Quanto às Marlin .444 só conheço uma pessoa que utiliza uma o que me disse pois não experimentei, é que necessita de algum treino pois a alavanca é bastante diferente do ferrolho, mas após esse periodo tudo 5 estrelas e o calibre tem um bom poder de paragem, outros caçadores que conheço têm BLRs da Browning sistema inspirado nas armas de alavanca tradicionais mas com estrutura parecida com as BAR a diferença está no municionamento, tem um carregador como as BAR. Quanto a serem certeiras é um problema que fica principalmente atrás da coronha como grande arte das armas, esta pessoa que possui uma Marlin diz que ao inicio foi gozado pelos colegas pois como diziam é uma arma associada aos cowboys mas em montaria ele acha-a bastante boa pois o municiamento é bastante rápido.
Para mim semi-automáticas tenho uma e é uma BAR 9,3x62, segundo o que me disseram os homens de Viana do Castelo a nova Winchester tem o mesmo mecanismo da nova BAR, mas como a Winchester é para o mercado americano e a Browning para o europeu têm de ter algumas diferenças, pois não vão acabar com uma das marcas o fabricante é o mesmo, as diferenças são principalmente ao nível das miras, estética geral e preço.
A HK é uma arma pelo que sei fiável mas mais rude de estética, contudo por ter peso superior aguenta-se melhor o coice de alguns calibres mais pesados com balas com mais grains.
Isto é uma visão muito generalista disto tudo.
Um abraço