|
|
Autor | Mensagem |
---|
Pescador sem mortes Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 36 Idade : 50 Localização : GD Ocupação : ajudar sem nada em troca Humor : sempre bem humorado Data de inscrição : 13/08/2008 Pontos : 5
| Assunto: Carta de Pescador Qui Out 09, 2008 11:00 am | |
| Carta de Pescador
Olá companheiros pescadores
Hoje queria só alertar todos para o facto de no próximo ano a obtenção da licença de pesca desportiva (dita lúdica) vai obrigar à CARTA DE PESCADOR tirada por prova de exame em moldes idênticos aos já existentes para a caça. quem já tiver UMA QUALQUER licença de pesca DESTE ANO 2008, vai poder ter a Carta de Pescador sem qualquer exame. Portanto não percam de modo nenhum a vossa actual licença! Mais: se algum companheiro das vossas relações é daqueles que vão convosco à pesca de vez em quando, e ainda não tem licença, convençam-nos a tirá-la antes do fim do ano.
Abraços e boas pescarias! |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Out 09, 2008 8:49 pm | |
| Se for assim, já estou safo do exame |
|
| |
vcanossa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 293 Idade : 46 Localização : arcos de valdevez Ocupação : op.fabril /caçador,pescador, motocross Humor : bom Data de inscrição : 24/07/2008 Pontos : 193
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua Out 15, 2008 10:53 pm | |
| eu tambem tenho aportuguesa e a espanhola vcanossa |
|
| |
pintas Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 85 Idade : 45 Localização : algures no norte Ocupação : ir a pesca Humor : quanto baste Data de inscrição : 27/07/2008 Pontos : 14
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua Out 15, 2008 10:57 pm | |
| boas , ainda bem que informas pois eu este ano nao tirei licença de agua doce .
cumpts
pintas |
|
| |
luis cruz Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 2:07 pm | |
| nao sei ate que ponto poderam fazer os testes na carta de pescador como sera? sera que vao ensinar a enpatar anzol? sera que vao ensinar a pescar? a unica coisa que poderam dizer e o tempo de pesca ao achiga ect! mais uma palhacada que o governo vai enventar para roubar dinheiro aos portugueses vao roubar para a p.t.a da mae deles
e como o defeso do sargo e pena que seija so para o pescador que se vai entreter ao fim de semana porque se for de barco ja nao ha defeso
vao roubar para outro lado
desculpem o meu desabafo mas sou um apaixonado da pesca e doi ver estes ignorantes a destruir a pesca e a caça
|
|
| |
Daniel Tavares Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 94 Idade : 33 Localização : Aveiro Ocupação : Eg. Civil Humor : QB Data de inscrição : 05/01/2012 Pontos : 102
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 5:45 pm | |
|
Última edição por Daniel Tavares em Ter Fev 14, 2012 9:28 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
rx8 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1826 Idade : 43 Localização : suiça- viseu Ocupação : caça e pesca Humor : medio Data de inscrição : 21/01/2012 Pontos : 1903
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 5:58 pm | |
| Aqui na Suiça para quem quizer começar a pescar pela primeira vez, teem que fazer um curso! Abraço |
|
| |
Daniel Tavares Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 94 Idade : 33 Localização : Aveiro Ocupação : Eg. Civil Humor : QB Data de inscrição : 05/01/2012 Pontos : 102
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 6:19 pm | |
| Eu acho que o que era necessário não seria um curso, mas sim uma pequenita 'formação', um palestra simbólica que desse a conhecer a todos que de facto temos que saber preservar o que hoje em dia pescamos. Ninguem quer ensinar como se pesca mas sim como fazer para que os nossos filhos um dia tambem tenham onde e o que pescar. Eu as vezes vejo atrocidades de todo o tamanho mas muitas delas não posso criticar.. Quando alguem me ve devolver um peixe á água chama-me burro, e muitas outras coisas, mas é assim que eu funciono. Para que levar o peixe para casa sempre! Se eu fosse assim tinha que comer por ano entre 300 a 400kg de peixe! O que não acredito que alguem tenha capacidade para fazer..
Por isto mesmo os Homens de hoje têm que criar uma mentalidade de 'amanha', pensar num futuro próximo.
Não me importava de pagar 10,20 ou 30 euros, seja o que for, uma vez na vida e saber que daí para a frente ia fazer de tudo para que os meus filhos ou netos tivessem sempre possibilidades de pescar tanto ou mais que eu.. Aí eu sentia-me feliz.. |
|
| |
rx8 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1826 Idade : 43 Localização : suiça- viseu Ocupação : caça e pesca Humor : medio Data de inscrição : 21/01/2012 Pontos : 1903
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 6:27 pm | |
| Sim sei bem o que é isso de nos chamarem burros por vezes, pois eu faço carpfishing e sei bem o q isso é! So que muita gente nao sabe que nos a pescarmos dessa maneira demos hipoteses a que mais pessoas possam desfrutar de ter o prazer de pescar esse mesmo peixe, tendo eu e alguns colegas meus o cuidado de ver se as carpas estao feridas e se for esse o caso, tentar cuidar ao maximo esses ferimentos.Mas pronto ,nao temos todos as mesmas perspectivas! Abraço Daniel |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 7:01 pm | |
| a so grandes pescadores, ainda vao dizer que è preciso tirar um curso superior para pescar. fui sim |
|
| |
rx8 Membro VIP
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 7:04 pm | |
| e com magistrado..foste sim |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 7:15 pm | |
| nao concordo com algumas pessoas que dizem que se deve devolver todo o peixe que se apanhe pois grande parte do peixe que apanho devolvo porque nao sou muito adepto de peixe como de vez em cuando e cuando o rei faz anos a nao ser uns petiscos entre amigos ai sim como
so trago pra casa peixe pra 1 ou 2 refeiçoes porque os meus pais adoram peixe e tanho alguns amigo que me pedem e ai sim trago peixe mas nao pra estragar
agora que sabe tao bem comer um peixinho freskinho e apanhado por nos sabe
peixe de agua doce so achiga no mar varios
hehehe |
|
| |
rx8 Membro VIP
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 7:20 pm | |
| Falas,te bem, para ser pescador nao tem que ser sinonimo de amante de peixe a mesa, por isso mesmo....nao trago peixe para deitar fora |
|
| |
Herminio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2214 Idade : 46 Localização : Suiça. Celorico da beira (férias) Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca Humor : Bastante Data de inscrição : 19/03/2011 Pontos : 2267
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 7:32 pm | |
| |
|
| |
rx8 Membro VIP
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 7:51 pm | |
| Nem mais Herminio Abraço! |
|
| |
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 8:08 pm | |
| amigos pra tudo tem que se ter consciencia eu pesco com frecuencia por desporto se foxe a trazer tudo que apanho nao tinha onde o guardar e podia sustentar varias familiar pois por vezes penso em muitas familias que nao tem que comer
lembro-me de um episodio que se passou cmg fui a pesca com uns amigos a meio da manha liga a minha mae, tao filho ja apanhas-te alguma coisa e eu respondo ja mae ja da pro almoco e ao fim da manha arranco pra casa satisfeito para almocar, nas escadas encontro uma visinha que nao tinha posses pra criar os filhos e dei-lhe o peixe e disse tome la visinha a mulher toda contente. pra mim foi uma alegria ver o sorriso da quela mae mas a noite cuando o marido chega a casa perdido de bebado ainda me veio bater a porta que so lhe tinha dado 5 achigas e a mandar vir cmg porque se foxe robalos ou sargos que nao lhe dava
moral da historia quis ajudar e ainda passei por o mau da fita
pesquem tragam pra casa mas nao estraguem e cuidado as medidas minimas
e nunca se esqueçam o que a nos nao faz falta pode fazer falta em muitas familias muitas familias gosta-vao de poder dar um peixinho aos filhos a refeiçao e por vezes nem podem dar uma sopa... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qui Fev 09, 2012 8:30 pm | |
| Há gente muito ingrata...e com os copos ainda é pior... |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Carta de Pescador Sex Fev 10, 2012 5:18 pm | |
| |
|
| |
Daniel Tavares Aprendiz
| Assunto: Re: Carta de Pescador Sex Fev 10, 2012 6:37 pm | |
| - paulo lion escreveu:
- 15 ou 20 isso nao è para todos? so para alguns?
Isso não é nada de excepcional, se me falasse em 200 ja tava melhor.. Quem fala assim não conhece a Quinta da Boavista xD Hoje em dia não é só preciso saber como pescar mas sim como pescar para que um dia os nossos filhos consigam fazer o mesmo. O Homem da actualidade tem que se mentalizar que se não abrir os olhos agora nunca mais o faz. Dou como exemplo a Pateira de Fermentelos, este inverno têm tirado centenas de quilos de pimpões e carpas com as redes, quando eu la for pescar vai ser dificil tirar 1kg, quanto mais 100kg! Durante uma jornada de pesca a pateira no alto verão tem pelo menos 100 pescadores, se cada um levar 5 kg de peixe, são 500kg! Se isto acontecer pelo menos em média uma vez por semana é só fazer as contas.. São toneladas de peixe que retiram e por vezes para por para o lixo. Existe algum local no mundo que consiga ter uma capacidade de reprodução tão grande o suficiente para colmatar isto!? Se existir peço que me digam.. Sou a favor de uma preservação. Apesar de quase nunca levar o peixe para casa, tambem gosto de o comer, mas prefiro dar o prazer a outro pescador de o tirar de novo ou então deixa-lo multiplicar-se.. Toda a gente que partilhar esta opinião, esse sim é Pescador. Aquele que só destroi e nada faz para equilibrar o ecosistema que o faça no aquário dele.. Sou a favor de uma palestra aquando a primeira licença que alerte a população para estes acontecimentos, uma pequena palestra 'simbólica' que abra os olhos aos novos e velhos que ainda não tiveram capacidade de pensar no futuro.. |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua Fev 15, 2012 6:25 pm | |
| Pois é pessoal parece que vamos mesmo ter que tirar a carta de pescador... mais dia menos dia Boas pescarias a todos KaciPesca diverte-te por cá |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carta de Pescador Ter Fev 21, 2012 7:47 pm | |
| Tópico reaberto.
Peço para debaterem apenas o assunto do tópico. Qualquer outra mensagem será eliminada.
Cumps Rogério |
|
| |
russochief Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 10 Idade : 55 Localização : Sto. Estêvão Ocupação : Dir. Comercial Humor : ? Data de inscrição : 20/05/2013 Pontos : 14
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua maio 22, 2013 1:32 pm | |
| Boas,
Como me preparo para ir ao MB tirar a minha primeira licença de pesca na vida :-) e porque não li em lado nenhum da legislação vigente, a existência da figura de um exame para carta de pesca, podiam por favor indicar-me se sempre se implementou, que documento legal a contempla, e onde se solicita e emite, eventualmente?
Obrigado
Jorge Russo |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua maio 22, 2013 4:45 pm | |
| Sinceramente não sei como é que ficou essa ideia da carta de pescador...alguém pode esclarecer...??? |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua maio 22, 2013 7:57 pm | |
| também gostava como ficou essa ideia |
|
| |
fabio_padinha Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 279 Idade : 30 Localização : Veiros-Estarreja Ocupação : estudante Humor : muito elevado Data de inscrição : 15/07/2012 Pontos : 310
| Assunto: Re: Carta de Pescador Qua maio 22, 2013 8:21 pm | |
| Eu não sei de nada,acho que é só tirar a licença. Eu só tiro a licença e depois vou dar banho á minhoca... |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Carta de Pescador | |
| |
|
| |
|