* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Button10  2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyTer Jul 22, 2014 6:35 pm

Carlos, talvez em teoria a probabilidade aumente, o que sei é que nas minhas mãos e nas de muitos outros, com uma arma de dois canos, as probabilidades de não atirar, ou de a peça escapar, diminuem, e muito.

Passo a explicar, se estou (por exemplo) a caçar aos pombos no aguardo com semi-automática e 3 cartuchos, por exemplo com 4 estrelas e chumbo 7 ao primeiro tiro, se um pombo entrar um pouco mais esticado já nem lhe atiro mesmo que tenha chumbo 6 e mais gramagem ao segundo e terceiro tiro, uma vez que, quando estes finalmente saíssem já o pombo ia ainda muito mais longe, e devido ao cano ser só um e o choque aberto o mais provável seria gastar 3 cartuchos e não cobrar coisa nenhuma.

Se estiver com a sobrepostos, por exemplo com **** e **, chumbo 7 no cano debaixo e chumbo 6 ou 5 no cano de cima, caro amigo, é só virar o selector para o cano de cima, e o tal pombo que não chega a entrar bem leva logo uma ameixa e na maioria das vezes cai que nem um trapo...

Se o 3 tiro servir para alguma coisa, é para com mais um cartucho tentar minimizar a desvantagem da semi-automática em relação à muito maior eficácia das armas de dois canos, que com os seus diferentes canos/choques/cartuchos são armas com duas distintas distâncias de tiro eficaz.

A título de curiosidade, as maiores molhadas que fiz foi sempre com sobrepostos, e quando o que procuro é eficácia (e fazer molhadas) em vez de conforto de tiro, é de sobrepostos que atiro...

Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyTer Jul 22, 2014 6:37 pm

Carlos Baptista escreveu:
não vejo outra razão para quererem abolir o 3 tiro.i

Na minha perspectiva, o terceiro tiro pouco se utiliza e pouca caça mata (quando as armas semi-automáticas andam em boas mãos), e serve mais para rematar aquilo que devido à inferioridade de um só cano, apenas se chumbou com os dois primeiros tiros.

O tipo de arma não indica o tipo de proprietário, nem se é mais ou menos ético, porque, gente com armas de dois canos a disparar e a ferir a distâncias malucas sem cobrar, é tanto ou mais que o que se vê com armas semi-automáticas.

Estou farto de ver armas trap a serem levantadas aos tordos a alturas que não lembra ao diabo, alguns a irem cair chumbados a centenas de metros, e ao lado, imensas semi-automáticas que nem levantavam o cano para apontar aos pássaros a tamanha altura.

Portanto, ética de caça, matar mais ou menos caça (ainda por cima hoje em que é quase tudo ordenado e existem limites de abates a cumprir), passa muito mais pelo comportamento do caçador que pelo tipo de arma, ou número de cartuchos.

Por exemplo, se existe um limite de 3 perdizes numa qualquer ZCA e quando este é atingido encosta-se o ferro, mas o que é que interessa se ele foi feito com uma semi-automática, com uma monotiro, com uma justapostos, com uma sobrepostos, com calibre 12, ou com calibre 20?????

Se começam com muitas ideias de "mexer nas armas" para aumentar a probabilidade da peça escapar, não tarda nada estará outro qualquer iluminado a defender a eliminação do calibre 12 e a favorecer o cal. 20, ou a pensar em uma legislação que limite a gramagem dos cartuchos no cal. 12 por exemplo... Very Happy 

Há muitas razões para se ir abolindo na caça apenas uma coisita de cada vez...
Passo a passo, um dia destes fica tudo a caçar na internet, e a matar as saudades vendo vídeos de caça dos tempos de outrora, lol
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyTer Jul 22, 2014 11:38 pm

João Rodrigues escreveu:


Ainda, a maioria das pessoas que conheço, se lhes retirarem o terceiro tiro, passam a matar muito mais caça. Já o presenciei por diversas vezes, e vejo que o pessoal com menos tiros apruma-se muito mais a apontar e a executar, tendo maior taxa de sucesso nos abates.




Uma grande verdade... fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyQua Jul 23, 2014 12:50 am

Uma vez levei um rapaz meu vizinho comigo aos tordos para os lados de Gouveia, ainda no tempo do livre.
Ele e a sua Fabarm era pum pum pum de forma sistemática, nem matava os que tinha para matar, nem deixava entrar os tordos à malta ao lado que estava mais próxima, um deles, colocado à sua esquerda a uns 50 ou 60 metros era eu. Com tanto tiroteio matou apenas uns 6 ou 7 tordos.

Nem matava quase nada porque os que tinha bons a tiro era precipitado a atirar, e nem deixava os colegas atirar em condições, porque tudo o que avistava era logo pum pum pum e nada entrava a tiro aos outros, ou em boas condições de ser atirado.

Ao fim de cerca de uma hora naquela "tragédia grega", e eu já um bocado enervado mas sem abrir a boca para não me aborrecer com um vizinho da mesma terra, aconteceu o elevador da sua fabarm partir.

Bendita hora que aconteceu a peça partir rente ao eixo, a arma passou a monotiro, porque se metesse cartuchos no tubo municiador, ao disparar o primeiro tiro o segundo ia directamente para o chão  Laughing 

A partir daí, o rapaz aprumou-se, passou a só atirar ao que lhe entrava mesmo a tiro, e era vê-lo a apontar, e a apontar antes de dar ao gatilho. Eu vi com estes olhos que a terra há-de comer, deu no resto da manhã mais 27 tiros, e matou mais 26 tordos. Só o vi falhar um único tordo depois de partir o elevador, e antes, na primeira meia hora falhou tantos ou mais tordos como cobrou depois no resto da manhã.

Nem aborreceu mais ninguém a seu lado a atirar à maluca, nem falhou mais tordos que tinha para matar.

Esta é mais uma prova que para muito boa gente muitos tiros dentro de uma arma só servem para uma coisa, para dar muito mais hipóteses à caça, o pessoal facilita muito mais a apontar/excecutar o lance e por isso falham muito mais, e é a prova que para se ser muito mais eficaz não é preciso ter muitos cartuchos na arma.

Por estas e por outras, não creio muito que se algum dia eliminarem o terceiro tiro às semi-automáticas a caça venha a ter mais hipóteses por causa disso, talvez até pelo contrário, e ainda pior seria para os efectivos se o pessoal passasse todo para armas de dois canos...
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyQua Jul 23, 2014 9:38 am

João Rodrigues escreveu:

[/b]Passo a passo, um dia destes fica tudo a caçar na internet, e a matar as saudades vendo vídeos de caça dos tempos de outrora, lol

Ora, ora....se até "outras coisas" bem mais difíceis se fazem já pela internet....
Fora de brincadeiras, é triste, mas sinceramente é o que também profetizo acontecer...e não quero ser profeta da desgraça mas a continuarem assim as coisas é capaz de não acontecer só nas gerações vindouras....

Quanto ao uso do 3.º tiro na semi-automática, nunca contabilizei...mas raríssimamente o uso...acontece mais usá-lo quando abato uma peça ao 1.º ou 2.º tiro e de repente aparece outra....aqui sim, faz um "geitaço"...!
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Baptista
Membro Experiente
Membro Experiente
Carlos Baptista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 36
Localização : Funchal
Ocupação : Aussiliar Adeministrativo
Humor : Divertido
Data de inscrição : 13/08/2012
Pontos : 785

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyQua Jul 23, 2014 9:55 am

Eu Não tenho muita experiência de caça pois estou a começar a me iniciar nestas lides, por isso amigo João não tenho muitos factos comprovados para poder opinar sobre os seus textos, mas parece me que o Sr. Pela maneira que fala e pela sua experiência sabe mesmo do que fala, eu já tinha a ideia que com o terceiro tiro raramente se abatia a peça, mas depois de ler os seus textos ainda fiquei mais com a ideia que o terceiro tiro não faz assim tanta falta mesmo.
Esperemos e que haja bom senço e que deixam as coisas como estão nas armas e que se preocupem com questões mais importantes sobre o futuro da caça.
Abraço
Carlos Baptista
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyQua Jul 23, 2014 10:10 am

Meus amigos, esta questão da limitação a 2 dos tiros e outras limitações que têm sido suscitadas e debatidas em sede das instâncias europeias nunca se sabe como vai acabar. Depende, no essencial, da força dos lóbis em presença.

E creiam que à lóbis, que são contra a caça, que se estão nas tintas para os fabricantes de armas.

Valha-nos que, por enquanto e ao que parece, estes últimos ainda não conseguiram impor totalmente as suas ideias.

Quanto à questão técnica do número de tiros e das armas, eu também prefiro o uso das armas de 2 canos com choques diferentes à de um cano com um único choque.

Mas também sei que existem situações de caça em que os 3 tiros trazem vantagem.




Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 EmptyQua Jul 23, 2014 10:49 am

- Na minha opinião o 3º tiro só muito raramente tem utilidade e por consequência só uma vantagem .........   aliviar o peso da mochila.
Mais complicado fica se utilizar os dois tipos de arma, pois psicologicamente ao utilizar a de 2 tiros, quando acaba de dar o 1º e falha, pensa logo " só já tenho mais um e não posso falhar ", enquanto que com a de 3 lhe dá mais segurança apesar de no final isso não influenciar os resultados.
Eu caço com uma semi à caça menor ( coelhos ) por ser mais fácil de manejar ( 61 cm ), pois caçar dentro do mato apenas dá a hipótese de dar um tiro, se der mais 2 é porque não gosta dos cães que tem. Se os € fossem fáceis já tinha comprado uma sobrepostos de 61.
Outra coisa que aqui não se falou foi no apanhar dos cartuchos, façam as contas às vezes que se anda à procura dos cartuchos vazios e a passarada passa por cima a cagar ou nos avista quando estamos fora da barraca mudando a rota.
 
- Quanto aos lobys, pois podem querer, que os não caça/não armas, cada vez teem mais força.
- Quanto ao futuro da caça, não é preciso ir mais longe, basta chegarmos a casa e é coitadinhos, que nojo, mas quando é para dar ao serrote são os primeiros a chegarem-se à
frente. É do tipo olha para o que eu digo não olhes para o que faço.

Sabem o que lhes digo cozem o tempo que ainda resta.

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: 2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas   2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

2 Cartuchos apenas para as Semi Automaticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» qual a melhor marca de armas semi-automaticas?
» Semi-automáticas: 2 ou 3 tiros?
» A evolução das semi automáticas
» Comparação entre 3 semi-automáticas !!
» Carabinas semi-automáticas Remington 30.06

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Espingardas «-