* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  A Gibóia é uma ventoinha Button10  A Gibóia é uma ventoinha 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 A Gibóia é uma ventoinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jmet
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 80
Idade : 72
Localização : lisboa
Ocupação : jornalista
Humor : bom
Data de inscrição : 27/12/2011
Pontos : 210

A Gibóia é uma ventoinha Empty
MensagemAssunto: A Gibóia é uma ventoinha   A Gibóia é uma ventoinha EmptyTer Set 03, 2013 3:16 pm

- Então, quando é que vamos à pesca?
- É assim que puder…
Contemplei atentamente o Hipólito. Cara serena, emagrecida, tal como o resto do corpo, e aquele olhar pacífico, diria mesmo bondoso.

Trinta anos. Trinta anos de vida perdidos.

Mas, enfim, assim que daí a uns tantos meses acabasse a fisioterapia, para voltar a ganhar os movimentos essenciais, ainda teria uns anos valentes à frente, para viver e pescar, a sua grande paixão desde miúdo.

Trinta anos. Trinta anos em coma.

Fora em 1983 que tivera o acidente. E desde então ficara adormecido. Até que muito recentemente, e sem nada o fazer prever, eis que renasce. Eu nem queria acreditar quando a mulher, a Eulália, me telefonou.
- Aqui o meu sobrinho apanhou anteontem um robalo de três quilos e tal – Disse eu, abrindo os braços, naquele gesto habitual dos pescarretas, e arrancando um rasgado sorriso ao Hipólito.
- Ao fundo ou à bóia? – interessou-se vivamente o ressuscitado.
- Foi ao spinning. – Respondeu o meu sobrinho
- Ao quê?...
- Ao corrico. – Esclareci eu.
- Na semana passada também apanhei um, à volta dos dois quilos, mas foi a fazer surfcasting. – Prosseguiu o Gonçalo.
- Ao fundo, foi a pescar ao fundo. – Antecipei-me eu a esclarecer o surpreendido Hipólito.
- Um amigo meu, também na semana passada apanhou um com quase três quilos, no beach ledgering.
- A pescar à chumbadinha, da praia. – Traduzi eu.
- O que lhe valeu foi ter um shock leader. – Acrescentou o meu sobrinho.
- Um quê?...
- Uma ponteira de linha mais grossa em relação à do carreto. – Esclareci.
- É que ele estava com uma main line de 0,18. – Acrescentou o Gonçalo.
- Ahn?...
- Main line é a linha madre, a que enche o carreto.
- E ainda por cima a cana tinha uma stiff tip. – Enfatizou o meu sobrinho.
Olhei para a careta que o Hipólito fez e apressei-me a esclarecer. – Ele quer dizer uma ponteira dura, rígida.
- Eu, a pesca que mais aprecio é a do spinning, com jerkbaits. Prosseguiu o meu palrador sobrinho.
Aqui chegados, o Hipólito fez uma careta de todo o tamanho.
- É a pesca do corrico com amostras de vinil, em forma de um pequeno peixe. E o vinil é uma substância plástica aborrachada. - Apressei-me a tranquilizá-lo.

- Mas esperem lá um bocadinho… - Disse o baralhadíssimo Hipólito. – Eu já sei que o muro de Berlim foi derrubado, que o bloco comunista implodiu, que há livre circulação e moeda única na maior parte dos países da Europa. Também já me explicaram o que é a globalização e a Internet. Mas elucidem-me lá porque raio é que agora se usam termos em inglês para as coisas comezinhas da pesca…
- Pois… pá. Olha, foi uma coisa que se foi infiltrando a pouco e pouco. Foram os logistas, os pescadores cagões, aqui como o meu sobrinho, as revistas de pesca, enfim…
- Mas o triste consolo, ou desconsolo – prossegui - é que o liguarejar em inglês não é só na pesca. Está um pouco por todo o lado e, em especial, no mundo empresarial e no académico. Hoje, a maior parte dos livros, nas faculdades, especialmente nas áreas técnicas, já não são traduzidos. São todos em inglês, que passou a ser uma nova espécie de Esperanto, de língua universal. Isto também tem a ver com a tal globalização. Ganha-se numas coisas, perde-se noutras. A língua de Camões, então, hás-de ver como ela é hoje em dia maltratada…

- Estou a compreender. - Disse, com ar resignado, o bom do Hipólito, que logo acrescentou. – É pá, lembras-te da Gibóia?
- Então não lembro! – Exclamei, visionando mentalmente a velha senhora, a Dra. Olímpia Silva, por alcunha a Gibóia, seca, severa, nossa professora de português, no Liceu Gil Vicente.
- Lembras-te que ela não queria que empregássemos o termo cliente, defendendo que se devia dizer freguês, porque cliente era um galicismo, um termo originariamente francês?
- Exactamente, a boa da Gibóia deve dar voltas e voltas na campa.
- Qual quê! – Disse o Hipólito, rematando com o velho sentido de humor que sempre tivera. – A Gibóia, hoje, lá onde estiver, é uma ventoinha.
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

A Gibóia é uma ventoinha Empty
MensagemAssunto: Re: A Gibóia é uma ventoinha   A Gibóia é uma ventoinha EmptyTer Set 03, 2013 4:17 pm

Muito bom, muito bom mesmo:fixe:  Ate eu que sou já de outros tempos mais recentes, ainda me perco com certos termos utilizados. Muitos parabéns pelo texto.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Batista
Membro Experiente
Membro Experiente
Mário Batista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 610
Idade : 60
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : Manutenção automóvel
Humor : Tristezas não pagam dívidas...
Data de inscrição : 10/08/2013
Pontos : 750

A Gibóia é uma ventoinha Empty
MensagemAssunto: Re: A Gibóia é uma ventoinha   A Gibóia é uma ventoinha EmptyTer Set 03, 2013 4:43 pm

Boas.

Excelente texto!

É a evolução dirão uns, para mim o peixe morre hoje como morria à milhares de anos; pela boca...

A Necessidade destes nomes pomposos tem na minha opinião a ver com o facilitismo de hoje em dia. Muitos não sabem sequer do que falam, mas lá está; sabem os nomes...Laughing 

Fez-me lembrar o ano passado durante as minhas férias no Brejão (Zambujeira do Mar) em que na loja de pesca aparece um jovem a pedir material para "pescar ao Sargo na Espuma", mas não sabia sequer quais as características dos possíveis pesqueiros onde iria pescar, muito menos em que modalidades o iria fazer....Enfim; Modernices!

Vai aquele abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
fmrt
Membro Veterano
Membro Veterano
fmrt

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1061
Idade : 49
Localização : Ponte de Sor
Ocupação : Caça e Pesca
Humor : É so Rir
Data de inscrição : 22/02/2012
Pontos : 1083

A Gibóia é uma ventoinha Empty
MensagemAssunto: Re: A Gibóia é uma ventoinha   A Gibóia é uma ventoinha EmptyTer Set 03, 2013 7:06 pm

estão habituados a pescar nos jogos de pesca em computador
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

A Gibóia é uma ventoinha Empty
MensagemAssunto: Re: A Gibóia é uma ventoinha   A Gibóia é uma ventoinha EmptyTer Set 03, 2013 10:08 pm

Muito bom mesmo

kaci study fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A Gibóia é uma ventoinha Empty
MensagemAssunto: Re: A Gibóia é uma ventoinha   A Gibóia é uma ventoinha Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

A Gibóia é uma ventoinha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Notícias/Debates «-