* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Button10  Ecologia e Ordenamento de Pato-Real 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Ecologia e Ordenamento de Pato-Real

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Empty
MensagemAssunto: Ecologia e Ordenamento de Pato-Real   Ecologia e Ordenamento de Pato-Real EmptyQua Jun 18, 2008 7:50 pm

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Pato2_fig1

Movimentos e Estatuto Migratório do Pato-real em Portugal

A taxa de recuperação de anilhas obtida (5.8%) foi mais elevada do que a verificada em Espanha (3%) mas, ainda assim, foi baixa quando comparada com as dos países do Norte da Europa, que têm taxas de recuperação superiores a 15%. Tal parece indicar uma reduzida devolução de anilhas por parte dos caçadores. Este facto vem reforçar a utilidade do uso de marcadores nasais nesta espécie, pois permitiu aumentar a eficiência de obtenção de informação através da marcação das aves e tornar o trabalho menos dependente da colaboração dos caçadores.

As aves marcadas evidenciaram um carácter residente, com 90% das recuperações a serem realizadas a distâncias inferiores a 60 km do local de captura. Estes resultados são comparáveis aos de Boyd & Ogilvie (1961), obtidos para o Sul de Inglaterra, e reforçam a importância das acções locais de ordenamento e gestão nas populações de pato-real do Oeste da Europa.

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Pato2_fig2

Os movimentos regionais observados deverão ter resultado de dispersão, pois a taxa de retorno observada entre o Baixo Mondego e o Baixo Vouga foi reduzida. Contudo, parte das aves do Baixo Vouga parecem realizar movimentos intencionais para a Galiza, estando em Espanha na época de reprodução e em Portugal no resto do ano. No entanto, estes resultados terão de ser confirmados com mais dados, envolvendo, preferencialmente, a realização de capturas e de marcações na Galiza.

O número de migradores invernantes provenientes de países do Norte da Europa parece ser reduzido, como é evidenciado pelas reduzidas contagens realizadas no Inverno, quando comparadas com as contagens realizadas antes da abertura da caça, no Verão, bem como pela reduzida taxa internacional de recuperação de anilhas.

Os movimentos internacionais têm ainda de ser divididos em movimentos resultantes de dispersão ou abmigração e movimentos resultantes de migração propriamente dita, sendo que os migradores invernantes parecem ficar entre nós até fins de Fevereiro-Março.

Os dados obtidos sugerem que as populações de pato-real do Centro e Norte de Portugal (da bacia hidrográfica do Rio Mondego para Norte), estão mais relacionadas com as populações da Galiza e da costa Atlântica Europeia (rota migratória Atlântica), do que com as populações do Sul de Portugal (da bacia hidrográfica do Rio Tejo para Sul). Estas últimas parecem estar mais relacionadas com as do Sul de Espanha e do Mediterrâneo. Desta forma, o território nacional continental parece estar dividido em duas populações regionais de Pato-real, não confirmando a homogeneidade que Scott & Rose (1996) sugeriram ao incluir todo o território na população do Mediterrâneo Oeste. Esta divisão terá de ser levada em consideração na modelação das populações nacionais de Pato-real, induzindo a utilização de pelo menos um modelo distinto associado a cada população regional.

Perda e Alteração de Habitat e Possíveis Efeitos nas Populações de Pato-real das Bacias do Rio Mondego e Rio Vouga

Madsen (1998) demonstrou que a criação de áreas de refúgio aumenta os quantitativos locais das populações de Anatídeos. A destruição duma zona de refúgio do Baixo Mondego induziu uma diminuição drástica da população local de pato-real, o que também implicou a diminuição do número de aves caçadas.

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Pato2_fig3

A existência da zona de refúgio junto a uma área de alimentação minimizava os gastos energéticos dispendidos nos movimentos entre os dois tipos de habitates, sendo este um dos motivos para a excelente condição corporal das aves verificada antes da destruição da zona de refúgio, por comparação com os valores de massa e índices de condição corporal obtidos por Folk, Hudec & Toufar (1966), Street (1975) e Owen & Cook (1977) e com outros dados obtidos em Portugal e não analisados neste trabalho. Como a área destruída também era importante para a nidificação e a realização da muda, foram os indivíduos adultos que mais sofreram, reflectindo-se esse facto numa mais acentuada diminuição dos pesos e índices de condição corporal.

Esta circunstância é particularmente importante, pois as restantes áreas de refúgio do Baixo Mondego não possuem as melhores condições limnológicas e a Ínsua – nome por que era conhecida a área de refúgio destruída – disponibilizava alimentação diversificada e particularmente rica em Invertebrados, logo com um teor elevado em proteínas, necessárias para a reprodução e realização da muda.

A diminuição da massa e condição corporal terá provavelmente induzido uma redução nas taxas de sobrevivência e no sucesso reprodutivo da população do Baixo Mondego, embora as contagens obtidas no Inverno não o evidenciem de forma nítida. A não redução das contagens de Inverno deverá ser o resultado da diminuição do número de patos-reais caçados durante Agosto e Setembro, devido ao nivelamento dos canteiros de arroz. O nivelamento dos canteiros de arroz permite a instalação de uma seara mais densa e uniforme, sem as zonas de água livre existentes nos arrozais tradicionais, o que reduz as condições de acolhimento destas áreas. Assim, as aves permanecem menos tempo nos arrozais, o que as torna menos susceptíveis de serem caçadas. A redução da mortalidade neste período vai mascarar a possível diminuição da população existente antes da abertura do período venatório.

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Pato2_fig4

Dieta Estival do Pato-real nos Arrozais do Centro de Portugal: Implicações na Produção de Arroz e na Gestão da Espécie

O Arroz foi o principal componente da dieta dos patos-reais na área em estudo, uma vez que era a semente mais abundante e tem elevado valor nutritivo. No entanto, também foram ingeridas quantidades significativas de sementes e frutos de outras espécies, como as infestantes dos arrozais e o Carvalho-cerquinho.

Observou-se uma elevada componente animal na dieta, constituída principalmente por peixe. Esta elevada componente animal resulta de os arrozais em estudo serem abastecidos por valas provenientes dum rio. Imediatamente antes do começo da actividade cinegética, os orizicultores drenam os talhões de arroz e mantêm o nível da água nas valas o mais reduzido possível, induzindo a concentração das presas animais na água disponível e tornando-as, assim, mais vulneráveis à predação pelos Anatídeos. A ingestão destes alimentos com elevado teor proteico compensa o baixo teor proteico da maioria das sementes ingeridas e pode contribuir, juntamente com o elevado teor de cálcio dos Physa, para a redução do risco de Saturnismo que existe no local.

A potencial diminuição na produção de arroz causada pelo pato-real foi economicamente insignificante durante o período estudado. Os valores obtidos deverão ainda ser sobrestimativas da realidade, uma vez que nos cálculos não foi considerada a mortalidade que se verificou no início dos períodos venatórios, foi utilizado um valor de produção mínima que é cerca de 33% inferior à produção média, e as dietas obtidas através de dados recolhidos em aves abatidas por caçadores podem sobrestimar a importância das sementes agrícolas na dieta das aves aquáticas.

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real Pato3_fig6

O consumo de sementes de infestantes e a ingestão de potenciais pragas da cultura do arroz poderá mesmo contribuir para aumentar as produções. Uma vez que é irrelevante a diminuição da produção causada pelo pato-real, pode-se concluir que a utilização dos arrozais por esta espécie é compatível com a produção de arroz. Desta forma, não fazem sentido os conflitos entre orizicultores e caçadores, e a gestão dos arrozais para as aves aquáticas, após a colheita, pode mesmo resultar em benefícios mútuos para agricultores e avifauna.

A diminuição da área total de arrozal e a intensificação da agricultura observada nos últimos anos, resultou na redução da diversidade e disponibilidade alimentar. Desta forma, será recomendável a gestão activa dos arrozais também durante a cultura do arroz, tendo por objectivo suprir estas carências.

A melhor forma de esta gestão ser realizada será se os caçadores dos terrenos cinegéticos ordenados da região passarem a gerir arrozais, quando possível, pois não parece ser sustentável o pagamento de compensações aos agricultores por eventuais medidas de gestão que, necessariamente, implicariam reduções de produção.


Fonte: confagri
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
 

Ecologia e Ordenamento de Pato-Real

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Noticias e Curiosidades
» Pato Real com molho de pimenta branca em grão
» Ordenamento e Gestão das Zonas de Caça
» Estastística sobre caça... (licenças/ordenamento etc etc...)
» Arranque do Ordenamento Cinegético no Arquipélago dos Açores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Gestão e Repovoamentos «-