| Informação sobre como a arma nos fica | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Mina_074 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 383 Idade : 36 Localização : Albufeira Ocupação : construção civil Humor : Bom Data de inscrição : 28/10/2012 Pontos : 455
| Assunto: Informação sobre como a arma nos fica Qui Ago 21, 2014 9:23 pm | |
| Boa noite amigos, tenho aqui uma questão que não sei entender, no outro precisei de um ponto de mira e fui a um armeiro, depois de uma conversa ele mandou me por a arma a cara, e na posição que costumo caçar, e disse me que a arma estava me direita para mim, disse me que para atirar bem tinha que tapar muito bem a caça, que poderia resolver a situação com as tais anilhas dentro da coronha e a de junto a bascula, a arma em questão e uma Benelli Raffaello Crio, aos entendidos das Benellis podem me dar uma informação mais exacta.. Amigo Santos77 uma ajudinha |
|
| |
J.Paulo Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 744 Idade : 54 Localização : massamá Ocupação : caça&pesca Humor : bom Data de inscrição : 13/11/2013 Pontos : 781
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Qui Ago 21, 2014 10:05 pm | |
| amigo mina todas as armas tem afinação ainda há pouco tempo tive de mandar afinar a minha pietro beretta pois andava desgostoso com ela e quando a colocava a cara a visão não era das melhores agora depois afinar até de olhos fechados quando a ponho a cara ela está lá não preciso de procurar o ponto mira é só verificar bem quando a mete a cara se vê a fita corrida ou se vê primeiro o ponto mira |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Qui Ago 21, 2014 11:42 pm | |
| Vamos lá ajudar o Nuno, Pessoal... |
|
| |
antoniomatos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 369 Idade : 65 Localização : estados unidos da america Ocupação : maquinista Humor : quanto basta Data de inscrição : 28/09/2010 Pontos : 388
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 1:22 am | |
| boas essas anilhas entre a madeira e a bascula servem para isso mesmo. se tem duvidas em mexer na arma va a um armeiro. que lha poem como deve de seer digame em que zona mora para ver se lhe aconcelho um bom armeiro. ok
|
|
| |
Mina_074 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 383 Idade : 36 Localização : Albufeira Ocupação : construção civil Humor : Bom Data de inscrição : 28/10/2012 Pontos : 455
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 7:16 am | |
| |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 10:23 am | |
| Albufeira é a terra das rolinhas costeiras... |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 2:58 pm | |
| Isso é muito importante, as anilhas de regulação do cast, on ou off ( regulação da coronha) esq./ direit., e a altura da coronha, dizem os entendidos que 80% da caça quem mata é a coronha. Leve a arma a um bom armeiro que ele afina-lhe a coronha há sua medida. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 5:36 pm | |
| - Mina_074 escreveu:
- mandou me por a arma a cara, e na posição que costumo caçar, e disse me que a arma estava me direita para mim, disse me que para atirar bem tinha que tapar muito bem a caça
Disse-lhe que a arma lhe estava muito direita, ou será que lhe disse que a arma lhe estaria um pouco baixa? A arma se estiver muito direita (pouco cast), faz é tiros um pouco à esquerda. Nesse caso teria que ajustar o Cast (ou desvio) da arma. Se a arma lhe estiver muito rasa ou a cair para o baixo (não conseguir ver nem um bocadinho de fita, ou mal vê o ponto de mira), aí sim, terá que tapar muito a peça de caça para lhe acertar. Como há uma tendência natural de querermos ver sempre bem a peça de caça, existe a tentação de deixar o cano um pouco abaixo da peça de caça, e consequentemente, com uma arma muito rasa ou baixa poderemos deixar mais vezes os tiros um pouco abaixo das peças de caça, o que dá mais caça chumbada, ou até falhada que o habitual com uma arma um pouco mais "viva". Uma arma em que se veja um pouquito do final da fita e que faça um tiro tipo 60/40 (60% da bagada acima do ponto a que apontamos) ajuda a não deixar os tiros baixos. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 5:50 pm | |
| Para resolver a situação, vê quais as anilhas que tem cá fora, e fica a saber a que está na arma.
Se tiver o conjunto de anilhas e chapas A e a B cá fora (e se não tiver a anilha e chapa D, que é um extra que nunca costuma vir com as armas e é preciso encomendar), deverá ter a anilha e uma chapa C instalada na arma.
O conjunto A costuma dar a queda ao talão de 50mm, o B de 55, o C de 60, e o D de 65mm.
Ora, se o amigo Mina tiver o conjunto C na arma, e quiser ver um pouco de mais fita, coloca o conjunto B e a coronha irá subir na parte do topo do calço cerca de 5mm em relação à posição que ficava com a anilha e chapa C, o que lhe dará mais um ou dois mm mais alta na crista (na zona à frente de onde encosta a cara), e já passará a ver um pouco de fita.
O exemplo serve na mesma para qualquer outra letra que tenha na arma e colocando uma letra antes a arma subirá 5mm em relação à letra seguinte, excepção apenas para a A, que se tiver essa instalada na arma já não vai conseguir subir mais a coronha. |
|
| |
miguel sá Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 39 Localização : cantanhede Ocupação : todos os dias Humor : sempre Data de inscrição : 02/08/2014 Pontos : 271
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 8:31 pm | |
| este forum é uma "escola", estamos sempre a aprender! obrigado pela informação |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 9:40 pm | |
| Eu ainda acertava alguma coisa e não tão pouco quanto isso... a arma foi foi ao armeiro fazer uma revisão, era e é velhinha nunca tinha visto armeiro, disse-me para por a arma à cara eu pus... não lhe disse que queria nem sabia que ele ia mexer na coronha mas ele mexeu e agora é só falhar e falhar... tiros baixos acho eu . Eu matava tão bem peças de bico bastava levantar o cano e terra...agora nem uma. Eu de atravessado da esquerda para a direita fosse que altura fosse era virar para lá o cano e terra... agora ... Eu deixava passar a caça por cima e depois virava-me e atirava à peça de rabo ... e terra agora vai-se tudo embora.. E na outra minha arma a de laterais ele mexeu também acertou as duas uma pela outra e tá na mesma igual.. Tou um bocado desesperado acho que vou fechar a loja da caça... |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 744 Idade : 54 Localização : massamá Ocupação : caça&pesca Humor : bom Data de inscrição : 13/11/2013 Pontos : 781
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 10:12 pm | |
| amigo Manuel rendeiro se calhar a pessoa que fez isso deve ter feito mal aconselho a ir a outro armeiro para verificar essa situação |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sex Ago 22, 2014 11:49 pm | |
| Mas que excelente explicação, amigo João |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 9:42 am | |
| - Manuel Rendeiro escreveu:
- Eu ainda acertava alguma coisa e não tão pouco quanto isso... a arma foi foi ao armeiro fazer uma revisão, era e é velhinha nunca tinha visto armeiro, disse-me para por a arma à cara eu pus... não lhe disse que queria nem sabia que ele ia mexer na coronha mas ele mexeu e agora é só falhar e falhar... tiros baixos acho eu .
Eu matava tão bem peças de bico bastava levantar o cano e terra...agora nem uma. Eu de atravessado da esquerda para a direita fosse que altura fosse era virar para lá o cano e terra... agora ... Eu deixava passar a caça por cima e depois virava-me e atirava à peça de rabo ... e terra agora vai-se tudo embora.. E na outra minha arma a de laterais ele mexeu também acertou as duas uma pela outra e tá na mesma igual.. Tou um bocado desesperado acho que vou fechar a loja da caça... Eh,Eh, Eh.... Amigo Rendeiro, esse é que é um armeiro verdadeiramente amigo da caça.... Agora fora de brincadeiras.... A arma "estar no sítio" é essencial na prática do tiro, seja em que modalidade for... Esse amigo armeiro pode até ter-lhe colocado as coronhas conforme as regras, todavia o meu amigo estava habituada a atirar de uma determinada forma e agora "não encaixa" os tiros.... Mas olhe, como primeiro passo vá a um campo de tiro e dê uns tiros "na chapa" na ordem dos 25 metros )mais não que a dispersão já é muita...) para ver se há desvio....aí logo tirará dúvidas se é coronha que está mal ou se por acaso não foi o tal hábito dos anos de atirar de uma determinada forma. De toda a maneira, tenha sempre presente o que diz - e uma vez mais MUITO BEM - o amigo João sobre o ãngulo dos tiros.... Abraço e boa sorte |
|
| |
Mina_074 Aprendiz
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 10:02 am | |
| - João Rodrigues escreveu:
Disse-lhe que a arma lhe estava muito direita, ou será que lhe disse que a arma lhe estaria um pouco baixa?
A arma se estiver muito direita (pouco cast), faz é tiros um pouco à esquerda. Nesse caso teria que ajustar o Cast (ou desvio) da arma.
Se a arma lhe estiver muito rasa ou a cair para o baixo (não conseguir ver nem um bocadinho de fita, ou mal vê o ponto de mira), aí sim, terá que tapar muito a peça de caça para lhe acertar.
Como há uma tendência natural de querermos ver sempre bem a peça de caça, existe a tentação de deixar o cano um pouco abaixo da peça de caça, e consequentemente, com uma arma muito rasa ou baixa poderemos deixar mais vezes os tiros um pouco abaixo das peças de caça, o que dá mais caça chumbada, ou até falhada que o habitual com uma arma um pouco mais "viva". Uma arma em que se veja um pouquito do final da fita e que faça um tiro tipo 60/40 (60% da bagada acima do ponto a que apontamos) ajuda a não deixar os tiros baixos. Muito obrigado pela informação e João Rodrigues, eu comprei a arma de segunda mao e nao trazia as anilhas, tenho um amigo que as tem e diz que nao precisa, mas entretanto se ele nao as quiser dispensar, vou pedir a um armeiro que me mande vir o kit das anilhas para poder colocar, uma das coisas que tb as vezes faço e que quando meto a arma a cara fica sempre ligeiramente mais para o lado em vez de ficar sem centrada , tenho de arranjar a forma de quando por a mao na coronha que fique logo alinhada quando levar a arma a cara... muito obrigado por tudo |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 10:21 am | |
| Amigo Nascimento...esse seu armeiro pode pertencer á protectora... |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 11:02 am | |
|
Última edição por Manuel Rendeiro em Sáb Ago 23, 2014 11:47 am, editado 2 vez(es) |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 11:42 am | |
| Caros confrades obrigado pela ajuda e pelos conselhos que agradeço, À chapa já fui e desde que "aponte ao centro do alvo só vendo o ponto de mira " tipo pressão de ar, não há desvio para a direita nem para a esquerda. A chumbada fica uniforme com centro. Mas isso é um tiro a alvo fixo e a caça não está parada. A propósito sou canhoto e a minha Benelli é para canhotos e a minha arma de laterais também está afinada para canhotos... mas o problema não é esse estão bem centradas é no encare que os tiros me saem baixos. Por exemplo vinha um tordo de bico eu encarava a arma em "movimento automático" não precisava de fazer correcções e o bicho estava no chão...agora encaro e tenho que dar um "saltinho" com o cano para cima, para cobri a peça e como me esqueço não estou habituado não o faço e os tiros saem-me todos por baixo. O confrade Denis bateu no ponto esta arma há 20 anos, quando a comprei levou o 1º e único acerto num armeiro em Foros de Almeirim... se calhar o homem já transitou... e a partir daí não mais foi mexida e eu dava-me bem com aliás logo de inicio foi "um ver se te avias". Agora o mecânico da NOA...como diz o confrade Denis e muito bem pôs aquilo conforme as regras..sem ninguém lhe encomendar o sermão e lixou-me...bem lixado. Já lá fui reclamar e o homem diz que a culpa é minha... que não "aponto"... Bolas eu cobrava mal... mas ia cobrando e nunca apontei agora nem mal nem bem nem nada como é. Na época anterior andei a apanhar bonés e fiquei descorçoado sem confiança em mim e com vontade de mandar a caça às malvas. Esta época, para a semana, vou tentar junto de algum armeiro... sei lá eu onde hei-se ir...levantar um pouco o cano nas duas armas, se bem entendi as explicações do confrade João Rodrigues, para que o tiro o "cone de chumbo", cubra a peça e não seja só a "borda" superior da chumbada a rasar a parte de baixo da peça. vamos lá a ver |
|
| |
miguel sá Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 39 Localização : cantanhede Ocupação : todos os dias Humor : sempre Data de inscrição : 02/08/2014 Pontos : 271
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 1:32 pm | |
| Não desanime amigo manuel, vai ver que depois de afinadinha é so velos cair!!! já agora pessoal, alguem conhece algum armeiro aqui na zona de coimbra que faça esses trabalhos bem feitos? |
|
| |
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 1:45 pm | |
| Caro senhor
Tem o Sr Carlos Garrido no Pentado- moita que lhe efectua essas afinações
Cumprimentos
Sérgio Marques |
|
| |
LuisMartins Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 355 Idade : 40 Localização : Góis Ocupação : caçando Humor : simpático Data de inscrição : 26/09/2010 Pontos : 393
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 2:18 pm | |
| Tens a inovatiro em mira. |
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 3:04 pm | |
| Alterar qualquer coisa numa arma tem (porras) eu tenho um caso depois de muitos anos caí na asneira de mandar cortar um pouquinho na coronha contra a vontade do armeiro,asneira voltei a acrescentar e o que é certo nunca voltou a ficar igual não atiro mal mas passados meia duzia de tiros a cara já parece o (Cristo) Passou a ser segunda opção sei que é mais (fechada) que a outra mas antes tambem já era. Onde está o erro? |
|
| |
miguel sá Aprendiz
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 3:30 pm | |
| |
|
| |
nuno gomes Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 331 Idade : 42 Localização : ponte de lima Ocupação : caça Humor : sim Data de inscrição : 27/11/2011 Pontos : 365
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 5:58 pm | |
| boas eu por essas e por essas e por outras decidi despachar a maxus, que não tinha dado 500 tiros com ela completamente nova, comprei uma trap e estou contente com ela, parece k foi feita para mim, quando vou ao percurso de caça e aquela e nos tordos também,e tenho bons resultados, mas são gostos, muita gente não quer trap na caça, continuo com a browning fusion em automática a velhinha não falha depois gosto da fita alta a maxus não e assim, mas automática não compro mais, fico por as sobrepostos, saudações cinegéticas |
|
| |
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica Sáb Ago 23, 2014 8:27 pm | |
| confrade Manuel existe um armeiro que eu conheço e onde mandei afinar a minha automática e falo de experiencia própria eu não me ajeitava com ela só não me desfiz dela devido a ter sido do meu avô, ele afinou-me a arma agora está 5*** tanto ao por a cara como abater peças de caça fica perto de Bombarral |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Informação sobre como a arma nos fica | |
| |
|
| |
| Informação sobre como a arma nos fica | |
|