| qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:16 pm | |
| Boas, Speeds, o que diz o teu amigo é "mais vale errar com estilo do que acertar sem saber como"Embora não concorde, pois errar é errar não há estilos para isso e acertar sem saber como sempre tem a benesse de ficar com a peça de caça (ou não). Até parece o tio de um colega meu que quando falha um coelho diz: "um tiro tão bem dado e como foi que falhei o coelho", não há tiros bem dados quando se falha. Mas adiante que o assunto que propuseste não é este. Caça á Lebre: Os cartuchos e o nº do chumbo é o que estiver a usar na altura pois é uma espécie que é dificil fazer uma caça específica e portanto é o que estiver na espingarda na hora. Tenho ideia que se fosse a escolher um cartucho escolheria um com 36 gr. de chumbo nº 4, ficava muito mais descansado. Coelho: Zonas fechadas de mato cartuchos com 34 ou 36 gr. de chumbo nº 5. No Alentejo e Estremadura cartuchos com 32 gr. de chumbo 6 ou 7. Perdiz:Cartuchos com pólvoras progressivas até 36 gr de chumbo nº 7 no 1º tiro e 6 no 2º e seguinte. Pombo: Cartuchos com cargas até 36 gr. de chumbo nº 5. Um pombo velho aguenta uma passa daquelas, mais vale prevenir. Tordos: um cartucho com uma boa pólvora por exemplo D20 com 32 gr. de chumbo 7 ou 8 e é só fazer as contas. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:21 pm | |
| Amigo reizinho diga lá qual o seu tiro preferido para os tordos com D20? |
|
| |
Luis Santos Sub-Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6892 Idade : 54 Localização : figueira da foz Ocupação : caçar pescar Humor : algum Data de inscrição : 03/08/2009 Pontos : 7568
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:26 pm | |
| Amigo Helio eu só uso A2 mas o meu pai da-se muito bem com D20 da Sulbeja já exprimentei e é um tiro muito identico a A2 |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:30 pm | |
| Boas, Hélio os tiros com a pólvora D20 compro-os na casa "Cutelarias Finas" no Porto da marca que eles comercializam (AUTUNO) só que são um pouca caros pois custam quase 6€uros a caixa. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 6892 Idade : 54 Localização : figueira da foz Ocupação : caçar pescar Humor : algum Data de inscrição : 03/08/2009 Pontos : 7568
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:32 pm | |
| - reizinho escreveu:
- Boas,
Hélio os tiros com a pólvora D20 compro-os na casa "Cutelarias Finas" no Porto da marca que eles comercializam (AUTUNO) só que são um pouca caros pois custam quase 6€uros a caixa. Que sorte amigo Reizinho por cá têm de desenbulsar mais 0,30€ |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:45 pm | |
| Costuma-se a dizer que a qualidade paga-se! |
|
| |
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:56 pm | |
| podem ser de muito boa qualidade mas não troco pela A2 e são mais baratos |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 10:57 pm | |
| Boas Amigos
Tirando a caça aos tordos (e alguns dias de pombos) na restante caça, julgo que podemos investir mais um pouco em cartuchos de qualidade, visto não se darem assim tantos tiros. O investimento não é grande e numa dezena de caixas gastar-mos por exemplo mais dez euros julgo que não faz grande mossa(quanto vezes não gastamos isso e muito mais em coisas sem nexo, que ate não nos fazem falta...)Eu comprei o ano passado cartuchos Melior Diamante e gostei muito dos tiros.
Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 11:01 pm | |
| amigo custo não significa qualidade eu só gasto especial competition (polvichumbo)em tudo e estou satisfeito |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 11:11 pm | |
| Eu dos diamante não gostei muito mas pareceu-me bem melhor os super gt de 36g. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 11:12 pm | |
| - Luis Santos escreveu:
- amigo custo não significa qualidade eu só gasto especial competition (polvichumbo)em tudo e estou satisfeito
Eu sei que não Luis, pois as minhas melhores caçadas foram sempre com cartuchos carregados na garagem do meu pai. Tem sempre a ver com a maneira com que nos habituamos ás cargas. O que é bom para mim pode não prestar para si. Estava apenas a referir-me que, por exemplo, devemos procurar o melhor preço para cartuchos para os tordos em que esperamos sempre dar muitos tiros. Agora ás lebres e perdizes? para a maior parte do pessoal uma caixa ou duas chega. |
|
| |
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 11:16 pm | |
| - joão gil escreveu:
- Luis Santos escreveu:
- amigo custo não significa qualidade eu só gasto especial competition (polvichumbo)em tudo e estou satisfeito
Eu sei que não Luis, pois as minhas melhores caçadas foram sempre com cartuchos carregados na garagem do meu pai. Tem sempre a ver com a maneira com que nos habituamos ás cargas. O que é bom para mim pode não prestar para si. Estava apenas a referir-me que, por exemplo, devemos procurar o melhor preço para cartuchos para os tordos em que esperamos sempre dar muitos tiros. Agora ás lebres e perdizes? para a maior parte do pessoal uma caixa ou duas chega. Ó tempo volta para tráz boas alturas não amigo |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 11:29 pm | |
| Foram os melhores tempos da minha vida(em relação á caça) Mas agora o que interessa é o presente. Temos de nos adaptar ás novas realidades. Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui maio 20, 2010 11:29 pm | |
| |
|
| |
caleiro Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 6 Idade : 50 Localização : Barcelos Ocupação : Empresario Humor : Muito Data de inscrição : 30/08/2010 Pontos : 8
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Seg Ago 30, 2010 6:16 pm | |
| Pessoalmente a carga mais eficaz e´a de 32 gr,apesar de ser um tiro que tem tendencia a fechar um pouco,como a maior parte das vezes so caço a perdiz utilizo 32 grs em 7 e para o fim da temporada uso 34 grs em 6 para segundo tiro. |
|
| |
ACandeias Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 36 Localização : S. Cristóvão, Alentejo Ocupação : Operador Fabril Humor : bastante bom Data de inscrição : 31/07/2010 Pontos : 654
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Qui Set 02, 2010 5:09 pm | |
| Boas pessoal, para mim Vit33 chumbo número 5 para pombos patos perdiz e lebre, e RedStrar da Rio nº7.5, 8 para os tordos.
Cumps |
|
| |
paulo.rodrigues Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 15 Idade : 51 Localização : Entroncamento Ocupação : Formador Humor : Cada tiro cada estouro... Data de inscrição : 07/09/2010 Pontos : 21
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Set 07, 2010 12:25 pm | |
| Boas Amigos, Em parte concordo com o amigo João Gil, temos de nos habituar à menina. Só não concordo muito com a parte de se mudar muito de cartuchos, eu sou apologista de uma única pólvora, facilita muito as prestações. O ano passado fiz um grande erro e paguei por ele, levei para uma jornada aos tordos arma nova e o resto de todos os cartuchos que tinha em casa, 32gr, 34gr e 28gr todos de nacionalidades diferentes e tudo à mistura. Bem, até doeu, eram tiros adiantados, depois atrasados, é obvio que matei alguns, mas podia ter morto 3 vezes mais. Quando estamos habituados a um tiro e a uma arma é automático, não temos de estar a fazer contas ou a corrigir avanços, o tiro sai com naturalidade e com ele os resultados. Abraço |
|
| |
jose costa Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 3885 Idade : 64 Localização : lisboa Ocupação : servente Humor : algum Data de inscrição : 02/07/2010 Pontos : 4108
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Set 07, 2010 6:15 pm | |
| para mim 32 gramas é o melhor |
|
| |
joao mendes Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1429 Idade : 50 Localização : Santarem Ocupação : Técnico Agrário Humor : bom Data de inscrição : 06/09/2010 Pontos : 1520
| Assunto: Tema controverso Ter Set 07, 2010 6:46 pm | |
| Boas, aí está um tema com repostas para todos os gostos. O tipo de chumbo e a carga ideal é sempre uma opção pessoal, mas nunca esquecendo que o ideal, acima de tudo, é uns bons olhos, até porque se o tiro for bem centrado o tipo de chumbo é o que menos interessa. Eu sempre cacei com o mesmo tipo de chumbo e carga para toda a caça menor, desde à 18 anos, que uso 7,5 e 32 gr. è uma questão de hábito.
Bons tiros, nem que seja pelo barulho... |
|
| |
caleiro Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 6 Idade : 50 Localização : Barcelos Ocupação : Empresario Humor : Muito Data de inscrição : 30/08/2010 Pontos : 8
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Set 07, 2010 7:16 pm | |
| O usar cargas pesadas e´porque se pensa que assim tem mais hipotese de se acertar o que e´totalmente errado,normalmente falha-se ou porque nao da-mos o devido desconto,ou porque nos precipitamos ou entao po mau encare da arma,um bom cartucho ajuda-nos a abater melhor a caça mas nunca a acertarmos o tiro,a carga de 32 gr e´rapida,confortavel e com o choque adequado vai buscar caça a distancia maxima de tiro |
|
| |
Jorge Faustino Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 10 Idade : 57 Localização : Tocha - Coimbra Ocupação : Desocupado Humor : QB Data de inscrição : 11/10/2010 Pontos : 12
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Seg Out 11, 2010 11:49 pm | |
| Considero que a escolha das munições é muito pessoal, eu já algum tempo que me decidi em variar muito pouco; assim sendo, utilizo cartuchos com chumbo 7, de 32 grms, para quase tudo, excepto para patos chumbo 5 34gr ou aço 4 34gr; tordos 8 30gr.
|
|
| |
jose costa Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 3885 Idade : 64 Localização : lisboa Ocupação : servente Humor : algum Data de inscrição : 02/07/2010 Pontos : 4108
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Out 12, 2010 1:14 am | |
| chumbo 7-7/1/2- 6- 5 - 4 gramas 32g ,mas eu atiro a tudo com chumbo 7-1/2--32gr, mas o ideal é alvejar a arma com 2 ou 3 cargas diferentes e a partir daí utilizar o que melhor distribuiu os chumbos pelo alvo ,e depois é só encarar a arma e dar ao dedo |
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Out 12, 2010 12:38 pm | |
| Bons Como o tempo está a ajudar pena não acontecer o mesmo com os dias de caça, (só consegui 3 horitas 26/7 e 4 horas a chover no 3/10) passei os olhos pelas 5 paginas dedicadas pelos meus amigos confrades aos cartuchos e respectivas cargas a utilisar. Fiquei com um grande problema depois desta troca toda de informação não vai sobrar uma pecita para mim! (brincadeira) Estou totalmente de acordo que devemos trocar o menos possivel de arma e cartuchos. Não é menos verdade que temos (artistas que qualquer ferro nas mãos deles é uma maquina) mas todos nós se continuar-mos a insistir na mesma carga e na mesma arma melhoramos. Polvoras que me lembre e que não sei se ainda existem era D 20 e (vitavourum) principalmente a segunda talvez tenha sido a que mais gostei. Continuem com boas caçadas que o meu tempo anda bastante escaço não me tem mesmo permitido fazer mais gostos ao dedo 10 peçitas é muito pouco e quando chegar a minha vez já pouco resta..... Cumprimentos a todos |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Out 12, 2010 8:29 pm | |
| Lembro-me de grandes serões na garagem , com o meu pai, a carregar cartuchos com pólvora "nobel"...Nem sei se ainda existe |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor Ter Out 12, 2010 9:36 pm | |
| os cartuchos tal como os carros sao as paletes cada qual tem o seu gosto pessoal 1 abraço |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor | |
| |
|
| |
| qual o tipo de chumbo e carga ideal para as especies de caça menor | |
|