João Sousa venceu este domingo a final do Open da Malásia, torneio do ATP Tour 250 disputado em Kuala Lumpur, ao derrotar o francês Julien Benneteau, por 2-6, 7-5 e 6-4, tornando-se no primeiro português a conquistar um evento do ATP World Tour.
O número 77.º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o gaulês, 33.º, e venceu ao fim 2H18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal. Para lá chegar , o vimaranense teve, inclusive, de salvar um match point quando perdia por 4-5 no segundo set.
Depois da reviravolta nesse segundo parcial, Sousa arrancou o terceiro set logo com uma quebra de serviço e aguentou um final de nervos, em que conseguiu salvar os quatro pontos de break que teve pela frente. Por fim, foi hora de começar os festejos inéditos para o ténis português.
João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.
Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado.
Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158 mil dólares (cerca de 117 mil euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59.º posto de Rui Machado em 3 de outubro de 2011.
Record