Existe uma variedade imensa de montagens para Surfcasting, sendo a caixa de montagens de um pescador de competição um verdadeiro baú de tesouros coloridos, com uma variedade imensa de anzois, destorcedores, pérolas e uma infinidade de brique-a-braques que o pescador amador não se preocupa muitas das vezes mas que em competição podem fazer toda a diferença.
Cada uma destas montagens utilizadas, tem a ver com o tipo de peixe pretendido, tipo de relevo do mar, condiçoes em que este se apresenta, etc. Aqui, no PLANETA PESCA vamos começar por apresentar algumas destas possiveis montagens utilizadas, que passamos a explicar.
fig.1
Na fig.1, temosuma apresentação curta de dois anzóis, com chumbo no fim da linha madre, preso por uma anilha a esta. A anilha é usada para em caso de necessidade podermos trocar de chumbo rápidamente.
Os anzois derivam por um destorcedor em T e usam um "bait clip" para segurar este no acto do lançamento. Os tubos de silicone aqui substituiem "stop knots" e seguram os destorcedores.
Notar que as distâncias de fio utilizadas servem para que não haja problemas de enrolamentos entre as derivações dos anzois e a linha madre.
Podemos utilizar ouras distâncias entre os elementos mas convem manter estas proporções.
fig.2
Esta segunda figura, é basicamente a primeira mas com algumas variações interessantes.
Por exemplo, antes dos anzois adicionamos pérolas de flutuação e um tubo de silicone, esta montagem fica assim preparada para com sucesso encarar fundos onde exista excesso de caranguejos que poderiam comer o nosso isco em vez do desejado peixe, para além da pérola actuar obviamente como atractor.
Substituimos também um dos "bait clips" por um escudo de impacto. Este escudo, não é muito comum em Portugal, mas para além de funcionar exactamente como o "bait clip", proteje melhor o isco no impacto com a àgua e inclusive melhora o lançamento aerodinamicamente.
fig.3
Apresentamos esta terceira montagem (fig.3)porque para muitos pescadores amadores é novidade no que respeita a usar um "clip" perto do primeiro destorcedor para dobrar a linha para o lançamento. Este truque usa-se para empates muito compridos, e que pelo tamanho podem atrapalhar no lançamento, obviamente o "clip" solta-se ao chegar à àgua. O chumbo como nas outras situações é preso por uma anilha. Para melhorar a apresentação do isco, neste caso usamos uma pérola simples colorida e um sequin reflector brilhante presos por tubo de silicone.
fig.4
Para a próximas vez vamos continuar a mostrar soluçoes engenhosas nas montagens e também montagens para tipos especificos de pesca