Sónia interrompeu a leitura das redacções dos seus alunos do terceiro ano (antiga terceira classe) e passou uma folha a Marco, o marido, dizendo:
- Larga o computador por uns momentos e lê esta pérola da Andreia Cristina, uma catraia de oito anos. E já agora, tu que de vez em quando vais à pesca dos achigãs, vê se aprendes alguma coisa.
Marco pegou na folha e começou a ler.
O meu pai é um grande pescador
No sábado à noite o meu pai disse à minha mãe que estava muito cansado do serviço na bomba de gasolina e que no domingo íamos à praia. A minha mãe disse está bem calha mesmo bem pois estou de folga do centro não tenho que ir fazer apoio domiciliário.
Quando chegámos à praia o meu pai foi à pesca e eu fui com ele para uma rocha lisa que havia lá e ele pescou logo um peixe e disse que era um caboz e depois apanhou outro e disse que era um sarrão e depois apanhou um peixe muito grande e não sabia o nome dele. Então um senhor que estava a ver disse que era um peixe porco e que depois de esfolado era muito bom para filetes. Depois apanhou mais sarrões e cabozes e uma sargueta e voltámos para a praia.
A minha mãe disse já temos almoço para amanhã e o meu irmão que tem 10 anos e que tinha parado de jogar à bola para ver o peixe disse ena pai hoje é que foi nunca apanhaste um tão grande como aquele. A minha irmã que tem 4 anos também veio ver e a minha mãe disse-lhe Sandra Vanessa tira a porcaria do peixe da boca. Depois disse ao meu irmão Ivan Manuel larga o canivete e o peixe e mete-o na geleira que eu quando chegar a acasa amanho-o.
Quando voltámos para casa o meu pai parou o carro ao pé do café e disse vou mostar a pescaria ali ao Moreira que está sempre a dizer que eu não pesca nada de jeito. O senhor Moreira disse é pá sim senhor hoje é que foi e virou-se para o Ivan e disse o teu pai é um grande pescador.
Eu gosto muito do meu pai mas não é por ser um grande pescador é porque ele é muito bom para mim e gosto muita da minha mãe também e dos meus irmãos só não gosto muito do Ivan quendo ele diz que eu sou gorda. E agora posso dizer às minhas amigas o meu pai é um grande pescador e o teu não.