* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Button10  Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Qual a vossa pólvora preferida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2

Qual a vossa pólvora preferida?
AS
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap47%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 47% [ 17 ]
D20
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap8%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 8% [ 3 ]
A1
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap17%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 17% [ 6 ]
CSB1
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap8%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 8% [ 3 ]
CSB3
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap8%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 8% [ 3 ]
CSB5
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap0%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 0% [ 0 ]
PSB1
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap3%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 3% [ 1 ]
PSB3
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap8%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 8% [ 3 ]
PSB5
Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_lcap0%Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Vote_rcap
 0% [ 0 ]
Total de votos : 36
 

AutorMensagem
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 6:01 pm

Amigo Rogério, já trocámos impressões acerca da AS e sinceramente continuo a não obter os mesmos resultados nas gramagens superiores a 30 grs. do que obtenho, por exemplo, com a CSB3 nas "suas" referidas 30,5grs....
A AS é indiscutivelmente(a par da CSB5) uma pólvora que (perdoe-me o amigo Silva...) é mais concebida para menores gramagens, por exemplo nas 28 grs. considero-a a melhor do mercado... faz tiros larguíssimos e com boa perfuração quando não muito apertada e se quisermos tiros "curtos"... é só apertá-la a sério... por exemplo faça a experiência(já a fiz...) de uma carga "igualzinha" em tudo (1.4/28grs.), numa delas deixe só a bucha encostada(com aperto o mais leve possível) e na outra "aperte-a" o que puder, por exemplo aí mais 2/3 mm e vá à chapa...dirão que a pólvora não é a mesma...
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 6:05 pm

Denis eu concordo com o que você acaba de dizer. Mas que se obtêm bons resultados com ela com 32g é uma realidade Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 207862
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 6:10 pm

Sim, não ponho isso em causa, tanto mais que apenas uso 32 grs. na semi-automática e seja pelas características da arma, seja pela minha forma de atirar, com a PSB3...bem, não é por nada amigo Rogério, mas olhe que várias pessoas, confrades nas jornadas de caça, vêm ter comigo a perguntar-me que tiros uso...

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 6:13 pm

Eu como lá tenho um kilito de PSB3 vou realizar uns testes comparativos com as duas assim que tiver tempo Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 207862

Preciso é de arranjar umas boas buchas, as que lá tenho é material de segunda Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 6:33 pm

Rogério, não há muito para testar, aí vão as "minhas" cargas mais que testadas...(pensando sempre na semi-automática...): cartucho e fulminante espanhol(comum RIO), 1,68/32grs., com uma bucha 21, aperto em estrela(6) com 57mm (ah! e chumbo 8, que é o meu eleito para os tordos...); no Verão (caça às rolas) meto menos 1 a 2 mgrs de pólvora, bucha 20 e uso chumbo 71/2 (na abertura das rolas este ano, para além "destas" foram só 13 pombitos...!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 6:36 pm

Rogério, enganei-me quando disse mgrs. de pólvora...queria dizer cgrs. como é claro... ou seja, no Verão use 1,66/1,67...
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 390
Idade : 72
Localização : Amadora
Ocupação : Reformado
Humor : Só me posso rir...
Data de inscrição : 27/11/2012
Pontos : 411

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 7:39 pm

Tenho quase sempre usado AS ...com bom resultados
Como estou a pensar só usar cartuchos com 30gr a quase tudo acho que serve muito bem.
Na eventualidade de usar cartuchos com gramagem superior lá terei de andar à procura ... de polvoras que dêem como meu tipo de tiro.
Não gosto eu nem gostam as minhas armas de grande porradões...(por causa de uma m...da de cartuchos que comprei este ano levei com quase €100,00 de arranjo e estive quase sujeito a rebentar com a minha Benelli) .
Nota: (Passe a publicidade e vendo pelo preço que comprei )Os antigos donos da Melior vão montar ou já montaram uma fábrica em Portugal, ali para os lados da OTA com outro nome. Vão lançar cartuchos este ano. Se assim fôr lá vou eu para o "meu" Vita30... hunter
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyTer Abr 16, 2013 10:59 pm

Devo ser dos únicos que detesto a AS em cartuchos com mais de 28 gramas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyQua Abr 17, 2013 7:42 am

Porquê João? Conta-nos Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyQua Abr 17, 2013 12:56 pm

Porque em 32 gramas, por exemplo, consigo com outras pólvoras indicadas para 32 gramas obter a mesma velocidade final que utilizando a AS, mas levando menos porrada e chumbando francamente melhor, secando melhor a caça a maiores distâncias, e, muito importante, sem me espirrar pólvora para os olhos como costuma fazer a AS utilizando semi-automáticas no inverno.

Há quem dia que a AS mata muito alto, e como sabem, as alturas são relativas à "medição a olho" de cada um, e o que para uns será alto, para mim poderá já não ser tanto assim tão alto como isso.
Há quem diga que um tordo à altura de uma linha de alta tensão vem muito alto, quando eu sei que muitos dos postes a que eles se referem têm apenas 25 metros de altura....

Na minha equipa e no meu grupo de amigos de caça, os tais que defendiam a AS em 32 gramas todos eles acabaram por se converter para outras, e eu sei porquê, é que quando estão lado a lado com outras pessoas que secam os tordos e os pombos muito mais altos, só aí ficam com a verdadeira noção das alturas e da eficácia dos tiros, e do quanto é ineficaz a AS em tiros realmente esticados Very Happy

A AS não é uma pólvora indicada para 32 gramas, e se o fabricante não a recomenda para 32 gramas, melhor que ninguém saberá o porquê, mas desde já adianto que gera pressões altíssimas em 32 gramas, e que logo no arranque deforma brutalmente o chumbo.
Amigo Rogério, com chumbo deformado, retira as tuas conclusões...

AH, e eu não estou a dizer mal da AS, e até a utilizei bastante em 32 e 30 gramas, mas sei que nem com armas trap conseguia secar os tordos mesmos altos.
É muito boa para quem tem dificuldade em adaptar-se a outros descontos e para quem atira com muito choque para distâncias não muito longas.

Por exemplo, com a PSB3, e até com a CSB3, o que antes eram tiros largos com a AS, agora são as minhas distâncias médias de tiro, e o que antes era completamente fora de tiro para a AS, são tiros normais de tordos a cairem secos com a PSB3.

O que sei é que desde que deixei de utilizar AS, a minha noção das distâncias modificou-se completamente Laughing

AS só para aquilo que foi desenhada, que é para os cartuchos de competição de 28 gramas.

Abraço


Última edição por João Rodrigues em Qua Abr 17, 2013 1:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyQua Abr 17, 2013 12:59 pm

Resposta fudamentadissima Laughing

Já agora João... e testes com Aquila, já fez?

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 EmptyQua Abr 17, 2013 1:15 pm

Ora aí está o amigo João a dizer tudo de uma vez sobre a AS,evidenciando as diferenças que sente, por exemplo, com as pólvoras que indica (mormente a PSB3) como suas preferidas para 32grs.
Já emiti a minha opinião para as 32 grs. quanto á PSB3...
Com um abraço amigo João, permita-me que subscreva, com realce, tudo o que expôs!
Mas atenção, tal como refere o amigo João, temos que ter por referência as armas que usamos,mormente- e no caso - as semi-automáticas...
Por exemplo, tenho no armeiro uma arma de canos laterais, que me dá um gozo danado atirar com ela de vez em quando(ainda este ano tive o prazer de fazer uns "tiros lindos" com a dita numa jornada de tordos...), que faz melhores tiros em 30 grs. com a AS do que com a CSB3, pólvora esta última a minha eleita para as 30grs. para a semi-automática...
Por isso amigos, nesta coisa dos tiros e cargas, permitam-me a expressão, "cada um sabe da sua lavra..."

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa pólvora preferida?   Qual a vossa pólvora preferida? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Qual a vossa pólvora preferida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» Descobre qual a tua página web preferida
» Qual a tua modalidade de pesca preferida?
» Qual a tua arma preferida para o exercicio da caça?
» qual a polvora mais rapida?
» Qual destas é a na vossa opinião melhor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-