A época de caça às rolas, pombo da rocha, pombo bravo, pato-real, galeirão abre oficialmente este domingo, 18 de Agosto.
Tendo em conta o declínio de algumas espécies cinegéticas, designadamente a rola brava, a Liga para a Protecção da Natureza e a Federação Portuguesa de Caçadores manifestam a sua preocupação quanto à redução do número de rolas bravas nos nossos campos. E dizem mesmo que a caça à rola-brava representa um perigo iminente e imediato para a manutenção da espécie.
Estas duas organizações defendem, por isso, a necessidade de se decretar uma moratória, ou seja, um interregno de dois anos à caça desta espécie, período que deverá ser aproveitado para a realização de estudos a nível mediterrânico sobre o declínio que ocorre não só em Portugal, como Espanha, França e Reino Unido.
Em declarações à Voz da Planície, Hélder Ramos, representante da Federação Portuguesa de Caçadores explica as razões das suas preocupações.
Hélder Ramos acrescentou que, apesar de tudo, no Baixo Alentejo ainda se conseguem ver, nos primeiros dias, algumas rolas bravas, devido às searas que ainda aqui são feitas e à presença fácil de água.
http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?go=noticias&id=857