| Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Sex Out 16, 2015 7:47 pm | |
| Amigo Rufi não desespere que elas, as vermelhinhas bravas que até dá raiva andam lá e em boa quantidade. E se chover, como parece que vai acontecer a coisa fica mais fácil. Agora lhe digo caçar sozinho, ali...é complicado |
|
| |
rufi Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 51 Localização : Porto Covo Ocupação : Professor de EV Humor : Bom Data de inscrição : 25/07/2014 Pontos : 588
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:04 am | |
| Dia 17-10-2015 ZCT São Miguel do Pinheiro (Mértola) Caçada à Geral Arma: Browning Maxus com choque invector plus de 3* Cartuchos: SDM Especial caça nº 5, 32gr. com AS Tiros: ? Abates: 8 Perdizes e 3 Coelhos 21 armas: 60 e tal Perdizes, 6/7 Lebres e 10/12 Coelhos??? É impressionante a quantidade de Perdizes Bravas que por ali há! Assim que se começa a andar, começam logo as Perdizes a galgar os cabeços, é para a frente, é para os lados e depois de avançarem muito da sua zona é vê-las a voltar para trás. É só sentirem uma aberta no meio da linha e é mesmo por aí que tentam passar! O dia estava terrível para caçar à Perdiz. Tive várias Perdizes a saírem à minha frente, bem dentro de tiro, mas só as via quando galgavam os cabeços em frente (tempo muito escuro e chão castanho) e a essas nem um tiro! Todas as Perdizes que cobrei foram à passagem tocadas a uma ventania do caraças, a 1ª que cobrei foi cair quase a 200m, mortinha da silva, e deixou um rasto de penas, no chão, de cerca de 10m (todas batiam no chão e só paravam bem à frente, tal era a velocidade)! Os Coelhos só se podem matar 1 por batida. Na 1ª já junto das portas e sem ter dado um tiro, um companheiro erra um Coelho dentro dumas estevas e sai outro do mesmo sítio que volta para trás, eu vejo, não vejo, vejo, não vejo, 1 tiro e patas para o ar! Belo tiro a uns 30 e tal metros! Na 2ª volta vejo um Coelho a correr dentro dum matinho, vou lá e já tinha encovado! Olho para a frente e vem outro serro abaixo já a entrar no mato, 1 tiro de chofre e vejo qualquer coisa a passar, “tiro atrasado, nem tive tempo de encarar bem a arma”, pensei eu. Fui ao sítio do tiro e lá estava ele esticado (afinal foi um belo tiro! Eh! Eh!)! Na terceira volta o cão parou 1 Coelho numa vala, eu estava num cabeço! O coelho furta-se ao cão e corre paralelo à vala, faço 1 tiro a uns 40m e terra (FONIX!!!!)! Depois o cão ainda parou mais uns quantos, eu já nem liguei, pois já não lhes podia atirar e estava de olho nas Perdizes. Na última volta o Nolito cobrou as minhas 4 Perdizes, o Coelho e mais 3 Perdizes de outros companheiros! Ao pé dos outros cães todos é um BICHO! |
|
| |
manuel araujo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 261 Idade : 70 Localização : gaia Ocupação : telecomunicações Humor : bastante Data de inscrição : 21/11/2011 Pontos : 266
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:10 am | |
| BOAS Não há fome que não traga fartura! !parabens! abraço |
|
| |
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:11 am | |
| É bem companheiro |
|
| |
rufi Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 51 Localização : Porto Covo Ocupação : Professor de EV Humor : Bom Data de inscrição : 25/07/2014 Pontos : 588
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:13 am | |
|
Última edição por rufi em Ter Out 20, 2015 11:32 am, editado 1 vez(es) |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:24 am | |
| Dessas reservas não apanho eu... parabéns amigo Rufi |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:30 am | |
|
Última edição por rufi em Seg Out 19, 2015 10:31 am, editado 1 vez(es) |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:31 am | |
| Parabéns pela caçada. Essa Maxus está a transformar-se numa vassoura, por onde passa varre tudo Sempre mudaste a anilha ou ainda está com a que vem de origem? abraço |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 10:37 am | |
| - João Rodrigues escreveu:
- Parabéns pela caçada. Essa Maxus está a transformar-se numa vassoura, por onde passa varre tudo
Sempre mudaste a anilha ou ainda está com a que vem de origem?
abraço
Mudei a anilha sim! Mesmo assim a força do tiro no alvo desviava um bocadinho para a esquerda, mas no sítio onde apontava ficava com muito chumbo! Um amigo experimentou e o tiro saiu-lhe sempre centrado! Penso que sou eu que ao atirar a um alvo parado dou uma guinadazinha para a esquerda!? Com as Perdizes que já matei com ela, sendo que algumas foram grande tiros, já não tenho "direito" a culpar a arma pelas que falho! |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 11:28 am | |
| Se o tiro a ti sai um pouco mais à esquerda que ao teu amigo podem ser duas coisas, ou realmente ao atirar a um alvo parado no momento de puxar o gatilho existe uma ligeira contração muscular invonluntária que origina o mexer da arma para a esquerda (em atiradores direitos) devido à antecipação inconsciente do recuo (comum em muitos atiradores/caçadores), ou então, o teu amigo tem a cara ligeiramente mais magra (ou uma fisionomia mais estreita) e precisa de ligeiramente menos cast-off que tu.
Há um teste que retira essa dúvida, é com a arma apoiada encostares naturalmente a cara na coronha e apontar a um alvo. Com a arma bem apoiada se o tiro sair na mesma ligeiramente à esquerda a arma para ti precisa de um pouquito mais de cast-off, o que é fácil de dar e sem custo nenhum. Se eventualmente um dia verificares que necessita de um pouco mais de cast, contacta-me que eu ajudo-te a resolver isso em 3 tempos na Maxus. |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 11:47 am | |
| Boas amigo João! O meu amigo que experimentou a arma é bem maior e muito mais gordo do que eu (com uma grande caraçola! ) Eu num tiro ou outro consegui que saísse centrado, mas na maior parte das vezes descaía para a esquerda! Penso que é como diz o amigo e como estou à espera do "estouro" desvio a arma na altura do tiro! É que se eu estivesse a errar muitas Perdizes que normalmente matava, estaria mais preocupado, assim tenho falhado algumas, mas nada de anormal! Nas Codornizes depois de trocar a anilha, fiz 15 tiros derrubei 11 (só duas se foram embora, mas foram duas que me saíram muito mal!) E nos 3 Coelhos que cobrei, se a arma me estivesse muito mal, penso que não teria cobrado nenhum! Foram 3 grandes tiros! De qualquer forma se eu vir que a coisa corre mal, já sei que posso contar consigo! Muito obrigado e grande abraço! Artur Campos |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 2:28 pm | |
| Amigo Rufi, Ajudas destas, como o confrade João Rodrigues lhe esta a propor (ele sabe do que fala), são sempre bem vindas, e na medida do possível devem ser postas em pratica para o "ferro ficar à maneira"... mais à maneira... que isso já é uma vassoura Xibos toca-nos a todos mas havendo caça para atirar e terreno para andar alguma coisa fica...sempre assim foi comigo. Eu conheço-me. Andar por andar e não sair nada a tiro ou mesmo não ver nada de nada isto dias a fio aí a história já começa a ficar fod....a... |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 19, 2015 2:58 pm | |
| Amigo António, ainda temos alguns para apanhar este ano! Eh! Eh! |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Ter Out 20, 2015 8:23 pm | |
| Eu não te disse amigo? Aquilo lá é demais... Este ano vais encher a barriga, eheheh! Bem mereces!
Abraço e boa continuação! |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Qua Out 21, 2015 11:33 am | |
| Então Carlos como é que vais? Espero que bem! É verdade amigo aquilo é outro mundo!!!! Só de olhar para aqueles terrenos já eu fico satisfeito e ainda por cima poder caçar lá... é um espetáculo! Mais uma vez, muito obrigado amigo pelas tuas palavras!!!! Grande Abraço! |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Sex Out 23, 2015 11:46 am | |
| Dia 22-10-2015 ZCT perto de Bicos Caçada à Geral Arma: Browning Maxus com choque invector plus de 3* Cartuchos: SDM Especial caça nº 5, 32gr. com AS Tiros: 7 Abates: 1 Perdigão Mais um dia durinho, mas sinceramente como hoje cacei em linha com 5 amigos, aquilo custou muito menos! Pouco tempo depois de começarmos o companheiro do lado esquerdo deitou abaixo em belo Perdigão, que tentou sair para fora da ZC, com um tiro de encher o olho! Chegámos à estrema da ZC e voltámos para trás paralelos à 1ª volta, pouco tempo depois numa zona aberta (dentro dum projeto de sobreiros), sai uma Perdiz à minha frente, bem dentro de tiro, descaída para a esquerda, cruza por trás do único sobreirinho que ali está com tamanho para estorvar e aparece mais à frente (de rabo) já um pouco larga, mas ainda era de mandar abaixo! 3 Bombas atrás sempre a ver a Perdiz e nem uma pena! O Maxi, que andava ali à rasca por causa dos tiros correu atrás dela e depois quando voltou ficou parado no sítio de onde a Perdiz levantou (“sempre vais desemburrar”, pensei)! A partir daqui andei um muito bom bocado sem ver nada, só já perto da 1 da Tarde é que se viram Perdizes outra vez! Num cabeço pareceu-me ver uma a desaparecer, o cão chegou à zona e ficou parado, mandei-o avançar e o gajo varreu aquilo tudo. No cabeço seguinte nova paragem e eu nem lhe disse nada, passei-lhe à frente e espreitei, levantou uma que levou uma bisnagada bem direitinha a ela e que acertou na rama do sobreiro (esta teve uma sorte do caraças)! Mais à frente (já dentro de outro projeto de sobreiros) o cão por várias vezes parou e elas a saírem sempre largas! Uma ainda levou um “medo” atrás! Depois já perto dos carros, numa baixa com uma faixa sem sobreiros, ouvi tiros um pouco atrás! Parei e fiquei ali à espera de alguma coisa, outro tiro e nada! Passou um bocado e pus-me à sombra à espera que a malta avançasse, quando vejo uma Perdiz a passar à minha frente rentinha ao chão, um tiro, a Perdiz arrepia e embica direitinha a mim. Outro tiro e cai de asa, o Maxi apanhou uma bela barrigada de correr atrás dela, com muitas fintas à mistura mas lá a apanhou!!! Grande felicidade para o cachorro (este já não engana) e eu lá consegui cobrar uma Perdiz nesta ZC!!! |
|
| |
Pavlopher Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2019 Idade : 57 Localização : Coimbra Ocupação : Empresário Humor : Muito Data de inscrição : 02/04/2015 Pontos : 2637
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Sex Out 23, 2015 1:05 pm | |
| Que belo perdigão.
Muitos parabéns!
|
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 26, 2015 3:53 pm | |
| Dia 24-10-2015 ZCT São Miguel do Pinheiro (Mértola) Caçada à Geral Arma: Browning Maxus com choque invector plus de 3* Cartuchos: SDM Especial caça nº 5, 32gr. com AS Tiros: ? Abates: 6 Perdizes + 1 não cobrada !!!! 21 armas: 106 Perdizes, 2 Lebres e 7 Coelhos Mais um dia para encher os olhos de Perdizes! Primeira volta nem um tiro! Segunda volta, assim que me preparo para alinhar o cão para-me um Coelho que me sai mesmo bem, mas na direção dos colegas e como não os via não atirei, atirei depois para dentro do mato quando já não o via. Um amigo lá o mandou abaixo! Depois de ver um bandarrão fugir para fora da ZC lá vieram umas quantas também a tentar sair, uma para a direita e terra, outra para a esquerda e terra! A 1ª vi que caiu viva só que o cão correu para lá e quando lá ia a chegar passam várias rente ao chão e ele correu a essas!!! Resultado, quando lá voltou já ela se tinha posto a milhas!!!!! Na 3ª volta na zona com mais Perdizes tinha que parar ao chegar a uma baixa! Resultado: pum, pum, pum, pum... e 5 para baixo! Quando vi tinha 7 Perdizes ao pé das botas! O cão trás tudo, minhas e não só! Só a outra é que ele não trouxe! Matei uma Perdiz de bico que parecia um avião e fiquei todo inchado (belo tiro), logo a seguir vem outra igual e 3 bombadas atrás e zero!!! Passou-me logo o inchaço! Na 1ª volta houve um amigo que não consegui-a achar uma Perdiz, eu fui lá com o cão e ele achou-a logo. Disse-lhe para me a trazer e ele deixou-a aos pés do amigo que a tinha morto (o Nolito sabia que eu ainda não tinha dado um tiro! Eh! Eh!)!
Última edição por rufi em Seg Out 26, 2015 4:01 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
Pavlopher Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2019 Idade : 57 Localização : Coimbra Ocupação : Empresário Humor : Muito Data de inscrição : 02/04/2015 Pontos : 2637
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 26, 2015 3:55 pm | |
| Bela jornada de caça e mais um belo relato da mesma!
Parabéns.
|
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Seg Out 26, 2015 6:42 pm | |
| Sempre a bombar ehehe Parabéns! |
|
| |
Helder Siilva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 61 Localização : Belgica Ocupação : caça & pesca Humor : pouco Data de inscrição : 27/06/2013 Pontos : 349
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Ter Out 27, 2015 8:10 am | |
| |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Ter Out 27, 2015 10:53 am | |
| Obrigado amigos! |
|
| |
litos77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 545 Idade : 47 Localização : Lisboa Ocupação : TTC Humor : ......... Data de inscrição : 18/06/2015 Pontos : 594
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Ter Out 27, 2015 11:53 am | |
| Belos sacos de farinha.. Parabéns Dá para enganar a vontade de caça a sério Rufi |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Ter Out 27, 2015 1:59 pm | |
| |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 Ter Out 27, 2015 8:35 pm | |
| Grande amigo, é sempre a bombar!!! Chega-lhes!!! Sacos de farinha! Ahahah... A malta anda tão desanimada que já vê farinha em todo o lado! |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 | |
| |
|
| |
| Diário RUFI (Artur Campos) 2015/2016 | |
|