Amigo eu praticamente só caço com "pequenos" calibres (20, 28 e 36/410) e posso-lhe dizer, pela minha experiência, que qualquer calibre mata caça. Tem é que se usar o calibre adequado para cada tipo de caça. No final desta época cacei aos tordos com calibre 28 e, em dias normais, matei tanto como os meus colegas que atiravam com calibre 12. Agora se eles andarem muito altos ... nem vale a pena. Nesse caso é melhor usar calibre 20 ou 12 (para quem gosta - a maioria).
Na minha opinião o calibre 20 não fica a dever nada ao calibre 12 em termos de efectividade, mas não é tão polivalente. As armas são mais ligeiras, mais rápidas a encarar, o cansaço ao final do dia é menor (menos 500g ao final do dia nota-se muito) e são teoricamente adaptáveis a todas as espécies cinegéticas (dependendo das características da arma que se utiliza). Como desvantagens, posso elencar várias: a aba de tiro é menor que a de calibre 12, o que obriga a maior precisão no tiro; os cartuchos são mais caros e a variedade é incomparavelmente menor (por vezes é difícil encontrar um bom cartucho dispersor); a variedades de armas de calibre 20 no mercado é pouca, nomeadamente no mercado de usadas, pelo que o preço destas armas nem sempre fica em conta, etc.
Eu caço com uma AYA de canos laterais, boa sobretudo para coelhos, lebres e perdizes. Nos tordos e nos pombos faço tiros menos bons, motivo pelo qual estou a pensar adquirir uma arma de sobrepostos do mesmo calibre, possivelmente uma Fabarm.
Mas seguramente haverá por aqui companheiros que o podem elucidar melhor que eu sobre as vantagens e desvantagens deste pequeno/grande calibre.
Saudações cinegéticas
José Ruivo