| Caçador morre em acidente com arma de fogo | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
paulo g. silva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 114 Idade : 47 Localização : coimbra / figueira da foz Ocupação : cozinheiro Humor : tem dias Data de inscrição : 25/11/2011 Pontos : 160
| Assunto: Caçador morre em acidente com arma de fogo Sáb Nov 15, 2014 8:02 pm | |
| http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/elvas/cacador-morre-em-acidente-com-arma-de-fogo |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Sáb Nov 15, 2014 11:18 pm | |
| Boa noite Todo o cuidado é pouco?...era para ser mais um dia de caça com os amigos, acabou num dia triste.
infelizmente mais um acidente grave com a morte de um caçador |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Dom Nov 16, 2014 10:59 am | |
| Os meus sentimentos para os familiares e amigos...todo o cuidado é sempre muito pouco... |
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Dom Nov 16, 2014 9:00 pm | |
| Infelizmente nenhum de nos está livre por mais cuidado que tenhamos
|
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Dom Nov 16, 2014 10:13 pm | |
| Ainda se duvida que o uso obrigatório na arma do cadeado de gatilho é uma norma importantíssima e de grande utilidade para os caçadores?
|
|
| |
manuel araujo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 261 Idade : 70 Localização : gaia Ocupação : telecomunicações Humor : bastante Data de inscrição : 21/11/2011 Pontos : 266
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Seg Nov 17, 2014 7:37 am | |
| boas
o problema não tem haver com o cadeado, mas sim fazer-se transportar com a arma carregada!!!
com o cadeado eventualmente disparava na mesma.
é de lamentar tanta imprudência.
quando digo isto, não é critica, mas sim alertar que com armas todo o cuidado é pouco,pois a mim tambem já aconteceram descuidos que não são admissiveis, mas a verdade é que aconteceram,(chegar a casa e ao limpar a arma verificar que vinha ainda com um cartucho lá dentro)
abraço
|
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Seg Nov 17, 2014 10:20 am | |
| Todo o cuidado ainda é pouco, diz um ditado antigo que" as armas foram inventadas pelo diabo". Ver e tornar a ver se a arma está descarregada, creio que a todos nós já aconteceram situações em que tivemos Deus por nòs contra o diabo. |
|
| |
LuisMartins Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 355 Idade : 40 Localização : Góis Ocupação : caçando Humor : simpático Data de inscrição : 26/09/2010 Pontos : 393
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Seg Nov 17, 2014 4:22 pm | |
| - AHMota escreveu:
- Ainda se duvida que o uso obrigatório na arma do cadeado de gatilho é uma norma importantíssima e de grande utilidade para os caçadores?
São conhecidas muitas situações onde mesmo com o cadeado,ouve acidentes para mim a norma mais importante é a segurança como se manuseiam as armas,é inadmissível ter as armas carregadas fora do acto cinegético,como muitas vezes se vê. |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Seg Nov 17, 2014 6:11 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- Todo o cuidado ainda é pouco, diz um ditado antigo que" as armas foram inventadas pelo diabo".
Ver e tornar a ver se a arma está descarregada, creio que a todos nós já aconteceram situações em que tivemos Deus por nòs contra o diabo. Facilitismo, distracção, e uma vida que se perdeu. As minhas sentidas condolências à família. Uma vez mais a comunicação social a aproveitar-se deste caso para fazer dos caçadores os "odiados"... |
|
| |
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Seg Nov 17, 2014 9:42 pm | |
| De lamentar tal incidente! Todo o cuidado é pouco, no manuseamento das armas e na sua utilização no acto cinegetico! |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Seg Nov 17, 2014 9:50 pm | |
| O cadeado é um utensílio que faz despertar o sconsciente do caçador para aquilo com que está a lidar e daí fazer redobrar os cuidados a ter, porque as coisas quando decretadas por lei sempre fazem algum sentido, digo eu, contrariamente a outros.
A comunicação social faz muito bem, nestes casos, alertar a opinião publica para daí o caçador se consciencializar que caçar não é um divertimento mas sim uma actividade de bastante responsabilidade. |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 3:26 pm | |
| Mais uma notícia triste, sem dúvida... Mas é bom que se lhe dê realce, talvez ajude a alertar ainda mais para os cuidados que se devem ter quando se usa uma arma.... Sinceramente continuo a achar que, face ao que se vê para aí quanto ao uso de armas, sobretudo no decurso das jornadas de caça, desde formas incorrectas de transportar a arma até à forma como se dão os tiros, até me admira que os acidentes sejam tão poucos....
|
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 3:41 pm | |
| Os acidentes acontecem mesmo quando se tem cuidado; quando se não tem, acontecem muito mais.
Todo o cuidado é pouco. |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 4:23 pm | |
| - manuel araujo escreveu:
- o problema não tem haver com o cadeado, mas sim fazer-se transportar com a arma carregada!!!
com o cadeado eventualmente disparava na mesma. Com o cadeado posto a arma dispara é mais depressa ... basta tocar no cadeado pra arma disparar. Coisa que poderia não acontecer se não tivesse cadeado. Isso do cadeado, na minha modesta opinião, só contribui pra caça à multa e pras empresas venderem cadeados. Quantas pessoas vocês não conhecem que têm a chave presa ao cadeado ou à bolsa de transporte!? E quantos não conhecem que nos cadeados de código o código é o de fábrica!? |
|
| |
el cabong Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 115 Idade : 50 Localização : azoia Ocupação : tecnico de piscinas Humor : medio Data de inscrição : 16/12/2011 Pontos : 116
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 4:51 pm | |
| Rui concordo plena mente com esse ponto de vista |
|
| |
el cabong Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 115 Idade : 50 Localização : azoia Ocupação : tecnico de piscinas Humor : medio Data de inscrição : 16/12/2011 Pontos : 116
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 4:53 pm | |
| e os acidentes acontecem quando as armas estão descarregadas ou se pensa que estão. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 5:19 pm | |
| Após ver a notícia: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-11-16-Cacador-morre-em-Elvas-apos-ser-atingido-na-cabeca-por-disparo-de-cacadeira
lembrei-me logo que um dos últimos "acidentes" deste mesmo género (na época passada) em que um caçador atingiu acidentalmente outro na cabeça, após investigação da judiciária chegou-se à conclusão que o "acidente" teve por base motivos passionais... |
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 7:55 pm | |
| o "acidente" teve por base motivos passionais...
Infelizmente já não é a primeira vez que se fala em «acidentes» por esses motivos...... |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 10:25 pm | |
| Mas será que a obrigação de colocar o cadeado no lugar certo não fará despertar os "neurónios" do caçador para a eventualidade de arma estar carregada?? eu penso que sim. As normas que nos são impostas quando fazem sentido, podem evitar acidentes gravíssimos, é sempre, na minha opinião, de as apoiar, agora cada qual é como cada e aceito na boa que os acidentes acontecem, mas não é por isso que não deixa de ser uma norma valida para todos nós. NB: Eu até tenho a chave agarrada a bolsa da espingarda, porque não? |
|
| |
João_1993 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 165 Idade : 31 Localização : Ourém Ocupação : Estudante/ Engenheiro Civil Humor : excelente Data de inscrição : 08/10/2014 Pontos : 184
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 11:01 pm | |
| Mais um triste acidente a lamentar, é pena que acontençam este tipo de coisas, por acidente ou não, compete ás autoridades investigar, e espero que seja descoberta a verdade. Apesar disso, apelo ao cuidado aquando do uso de uma arma e graças a Deus ainda existem muita gente como os caros foristas que tem cuidado, e é isso que me dá esperança.
Os meus pêsames á família e amigos.. |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Qua Nov 19, 2014 11:55 pm | |
| Boas No nosso grupo de caça já houve um acidente...Que podia ter um fim triste??? Há horas de sorte? Mas também á horas de azar? Um colega do nosso grupo, com a pressa de chegar ao carro, porque chovia muito, ao descarregar a arma deixou um cartucho esquecido...Meteu o cadeado, quando foi meter a arma dentro da mala...A arma disparou...Por sorte a direção do tiro foi para o chão? A partir desse dia antes de chegar aos carros as armas todas descarregadas, e as culatras abertas. Não acontece só aos outros?
Boas caçadas |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Sex Nov 21, 2014 12:42 pm | |
| - AHMota escreveu:
- NB: Eu até tenho a chave agarrada a bolsa da espingarda, porque não?
Sabia que em caso de fiscalização será autuado?! Ah pois é .... |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Sex Nov 21, 2014 11:12 pm | |
| - podengos&coelhos escreveu:
Sabia que em caso de fiscalização será autuado?! Ah pois é .... Não sabia não.... e não vejo porque motivo o seria até porque, segundo sei, a lei obriga a que a arma fora do acto venatório terá que estar acondicionada num utensilio proprio e com o cadeado de gatilho no lugar certo, a partir daqui, sinceramente, nada mais sei porque ao ler a lei não vislumbrei nada que me diga que a chave tem que estar num outro local que não o da arma.
Posso admitir a coima (caça á multa) numa perspectiva que ao fechar a porta da casa não deixo a chave á vista. Na espingarda qualquer porradeca parte o cadeado não fazendo sentido o sermos multados por essa causa, mas estamos sempre á aprender.
NB: Nesta situação entendo que o cadeado de gatilho colocado na arma só evita que com facilidade se desobstrua o que impede o disparo repentino da arma. Vejo esta norma mais numa vertente de consciencializar o caçador que está a lidar com uma arma de fogo e que a qualquer momento pode causar acidente grave e a ser assim há que haver cuidados redobrados, a todo o custo, pela nossa parte. A partir daqui o cadeado de gatilho, quanto a mim, não serve para mais nada, mas não deixa de ser uma norma importante de prevenir o evitar de um possível acidente, nesta base eu concordo com ela. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Sáb Nov 22, 2014 1:27 am | |
| o senhor Mota sabe tudo e nisso nao a volta a dar por isso o pais e a caça ta onde ta. é a minha opiniao apenas isso |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo Sáb Nov 22, 2014 6:32 pm | |
| - paulo lion escreveu:
- o senhor Mota sabe tudo e nisso nao a volta a dar por isso o pais e a caça ta onde ta.
é a minha opiniao apenas isso Tem toda a razão caro Paulo, mas não é por minha causa. Eu tento que aja uma atitude mais consciente e respeitadora das normas perante o que nos se depara, neste caso é as da caça, mas não sou o sabe tudo e nada que se pareça.
Só gostaria que houve-se uma atitude mais respeitosa e educada para tudo o que nos envolve, entendo que assim evoluiríamos, mas não vislumbro, salvo raras excepções, nada disso, pelo menos por aqui nos foruns de caça.
Reivindicar os direitos que nos assistem e nos locais próprios, aí tudo bem, agora sistematicamente estar-se a enviar "bitaites" para o ar na internet não é vantajoso para o sistema que nos inclui a nós, como sabe, e por outro lado não concordo mesmo nada com essas atitudes, mas sou eu que quando me meto no debate, ou no dialogo é numa perspectiva de tentar melhorar, consigo-lo ou não é outra questão.
Cumps. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Caçador morre em acidente com arma de fogo | |
| |
|
| |
| Caçador morre em acidente com arma de fogo | |
|