* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Melhor altura para repovoamento de perdizes Button10  Melhor altura para repovoamento de perdizes 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Melhor altura para repovoamento de perdizes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySáb maio 26, 2012 2:37 pm

Boas pessoal

Um conhecido meu está inserido numa zona de caça já á alguns anos e pela primeira vez estão em pensar em repovoar a zona com algumas perdizes...como tem havido por lá muitas opiniões divergentes, o que é normal, gostaria que partilhassem as vossas experiencias...em que altura do ano e em que quantidades se deve proceder ao repovoamento...também serão precisos alguns comedouros/bebedouros??? Na zona em questão, ainda existem algumas (poucas) perdizes das bravas...

Obrigado a todos fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySáb maio 26, 2012 3:35 pm

Depende da finalidade do repovoamento.

Se é para caçar já na proxima epoca a partir de agora com perdizes de 12 semanas.

Se for com intenção de fazer um repovoamento mais á seria, o ideal será no mês de Setembro, obrigando, os meus conhecimentos assim mo dizem, a ter um trabalho mais em pronfundidade, construindo gaiolas dotadas de comedouros e bebedouros aonde caibam cerca de 60 perdizes + ou -, 100m2 é o suficiente, coloca-las em areas querençudas e á sua volta, dotar o terreno de comedouros e bebedouros, não existindo agua em quantidade suficiente, soltando metade das perdizes passados 3 dias e passados outros 3 soltar as restantes.

Muito importante é dar-lhe o maio descanso/sossego possivel, até na solta abrir a porta da gaiola de noite e deixa-las sair ávontade, atenção tambem aos predadores se existirem muitos é pertinente reduzi-los antes de se fazer todo este trabalho.

NB: É minha experiencia, com algum exito, que tenho sobre repovoamentos de perdizes que assim o diz, boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySáb maio 26, 2012 5:05 pm

é uma coisa que também queria fazer na minha zona mas o tempo que passo em portugal é pouco com muita pena minha Sad
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptyDom maio 27, 2012 7:50 pm

Obrigado Mota pelas tuas indicações...segundo o que me deu a entender, eles este ano não querem fazer "mossa" ás perdizes...querem mesmo é fazer um repovoamento bem feito. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptyDom maio 27, 2012 11:20 pm

Nao repovoem!!! Limitem a captura das bravas. Menos dias para se matarem e menos peças por caçador...vao ver que daqui a uns anos sao recompensados. Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptyDom maio 27, 2012 11:23 pm

Mota escreveu:
Nao repovoem!!! Limitem a captura das bravas. Menos dias para se matarem e menos peças por caçador...vao ver que daqui a uns anos sao recompensados. Abraço.
era uma grande ideia fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptyDom maio 27, 2012 11:24 pm

Mota escreveu:
Nao repovoem!!! Limitem a captura das bravas. Menos dias para se matarem e menos peças por caçador...vao ver que daqui a uns anos sao recompensados. Abraço.

Pois, mas a maior parte das ZC não fazem gestão a longo prazo.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Santos
Sub-Administrador
Sub-Administrador
Luis Santos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6892
Idade : 54
Localização : figueira da foz
Ocupação : caçar pescar
Humor : algum
Data de inscrição : 03/08/2009
Pontos : 7568

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptyDom maio 27, 2012 11:24 pm

Aqui pela minha zona ja faço repovoamento vai para 5 anos e ja se vai vendo algumas perdizes .... fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptyDom maio 27, 2012 11:29 pm

Acho que não há nada que chegue à pureza genética. Se ainda a têm, preservem-na bem, porque sacos de farinha matam-se em todo o lado, perdizes bravas em poucos sítios. Porque a maioria querem fazer grandes molhos e não privilegiam a dificuldade do lance. Eu prefiro fazer 3 levantes a um bando de bravas e não conseguir dar um tiro (porque elas não se deixam chegar) do que matar 3 ou 4 de farinha. Não há nada como cansa-las e conseguir cobrar 1 ou 2. Isso sim é caça e é isso que me realiza, não fazer 4 ou 5 numa manha.

Abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 12:25 am

Mota escreveu:
Acho que não há nada que chegue à pureza genética. Se ainda a têm, preservem-na bem, porque sacos de farinha matam-se em todo o lado, perdizes bravas em poucos sítios. Porque a maioria querem fazer grandes molhos e não privilegiam a dificuldade do lance. Eu prefiro fazer 3 levantes a um bando de bravas e não conseguir dar um tiro (porque elas não se deixam chegar) do que matar 3 ou 4 de farinha. Não há nada como cansa-las e conseguir cobrar 1 ou 2. Isso sim é caça e é isso que me realiza, não fazer 4 ou 5 numa manha.

Abraço a todos.

E tem a certeza que essas perdizes não nasceram já de outras posta no terreno e quem lhe garante que não?? scratch

Carradas de farinha??? é demais, com que finalidade???. scratch

Se o repovoamento for feito, mesmo com perdizes de cativeiro, sendo elas geneticamente genuinas a puder do tempo ficam tão bravissimas e são tão puras que o amigo Mota nem pernas terá para elas. scratch

Hoje em dia qualquer criador tem um imenso cuidado para não criar uma especie cinegetica atravessada, pois ao faze-lo estará a cavar a sua propria sepultura como empresario e isso para quem investe "pelim" não é interessante percebe?? scratch .

O amigo Mota é cá um exgerado eheheheh, respeite tambem a ideia dos outros e fique sabendo que, a base fundamental desses trabalhos de repovomento, sendo bem feitos, é sempre uma mais valia para os caçadores e para a caça no seu geral, fique tambem ciente que é mesmo verdade e mais tarde, com o seu avançar na idade, constatará que é uma realidade aquilo que acabo de dizer. fixe

Colocar-se em causa a duvida da genuidade da especie?? corretissimo e plenamente de acordo, agora os repovoamentos??? não faz sentido absolutamente nenhum deita-los abaixo pelos caçadores. affraid

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 12:39 am

Luis Santos escreveu:
Aqui pela minha zona ja faço repovoamento vai para 5 anos e ja se vai vendo algumas perdizes .... fixe fixe

Luis, tivemos a 0 por cá, agora tambem já se vêem algumas e mais se veriam se os "predadores", mais de uns de que de outros, se é que entendem, não passa-sem sem andar sempre na procura delas. nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Santos
Sub-Administrador
Sub-Administrador
Luis Santos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6892
Idade : 54
Localização : figueira da foz
Ocupação : caçar pescar
Humor : algum
Data de inscrição : 03/08/2009
Pontos : 7568

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 9:26 am

AHMota escreveu:


Luis, tivemos a 0 por cá, agora tambem já se vêem algumas e mais se veriam se os "predadores", mais de uns de que de outros, se é que entendem, não passa-sem sem andar sempre na procura delas. nofixe



Por cá igual fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 1:19 pm

Amigo AHMota, nunca na vida essas perdizes serao tao bravas como as outras. No que toca a pernas, nao me conhece e nunca caçou comigo e por isso nao pode dizer que nunca terei pernas para elas. Eu so expressei a minha ideia, nao ofendi ninguem, e respeito quem faz repovoamentos apesar de ser contra!

Abraço e obrigado pela sua intervençao.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 3:38 pm

Mota escreveu:
Amigo AHMota, nunca na vida essas perdizes serao tao bravas como as outras. No que toca a pernas, nao me conhece e nunca caçou comigo e por isso nao pode dizer que nunca terei pernas para elas. Eu so expressei a minha ideia, nao ofendi ninguem, e respeito quem faz repovoamentos apesar de ser contra!

Abraço e obrigado pela sua intervençao.

Amigo Mota, tem que fundamentar mais essa ideia de que as perdizes de cativeiro nunca atnigem a bravura das bravas, olhe eu, desculpe deve de ser da idade, sei, não estudei para isso, que a genetica é a base fundamental para a perdiz atingir uma bravura que lhe agrade, é possivel e para mim é o mais importante da " coisa", a partir daí é trabalhar para ter o melhor exito nos repovoamentos. Twisted Evil

Porque não estas perdizes de repovoamento não terem a mesma bravura dessas de que fala???, há que o explicar senão andamos sempre á "ateimar" e nunca chegamos aquilo que é o mais importante, haver perdizes de qualidade para os caçadores. fixe

A minha sabedoria sobre o assunto diz-me só o seguinte: a perdiz sendo geneticamente pura atinge sempre a bravura pretendida e defendida pelo amigo e sabe como e o porquê??? secalhar até não, ou sabe?? se sabe explique lá aos menos cultos da materia scratch

Abraço, e senão tiver agora boas pernas nunca mais as terá.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 4:33 pm

Bom segundo o ultimo estudo efectuado há espécie perdiz vermelha ( Alectoris rufa), as perdizes que se encontram nos criadores portugueses são das mais geneticamente puras, o que faz com que até para repovoamentos no estrangeiro sejam procuradas.
Pelo que depois de criarem em liberdade, ficam tão bravas e esquivas quanto as outras.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 4:39 pm

Esqueci- me de dizer que acho que a melhor altura é aquela em que acabou a caça, os animais ficam mais sossegados, não há tiros, paroca nos comedouros , preparar para acasalar etc.
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 4:47 pm

fixe fixe também acho
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 6:19 pm

Eu também concordo que seja no final da caça. Até porque elas vão se reproduzir depois.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 8:38 pm

Obrigado a todos pelos vossos esclarecimentos. fixe Já agora uma dúvida que é minha...
Uma perdiz posta no terreno, pode acasalar com uma residente, brava??? Tenho ideia que sim mas não a certeza...digam como é, amigos... fixe

Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 8:38 pm

Só um aparte...é a minha rainha da caça menor...moeram-me o juizo e principalmente as pernas muitas vezes...mas para mim, cortar a furta a uma perdiz e depois cobrá-la...não há lance mais bonito... fixe principalmente se for feito já com os "bofes" de fora... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 9:58 pm

Acasalam sem problema nenhum.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 10:01 pm

Eu também penso que acasalam, mas é a minha ideia fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Santos
Sub-Administrador
Sub-Administrador
Luis Santos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6892
Idade : 54
Localização : figueira da foz
Ocupação : caçar pescar
Humor : algum
Data de inscrição : 03/08/2009
Pontos : 7568

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 10:02 pm

Por cá o repovoamento e sempre no fim da epoca de caça local fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 10:05 pm

Amigo joao gil isso e exactamente o que aprecio nesta caça.

Amigo AHMota uma perdiz independentemente da sua genetica, ao ser colocada no terreno nao passa pelos meses cruciais de defesa contra predadores, os primeiros 2/3 meses. Ai, e quando elas aprendem o que e a vida e ai sim se tornam mesmo bravas e esquivas. Uma perdiz colocada com idade mais avançada nunca vai ser a mesma!

Agora entramos noutra conversa, se me disser que a descendencia dessas com boa genetica que introduziu vao ser bravas e esquivas, sim vao, porque passam exactamente pelo que falei antes, esses 2/3 meses depois de sair do ovo sao a chave da bravura, nao descurando a parte da genetica que e muito importante.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes EmptySeg maio 28, 2012 10:06 pm

boas eu acho que a melhor altura para fazer a solta das perdizes é uma horinha antes de o pessoal sair para a abertura so assim é que o pessoal hunter hunter hunter

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Melhor altura para repovoamento de perdizes   Melhor altura para repovoamento de perdizes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Melhor altura para repovoamento de perdizes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Repovoamentos, qual a melhor altura e melhor metodo
» Perdizes bravas e de repovoamento
» Parque para repovoamento de coelhos
» A melhor arma para um novato?
» Melhor Calibre Para Caça a 1 Km

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Gestão e Repovoamentos «-