| chumbo ideal para as lebres | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sex Out 29, 2010 8:26 pm | |
| Realmente as lebres nos eucaliptais e zonas de mato mais fechado são mais dificeis de matar, já para não falar nas vinhas, porque ai sim é só para artistas Mas não é mal nenhum nessas zonas no 1º tiro pôr um dispersor... aliás o segredo estámesmo ai... no 1º tiro |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sex Out 29, 2010 8:40 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Este ano tenho aprendido umas coisas com as lebres.
Não sei por que este ano parecem mais magras. Raramente errava uma lebre este ano já não posso falar assim.
Caçar às lebres dentro de eucaliptais ou zonas de mato mais cerrado vou passar a fazer como na caça ao coelho meto um dispersor. Amigo Hélio chumbo nº 10 nelas. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sex Out 29, 2010 9:19 pm | |
| |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sex Out 29, 2010 11:12 pm | |
| - A.silva escreveu:
- Amigo Hélio chumbo nº 10 nelas.
Depois a comer ficava com o chumbo nos dentes. É melhor não! eh eh eh |
|
| |
pedroferreira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 256 Idade : 74 Localização : lisboa Ocupação : aposentado Humor : tem dias Data de inscrição : 14/12/2010 Pontos : 257
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sáb Abr 02, 2011 9:23 pm | |
| Amigo Alvaro devo dizer-lhe que usar chumbo 5/6 ou até 4 como dizem aqui alguns camaradas acho que é um verdadeiro atentado aos outros camaradas que caçam na zona, eu caço em Portugal desde 1971 com um grande caçador que era meu sogro e o velhote so caçava com chunbo 7 e eu também, e nunca foi por ser esse motivo que alguma russa se foi embora, algumas foram e vão continuar a ir mas sim por serem erradas, algumas muito bem erradas mesmo. Pois bem aqui vai a minha reseita, MELIOR 32,Grs. nº.7. com um abraço e aponte bem pois esse e o grande segredo, Psdro Ferreira. |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sáb Abr 02, 2011 10:33 pm | |
| |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sáb Abr 02, 2011 10:47 pm | |
| Sim, os olhos são o mais importante, mas quem atirar a uma lebre a 50 ou mais metros não a chumbando de morte já é dificil com chumbo 7 segura-la, agora atirando a uma lebre a tiro, até 30 metros, qualquer chumbo é bom e nesse caso sou muito a favor desse nº de chumbo o 7 não é preciso chumbo mais grosso caçando como se deve caçar.
Por norma caço ás lebres em ZCTs (só porque não não tenho aonde caça-las em quantidades desejaveis noutras ZCs) e por norma o gestor aconselha sempre a atirar-mos com chumbo 4 e sabem porque razão??? pensem lá. |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Sáb Abr 02, 2011 10:53 pm | |
| |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 1:02 pm | |
| Deve ser para ficarem logo "surdas"... |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 2:32 pm | |
| - santos77 escreveu:
- não, porque?
Amigo Santos logo lhe digo, mas agora o amigo tem que desenvolver mais o tema, é só para ver aonde chegamos nesta materia de matar, errar, chumbar, etc etc. |
|
| |
santos77 Membro Veterano
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 2:36 pm | |
| ca para mim as que não mato erro , as desculpas sao para os novatos, abraço |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 2:53 pm | |
| - joão gil escreveu:
- Deve ser para ficarem logo "surdas"...
Tambem tem a ver com isso, mas não só e porque a "discussão" partiu do principio que o chumbo 7 era o ideal para caçar ás lebres e não é assim tão verdade, porque há situações que nos obrigam a utilizar outro chumbo, até na caça a outras especies cinegeticas. Como sabem á varias maneiras de os caçadores entenderem como pensam e devem caçar a determinada especie cinegetica e o importante, na minha opinião, é partir de um principio como cada um caça e a partir daí podermos saber analisar e "discutir" qual o melhor chumbo para caçar a determinada especie cinegetica, mas tambem é determinante a arma com que se caça. Vamos lá então, se é de interesse dos foristas, analisarmos esta questão, mas reparem que é sempre numa boa e com a finalidade de melhorarmos as nossos niveis de conhevcimentos sobre esta materia. |
|
| |
santos77 Membro Veterano
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 3:12 pm | |
| e então não é para isso mesmo que utilizamos os foruns ,para partilhar experiençias , então ,força nisso amigo mota |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 3:29 pm | |
| - santos77 escreveu:
- e então não é para isso mesmo que utilizamos os foruns ,para partilhar experiençias , então ,força nisso amigo mota
Bem amigo Santos, vou só então dar-lhe uma dica, na ZC aonde por norma caço e ás lebres, faço-o sempre com chumbo 7 e com cães de parar, atirando só a elas quando os cães as levantam e havendo condições para a abater, ao sair-me larga nunca atiro, pode acontecer chumba-la e ela ir morrer longe e assim nem eu nem a ZC tira proveito dessa circunstancia e é menos um exemplar que fica a fazer falta para outros fins. Ponto 1- Aonde as lebres são escassas tem que se caçar numa prespectiva de perservar. |
|
| |
jose costa Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 3885 Idade : 64 Localização : lisboa Ocupação : servente Humor : algum Data de inscrição : 02/07/2010 Pontos : 4108
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 3:51 pm | |
| boa tarde eu atiro ás russas com: cartuchos da CASA DIANA ,BRANCO TRANSPARENTE para se ver o que tem lá dentro com chumbo 6 uo 7 1\2 34 gramas e polvora A1ou A2 bons tiros cumps j.costa |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 8:34 pm | |
| Olhando ao tamanho da lebre eu não atirava de modo algum com chumbo 7. Não digo que não mate, tal como o chumbo 8 os pombos p. ex., mas não o considero adequado. A lebre de costas aguenta muito o chumbo e ficará com muitos bagos entre a pele e a carne. Além de mais esse chumbo a partir de certa distância já não tem força para lhe partir ossos.
Uma lebre requer sempre no mínimo chumbo 6. Para quem atira tiros curtos até 30 metros 32g de chumbo 6 chega perfeitamente mas se o terreno for mais aberto e onde seja possível disparar até um pouco mais longe, o que até é conveniente na lebre, pois é quando "endireita" e deixa de fazer "ésses"o chumbo 5 passa a ser rei.
Eu votaria no 5.
Quando vou a elas meto um tiro de chumbo 6 de 32g no cano e dois no carregador de chumbo 5 de 34 ou 36g. Mesmo mais longe seca-as. O 4 também deve ser bom mas como tem menos bagos e poderá chumbar mais que derrubar. Neste caso é imprescindível que se use maior gramagem.
Para quem não atire a elas muito longe 34g de chumbo 6 é um tiro também bastante equilibrado. |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 8:35 pm | |
| Muitas pessoas atiram aos tordos com 7,5 logo não faz muito sentido atirar às lebres com chumbo 7 olhando à resistência e ao tamanho do animal comparado com o do tordo. |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 9:34 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Muitas pessoas atiram aos tordos com 7,5 logo não faz muito sentido atirar às lebres com chumbo 7 olhando à resistência e ao tamanho do animal comparado com o do tordo.
Tambem depende muito da maneira que se caça, eu pessoalmente caço sempre com nº7 ás lebres, quase sempre paradas pelos cães, os tiros são sempre até aos 25 30 metros e neste caso é mais que suficiente. |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 9:39 pm | |
| Nesses casos as lebres saem quase aos pés. Agora se estiver a fazer porta ou não for nessas situações já se pode tornar mais complicado. |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 9:53 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Nesses casos as lebres saem quase aos pés. Agora se estiver a fazer porta ou não for nessas situações já se pode tornar mais complicado.
A partir dos 30 metros o nº 7 não é aconselhavel como disse o amigo Mota é perferivel não atirar, a partir dos 30 metros sou da opnião do nº5. |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 11:21 pm | |
| As questões colocadas pelos amigos Helio e A. silva são, quanto a mim, as duas pertinentes, por isso eu afirmei num post atraz que o nº do chumbo tudo depende de como cada um entende como se deve caçar. Com chumbo 7 a atirar a uma lebre a uma distancia até 30 metros é muito mais eficaz do que qualquer outro, é a minha opinião e experiencia que tenho e nada mais do que isso. Sou um homem perdido a caçar á lebre e só pelo fascinio que tenho pelo o animal e pelos lances que os meus cães de parar me proporcionam, adoro. |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 11:39 pm | |
| - Citação :
- Com chumbo 7 a atirar a uma lebre a uma distancia até 30 metros é muito mais eficaz do que qualquer outro, é a minha opinião e experiencia que tenho e nada mais do que isso.
Eu também partilho dessa opinião, mas chumbo 7 não só para as lebres, mas para todos os tipos de caça |
|
| |
nmpf Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 705 Idade : 46 Localização : GUimarães Ocupação : Militar... Humor : muito Data de inscrição : 16/08/2010 Pontos : 754
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Dom Abr 03, 2011 11:51 pm | |
| - nlidonio escreveu:
-
- Citação :
- Com chumbo 7 a atirar a uma lebre a uma distancia até 30 metros é muito mais eficaz do que qualquer outro, é a minha opinião e experiencia que tenho e nada mais do que isso.
Eu também partilho dessa opinião, mas chumbo 7 não só para as lebres, mas para todos os tipos de caça Tambem concordo e atiro sempre com tiro 7,claro que tou a falar de perdizes e lebres |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Seg Abr 04, 2011 12:07 am | |
| Eu fico sem confiança usando o 7 tanto a perdizes como a lebres. Já aos coelhos o 7 é o mínimo que uso. Gosto mais do 6.
|
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres Seg Abr 04, 2011 12:17 pm | |
| - nlidonio escreveu:
-
- Citação :
Eu também partilho dessa opinião, mas chumbo 7 não só para as lebres, mas para todos os tipos de caça Sim Nuno, a uma distancia razoavel não há melhor, embora na caça aos tordos e rolas a distancia nem se coloca. Helio, isso está na tua cabeça e não pretendo que penses de outra maneira, o factor pisicologico tambem tem e muito a ver com tiros certeiros, sendo assim experimenta colocares um cartucho 7 no 1º tiro e para te dar a tal confiança colocas nos outros 6 e 5, vais ver que começas a matar a caça logo ao 1º tiro. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: chumbo ideal para as lebres | |
| |
|
| |
| chumbo ideal para as lebres | |
|