SilverPigeon Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 188 Idade : 52 Localização : Açores Ocupação : Veterinário Humor : Muito Data de inscrição : 31/10/2012 Pontos : 228
| Assunto: Re: Armeiro na zona de Fafe/Guimarães Qui Dez 19, 2013 1:04 pm | |
| Obrigado pela explicação smarques. A senhora que me atendeu então explicou-se mal, mas ela também assumiu que não era uma entendida no assunto. smarques, e estes produtos que foram referidos para oxidações de pequenos problemas, que se fazem em casa, tem experiência com eles ? |
|
carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: Armeiro na zona de Fafe/Guimarães Qui Dez 19, 2013 1:36 pm | |
| Bem ja que estamos nessa de oxidações é assim na oxidação a quente muito mais trabalhosa e muito mais eficaz as peças a oxidar são decapadas por meios mecanicos e isso sim é o inconveniente dessa oxidação pois se não houver um cuidado á excessivo aquecimento e acarreta eventuais destemperamentos da superficie, mas sem duvida que é a mais duradoura e de longe a mais bonita em termos de uniformidade de coloração, ha mais formas de passivar os metais das armas ao exterior, que podem passar desde fosfatações a aplicações de oleos com particulas metalicas que se agregam aos metais e os protegem do exterior, nestes tais, COMO NAS OXIDAÇÕES, uns tem de ir ao forno outros não, os que vão podem ir a 200 ou mais graus centigrados mas este tipo de temperatura de maneira alguma faz destempera, este tipo de protecção é uma fosfatação a frio ao fim e ao cabo, mas que não é utilizada em armas de caça não só pela sua caducidade, mas em termos globais é a melhor pois tudo o que é corrosão efectiva agrega-se ás particulas do solid film.Nas oxidaçõe normais, frio e quente. o que se usa em termos globais é a mesma coisa, mas numa oxidação a quente a formula quimica tem maior efectividade e poder de penetração, pois se os oxidos estiverem infiltrados ao aquecer os elementos em agua a uns 140 graus com sal caustico reagem e manifestam-se e revelam-se os oxidos exteriores, assim que se revelem, retira-se da tina são retirados com um elemento abrasivo não mecanico e com uma boneca volta-se a aplicar a formula quimica oxidante que pode ser feita numa farmacia, e assim se processa até que obtenhamos a coloração escura desejada, devido ao oxido ferrico que contem, é par5a mim muito mais eficaz que a oxidação a frio.Na oxidação a frio a necessidade de esperar dias e dias é nula pois a mesma pode ser conseguida mais rapidamente que o que disseram ou que dizem assim ao remover os oxidos ferrosos que estão a degradar o metal aplica o quimico que pode ser em gel ou liquido nunca reutilizando o mesmo passa volta a passar e deixa escurecer quando tiver escurecido com uma esponja ou boneca embebida em AGUA passa por cima aí vai parar a reacção quimica limpa desengordura e volta a fazer o mesmo processo e assim até conseguir a coloração desejada que fica azulada sempre com este processo muito mais facil e qualquer leigo na materia o faz em todas elas na ultima aplicação deve deixar a superficie com um oleo de preservar eu chamo-lhe oleo pesado tenho varios que uso. |
|
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Armeiro na zona de Fafe/Guimarães Qui Dez 19, 2013 1:47 pm | |
| |
|
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: Re: Armeiro na zona de Fafe/Guimarães Qui Dez 19, 2013 10:44 pm | |
| Caro Senhor Carlos Garcia Eu quando referi "oxidação a frio", estava a referir-me à oxidação à boneca (por lapso da minha parte, desconhecia que a mesma era considerada "oxidação a quente"), para mim a oxidação à boneca é das melhores que se podem efetuar (desde que bem efetuada), claro que acabamento não é igual à oxidação com sal caustico ou ao acabamento fosfatado, mas mesmo assim continuo a preferir este tipo de acabamento (isto é apenas o meu gosto). Desde já agradeço a sua correcção e a sua explicação pormenorizada Cumprimentos Sérgio Marques |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Armeiro na zona de Fafe/Guimarães | |
| |
|