* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Button10  Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Almas vs Perfuração vs Distribuição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10 ... 16  Seguinte
AutorMensagem
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 10:32 am

Eu também sou dos que gosto de ler os textos do João Rodrigues, mas acho este texto não é dos mais bem conseguidos, até porque segundo os testes do hélio, a browning maxus perfurou mais páginas que a PB a400, ora pelo segundo os testes do João isso não deveria ser possivel, uma têm almas 18,6-que na prática é 18,55, e a maxus 18,8.
Continuo a pensar que esta questão é mais tipo benfica/sporting.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 10:50 am

espalhachumbo escreveu:
Eu também sou dos que gosto de ler os textos do João Rodrigues, mas acho este texto não é dos mais bem conseguidos, até porque segundo os testes do hélio, a browning maxus perfurou mais páginas que a PB a400, ora pelo segundo os testes do João isso não deveria ser possivel, uma têm almas 18,6-que na prática é 18,55, e a maxus 18,8.
Continuo a pensar que esta questão é mais tipo benfica/sporting.

Apesar disso ter acontecido continua a não ser conclusivo, para serem conclusivos é como são feitos nas fábricas em que o mesmo cano é testado com as mais variadas almas que vai de 18.3 a 18.89 tanto em velocidade como em impacto, nas fábricas não é testada a prefuração mas o impacto o que vai dar no mesmo, são colocados varios sensores centos deles e a alma é escolhida quando for atingido nº de impactos mais homogeneo dentro do que é pretendido, dai sairem canos de várias almas 18.6 18.7 18.8 etc
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 11:00 am

Amigo Silva desconhecia tal testes, para mim é mais uma razão para confiar nos testes de fabrica, pois eles tem "aparelhos" que os caçadores comuns não têm.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 11:08 am

espalhachumbo escreveu:
Amigo Silva desconhecia tal testes, para mim é mais uma razão para confiar nos testes de fabrica, pois eles tem "aparelhos" que os caçadores comuns não têm.

Sem duvida que sim esse tipo de testes ao não corresponderem á realidade pode trazer dissabores graves á marca no caso da Browning onde tem um bom mercado na América pior ainda eses processam por tudo e por nada.
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 60
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 6:08 pm

A.silva escreveu:


Sem duvida que sim esse tipo de testes ao não corresponderem á realidade pode trazer dissabores graves á marca no caso da Browning onde tem um bom mercado na América pior ainda eses processam por tudo e por nada.

Boa tarde amigos !!!
Alem do descrito julgo, segundo me tenho apercebido que os americanos utilizam cargas bastante superiores as que nós utilizamos em qualquer destas armas modernas, Maxus, Winchesters ou A400.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 44
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 6:56 pm

Amigo António é verdade que os americanos são miudinhos e tudo se resolve em tribunal mas uma coisa que as marcas não fazem é identificar claramente a arma ou armas com a que querem promover.

Eu continuo a dizer e a pensar que as almas largas são práticas para os tiros com aço com chumbo não me parece que sejam as melhores opções para quem queira derrubar uma peça seca a distâncias mais próximas do alcance útil da arma. Só por isso pois na prática as almas largas para distâncias curtas dá mais margem de erro ao atirador.

Queria alargar esta discussão (onde não há melhores nem piores mas aplicações práticas/resultados diferentes) e falarmos um pouco também dos choques da nova B725.

Vejam o vídeo:



Certa parte do vídeo ouve-se o narrador a dizer que existe um segmento que sela os gases no choque além de ser mais apertado para evitar fugas de gases da combustão da pólvora e também para aumentar a penetração.

A mim parece-me que o que ali está é o efeito que fazemos na mangueira de água ao apertarmos a ponta para se fazer um "esguicho" a maior distância. Sabe-se da física que um caudal quando é submetido a uma secção menor a velocidade aumenta e deve ter sido essa ideia que aplicaram ao choque. Uma coisa é certa que eles falam em evitar as percas de gases com a utilização desse sistema de choque. Será que para trás não se verifique o mesmo mas em percentagens reduzidas que provocará a tal diferença nas listas?
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 7:41 pm

Amigo Hélio uma coisa posso garantir essa marca tem tecnicos bastante bons e em questão de testes levam-nos até á exaustão e mais não devo nem posso nem devo dizer, se algumas não saiem prefeitas? sem duvida mas isso em todas as marcas, quanto a almas largas em tiro util na caça não noto diferenças siginificativas até porque já atirei com um vasto leque de armas e posso até adiantar que na época passada matei pombos um pouco alem do limite com bastante regularidade, não matar um por matar, penso que tem tambem a ver com so componemtes que os cartuchos são carregados e como o amigo sabe a minha arma é uma Browning gold sporting clays almas 18.8 e conheço atiradores de topo que não querem outro tipo de almas outros que preferem almas mais fechadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 44
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 10:37 pm

Não ponho dúvida ao que o António diz pois reconheço que tem uma vasta experiência com armas (que eu não tenho) ao longo de vários anos.
Eu também não quero que se diga aqui que o melhor do mundo é X ou Y. É interessante é discutir-se as diferenças. Depois cada um tira as suas conclusões e pode ou não manifestar as suas preferências.

O que é que acha das distribuições das armas com almas mais largas?
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySex Abr 13, 2012 11:53 pm

Eu so digo uma coisa eu tenho uma browning 425 sporting eu acho que a arma chumba mt bem tem uma boa composiçao de tiro e tem uma boa perfuraçao mas tb tenho armas com almas 18.3 e acho que faz toda a diferença
a brownig para akela distancia que nos achamos certa para morrer a peça de caça ela nao me deixa ficar mal mas as outras fazem la um risco
isto falando em centro do tiro com os mxm cartuxos os mxm chokes
ainda ha pouco dias tive a falar com um entendido na materia foi só campeão da europa em compact sporting e ele diz que para ele as melhores armas sao as de almas 18.2 18.3
mas claro que isso nao explica nada
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 12:28 am

espalhachumbo escreveu:
Eu também sou dos que gosto de ler os textos do João Rodrigues, mas acho este texto não é dos mais bem conseguidos, até porque segundo os testes do hélio, a browning maxus perfurou mais páginas que a PB a400, ora pelo segundo os testes do João isso não deveria ser possivel, uma têm almas 18,6-que na prática é 18,55, e a maxus 18,8.
Continuo a pensar que esta questão é mais tipo benfica/sporting.

Amigo, o Hélio que não me leve a mal, mas esses testes não os acho muito conclusivos.

1.º As listas telefónicas não são todas iguais (na composição do papel)
2.º O aperto dado a diferentes listas não é exactamente o mesmo, Uma lista que tenha menos aperta e esteja menos compacta, é atravessada em muito mais páginas.
3.º seria preciso repetir o mesmo cartucho e a mesma arma com uma série grande dos mesmos cartuchos para se fazer uma média

O amigo António Silva carrega cartuchos nas suas máquinas, e poderá comprovar que em qualquer cartucho carregado industrialmente existem sempre variações na dose de pólvora e chumbo.

Por exemplo, um cartucho afinado para 1,70 gramas de PSB3 e 32 gramas de chumbo, poderá com alguma facilidade, numa mesma caixa de cartuchos ter alguns com 1,70 gramas de pólvora, com também alguns com 1,68, ou 1,72. e uns com mais um pouco de peso de chumbo, e outros menos um pouco.

Logo, testar um dois tiros em espingardas diferentes não me diz nada, pois dois ou 3 cartuchos da mesma caixa disparados na mesma arma poderão dar mais diferença que o que foi constatado em armas diferentes.

Para se testar isso a sério dando poucos tiros, teria que ser feito em condições laboratoriais, com temperatura controlada, em que os cartuchos eram carregados individualmente à milésima com balanças de precisão, era dado um tiro e deixado arrefecer o cano antes de se dar o outro tiro comparativo, era usado um bom cronógrafo, e etc, etc

Depois, não gosto muito da comparação de canos entre semi-automáticas, pois ainda há outro factor que deturpa os resultados, que é, quando de gases é que cada uma deixa sair pelos orifícios dos mecanismos e respectivas válvulas, pois isso altera os resultados finais.

A comparar como deve ser, seria em canos de armas sobrepostos ou justapostos, e em gel balístico.

Abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
jose costa
Membro VIP
Membro VIP
jose costa

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3885
Idade : 63
Localização : lisboa
Ocupação : servente
Humor : algum
Data de inscrição : 02/07/2010
Pontos : 4108

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 12:30 am

boas
desculpem não percebo nada de almas
mas perfuração e distribuição
não tem haver com o carregamentos dos cartuchos
com fulminantes ,polvoras, buchas ,chumbo e o fecho dos cartuchos
uma arma com almas 18.3 e 18.8 com o mesmo cartucho
fazem muita diferença na perfuração e na distribuição
a 18.3 o tiro é melhor
ou é na 18.8 que é melhor
cada um tem que procurar com o que melhor se adapta
e só assim obtem resultados bons
digo eu kaci
------------------------------------------------
eu já tive com uma arma na mão calibre 16 canos laterais
mas para matar elefantes
concerteza que o cartucho não é com 32 gramas de chumbo
tem que ser um projétil proprio para abater o animal
eu acho é que não á ombro que resista ao impacto
do disparo
cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 12:50 am

amigo ze tem a ver com o carregamento dos cartuxos mas neste caso debate se se uma arma com almas 18.3 tem mais perfuraçao que as armas de almas mais largas com o mxm cartuxo cm a mxmponteira
as almas é o cano por explo com almas 18.3 e mais fechado logo faz um tiro mais longo com mais perfuraçao do que um cano com almas 18.4 ou18.6
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 1:17 am

Amigo A. Silva, também vou responder ao seu texto.

Primeiro, seja no tiro desportivo, ou no tiro de caça, mais centro de tiro a 35 metros, corresponde obrigatoriamente a um tiro mais fechado (em relação ao que faz uma alma aberta) a 40 ou a 45 metrps, logo, a tal diferença no abate dos pombos à passagem com as almas normais.

Sobre a B80, sabe que a B80, de Browning só tem uma coisa, o nome. Basta ver na zona da câmara as letras PB para se saber quem fabricava quase todos os componentes delas.

Sobre o problema que tive com a Fusion, foi uma vergonha a quantidade problemas que a Fusion (das primeiras) me deu e o tratamento que a Browning deu a essa minha arma, que ainda veio pior da assistência, além de até um buraco terem feito na carcaça (para tirarem o tubo municiador) e o terem disfarçado com cola e uma mistura de borracha moída.
Todos os meus amigos que compraram armas dessas, tiveram fartos problemas com elas.
O armeiro reclamou e voltou à fábrica, e tiveram que lhe fazer uma carcaça nova, mas se antes encravava e partia peças frequentemente (como a biela e piston), quando de lá veio encravava quase sempre, e peças partia na mesma. Até a cabeça da culatra chegou a partir, até que me fartei de tanta chatice e a despachei. Quando se dão muitos tiros é que se vê o que é bom ou não, porque com meia dúzia de tiros por ano, até a arma mais fraca de todas durará uma vida sem dar chatices.
Temos que falar com imparcialidade do que é bom, e do que é menos bom.

Do que não me deu chatices falo bem, e tive uma B325 com 18,4 e 18,4mm, duas MK38 (uma com 18,8 e 18,7, outra com 18,7 e 18,7), e uma MK70 Sporting com 18,4 e 18,5mm, e só tenho bem a dizer.

Das MK38 digo bem na utilização para que foram criadas, nos pratos, pois na caça, mesmo com os seus 76cm de cano, em capacidade de abate não chegavam para a MK70 ou para a B325 com "apenas" 71 cm de cano.

Como vê, não sofro de clubites, nem tenho marcas preferidas, nem tenho nenhuma dama a defender, nem defendo com unhas e dentes uma ou outra marca, pois ninguém me paga para tal, nem com isso ganho nada. Tenho armas de 3 marcas diferentes e nenhuma marca como favorita, pois boas e más armas há em quase todas as marcas mais comerciais. Gosto de diversas Browning/Miroku, assim como gosto de alguns modelos de Beretta e não gosto de outros, e o mesmo para muitas outras marcas/modelos.

Sobre as Perazzi, não é defeito, é mesmo feitio. Sabe bem que todas as armas que utilizam molas em V, são mais rápidas no disparo e permitem outro funcionamento do gatilho mais "preciso".
Por isso mesmo, as armas como as DT10, as Perazzi, Kemen e afins utilizam baterias de gatilhos destacáveis já a contar que seja necessário trocar as ditas molas com facilidade, pois eles sabem bem que elas partem mais, mas não prescindem da vantagem que esse tipo de molas garante em termos de precisão/vlocidade de disparo.

Abraço,
João


Última edição por João Rodrigues em Sáb Abr 14, 2012 2:40 am, editado 6 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 2:08 am

Agora sobre o marketing da Browning, primeira mentira, não foram eles que inventaram coisa nenhuma os canos backbored.
Se procurarem literatura sobre isso, verificam que os ingleses, já há cerca de 75 anos fizeram imensos testes com almas desde 18,1 a 18,9.
E após tanto teste, a conclusão foi a que vê nas armas finas deles, que o compromisso ideal entre penetração e distribuição anda na casa dos 18,5mm, mais coisa menos coisa.
Antes que falem em Fabarm, a Fabarm tem 18,8 só em escassos centímetros do seu cano logo a seguir à câmara, e depois passa logo a 18,4mm, que é a medida da maioria do comprimento dos seus canos.

Segunda falácia, a Browning afirma que os canos backbored conseguem tiros mais densos que as almas convencionais.
Tanto o amigo A. Silva, como eu, e como muitos, sabemos que tal não é verdade.
Os canos com almas mais largas chumbam mais aberto que outros mais apertados, e sei que está farto de alvejar, logo, sabe bem que uma arma de 18,8, nem com Briley metidos consegue fazer um tiro tão fechado como outras armas mais fechadas de almas.

Eles próprios se contradizem. A armas de topo deles, a B25, não utiliza esse tipo de almas, e sabem tão bem como eu, que uma B25 é muito superior em tudo em relação a uma qualquer outra Browning.

A maioria das armas de caça pensadas e destinadas ao mercado europeu, continuam com almas tradicionais. Porquê?
Será que tem a ver com as cargas que se utilizam na europa? Analisem bem o mercado, e tirem as vossas conclusões.

Já agora, quem são os maiores consumidores de armas semi-automáticas e de sobrepostos com almas largas?
Os americanos. Porquê? Porque pelas espécies que caçam, e por tradição, utilizam cargas enormes na caça, e até em muitas modalidades dos pratos ainda é permitido 36 e 32 gramas, pelo que, com cargas enormes, e mesmo chumbando mais aberto conseguem compensar a falta de densidade, e assim até é mais fácil de se acertar.

A grande vantagem das almas largas é que permitem abrir mais o tiro que qualquer arma de almas muito apertadas, e essa vantagem ainda é maior se utilizarmos cargas grandes.
Por outro lado, são mais difíceis de fechar o tiro, e comprovei que mesmo com Briley F (*) faziam praticamente o mesmo diâmetro que outras de almas mais apertadas com apenas o M (***)
A minha Fusion, aos coelhos em matos cerrados era um espectáculo. Dificilmente estragava um coelho e era só para lá virar o ferro.
Aos pombos a negaçar, com o seu tiro aberto, parece que em era preciso apontar e caiam que nem farrapos.
Por outro lado, em tiros à passagem já altos, às vezes dava 3 tiros no mesmo pombo e era só penas a saltar, e ou caiam vivos ou iam embora chumbados.
A caça que era largo para as armas de 18,7 ou 18,8mm, com a mesma marca Browning/Miroku e com armas de almas mais convencionais e usando cartuchos iguais, era caça que caia seca que nem farrapos.

Cada coisa no seu lugar, e para as gramagens que eu uso na caça, não me dei bem com as almas largas em tiros um pouco mais largos. Caça é caça, pratos são pratos.
Apesar de fazerem menos pó e fazerem mais cacos maiores, nos pratos nunca tive razão de queixa das 18,7 ou 18,8 e até facilitava o acertar, até porque, como não praticava fosso olímpico e não atirava com 24 gramas não precisava de mais densidade. Tenho aqui uma SKB 885 trap de 18,5mm de almas, que faz fumo nos pratos, mas ou se está lá a fazer fumo, ou se faz zero com muito mais facilidade, mas por outro lado, faz uma emenda longe ainda a desfazer, quando com 18,8 faz apenas um ou dois caos à mesma distância.
Um prato para partir basta um bago, a caça já larga para cair seca precisa de mais que um só bago, e tem que lá chegar com força para cair fulminada.

Por mim, em Portugal, aos pombos e tordos à passagem deviam caçar todos era com 18,9 mm de almas, mais caça deixavam para mim. Laughing

Cumprimentos,
João
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 2:29 pm

Este tema podia ser discutido imumeras vezes e haveria sempre conclusões divergentes, por inumeros testes que se façam não serão conlusivos devido á falta de condições para se realizarem no entanto e ainda sobre almas largas, com algums cartuchos atingem prefurações ligeiramente superiores principlamente com cargas superiores ,com outros fica com prefurações inferiores, tal como disse alteriormente conheço atiradores bastante bons que preferem almas largas, outros almas mais fechadas e uma grande precentagem nem liga minimamente a este assunto das almas eu pessoalmente á distancia que se deve atirar á caça não noto diferenças entre as almas quanto aos testes do amigo Hélio podem não ser conclusivos pois estão condicionados a uma quantidade de factores possivelmente com outro tipo de cartuchos os resultados seriam o inverso com outra temperatura poderia tambem alterar, á tambem a vertente que o amigo João referiu que é a variação da dosagem da polvora que no caso da PSB3 pode realmente acontecer diferenças de dosagem por vezes um pouco mais que seria desejável e isso deve-se á uniformidade das lamelas da polvora podendo de facto alterar o resultado, em outras polvoras só numa balança muito boa se notará diferenças já no chumbo tem sempre difrenças por muito bem calibrado que seja.
Quando disse que a browning foi a pioneira no fabrico de canos com almas largas foi de facto a pioneira, testes acredito que tenham sido feitos por várias marcas no entanto hoje á muito mais tecnologia ao dispor dos fabricantes que havia á 75 anos, tal como o amigo João não tenho qualquer preferencia em marcas de armas, ou ter até tenho a minha bolsa é que não, este é realmente um assunto que dá pano para mangas mas infelizmente não temos os meios ao dispor para tal, os fabricantes esses sim tem tudo ao seu dispor.

Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 2:51 pm

aderito escreveu:
amigo ze tem a ver com o carregamento dos cartuxos mas neste caso debate se se uma arma com almas 18.3 tem mais perfuraçao que as armas de almas mais largas com o mxm cartuxo cm a mxmponteira
as almas é o cano por explo com almas 18.3 e mais fechado logo faz um tiro mais longo com mais perfuraçao do que um cano com almas 18.4 ou18.6

Tem realmente influencia o cartucho nessa questão, se testar com várias marcas e com varias dozagem de chumbo vai encontrar diferenças, almas largas a terem mais prefuração que almas mais fechadas e o contrário agora não estou a ver fabricantes de cartuchos a fazerem carregamentos para almas largas e almas fechadas.
Agora para realmente se chegar a conclusões tal como disse anteriormente teria de se fazer esse teste com canos com o mesmo aço e testar almas largas e fechadas e mesmo assim segundo tenho conhecimento se se alterar os aços os resultados podem ser inversos tem de ser feitos tal como foi referido anteriormente pelo amigo João com cartuchos exatamente com a mesma dosagem em ambiente com temperatura controlada etc mas a isso só os fabricantes tem e não todos.
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 6:20 pm

A.silva escreveu:


Tem realmente influencia o cartucho nessa questão, se testar com várias marcas e com varias dozagem de chumbo vai encontrar diferenças, almas largas a terem mais prefuração que almas mais fechadas e o contrário agora não estou a ver fabricantes de cartuchos a fazerem carregamentos para almas largas e almas fechadas.
Agora para realmente se chegar a conclusões tal como disse anteriormente teria de se fazer esse teste com canos com o mesmo aço e testar almas largas e fechadas e mesmo assim segundo tenho conhecimento se se alterar os aços os resultados podem ser inversos tem de ser feitos tal como foi referido anteriormente pelo amigo João com cartuchos exatamente com a mesma dosagem em ambiente com temperatura controlada etc mas a isso só os fabricantes tem e não todos.


amigo antonio nao digo que nao tenha razao quanto ao facto de almas mais abertas terem mais perfuraçao que almas fechadas mas eu em relaçao a minha expreecia na caça e aos meus tiros dados que nao sao muitos nas minhas armas e com os mxm cartuxos nao e isso que me acontece e claro que nao me vou por a fazer exxpreencias com outros cartuxos

mas como sabemos isto e um assunto com muito debate e varias ideias e opinioes e preferencias tambem

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 7:35 pm

Aposto que mais ano menos ano, volta tudo a ser reinventado, e a Browning regressará ao mercado com outra campanha de Marketing a dizer o contrário.

Querem ver o que é o Marketing feito pelas maiores marcas? Desta vez dou o exemplo da Beretta, que é para verem que não tenho nada contra a Browning Very Happy

A Beretta, primeiro lançou as almas OPTIMABORE nas semi-automáticas e nas sporting com 18,6mm (ou 18,5), proclamando que passando de 18,4mm para mais largo daria maior velocidade e maior penetração com melhor distribuição, e passados uns anos, lançaram a 391 Greystone com almas de 18,2mm, e de seguida disseram novamente que apertando das almas convencionais para essa alma mais apertada é que conseguiam ainda mais penetração, maior velocidade e chumbadas mais densas. É só rir.

Vão ver os textos das publicidades, e depois vejam o contrasenso dos argumentos comerciais nas campanhas de Marketing.
Só faltou mesmo chamarem estúpidos aos consumidores.
Claro está que a maioria das pessoas não apanham estas contradições, e ninguém os questiona nos grandes meios de comunicação sobre isso.
Já viram alguma revista a expor a contradição?
Claro que não, pois as publicidades bem pagas da Beretta nessas revistas anula-lhes a vontade de o fazer, e o mesmo fazem as outras marcas.
Sendo esta uma grande marca e ainda maior que a Browning, consequentemente deveria ser ainda mais responsável e dizer apenas verdade, e então em que é que ficamos?
Serão as grandes marcas assim tão de confiar como alguns pensam? Ou o dinheiro e os interesse económicos é que falam mais alto?

O que é preciso é voltar a vender, especialmente quando já tudo está servido e não mais precisavam de comprar.
A economia não pode parar.
Ou porque é que pensam que estão sempre a sair novos modelos, que de novos não têm nada, e só se muda a cosmética?
O mundo capitalista move-se assim, e o dinheiro girar de mãos é a base de sustentação da economia.

Cumprimentos,
João

PS: Tenho formação em marketing e trabalho com publicidade e afins, e encontro-me minimamente esclarecido do porquê das constantes "pseudo-inovações" das marcas, e não é só com as espingardas que isto acontece, é em tudo na vida.
Na minha vida profissional sou "obrigado" a fazer o mesmo e a viver disso, e o papel aceita todo o texto que lá queiramos imprimir, seja esse texto 100% verdadeiro, ou nem por isso…
Porque faço a mesma actividade é que tenho um espírito extremamente crítico e atento em relação à publicidade e ao marketing, e sou bastante imune a ambos.


Última edição por João Rodrigues em Dom Abr 15, 2012 1:20 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 7:43 pm

Estou de acordo consigo, se verificarmos a ultima inovação em espingardas chama-se Vinci e é da Benelli, mesmo assim não podemos dizer que é uma grande inovação, esteticamente sim, mas no mecanismo ,etc é praticamente igual a outros modelos da Benelli
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptySáb Abr 14, 2012 7:56 pm

E o caso da A300 da Beretta que já está a ser comercializada abaixo dos 1000 euros em Portugal, e que custará cerca de 700 dólares nos USA?

Outra anedota.

Trocam apenas o piston, dão uns toques na cosmética, e lançam outra vez um "novo modelo" que é em quase tudo igual à arma anterior, a série AL391.

Com a crise mundial, os estudos de marketing comprovaram que as vendas das armas estavam em queda, e que, os compradores devido à diminuição do poder de compra estavam a deixar de comprar e eles a não facturar tanto, então, decidem com esta nova A300 regressar ao mais baixo preço inicial da AL391.

Pois, é mesmo verdade que a AL391 ainda há uns 9 anos custava "apenas" 850 euros, e fruto sabe-se lá do quê (da fama que ganhou, claro), já ia actualmente nuns módicos 1700 euros.
Ora, os ordenados pagos em Itália duplicaram em 10 anos e a Beretta tem mais custos? O aço duplicou de preço? A madeira duplicou de preço???
Pois claro que nada disso aconteceu. Uma qualquer Beretta Urika 2 AL391 Standart, em material e mão-de-obra não fica em mais de 200 euros para a fábrica, e uma A300, em material e fabrico, pouca diferença terá em custos para a Beretta.

Há sempre maneiras muito elegantes de dar a volta à situação de crise, e de voltar a ganhar dinheiro, e eles sabem disso, ou não tivessem eles o melhor departamentos de marketing que existe no mundo das armas.
Vão ver que nos USA (e não só) a A300 vai vender que nem pipocas, e mesmo estando a praticar um menor preço, como vão voltar a vender muitas unidades, vão outra vez ganhar muito dinheiro.
Elas ainda nem estão disponíveis para venda lá, e com os teasers lançados pela Beretta, e com o suspense que criaram, e após com os primeiros artigos e vídeos, já está instalado o burburinho por lá, e é só pessoal a perguntar quando estão disponíveis a desejar comprar. Mesmo quem nunca foi cliente Beretta, ao ver toda a publicidade e o preço anunciado, também quer.
A Beretta,no ano passado, antes de decidir produzir, e para que não produzisse uma quantidade exagerada que não conseguisse despachar, primeiro espicaçou o interesse dos consumidores, depois recebeu o feedback do mercado, e ao ver tanto interesse apontou os esforços de produção para poder satisfazer a procura que antecipadamente já sabia que iria ter, e só em Maio vai começará a entregar as A300 em força nos USA, e elas ainda não foram entregues e já sabem que vão ter milhares delas vendidas.

Chama-se a isto criar mercado.

O mais importante hoje em dia não é o produto em si, mas sim, o que a marca do produto representa na mente do consumidor.

Vamos ver por quanto tempo vão manter o preço das A300 abaixo dos 1000 euros.
Aposto que assim que elas ganharem fama, em pouco tempo iremos assitir a um vagaroso e constante aumento de preço.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptyDom Abr 15, 2012 3:28 pm

Quando adquirii a X400 tive o cuidado de primeiro observar bem o mercado das automaticas e experimentar cada uma delas, nomeadamente a Beretta X400, a Fabarm XLR5 e a Browning Maxus de entre as três decidi não poupar e ir pelo produto mais fiavel, mais resistente e sem duvida de maior qualidade e confortabilidade, logico que muita critica aqui em relação a Beretta está na razão dos euros nada mais e na minha sincera opinião a confundir o inconfundivel..a X400 com almas de 18.6(18,55) faz precisamente os mesmos tiros em termos de penetração que fazia a A302 com almas 18,3 sempre cacei as perdizes com ela e este ano com a x400 a taxa de abate melhorou em tiros largos e perto e em numero de impactos na peça muito mais e isto é a experiencia no terreno que tenho, quanto as experiencias do Helio a X400 que ele refere foi a minha arma mas essa part nada tem de especifico ou cientifico para provar seja o que for, paginas amarelas é testes impiricos e pelas mais variadas razões não são fiaveis se fosse o mesmo papel mas em nada isso pode dizer seja o que seja, e no terreno a verdade é essa, uma arma fiavel, confortavel e com efeitos letais extraordinarios basta que sempre usei os chokes 3* e 2* e este ano foi com 4* e 3* que obtive os melhores resultados não sou nenhum especialista a atirar mas tambem não sou leigo nenhum.
Um abraço.
Carlos Garcia
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptyDom Abr 15, 2012 3:34 pm

Uma benelli Crio com ponteiras 3 faz melhores tiros que a minha Breda com ponteira 2 e as mesmas almas...aços meus caros...outro tipo de cuidados na construção.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptyDom Abr 15, 2012 4:16 pm

Embora os testes do Hélio não sejam conclusivos dá para ter uma ideia aproximada, das referidas pelo amigo Carlos Garcia qualquer uma delas independente das almas serem mais ou menos fechadas as prestações são muito identicas para se obter as melhores prestações consoante o atirador e a maneira de atirar é só substituir choques.

Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptyDom Abr 15, 2012 5:32 pm

Quando altera os choques, logo há diferença, muitas vezes a alteração melhora em função do tipo de cano ( perfil interior do cano).
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 EmptyDom Abr 15, 2012 7:34 pm

Voltando às almas, lanço-vos um desafio, digam-me quem são os campeões que conhecem por essa europa fora nos pratos ou no tiro aos pombos, ou quem são os que participam em provas e que tenham regularmente bons resultados de topo, e que utilizem canos com almas muito mais largas que 18,5mm.

Ou então, digam-me lá quais as armas e que almas são utilizadas pelos atiradores nos jogos olímpicos.
Das duas uma, ou os atiradores profissionais e todas as marcas que mais vitórias conquistam anda tudo enganado e não sabem que teriam mais vantagem por utilizar armas de almas mais largas, ou então, resultado da experiência deles (há muitos que num ano dão mais tiros que a maioria de nós numa vida) sabem algo mais que aquilo que certas marcas apregoam como verdadeiro...

Os resultados finais das almas largas teimem em não as confirmar como vencedoras, porque será?

O Paulo Cleto quando foi campeão com a sua DT10, tinha nela almas apertadas, o campeonissímimo Jeorge Digweed tem almas apertadas na sua Perazzi, o Richard Faulds na sua DT10 a mesma coisa. Este pessoal é que ganha, mas pelos vistos isso só acontece porque eles é que andam todos enganados...

Quando falamos de distâncias a que as almas largas secam a caça, e de que há pessoal que com elas mata muito longe, digam-me lá onde é que usando uma delas, conseguem matar com 28 gramas de chumbo 7 caça às distâncias que podem ver neste vídeo, e ainda por cima corvos são peças resistentes:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Nos tiros em que o Digweed diz 70 yards e faz um double, são "apenas" cerca de 65 metros Very Happy
Com podem ver, o que para uns é longe em demasia, para outros é caça a tiro...

Pois é, as distâncias a que todos por aqui falam, são relativas à noção de distância de cada um, bonito é ver essas tais distâncias lado a lado com outras pessoas equipadas com diferentes armas.

Quando cacei praticamente apenas aos pombos, sei bem quais foram as distâncias a que atirava, e qual a diferença que tinha entre um tipo de armas com almas muito largas, e com outras mais convencionais. Aquilo que para as minhas armas de almas largas era largo, para as outras que tinha com almas mais apertadas era caça perfeitamente a tiro, e contra isso batatas. Tenho pena é de estarmos aqui todos a divagar, e não podermos é estar lado a lado numa caçada aos pombos à passagem, depois, no final da caçada, então voltávamos a conversar todos outra vez. Amigos, eu sei e tenho perfeita noção das distâncias a que atiro, e tive mais que comprovada a experiência da diferença de capacidade de abate entre almas largas e estreitas. Quando digo que matava os pombos secos (com almas mais convencionais) mais longe do que era possível com as almas largas, não estou a falar de pombos à passagem a 25 ou a 30 metros, porque a essa distância qualquer coisa mata mais ou menos bem.
Se disser que matei com almas mais apertadas pombos secos a 50 metros e a mais, era mesmo a essa distância, até porque, pombos baixos que passam a atravessar à nossa frente, é fácil de confirmar a distância. Sou alto e tenho o passo grande, e se para medir a distância dei muitas vezes propositadamente entre 60 a 70 passos muito largos quando ia cobrar um pombo que passou a atravessar, de certeza que não estava a matar pombos a 35 metros, ou também há dúvidas à cerca disso?
Amigos, muitos que caçavam a meu lado, vendo os resultados acabaram por mudar de armas, e também passaram a matar melhor depois, por alguma razão deve ter sido...
O amigo Hélio conhece alguns dos meus amigos, e já os ouviu a contar que tordos a que muitos nem se atrevem a levantar a espingarda (pois lá no tecto parecem do tamanho de um pardal), eu viro-os secos cá para baixo, o mesmo para pombos que muitos nem lhes levantam os canos. Desculpem-me a falta de modéstia, mas quando estamos a falar de distâncias largas, é preciso saber aquilo o que se diz ou aquilo a que cada um se está a referir, e para mim, o que muitos dizem ser caça a 70 metros, na verdade mais não são que 35 ou 40 metros.
Quando digo que almas largas na caça larga chumbava mais que matava, e que com almas estreitas seco a caça, a comparação é minha, e portanto, estou a comparar em tiros à mesma noção de distância que tenho, e não me estou a comparar com diferentes noções de distâncias de outros caçadores.
Eu já comparei na prática entre umas e outras, o que me interessa a mim são os resultados na prática, e hoje utilizo aquilo que melhores resultados me proporcionou, por isso mesmo já não quero cá saber de publicidades para coisa nenhuma. Podem escrever tudo e mais alguma coisa, e em teoria dizerem que é assim ou assado, mas para mim só na prática é que posso validar os argumentos, e infelizmente, e porque tal não se confirmou só gastei dinheiro em vão. Foi azar nessa época ser mais novo e ainda ter acreditado tanto nas publicidades, porque se fosse hoje tinha poupado uns milhares de euros.

Vão a uma prova de tiro ao pombo onde estejam os craques nacionais, ou os internacionais, e vejam lá o que eles utilizam. Ou acham que quem anda nessa vida há tantos anos, e fartos e fartos de gastar dinheiro e a maioria com poder de compra para comprar a arma que bem quer (pois até Purdey's se vêm nessas vidas), alguma vez iriam utilizar uma arma que lhes desse desvantagem e sabendo que haveria outras com as quais seria possível secar melhor os pombos antes da rede?

Digo-vos mais, estou fartinho de ver a distribuição de imensas armas de almas abertas, de almas fechadas e de almas standart, e curiosamente, na chapa e na minha opinião pelo que tenho observado, tudo o que se afasta muito de 18,5mm que é alma standart e a verdadeira para uma calibre 12, começa a fugir do equilíbrio ideal entre distribuição/perfuração.

Que eu saiba, em Portugal, a maioria do pessoal não caça com cartuchos Magnum e Super Magnum, nem atira com 32 ou 36 gramas nos pratos, logo, não sei para que é que alguém precisa de utilizar por cá armas que foram desenhadas para o mercado dos USA a contar com a utilização de cargas grandes ou muito grandes.

Não mais volto a este assunto, pois esta é uma das coisas em que não seria aqui a trocar ideias que permitiria tirar dúvidas ou chegar a conclusões, só lado a lado tal seria possível, e isso, quem sabe se um dia destes não poderá vir a acontecer.
Boas caçadas a todos com o ferro que mais gostam, e muita felicidade na caça é o que vos desejo.

Cumprimentos,
João
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Almas vs Perfuração vs Distribuição   Almas vs Perfuração vs Distribuição - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Almas vs Perfuração vs Distribuição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 16Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 10 ... 16  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» almas
» Como medir as almas de uma arma?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Espingardas «-