|
|
Autor | Mensagem |
---|
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 3:25 pm | |
| Hoje vi três na zona de Fátima. |
|
| |
hmgp Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 259 Idade : 39 Localização : Pombal Ocupação : Funcionario publico Humor : Todo Data de inscrição : 26/07/2011 Pontos : 303
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 9:29 pm | |
| Eu ca vi 5 rolas na mata do estadio nacional |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 9:31 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- Hoje vi três na zona de Fátima.
Será que foram rezar ao Santuário??? |
|
| |
pinto21 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1852 Idade : 42 Localização : leiria Ocupação : trabalho Humor : tem dias Data de inscrição : 26/12/2009 Pontos : 1967
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 9:34 pm | |
| Eu passo la quase todos os dias ainda não vi nenhuma! |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 9:38 pm | |
| eu so vou ver em agosto |
|
| |
aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 9:56 pm | |
| eu hj vi um casal que anda aki de volta de um salgueiro ou a fazer ninho ou ja com ovos tenho de ir dar uma vista de olhos hehehe |
|
| |
dinis reis Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 23 Idade : 43 Localização : torres vedras Ocupação : trabalho e caes Humor : acima da media Data de inscrição : 13/04/2012 Pontos : 27
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qua maio 02, 2012 10:26 pm | |
| boas pessoal hoje deslocava-me de torres para a lourinhã e vi 3 depois mais uns quilometros á frente vi mais duas pode ser que venha ser um ano razoavel nao sou grande adepto da caça de espera mas vou com os meus colegas so pelo convivio. dinis reis http://canildoscoelheiros.blogspot.com |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 11:06 am | |
| Gil eu não me admira nada, Mas não foi nessa zona foi para os lados de Moimenta. |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 12:35 pm | |
| Boas, As rolas agora avistadas, estão a começar a chegar, elas são gregárias, ou seja vêm ao sítio onde nasceram para fazer as posturas e assim por aí ficam, mas só o fazem se as condições forem boas, tais como comida, água, sossego e abrigo. Se essas condições estiverem reunidas elas ficam e criam, caso contrário vão á procura de outras paragens. No caso da minha reserva em relação ás sementeiras para a caça, como este ano as chuvas vieram tarde, será difícil conseguir que algumas se recomponham a tempo da chegada das rolas, que começa em finais de Abril, principio de Maio, ou até antes, tudo dependendo das condições e da comida onde elas vivem todo o resto do ano. Por isso este ano não estamos a contar com um bom ano de rolas, infelizmente. Mas se as condições que atrás referi estiverem presentes nas zonas do avistamento dessas aves de que voçês dizem que viram, então elas ficam, senão em Agosto terão criado mas noutro sítio que não esse. Em Espanha há normalmente rolas, isto porque a agrucultura deles é sustentada, as terras estão semeadas e cultivadas quase a 100%, em Portugal e com as políticas erradas para a agricultura ao longo dos anos levaram ao abandono dos campos, e sem culturas não há caça. É a triste realidade que vivemos, só quem fizer pela caça terá ainda alguma coisa para caçar. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 6:02 pm | |
| |
|
| |
aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 7:28 pm | |
| - reizinho escreveu:
- Boas,
As rolas agora avistadas, estão a começar a chegar, elas são gregárias, ou seja vêm ao sítio onde nasceram para fazer as posturas e assim por aí ficam, mas só o fazem se as condições forem boas, tais como comida, água, sossego e abrigo. Se essas condições estiverem reunidas elas ficam e criam, caso contrário vão á procura de outras paragens. No caso da minha reserva em relação ás sementeiras para a caça, como este ano as chuvas vieram tarde, será difícil conseguir que algumas se recomponham a tempo da chegada das rolas, que começa em finais de Abril, principio de Maio, ou até antes, tudo dependendo das condições e da comida onde elas vivem todo o resto do ano. Por isso este ano não estamos a contar com um bom ano de rolas, infelizmente. Mas se as condições que atrás referi estiverem presentes nas zonas do avistamento dessas aves de que voçês dizem que viram, então elas ficam, senão em Agosto terão criado mas noutro sítio que não esse. Em Espanha há normalmente rolas, isto porque a agrucultura deles é sustentada, as terras estão semeadas e cultivadas quase a 100%, em Portugal e com as políticas erradas para a agricultura ao longo dos anos levaram ao abandono dos campos, e sem culturas não há caça. É a triste realidade que vivemos, só quem fizer pela caça terá ainda alguma coisa para caçar. infelismente o nosso pais em todos os aspecctos ainda tem muito que crescer você citou e bem parece que so o nosso governo portugues nao ve isso |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 8:34 pm | |
| Sem agricultura em condições, esqueçam as rolas do "antigamente" para sempre...aparecem umas rolitas por aqui e por ali, mas nunca nada de muito significativo Não sou da opinião que se proíba a caça a elas, pois se formos só nós e mais ninguem de quase nada adiantará...já em relação aos cevadouros para rolas...ponho as minhas reticencias... Na minha ideia são prejudicias, servem apenas as fixar em algumas zonas e pô-las completamente á toa em relação aos seus hábitos migratórios...mas é apenas uma ideia que tenho... |
|
| |
pinto21 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1852 Idade : 42 Localização : leiria Ocupação : trabalho Humor : tem dias Data de inscrição : 26/12/2009 Pontos : 1967
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 8:51 pm | |
| Hoje quando vinha de Sousel vi a 1ª rola brava deste ano algures entre Ponte de Sor e Galveias! |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 9:47 pm | |
| os cevadouros juntao as rolas daquela zona, na municipal ao lado da minha tem uma quinta que fazem isso e para a caça a rola dizem sem que ja nao ha vagas é so para equele grupo de meia duzia de caçadores eles no primeiro dia matam às 80 ou 100 e no segundo matam 4 ou 5 por isso em reservas pequenas devia ser proibido e acabar com o regime ordenado é a minha opiniao pessol |
|
| |
aderito Membro VIP
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 9:57 pm | |
| eu estou de acordo se a rola esta em declinio e para melhoramento das suas populaçoes custa me dizer mas fechem a caça as rolas para nosso beneficio e das rolas tb ser caçador nao e ser matador é saber respeitar a caça e trabalhar para que daki a uns anos vejamos melhoramentos dessa ave que se vai tornando rara no nosso pais abraço
|
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 10:41 pm | |
| Na Terça-Feira também vi um casal perto da Barragem de Montargil, espero que esta época seja um ano bom de rolas |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 10:44 pm | |
| |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 11:18 pm | |
| Penso que se os gestores e caçadores se unissem e criassem as ditas condições de sustento e criação... realmente no que a searas diz respeito aqui no Minho não abundam, nem vejo os gestores de caça preocupados com essa escassez, no máximo fazem um campito de centeio que por vezes não chega a nascer por falta de manutenção, largam para lá as sementes e o tempo que faça o resto... água por vezes nem vê-la. Temos por cá condições para garantir uma boa população de rolas anuais, e pelos anos esplendidos que tive no passado de rolas leva-me a crer que as rolas estão forçadas a abandonar o norte do país por falta de alimento... É uma pena, mas como diz o ditado, " Quem semeia colhe..." |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Rolas-bravas Qui maio 03, 2012 11:24 pm | |
| é verdade isto cada vez ta pior |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: Rolas-bravas Sex maio 04, 2012 1:06 am | |
| Por isso é que determinados terrenos ordenados por vezes não funciona. Como é que uma reserva Municipal vai investir e semear, se nem há a certeza de que as rolas virão. Já numa associativa a coisas rolam de forma diferente, uma vez que as sementeiras dão para todo o tipo de caça. |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Rolas-bravas Sex maio 04, 2012 11:12 am | |
| Creio que com a crise as pessoas vão virar-se para a agricultura, muitos campos que há anos que não viam um tractor estão agora lavrados e semeados, a seca não veio ajudar, mas não vai haver alternativa temos de apostar mais na agricultura. Isso vai ser benéfico para a caça, não no imediato mas dentro de meia dúzia de anos, teremos melhores condições para a pratica cinegética, incluindo às espécies que estão a desaparecer do território nacional. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Rolas-bravas Sex maio 04, 2012 5:34 pm | |
| era bom |
|
| |
nuno gomes Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 331 Idade : 42 Localização : ponte de lima Ocupação : caça Humor : sim Data de inscrição : 27/11/2011 Pontos : 365
| Assunto: Re: Rolas-bravas Sex maio 04, 2012 6:40 pm | |
| boas a munucipal de vila nova de cerveira e a melhor municipal k conheço pois faz fronteira com a vizinha espanha e do outro lado em espanha nakela zona nem pombos nem rolas se por la caçam entao a municipal investe e tem tido bons resultados ha dois anos foi la fazer a avertura e tinha la um par de rolas mas pombos era o k se via mais as melhores zonas sao (a lenta e gondarem) o ano passado nao fui caçar este ano se for so em setembro aos pombos e a cordeniz. pois a rola nao caço ha dois anos e nao conto em caçar tao cedo, no tempo k aconpanhava o meu pai aai sim dava gosto agora nao da nada sao so no primeiro dia e depois acaba a festa. |
|
| |
reizinho Moderador
| Assunto: Re: Rolas-bravas Sex maio 04, 2012 8:23 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- Creio que com a crise as pessoas vão virar-se para a agricultura, muitos campos que há anos que não viam um tractor estão agora lavrados e semeados, a seca não veio ajudar, mas não vai haver alternativa temos de apostar mais na agricultura.
Isso vai ser benéfico para a caça, não no imediato mas dentro de meia dúzia de anos, teremos melhores condições para a pratica cinegética, incluindo às espécies que estão a desaparecer do território nacional. Pois é amigo Rui, mas também faz falta haver pessoas no interior, a mão de obra é escassa e cara, mas temos de ter fé. A crise pode vir ajudar, uma vez que está cada vez mais insuportável viver nas grandes urbes, não há trabalho e é tudo caríssimo, as pessoas têm de se virar para o interior, tudo será benéfico no futuro. Será? |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Rolas-bravas Sex maio 04, 2012 8:49 pm | |
| nao ta facil para nada, mas melhores dias adem vir |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Rolas-bravas | |
| |
|
| |
|