ter o melhor exito nos repovoamentos. Porque não estas perdizes de repovoamento não terem a mesma bravura dessas de que fala???, há que o explicar senão andamos sempre á "ateimar" e nunca chegamos aquilo que é o mais importante, haver perdizes de qualidade para os caçadores. A minha sabedoria sobre o assunto diz-me só o seguinte: a perdiz sendo geneticamente pura atinge sempre a bravura pretendida e defendida pelo amigo e sabe como e o porquê??? secalhar até não, ou sabe?? se sabe explique lá aos menos cultos da materia Abraço, e senão tiver agora boas pernas nunca mais as terá. |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 4:33 pm | |
| Bom segundo o ultimo estudo efectuado há espécie perdiz vermelha ( Alectoris rufa), as perdizes que se encontram nos criadores portugueses são das mais geneticamente puras, o que faz com que até para repovoamentos no estrangeiro sejam procuradas. Pelo que depois de criarem em liberdade, ficam tão bravas e esquivas quanto as outras. |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 4:39 pm | |
| Esqueci- me de dizer que acho que a melhor altura é aquela em que acabou a caça, os animais ficam mais sossegados, não há tiros, paroca nos comedouros , preparar para acasalar etc. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 4:47 pm | |
| também acho |
|
| |
Avx777 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 178 Idade : 34 Localização : Mangualde Ocupação : Estudante Humor : ??? Data de inscrição : 17/05/2011 Pontos : 195
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 6:19 pm | |
| Eu também concordo que seja no final da caça. Até porque elas vão se reproduzir depois. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 8:38 pm | |
| Obrigado a todos pelos vossos esclarecimentos. Já agora uma dúvida que é minha... Uma perdiz posta no terreno, pode acasalar com uma residente, brava??? Tenho ideia que sim mas não a certeza...digam como é, amigos... |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 8:38 pm | |
| Só um aparte...é a minha rainha da caça menor...moeram-me o juizo e principalmente as pernas muitas vezes...mas para mim, cortar a furta a uma perdiz e depois cobrá-la...não há lance mais bonito... principalmente se for feito já com os "bofes" de fora... |
|
| |
Avx777 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 178 Idade : 34 Localização : Mangualde Ocupação : Estudante Humor : ??? Data de inscrição : 17/05/2011 Pontos : 195
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 9:58 pm | |
| Acasalam sem problema nenhum.
Cumps |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 10:01 pm | |
| Eu também penso que acasalam, mas é a minha ideia |
|
| |
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 10:02 pm | |
| Por cá o repovoamento e sempre no fim da epoca de caça local |
|
| |
Mota Membro Experiente
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 10:05 pm | |
| Amigo joao gil isso e exactamente o que aprecio nesta caça.
Amigo AHMota uma perdiz independentemente da sua genetica, ao ser colocada no terreno nao passa pelos meses cruciais de defesa contra predadores, os primeiros 2/3 meses. Ai, e quando elas aprendem o que e a vida e ai sim se tornam mesmo bravas e esquivas. Uma perdiz colocada com idade mais avançada nunca vai ser a mesma!
Agora entramos noutra conversa, se me disser que a descendencia dessas com boa genetica que introduziu vao ser bravas e esquivas, sim vao, porque passam exactamente pelo que falei antes, esses 2/3 meses depois de sair do ovo sao a chave da bravura, nao descurando a parte da genetica que e muito importante.
Abraço. |
|
| |
aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes Seg maio 28, 2012 10:06 pm | |
| |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes | |
| |
|
| |
| Melhor altura para repovoamento de perdizes | |
|