* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Coisas da pesca Button10  Coisas da pesca 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Coisas da pesca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jmet
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 80
Idade : 72
Localização : lisboa
Ocupação : jornalista
Humor : bom
Data de inscrição : 27/12/2011
Pontos : 210

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptyQui Out 10, 2013 11:45 am

João Péricles da Fonseca, escriturário principal numa empresa de importação, era um pescador semanal, durante o ano, e diário, durante as férias na Ericeira.
Tinha um sonho…
Pescar um robalo de, pelo menos, cinco quilos.

- Quando o pescar, vou guardar o anzol toda a vida, como recordação. E nem que me pagassem sei lá o quê me desfazia dele! - Dizia para o seu amigo José Fagundes da Cunha, também ele pescador e veraneante na Ericeira.

Num dia de férias, tarde alta, já os pescadores saíam do molhe, João Péricles da Fonseca, tomado por súbita inspiração, foi tentar a sorte, à bóia.
- Vens tarde, João, já deu. - Disse-lhe um, já de abalada.
- Aí!?… Ainda se fosse lá mais à ponta. - Disse-lhe outro, também a caminho de casa.

Mas João Péricles da Fonseca não se desconcertou. Parecia que uma chispa divina o iluminava.
No molhe, sozinho, ao fim de dois lançamentos, num pesqueiro improvável, peixe ferrado, linha a cantar no carreto…
João Péricles da Fonseca, começou a tremer, a suar, a sentir a boca seca e o coração aos saltos.
Mas, apesar de tudo, lá bem no fundo, estava calmo. Sereno como uma rocha. E só pensava: “É hoje. É agora!”.

Foi.

No dia seguinte, correu para o café onde sabia ir encontrar José Fagundes da Cunha. E, de chofre, disse-lhe: - Toma! - Acto contínuo, passou-lhe para a mão um anzol, explicando-lhe que era o “ferro” que lhe tinha permitido a captura do seu primeiro robalo de cinco quilos.

- Mas João, tu dizias que ias guardar o anzol até ao fim dos teus dias, como se fosse uma preciosidade… - Retorquiu-lhe, incrédulo, José Fagundes da Cunha.
- Pois dizia, mas esta noite, esperto pela excitação, pensei, pensei e decidi que tu é que deves ficar com ele.
- Mas porquê?.
- Porque quando o peixe ficou “morto”, depois da luta, eu fiquei sem saber o que fazer… E então lembrei-me que tu uma vez disseste-me que se tal te acontecesse, nem que tivesses que esperar horas, não te precipitavas e esperavas por ajuda. Ora, na altura não estava lá mais ninguém. Esperei, esperei e quando vi uma pessoa a passar, junto ao Clube Náutico, gritei-lhe.

- Mas ó João…
- Nem mas, nem meio mas. Quando a minha ajuda me pediu o chalavar… não o tinha… Fiquei branco. Mas, então lembrei-me que uma vez me disseste que num caso daqueles, o que havia a fazer era ir buscar um a um dos barcos estacionados no porto. E lá pedi ao homem para o ir buscar. Depois de esperarmos um mar favorável, o meu improvisado ajudante conseguiu descer as pedras do molhe e enredá-lo no chalavar.

- Mas ó João…
- Nem mas, nem meio mas, pá. Se não fosses tu, com as tuas dicas, quando imaginávamos como seria tirar um robalo grande no molhe, eu não o tinha tirado, Ficas com o anzol e ponto final.

Desde então, dentro um móvel com troféus de pesca, José Fagundes da Cunha guarda, em lugar destacado, numa caixinha almofadada de ourivesaria, o tal anzol.

Numa das paredes da sua casa, devidamente emoldurada, uma fotografia, em acção de pesca, do seu amigo João Péricles da Fonseca.
E quando alguém lhe pergunta quem é a personagem, José Fagundes da Cunha responde: -  Um grande e bom amigo. Uma daquelas amizades que se fazem na pesca.

______________________________


Nota: Esta historieta é inspirada em factos reais.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Batista
Membro Experiente
Membro Experiente
Mário Batista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 610
Idade : 60
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : Manutenção automóvel
Humor : Tristezas não pagam dívidas...
Data de inscrição : 10/08/2013
Pontos : 750

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptyQui Out 10, 2013 12:19 pm

Bonito texto.fixe 

Reflecte a mais valia que representa a partilha sincera de conhecimentos e o quanto todos nós temos a ganhar com ela; seja na pesca, na caça e atrever-me-ia dizer na própria vida.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptyQui Out 10, 2013 1:12 pm

Uma boa experiencia para mais tarde recordar, quando se ajudamos uns aos outros tudo é possível.

fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
castro pedro
Membro Veterano
Membro Veterano
castro pedro

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1961
Idade : 52
Localização : BELGICA(PAREDES DE COURA) FERIAS
Ocupação : SECTOR DO METAL
Humor : SEMPRE
Data de inscrição : 24/11/2011
Pontos : 2233

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptyQui Out 10, 2013 1:22 pm

por vezes ganhamos amigos na caça ou na pesca,nesta labuta que todos amamos,amigos de verdade

fixe fixe fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptyQui Out 10, 2013 7:29 pm

Os meus parabéns...fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Herminio
Moderador
Moderador
Herminio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2214
Idade : 45
Localização : Suiça. Celorico da beira (férias)
Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca
Humor : Bastante
Data de inscrição : 19/03/2011
Pontos : 2267

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptyQui Out 10, 2013 8:46 pm

É isso que se espera das jornadas de caça e de pesca, conviver, conhecer novos amigos e hitorias vividas!!!!!!fixe fixe fixe 

kaci kaci kaci 
Ir para o topo Ir para baixo
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca EmptySex Out 11, 2013 9:46 am

Sem duvida que a partilha de conhecimentos, a entreajuda , a alegria do sucesso dos amigos torna a vida muito mais simples .... nós é que por vezes a torna-mos complicado o que realmente não é ....
Bonito texto:fixe: 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Coisas da pesca Empty
MensagemAssunto: Re: Coisas da pesca   Coisas da pesca Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Coisas da pesca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Coisas de gato
» Coisas variadas :P
» Coisas da Natureza
» Não sei se hei-de ir ou não à pesca...
» Não perguntam as coisas como deve ser......

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Notícias/Debates «-