|
|
Autor | Mensagem |
---|
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Sáb Out 10, 2015 9:42 pm | |
| |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Dom Out 11, 2015 7:42 am | |
| Amigos,fazendo fé na informação k m deram apenas não há pólvora para venda para recarga se os armeiros/carregadores de cartuchos assim o querem...é-lhes permitido obter lotes para recargas... |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Dom Out 11, 2015 9:20 pm | |
| - denis cruz escreveu:
- Amigos,fazendo fé na informação k m deram apenas não há pólvora para venda para recarga se os armeiros/carregadores de cartuchos assim o querem...é-lhes permitido obter lotes para recargas...
... é o que venho dizendo... |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Seg Out 12, 2015 9:24 pm | |
| Não á lotes de pólvora para recargas, a pólvora atualmente para poder ser vendida obedece a uma quantidade de requisitos, um deles é de estar devidamente acondicionada em embalagem própria tal com tem a Espingardaria Belga a algum tempo, vejam só o preço de 250gr e tirem conclusões. |
|
| |
josirui Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 146 Idade : 58 Localização : Figueira da Foz Ocupação : arqueólogo Humor : logo se vê Data de inscrição : 23/01/2015 Pontos : 167
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Seg Out 12, 2015 10:39 pm | |
| - A.silva escreveu:
- Não á lotes de pólvora para recargas, a pólvora atualmente para poder ser vendida obedece a uma quantidade de requisitos, um deles é de estar devidamente acondicionada em embalagem própria tal com tem a Espingardaria Belga a algum tempo, vejam só o preço de 250gr e tirem conclusões.
Não sei se vi bem, mas tenho ideia que a Espingardaria Belga só vende embalagens de 500g e de que o preço apresentado no site deles, por exemplo para a A1 (52€), é para 1 kg de pólvora e não para uma embalagem. Corrijam-me se estiver enganado. Agora que não é nada em conta, a não ser para que faz carregamentos de outros calibres que não o 12... |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Ter Out 13, 2015 9:45 am | |
| - josirui escreveu:
Não sei se vi bem, mas tenho ideia que a Espingardaria Belga só vende embalagens de 500g e de que o preço apresentado no site deles, por exemplo para a A1 (52€), é para 1 kg de pólvora e não para uma embalagem. Corrijam-me se estiver enganado. Agora que não é nada em conta, a não ser para que faz carregamentos de outros calibres que não o 12... Amigo, é tal qual diz, os preços de referência são por quilo de pólvora e as embalagens de 500gr. Agora os preços/Kilo (€52 para a AS e €54 para a A1) de facto são altos, cerca de €10/kg a mais do que o preço "normal" que se praticava por aí... Mas também há uma outra realidade que que não nos poderemos alhear...se houvesse mais quem vendesse, certamente que esses preços não chegariam a tais montantes.... De toda a forma, se fizer bem as continhas, ainda que a A1 a €54 e o chumbo a €3/kg com um fulminante na ordem dos 4 cêntimos e 1 cêntimo para a bucha (invólucro não incluido...) acaba por encontrar uma caixa de 25 tiros por €5,75...(pensando em 32 grs....) Onde as encontra no mercado por esse preço????? Mas mesmo que saia mais caro que o tiro do mercado.....só o prazer de "fazer os seus tiros" e usá-los na caça, pelo menos, no que me diz respeito, bem que justifica..... Mas "cada maluco com sua mania...." Abraço. |
|
| |
josirui Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 146 Idade : 58 Localização : Figueira da Foz Ocupação : arqueólogo Humor : logo se vê Data de inscrição : 23/01/2015 Pontos : 167
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Ter Out 13, 2015 10:30 am | |
| Concordo integralmente com tudo o que diz amigo Denis e incido particularmente no prazer de abatermos uma peça de caça com um tiro feito por nós. Creio que lhe está subjacente uma espécie de nostalgia ancestral e de comunhão com o espírito primordial da caça. Faz-nos recuar no tempo e sentir mais caçadores. De qualquer modo, para quem gosta de calibres "pequenos" - só são "pequenos" quando erramos a caça, quando acertamos são "brutais" ... - como é o meu caso, estou mais que seguro que compensa largamente. Arranjasse eu uma "maquineta" decente para carregar em 20 e/ou em 28 e já estava alistado na tribo... Ainda tenho em casa um velhinho equipamento de carga manual que era do meu falecido pai, mas não consigo obter cargas homogéneas. Quando era miúdo usava-o para recarregar cartuchos com cargas de arroz .... a rataria do celeiro não gostavam mesmo nada do "petisco" |
|
| |
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Ter Out 13, 2015 11:25 am | |
| |
|
| |
josirui Aprendiz
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Ter Out 13, 2015 11:31 am | |
| |
|
| |
NunoSilvestre Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 146 Idade : 48 Localização : Loures Ocupação : Caça Humor : Bom Data de inscrição : 30/08/2011 Pontos : 164
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 9:57 am | |
| Julgo que fara sentido que a pólvora seja vendida em embalagem próprias e por lote, alias à uns anos era assim pois ainda tenho algumas embalagens de; nacional tipo 1, nobel 80, d20, AS e era assim que se compravam as pólvoras, actualmente vendesse a vulso o que me parece-me ser errado.
Agora o principal problema está nos armeiros não quererem vender componentes... |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 10:23 am | |
| - NunoSilvestre escreveu:
- Julgo que fara sentido que a pólvora seja vendida em embalagem próprias e por lote, alias à uns anos era assim pois ainda tenho algumas embalagens de; nacional tipo 1, nobel 80, d20, AS e era assim que se compravam as pólvoras, actualmente vendesse a vulso o que me parece-me ser errado.
Agora o principal problema está nos armeiros não quererem vender componentes... O problema não é os armeiros não querem vender, é não poderem vender, para se poder vender componentes para recarga tem de se ter alem do alvará licenças de estanqueiro, algo que poucos possuem e que a curto prazo se se mantiver a legislação em vigor, os poucos licenciados para esse tipo de venda vão ficar impossibilitados de o fazer, tão simples quanto isso. |
|
| |
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 11:02 am | |
| Pois....espero que seja uma fase transitória, caso contrário bem que a Espingardaria Belga agradece... |
|
| |
josirui Aprendiz
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 11:04 am | |
| Caros amigos, Precisava da vossa ajuda. Afinal o tal equipamento para recarregar cartuchos que eu procurava parece que sempre vai aparecer (uma Mec 600 JR Mark V, para calibre 20) e eu pedia que me aconselhassem quanto ao tipo de pólvora a usar para os calibres 20 e 28. Já ouvi falar da A1SP, da PSB1... que seriam indicadas por serem progressivas. Alguém tem experiência na recarga dos calibres "pequenos" e me pode indicar quais as melhores pólvoras (disponíveis no mercado, obviamente) e as respectivas gramagens? As cargas de chumbo a utilizar oscilariam entre os 24 e os 28 gramas de chumbo em calibre 20 e os 18-21 gramas em calibre 28.
|
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 11:10 am | |
| Eu no seu caso se calhar tentava copiar um cartucho que goste, e depois ia afinando até chegar ao que lhe der melhores resultados. |
|
| |
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 11:15 am | |
| - josirui escreveu:
- Caros amigos,
Precisava da vossa ajuda. Afinal o tal equipamento para recarregar cartuchos que eu procurava parece que sempre vai aparecer (uma Mec 600 JR Mark V, para calibre 20) e eu pedia que me aconselhassem quanto ao tipo de pólvora a usar para os calibres 20 e 28. Já ouvi falar da A1SP, da PSB1... que seriam indicadas por serem progressivas. Alguém tem experiência na recarga dos calibres "pequenos" e me pode indicar quais as melhores pólvoras (disponíveis no mercado, obviamente) e as respectivas gramagens? As cargas de chumbo a utilizar oscilariam entre os 24 e os 28 gramas de chumbo em calibre 20 e os 18-21 gramas em calibre 28.
Amigo, com sabe não tenho experiência nas cargas de calibres além do 12.... Todavia tenho acompanhado de perto, de há uns anos a esta parte, as "experiências" que o nossa amigo Gonçalves tem feito nas (re)cargas para calibre 20....tem-se chegado à conclusão que as pólvoras quanto mais progressivas melhor...pelo que sei, os melhores tiros que ele consegue são com a A1SP ou a A6, embora também a CSB1P parece que faz um bom tiro.... O Nosso amigo Jorge Cruz também carrega para calibre 20.... Assim, basta falar mais "a sério" com eles sobre isso...e tem uma boa escola, pode crer!!!!!!!! Abraço (e sábado quero-o em Condeixa...) |
|
| |
josirui Aprendiz
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 6:34 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- Eu no seu caso se calhar tentava copiar um cartucho que goste, e depois ia afinando até chegar ao que lhe der melhores resultados.
Um dos problemas, amigo Rui, é que quero testar cargas e tipos de carregamentos que raramente encontro no mercado (nomeadamente com de bucha de feltro). |
|
| |
josirui Aprendiz
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qua Out 21, 2015 6:53 pm | |
| - denis cruz escreveu:
- ....tem-se chegado à conclusão que as pólvoras quanto mais progressivas melhor...pelo que sei, os melhores tiros que ele consegue são com a A1SP ou a A6, embora também a CSB1P parece que faz um bom tiro....
Abraço (e sábado quero-o em Condeixa...) Pois é amigo Denis, já me tinha lembrado de perguntar ao Gonçalves. Com o Jorge Cruz já falei e ele carrega com a A1SP. Uma das dificuldades é encontrar estas pólvoras. Hoje fui ao Fonseca e a única coisa que ele tem, para já, é a PSB1. Sei que serve para carregar em calibre 20, basicamente com cargas até 26 gramas de chumbo. Fiquei de passar lá amanhã para ele me arranjar uma amostra para eu testar. Entretanto lá trouxe 20 quilitos de chumbo 9, para "dar de comer" aos nossos amigos "sarapintados" . Sábado lá deverei estar em Condeixa, até porque tenciono finalmente "tirar os três" à "puta nova". A ajuda dos amigos é sempre bem-vinda, não vá um homem "ficar em pouco" Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 10:03 am | |
| |
|
| |
João Gingeira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 114 Idade : 27 Localização : ovar Ocupação : Mochileiro :P Humor : Bem disposto Data de inscrição : 07/07/2013 Pontos : 140
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 12:06 pm | |
| comprei ontem esta maquina por 50 € e coma peça ao lado incluinda penso ser um calibrador. Foi uma boa compra? |
|
| |
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 12:12 pm | |
| Amigo, com uma balança de precisão e um rebordador ao lado, para seu uso não precisa de mais.....
Boas cargas |
|
| |
João Gingeira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 114 Idade : 27 Localização : ovar Ocupação : Mochileiro :P Humor : Bem disposto Data de inscrição : 07/07/2013 Pontos : 140
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 12:14 pm | |
| ja tenho rebordador e outro dispensador |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 12:45 pm | |
| Bom dia João, pelo preço não está mau. Essas Setter não são top, são "desenrascáveis" Mesmo novas não funcionam muito bem, os doseadores não são precisos, elimine ao máximo todas as folgas e depois comece as recargas. Algumas dicas - Tente ter sempre os recipientes cheios, pois a diferença de peso influencia na dose. - Ao "puxar" o doseador, faça-o sempre de forma continua e sempre à mesma velocidade, não muito rápido. Beneficia uma maior homogeneidade nas doses. - Afine muito bem a medida do fecho Boas recargas |
|
| |
João Gingeira Aprendiz
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 1:13 pm | |
| ok obrigado pelas dicas |
|
| |
João Gingeira Aprendiz
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 1:14 pm | |
| Ate ao natal vou fazer uma maquina para fazer chumbo com o meu avo depois é só comprar a matéria prima
|
|
| |
Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Carregar cartuchos Qui Out 22, 2015 5:52 pm | |
| Se quiser dar ao trabalho e apresentar os números aqui ao pessoal, faça 20 pesagens de cada.
Luis Batista |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Carregar cartuchos | |
| |
|
| |
|