|
|
Autor | Mensagem |
---|
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Chokes Ter Abr 06, 2010 9:43 pm | |
| |
|
| |
carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: Chokes Ter Abr 06, 2010 10:16 pm | |
| Muito bem Reizinho falta referir que nas armas de "choke" fixo fazem um estrangulamento muito mais efectivo ou seja o mais produtivo era ter varios canos com estrangulamento na boca do cano diferente para diferentes tipos de caça assim sendo as armas multi-chokes são uma mais valia mas...e ha sempre um mas...apesar das tecnicas mais apuradas não tenhamos duvidas da maior eficacia dos tiros produzidos por armas de "chokes" fixos |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Chokes Ter Abr 06, 2010 11:43 pm | |
| Muito bem Carlos, todos têm as suas ideias mas eu estou totalmente de acordo contigo. É o "amor" que temos ás de sobrepostos. Quem começou com elas, vai acabar com elas, quase de certeza. Eu Vou. |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 8:50 am | |
| Bom dia, Caro amigo Carlos Garcia, não posso estar mais de acordo consigo, mas isto foi só para responder de uma forma muito sucinta ao jovem litofaria, mas a sua questão é pertinente e isso levar-nos-ia para o campo da balistica interna, para a constituição dos canos desde as câmaras até á boca dos mesmos e o que se passa entre os dois extremos dá para escrever um livro. Mas obrigado, aquilo que você disse é um excelente complemento. J.Reizinho |
|
| |
litofaria Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 56 Idade : 29 Localização : ponte de lima Ocupação : estudar , caçar com o pai Humor : muito Data de inscrição : 16/11/2009 Pontos : 66
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 12:30 pm | |
| ah , obrigada acho que ja percebi.
afinal de tudos os chokes são usados para os chumbos nao se afastar tanto, por isso tem mais eficácia.
e há varios tipos de chokes , e ja vi que alguns preferem 1, outros 3.
gostos são gostos.
obrigada a todos. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 1:03 pm | |
| - ARC escreveu:
- Após ler os v/tópicos, aproveito para perguntar a quem tiver Benelli super 90 esquerda, o seguinte. Tenho uma arma com estas caracteristicas, a qual tem 2 ponteiras 2* e 3*.
Qual a ponteira que utilizam para os tordos e para a caça às lebres. Eu utilizo sempre a ponteira 2*. não sei se estou errado. Obrigado Tanto a ponteira 2 como a 3 são válidas para a caça aos tordos e lebres. Eu pessoalmente prefiro sempre choques mais abertos que fechados. Eu entre essas duas escolhas era o 3 que usaria tanto para os tordos como para as lebres. O 2 apenas o usaria quando os tordos estivessem mais altos. As lebres por norma levantam-se perto e ainda é preciso deixar esticar por isso aconselho o 3. Se caçasse a perdizes bravas e lebres ao mesmo tempo talvez o 2 fosse mais apropriado. Agora isto que digo também é subjectivo pois pode usar um cartucho que disperse mais que outros. Muitas vezes o choque a escolher tem a ver com o tiro em si usado. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 1:05 pm | |
| - carlosgarcia escreveu:
- Muito bem Reizinho falta referir que nas armas de "choke" fixo fazem um estrangulamento muito mais efectivo ou seja o mais produtivo era ter varios canos com estrangulamento na boca do cano diferente para diferentes tipos de caça assim sendo as armas multi-chokes são uma mais valia mas...e ha sempre um mas...apesar das tecnicas mais apuradas não tenhamos duvidas da maior eficacia dos tiros produzidos por armas de "chokes" fixos
Com os choques longos que há, hoje em dia, os choques fixos não me deixam saudades nenhumas. Realmente só vejo uma vantagem que é para o tiro aos pratos pois significa menos peso na ponta do cano. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 1:24 pm | |
| não é bem assim Helio e para teres essa certeza, usa duas armas da mesma marca uma com chokes amoviveis e outra sem mas com o mesmo estrangulamento, coloca a 30 metros uma tabua com um alvo em papel para delineares o tiro e depois experimenta a medir a profundidade e a dispersão entre chumbos e dá-me o resultado.Se puderes fá-lo(eu tenho duas fabarms e ja experimentei mas não penses que vou sujar a duas para tu veres hehehe) |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 3:12 pm | |
| Eu limpo-a. Atenção que estou a falar em choques longos não os vulgares de 5 cm. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 5:30 pm | |
| Podem fazer essa experiencia no sábado. Eu já a fiz á algum tempo com a minha NIKKO 5000 em que o cano direito tem 1/2 choke e com a minha Beretta A303, ponteira ***. No meu caso houve melhor perfuração e menor dispersão de chumbo com a NIKKO 5000. Abraço |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 5:34 pm | |
| A perfuração nas sobrepostos em 99% dos casos é maior que numa semi (especialmente de gases) tendo em conta o mesmo tamanho de cano. É preciso é que o Mota meta lá uma chapa senão gastamos-lhe os papeis todos do bar. Quem mete o braço no ar para o Mota meter lá uma chapa. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 6:03 pm | |
| Amigo Mota tem de meter uma cunha, para este tira-teimas |
|
| |
Luis Santos Sub-Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6892 Idade : 54 Localização : figueira da foz Ocupação : caçar pescar Humor : algum Data de inscrição : 03/08/2009 Pontos : 7568
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 6:42 pm | |
| cara ou coroa atira-se uma moeda ao ar |
|
| |
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 8:10 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Eu limpo-a. Atenção que estou a falar em choques longos não os vulgares de 5 cm.
A Fabarm 3T tem chokes longos e é de 76 de cano a outra é 71 de cano com * em cima e *** em baixo. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 9:14 pm | |
| - reizinho escreveu:
- Boa noite,
Caro litofaria, os choques de grosso modo e da forma como estão descritos no manual para exame da carta de caçador diz: "A boca do cano de uma espingarda pode ser ligeiramente estrangulada. A este estrangulamento é hábito chamar-se «choke», palavra inglesa para dizer aperto. O choke actua sobre a carga de chumbos de uma forma semelhante ao efeito provocado por uma agulheta numa mangueira. Assim os chokes apertam a chumbada fazendo com que a uma certa distância a concentração dos chumbos seja mais ou menos concentrada em relação ao seu diâmetro. Há vários tipos de choque e que podem ser: «full-choke» (*) «3/4 choke» (**) «1/2 choke » (***) «1/4 choke» (****) «cilindrico melhorado» IC «cilindrico» CL Nas armas modernas estes choques podem ser amoviveis, tanto internos como externos. Vamos começar a estudar. J.Reizinho e mai nada |
|
| |
ricardo cruz Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 50 Idade : 44 Localização : Maia Ocupação : o menos possível Humor : o melhor possível Data de inscrição : 19/10/2009 Pontos : 61
| Assunto: Re: Chokes Qua Abr 07, 2010 10:35 pm | |
| Sempre ouvi dizer que choques apertados e chumbo grosso são amigos da caça... |
|
| |
francisco jorge Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 1 Idade : 33 Localização : santa maria da feira Ocupação : trabalho Humor : muito bom Data de inscrição : 07/11/2010 Pontos : 1
| Assunto: Re: Chokes Qua Nov 10, 2010 10:53 pm | |
| - carlosgarcia escreveu:
- Quais os chokes que utilizam aos tordos?Tenho a mania de usar chokes muito apertados tipo 1* e 1,5* ou 2* e se por um lado é uma mais valia quando o tiro é bem centrado no caso deste ano em que tenho poucos tiros os torditos mais baixo erro-os sempre..mesmo aqueles que ja estão depenados a vista..
|
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Chokes Qui Nov 11, 2010 3:52 pm | |
| Boas Depois de tudo o que se disse sobre chokes,chunbadas e perfuração quero acrecentar uma experiencia de à dez/quinze anos atrás no tempo do livre. Depois de uma boa grelhada em que o tinto abonava tanto em qualidade como em quantidade estava um dia bem quente e éra preciso dar descanço aos cães fisemos um bom descanço debaixo de um grande pinheiro. Como era de esperar à sempre alguem que tem de inventar qualquer coisa (cortar a tiro uma pernada do pinheiro que nos servia de sombra).Um cartucho de uma de uma marca outro doutra,se fosse a minha arma já estava dá para ver como era a sena.Depois de ver gastar uma boa quantidade de cartuchos tive que lhes dar a minha opinião, esses cartuchos todos que vocês ja gastaram se me os tivessem dado eram mais bem utilisados,e agora vão passar pela vergonha de ver o que realmente é uma caçadeira a sério! Houve logo quem argumenta-se agora já está (cansado) para que não houvesse desculpas resolvi atirar uns 20cm atrás onde era mais grossa e não tinha qualquer bago de chumbo. Caiu mais rapido que um pombo quando está gordo. Enfim a cara dos meus colegas ficou semelhante a de uma boa quantidade de adeptos de futebol a jornada passada,porque estamos a falar de utilisadores de automaticas Beneli Pietros Bredas Browning e 1 sobrepostos miroko. Essa arma custou à 30 anos (os olhos da cara mas jà deu muitas alegrias) cano inferior 3*** superior 1* Julgo ter ajudado a os menos experientes na matéria Boas caçadas |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Chokes Qui Nov 11, 2010 6:46 pm | |
| Ora aqui está uma das razões para acabar o terreno livre quanto á outra questão a dos choques penso que o amigo não ajudou, confundiu. |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Chokes Qui Nov 11, 2010 6:51 pm | |
| Só falta saber qual era a arma? |
|
| |
adruzilio Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 120 Idade : 54 Localização : seixal Ocupação : estado Humor : caça Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 161
| Assunto: Re: Chokes Qui Nov 11, 2010 7:02 pm | |
| Kual a arma e muniçao. Abraços. |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Chokes Qui Nov 11, 2010 11:01 pm | |
| Pelo que percebi a arma utilizada pelo amigo Esteves era a sobrepostos miroco. O certo é que a adaptação a uma determinada ponteira é o fundamental. Conheço aqui na minha zona um caçador que como se costuma dizer é o "mata tudo", atira bem que se farta e dificilmente deixa fugir caça. A arma dele é uma semi-automática beretta de ponteiras amoviveis (não sei o modelo, já tem mais de um dúzia de anos) e apenas utiliza a cilindrica (*****). Parece mentira mas é verdade.... Eu na minha browning só utilizava a ponteira full aos tordos, era a ponteira que me dava mais garantias e com a qual tinha exelentes resultados. Já com a beretta alterno entre a ** e a ***, dependendo se os tordos entram mais baixos ou mais altos, mas sem dúvida que para mim a ** é a mais polivalente. Espero ter ajudado...
|
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Chokes Sex Nov 12, 2010 10:53 am | |
| Bons
Lamber sobrepostos 71cm |
|
| |
Alvaro M. Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 47 Idade : 41 Localização : Sapiranga -Rs-Brasil Ocupação : caçar Humor : bom Data de inscrição : 11/08/2010 Pontos : 57
| Assunto: Re: Chokes Sex Nov 12, 2010 1:24 pm | |
| Eu particularmente me acertei muito bem com a minha Boito era 2000 com 76 cm de canos sobrepostos e full chokes,atira em longas distancias...Mas chokes é uma coisa muito relativa varia de caçador para caçador,mas o fato é que devemos escolher um e se especializarmos neste mesmo. |
|
| |
nmpf Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 705 Idade : 46 Localização : GUimarães Ocupação : Militar... Humor : muito Data de inscrição : 16/08/2010 Pontos : 754
| Assunto: Re: Chokes Sex Nov 12, 2010 4:22 pm | |
| Para mim 3* a tudo,é a minha opinião.Não digo que outros choques nao sejam mais eficazes ,mas se tenho bons resultados assim porque mudar. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Chokes | |
| |
|
| |
|