* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) Button10  Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Mauro Oliveira
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 7
Idade : 33
Localização : Brasil
Ocupação : Lojista por profissão,pesca por hobby,pretende ingressar na caça
Humor : Regular
Data de inscrição : 09/05/2011
Pontos : 19

Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) Empty
MensagemAssunto: Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho)   Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) EmptyDom Ago 14, 2011 6:11 pm

Pirarara

Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) Pirarara07

Peixe de couro da família dos Pimolidedae, a Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) possui cabeça bem grande e larga, ocupando cerca de 1/3 do comprimento total. A boca é bem ampla. Possui uma grande placa nucal, que a diferencia dos demais pimelodídeos. O corpo é roliço, com perfil arredondado e ventre convexo ou achatado. A cor geral do dorso é marrom ou preta, podendo apresentar um certo tom esverdeado, dependendo da região. O ventre é amarelo, muitas vezes com manchas pretas. A nadadeira caudal é truncada e se apresenta em um vermelho vivo. Emite som característico assim que sai da água, semelhante a um bufo. Peixe de grande porte, pode passar de 1,5 m de comprimento, e cerca de 80 kg. Nativo da América do Sul, nas bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins

Espécie onívora, com preferência carnívora, em especial por peixes que se alimenta freqüentemente, mas também não rejeita moluscos, crustáceos, entre outros. Uma curiosidade é o fato de se alimentar de frutos da vegetação marginal inundada (igapós) durante o período de cheia, como os frutos de certas palmeiras, como o jauari.

Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) Pirarara061

Segundo relatos de muitos moradores de diversas regiões da imensa bacia, entre os povos da Amazônia, a Pirarara tem a má reputação de desferir ataques a seres humanos, chegando até a causar mortes por afogamento.

Ocorre em rios das bacias Amazônica e do Tocantins-Araguaia, onde podem ser encontrados no leito dos rios, poços e eventualmente no interior de lagos, em áreas quase sempre associadas com matéria vegetal, como troncos e galhadas submersas.

Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho) Pirarara05
Pirararas nadando junto a um jacaré.

Ao fisgar uma Pirarara, é muito fácil identificá-la, pois costuma sair em disparada tomando grandes quantidades de linha como nenhum outro tipo de bagre faz. Possui muita força, que aliada a um grande fôlego e também pelo fato de ”brigar sujo” (buscando refúgio em troncos ou galhadas) torna sua captura um grande desafio. É pescada o ano todo, preferêncialmente nos meses de vazante e seca.

O equipamento mais indicado para essa pescaria inclui varas de ação extra-pesada, linhas de 0,70 a 1,20 milímetros, preparadas com empates e anzóis n° 10/0 a 14/0.

Dicas de pesca: A modalidade de pesca é praticada com iscas naturais, muito embora seja capturada com certa freqüência com metal jigs. O equipamento deve ser bem resistente, já que a pirarara "briga sujo" buscando enroscos, o que justifica um reforço a mais.

As iscas de peixes são as favoritas. Também pode ser capturada com iscas artificiais trabalhadas mais ao fundo, como iscas afundativas de barbela, tube jigs e jumping jigs.

Dados retirados do site Pesca.Tur.Br ,com algumas citações de conhecimentos pessoais.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Pirarara (ou Peixe-Gato-de-Rabo-Vermelho)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Espécies «-