Sexo : Nº. Mensagens : 165 Idade : 31 Localização : Ourém Ocupação : Estudante/ Engenheiro Civil Humor : excelente Data de inscrição : 08/10/2014 Pontos : 184
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Dom Nov 13, 2016 11:25 pm
Boa comparação amigo, ainda bem que a minha é loira, a morena fica para outro.... 😉 Isso é uma verdade, ainda bem que existem gostos para tudo.... que mate muitos tordos amigo Sérgio Mota, e que traga aí alguns para fazermos um petisco...
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 12:25 pm
litos77 escreveu:
Não será bem assim... Por isso é k os homens fazem varios diametros de chumbo. Dizer k o 9 mata igual ao 8 e ao 7 ? Não me parece k seja igual em termos de energia transmitida , né ?
Estamos a falar de caça aos tordos, certo!? Que me interessa ter um projectil com muita "energia" se depois não consigo "meter" essa energia num tordo a voar a 40/50mts!? Ou se só lhe consigo enfiar 1/2 bagos de #7,5 e se com #9 lhe meto 4 bagos!!!
Já agora os "homens fazem varios diametros de chumbo" para se adaptarem às diferentes espécies cinegéticas a caçar. Se aos tordos precisamos de #7,5, às perdizes bravas precisaremos de #5, aos pombos de #3, aos patos de #2 e por ai fora. Digo eu ... que não percebo nada disto.
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 12:26 pm
Sérgio Mota escreveu:
Boas, permitem-me opinar sobre o assunto... na minha modesta opinião, o nº9 chega e sobra para derrubar tordos mesmo que altos, pelo menos na casa dos 40/50 mt, com um cartucho bem carregado fá-lo na perfeição. Com 20 anitos de experiencia na caça dessa pequena ave, também cheguei a utilizar nº7 e 7,5, actualmente só nº9 e em dias de vento 8, e garanto que para mim não há melhor... Choke 2 e a 40/50mt simplesmente seca os tordos, isto se lhes acertar, na maioria das vezes, os tordos não caem simplesmente porque acertamos nos tordos com bagos perdidos e não com os bagos letais, do centro da chumbada, é preciso é acertalhes hehehe
PArtilhamos a mesma experiência.
João_1993 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 165 Idade : 31 Localização : Ourém Ocupação : Estudante/ Engenheiro Civil Humor : excelente Data de inscrição : 08/10/2014 Pontos : 184
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 12:55 pm
Amigo podengos&coelhos, é precisamente o que eu mais o amigo Sérgio Mota estavam a falar, que isso pouco importa, pois depende de atirador para atirador, e não de chumbo para chumbo, ou seja, o melhor é aquele a que cada um se adapta melhor, sendo no meu caso o 7.5 e no seu caso o 9, podendo assim, eu ter as mesmas hipóteses que o amigo e matar exatamente o mesmo número de peças de caça que o amigo, apesar da diferença do tamanho do chumbo.
Isto é tudo proporcional, ou seja, se um cartucho de chumbo 9 tem o dobro do número de chumbos de um cartucho de chumbo 7.5, existe a possibilidade de acertar com o dobro dos bagos de chumbo na peça de caça, mas mesmo asim, acerta na peça de caça com o chumbo 7.5. Consequentemente, se acertar com 4 bagos de chumbo 9 num tordo, com um cartucho de chumbo 7.5 acertará 2, com a diferença que um bago de chumbo 7.5 tem o dobro da força de um bago de chumbo 9, logo, o número de bagos de chumbo 9 a mais é compensado pela energia dos bagos de 7.5.
É tudo uma questão de gosto e adaptação.
Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 1:14 pm
Amigo João, o pessoal que por aqui dá a sua opinião, já tem mais anos de caça do que você de idade( mas já com uns largos milhares de tiros dados a tudo o que é espécie e distancias). Uma coisa é a ciência outra é a pratica. Tal e qual como nos famosos chumbo 4 para cortar tojos, eu uso o 7 e para a tiros até 15/20 metros não convém ninguém aparecer à frente.Como se vem dizendo e muito bem, cada um com a sua........... loura ou morena.
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 2:09 pm
Luis Manuel Batista escreveu:
Tal e qual como nos famosos chumbo 4 para cortar tojos, eu uso o 7 e para a tiros até 15/20 metros não convém ninguém aparecer à frente.
Somos dois.
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 3:22 pm
João_1993 escreveu:
Amigo podengos&coelhos, é precisamente o que eu mais o amigo Sérgio Mota estavam a falar, que isso pouco importa, pois depende de atirador para atirador, e não de chumbo para chumbo, ou seja, o melhor é aquele a que cada um se adapta melhor, sendo no meu caso o 7.5 e no seu caso o 9, podendo assim, eu ter as mesmas hipóteses que o amigo e matar exatamente o mesmo número de peças de caça que o amigo, apesar da diferença do tamanho do chumbo.
João, eu, já o escrevi aqui, quando comecei a caçar aos tordos (já lá vão quase 25 anos ... estou velho) também só queira chumbo grosso (atirei muito com #7) mas, com o passar dos anos as experiências fizeram-me amiudar o chumbo. Tu, se te dás bem com o #7,5 continua .... daqui por uns anos voltamos a falar e aposto que já andas no #8 ou #9! Fogo neles!
Já agora uma pergunta: nunca viste ninguém a atirar com chumbo #10 aos tordos? Eu já vi e, em zonas frias, eles caem secos lá bem das alturas!
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 4:05 pm
Vão falar com os Italianos que caçam tordos e vejam que chumbo usam. Até vão ficar com os trocados.
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 4:49 pm
Rui Militão escreveu:
Vão falar com os Italianos que caçam tordos e vejam que chumbo usam. Até vão ficar com os trocados.
#10 e #11.
Última edição por podengos&coelhos em Seg Nov 14, 2016 4:52 pm, editado 1 vez(es)
litos77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 545 Idade : 47 Localização : Lisboa Ocupação : TTC Humor : ......... Data de inscrição : 18/06/2015 Pontos : 594
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 4:51 pm
Essa do chumbo tá mais k debatida. Os italianos é 9 , e os tordos não entram a alturas como por cá. Muitos videos em k usam cal. 410 , até nos torcazes. Nos videos do NINO(italiano) , esse na maior parte das zonas em Itália é cal. 28 , 21gr em ch.9 , mas quando sabe k vai a sitios k andam mais largos , muda logo para cal.12 , e 32gr ch. 9 . Eles vieram fazer um video cá a Portugal, e era B&P , chumbo 9. Os espanhois é 9 ou 8 como por cá... Em França, muita carga de 36gr... Enfim... Na pratica, depende da zona onde se caça. Numa zona de olival , com uma grande limpa à frente, onde caço umas 4 ou 5 vezes por ano, tenho lá artistas k mandam , 34gr e 36gr chumbo 7, e no fim da jornada, como até é malta k dá uns tiros, o k é certo é k faz a diferença de 7 ou 8 tordos a mais k a média. Os tordos ali entram a alturas k a maioria não atira. E eles mandam lenha e o k é certo é k caem... O João_1993, explica isso logo no inicio. Tá lá um puto com 17 anos a atirar na nossa malta, k à maior parte dos k têm anos e anos de tordos dá-lhe 10 a 0 (zero) . O k é k isso da idade ker dizer...nada de nada
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 4:53 pm
litos77 escreveu:
Tá lá um puto com 17 anos a atirar na nossa malta, k à maior parte dos k têm anos e anos de tordos dá-lhe 10 a 0 (zero) . O k é k isso da idade ker dizer...nada de nada
Não estamos a referir idades=bom atirador! Estamos a referir idade=experiência e vivência. Apenas isso.
litos77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 545 Idade : 47 Localização : Lisboa Ocupação : TTC Humor : ......... Data de inscrição : 18/06/2015 Pontos : 594
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 5:00 pm
podengos&coelhos escreveu:
Não estamos a referir idades=bom atirador! Estamos a referir idade=experiência e vivência. Apenas isso.
Ele atira com o k o pai lhe dá, ou compra , né... E tem tudo a ver sim senhor. Quer dizer k muita experiêcia, não ker dizer k se saiba o k se faz E acho k a maioria em Portugal andará pelo 8 ou 9 .
João_1993 Aprendiz
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 10:38 pm
Boas a todos...
Exato amigo litos77. Para quem não me conhece pode pensar que sou um completo inexperiente, mas a verdade é que já caço desde os meus 16 anos e já vou á caça desde os 8 ou 10, pelo que já não são só 2 ou 3 anos de caça como a maioria das pessoas com a minha idade.
Para além disso, quando fala da idade, isso não quer dizer nada, e tal como o amigo litos77 disse, eu caço com o meu pai sim, por vezes compra ele, por vezes compro eu, mas compramos sempre os mesmo cartuchos para os 2. E para provar que o amigo podengos&coelhos também pode estar errado, o meu pai tem quase 60 anos, caça á aproximadamente 45 anos, a tudo e mais alguma coisa, e continua a caçar com o mesmo chumbo que á 10, 20, ou 40 anos atrás, e ao contrário de outras pessoas, em vez de amiudar o chumbo, foi ao contrário, foi engrossando o chumbo.
Como exemplo, quando ele começou a caçar, caçava ao coelho com chumbo 6 e 7, ele diz que por vezes chumbava alguns coelhos que não apanhava, desde que mudou para o chumbo 5, problema resolvido até hoje, nunca mais se lembra de chumbar um coelho, ou mata ou erra. O mesmo acontece com os pombos, com chumbo 6 e 7 como existem pessoas que usam, eles deixavam penas e iam embora, com chumbo 5 não acontece.
Não estou a dizer a que o amigo podengos&coelhos não tem razão e que por vezes as pessoas não mudam de ideias, mas não se esqueça que nem toda a gente pensa igual, pelo que existem exemplos para tudo, tal como a minha experiência, posso lhe dizer que tenho muitas horas de caça e muitos milhares de tiros dados, provavelmente nem tantos como o amigo, mas os suficientes para saber cm o que me dou bem.
Um exemplo disso é uma história que aconteceu comigo, um dia destes tive com um senhor muito amigo do meu armeiro que só caça ao coelho com chumbo 7 e com cartuchos de embalar (normais), e que tinha matado alguns 100 coelhos na época anterior, mas falhado 40 ou 50, e eu disse que usava chumbo 5, com o primeiro tiro de "abrir" e os outros dois normais, e que tinha matado 25 coelhos e só tinha falhado 1, e ele disse que se fosse caçar com ele em estevas, onde atira a 20 Coelho que eu também errava muitos, e eu disse que poderia não ser assim. Assim sendo, ele com a mania que sabia tudo, apostou 30 euros e um almoço em como eu se fosse com ele não conseguia matar todos os coelhos que atirasse, mas vamos dizer que ele não quis que se ele ganhasse ou lhe desse alguma coisa, pois ele estava convencido que ganhava. A verdade, 10 tiros, 7 coelhos e nem um errado, poderia ter errado algum? Claro, até 3 ou 4, todos erramos e. Mata tudo ainda não nasceu, mas não errei. É só por dizer que uma pessoa nova também pode saber mais que uma pessoa mais velha, pois a pessoa mais nova pode ter experiências diferentes, não melhores ou piores, mas simplesmente diferentes, que lhe conferiram outras ideias e mentalidades.
Mas essas ideias ficam para quando nos encontrarmos pessoalmente um dia em algum convívio para cruzarmos outros conhecimentos.
João_1993 Aprendiz
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Seg Nov 14, 2016 10:40 pm
Peço desculpa, a mensagem anterior era mais para dar o meu ponto de vista perante o amigo Luís Manuel Batista e não ao amigo podengos&coelhos.
Abraço
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 11:31 am
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 11:47 am
Amigos, dei "uma vista de olhos" ao que postaram.... E...."todos têm razão"...usem os tiros com os quais se sentem mais identificados!!!!! Agora em minha opinião - e é apenas mais uma.... - na caça aos tordos e consoante os locais onde se cace (para não falar já nas caraterísticas das armas....)o chumbo que me parece mais equilibrado é o 8 ou o 9. Chumbo 9, necessariamente, para "tiros curtos" e o 8 para os restantes. Compreendo até os amantes de chumbo 7 ou 7,5 para os tordos nos tiros mais "largos" já que dizem que o chumbo 8 não tem perfuração.... está bem que tenho a "mania" de atirar aos tordos com choques apertados (acima do 8 décimos) mas desde que bem carregados os tiros, conseguem-se fazer excelentes "tiros largos" com chumbo 8..... Já agora, só mais uma "dica"....caço há 47 anos, sempre carreguei a maioria dos cartuchos que uso na caça, a caça aos tordos sempre foi a minha "paixão", épocas houve em que dei uns milhares de tiros por ano a eles....mas garanto-vos que ainda tenho aquela sensação de "nada saber".... Abraço a todos.
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 2:38 pm
Sábias palavras confrade Denis.
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 2:41 pm
João_1993 escreveu:
(...) e eu disse que usava chumbo 5, com o primeiro tiro de "abrir" e os outros dois normais
Chumbo #5 de abrir num cartucho de 32gr a 20/25mts já vai cheio de rotos na chumbada a não ser que se usem choques fechados. NA minha opinião um cartucho de abrir serve para compor bem o tiro a curtas distâncias e por isso se justifica mais um cartucho de chumbo miúdo (#7 na minha forma de caçar).
miguel sá Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 39 Localização : cantanhede Ocupação : todos os dias Humor : sempre Data de inscrição : 02/08/2014 Pontos : 271
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 7:37 pm
Chumbo #5 de abrir num cartucho de 32gr a 20/25mts já vai cheio de rotos na chumbada a não ser que se usem choques fechados. NA minha opinião um cartucho de abrir serve para compor bem o tiro a curtas distâncias e por isso se justifica mais um cartucho de chumbo miúdo (#7 na minha forma de caçar).
PARTILHO A OPINIÃO
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 9:27 pm
Para mim que nem sou nem nunca fui (grande tordeiro) mais para apanhar que dê para uma grelha para o petisco já muitos anos a receita é chumbo 9 para o 1º tiro e 8 para o 2º tiro. Quando já passam mais altos ou levo a de 3 tiros uso mais chumbo 8. Posso estar errado mas parece-me ser a (receita ) mais indicada
João_1993 Aprendiz
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 10:59 pm
denis cruz escreveu:
Amigos, dei "uma vista de olhos" ao que postaram.... E...."todos têm razão"...usem os tiros com os quais se sentem mais identificados!!!!! Agora em minha opinião - e é apenas mais uma.... - na caça aos tordos e consoante os locais onde se cace (para não falar já nas caraterísticas das armas....)o chumbo que me parece mais equilibrado é o 8 ou o 9. Chumbo 9, necessariamente, para "tiros curtos" e o 8 para os restantes. Compreendo até os amantes de chumbo 7 ou 7,5 para os tordos nos tiros mais "largos" já que dizem que o chumbo 8 não tem perfuração.... está bem que tenho a "mania" de atirar aos tordos com choques apertados (acima do 8 décimos) mas desde que bem carregados os tiros, conseguem-se fazer excelentes "tiros largos" com chumbo 8..... Já agora, só mais uma "dica"....caço há 47 anos, sempre carreguei a maioria dos cartuchos que uso na caça, a caça aos tordos sempre foi a minha "paixão", épocas houve em que dei uns milhares de tiros por ano a eles....mas garanto-vos que ainda tenho aquela sensação de "nada saber".... Abraço a todos.
Concordo amigo Denis, cada um tem o seu gosto... 👍
João_1993 Aprendiz
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Ter Nov 15, 2016 11:16 pm
Lá está amigo podengos&coelhos, eu caço sempre com ponteira full e cano 71 a tudo, desde coelhos e tordos ou pombos, apenas mudo os cartuchos e número de chumbo. Aos coelhos meto um cartucho de dispersante no primeiro tiro, para coelhos que saem até aos 25 metros, e de seguida meto 2 cartuchos normais, os quais se destinam a matar depois dos 30 metros.
Uso esta receita pois o tiro normal de chumbo que uso aos coelhos aos 25 metros corta tudo, incluindo um coelho, pois faz um tiro com um diâmetro de aproximadamente 40 cm, por isso se lhe acerto a menos de 25 metros e com chumbo 5 por norma sobra pouco, a menos que o apanhe de raspão. Com estes cartuchos consigo ter uma distribuição efetiva sem passar um coelho no meio até aos 45/50 metros, a menos que a zarolhisse seja mesmo do atirador, neste caso eu. 😝
Mas pronto, vai da maneira de caçar de cada um, do local, da pessoa, mas gosto desta receita, adaptei-me a ela e tenho excelentes resultados.
Como exemplo contrário, Tenho um grande amigo meu, que considero um excelente atirador, um homem já com 55 anos e provavelmente um dos caçadores mais viciados pelos coelhos e pelos cães que conheço, e que caça aos coelhos com todos os cartuchos de dispersor e ponteira 2, e com resultados tão bons como os meus. É uma questão de adaptação.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Qua Nov 16, 2016 9:32 am
Já eu não caço nem nunca cacei com cartuchos dispersor.
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Qua Nov 16, 2016 4:46 pm
João_1993, e tiros a 10/15mts com essa tua "receita", fazes?
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017 Qua Nov 16, 2016 4:49 pm
Esteves escreveu:
(...) chumbo 9 para o 1º tiro e 8 para o 2º tiro.
Esse seria na minha opinião a "receita" perfeita mas não gosto de andar a escolher cartuchos e por isso uso-os todos do mesmo número.
Como nas perdizes bravas, a caçar de semi, na minha opinião a receita ideal seria #7 no 1.º tiro e depois dois cartuchos #6 mas, para evitar andar com vários números, uso tudo #6.
Confrade Esteves já agora uma questão: nota alguma diferença no desconto a dar no cartucho #9 e no #8?
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Teste de Cartuchos para Tordos 2016/2017