Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Montagens para a pesca á bóia Seg Jul 08, 2013 7:47 am
As montagens para a pesca à bóia influenciam, e muito, o sucesso ou insucesso de uma jornada de pesca. Existem tantas variedades e pesos de bóias que o pescador principiante fica confundido com a panóplia destes acessórios existentes no mercado.
Vamos falar agora das mais usuais, à medida que o pescador for progredindo ele próprio vai sentir as necessidades de melhor adequar os materiais que vai utilizar.
Para já vamos distinguir 2 tipos de bóias, as fixas e as de correr, bem como 2 tipos de pesca à bóia, pesca directa e pesca usando estralho.
Os tamanhos habituais das bóias estão marcados em função do lastro/chumbo que as mesmas suportam para que trabalhem bem. Os mais habituais são de 5, 8, 15 e 20/25 gramas, existem mais pequenas mas são para pescas muito técnicas e também existem bem maiores especialmente para quem pesca em falésias, por ex: na Costa Vicentina.
O pescador mais experiente prefere quase sempre pescar directo, isto é, pesca-se usando a linha do carreto para que não existam nós na montagem pois especialmente em linhas finas estes retiram resistência e elasticidade à montagem, podendo desequilibrar no combate com exemplares de certo porte. Deve-se sempre trabalhar com a embraiagem do carreto um pouco aberta, para que a linha corra se necessário em caso de súbito arranque do peixe.
O lastro para a bóia pode ser chumbo fendido muito macio para não trilhar o fio, colocado a cerca de 40/50 cm do anzol, também há quem corte pequenos troços de tubo de silicone, e coloque no fio apertando o chumbo por cima destes para evitar “ferir” o fio. Podem ainda usar-se pequenas olivettes de 2/3 gramas (chumbo furado em forma de caroço de azeitona) que trabalha em cima do anzol. Caso seja necessário lastro suplementar para calibrar a bóia coloca-se perto desta.
Esta pesca apresenta também a vantagem de facilmente podermos alterar a altura a que a bóia está a trabalhar. Deixava ainda a recomendação de além de fixarem a bóia na quilha fazerem-no também no topo da antena, desta forma caso seja necessário utilizar uma rabeca ou cesto este não vai encalhar na antena.
A pesca com bóia de correr é usada para pescar em locais onde a profundidade do pesqueiro ultrapassa o comprimento da cana e como sabemos que os nossos amigos peixes comem quase sempre junto ao fundo surge a necessidade de usar este tipo de montagem. Pois se fixássemos a bóia à altura adequada andávamos sempre atrapalhados com a distância da bóia ao anzol e caso capturasse-mos um peixe teria-mos grande dificuldade em efectivar a sua captura.
Apesar de também se poder pescar directo usando bóia de correr, pode travar-se entre dois batentes de silicone por ex:, o mais habitual é o uso de estralho. O recurso ao estralho permite que se use um fio mais forte no carreto o que ajuda em pesqueiros de alguma altura onde o roçar na rocha é uma constante.
Uma bóia de correr pode ser calibrada com chumbo fendido ou furado, é quase indiferente optar por um ou por outro e pode ser travada com 1 ou 2 travões de silicone ou por uma pequena pérola furada que irá embater num nó de travamento.
Onde costuma haver divergência de opiniões é no comprimento do estralho optando uns por 1 estralho de apenas cerca de ½ m, a parte que se acrescenta após a fixação dos chumbos e outros que preferem estralhos com o comprimento da cana. Pessoalmente gostamos mais da última opção, pois um estralho mais comprido torna a montagem mais elástica e logo menos sujeita a roturas.
Acima de tudo interessa é irmos à pesca pois em casa ninguém apanha peixe.
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Seg Jul 08, 2013 9:21 am
Muito completo...boa partilha
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Seg Jul 08, 2013 12:28 pm
Excelente
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Seg Jul 08, 2013 10:29 pm
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Qui Jul 11, 2013 8:45 pm
Sei que postei aqui várias modalidades de pesca á bóia no mesmo tópico e entâo onde andam os nossos amigos pescadores e esse manifesto ? Vá rapaziada da boa ,pronunciem-se lá ,digam o que pode estar mal meus amigos ,força rapazes vamos a elas ,ás boias heheheh,um grande abraço
Haja alegria e botem pra moer
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Qui Jul 11, 2013 10:20 pm
Não percebo nada desta pesca ou seja não pesco nada disto
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Qui Jul 11, 2013 10:34 pm
Não sejas modesto...
luis cruz Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Sex Jul 12, 2013 1:51 am
boas isso e para pesca de mar ou aguas interiores a mim parece-me pesca bolonhesa será????
fmrt Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1061 Idade : 50 Localização : Ponte de Sor Ocupação : Caça e Pesca Humor : É so Rir Data de inscrição : 22/02/2012 Pontos : 1083
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Sáb Ago 31, 2013 11:55 am
ela é bolonhesa é francesa é inglesa a que eu prefiro é a portuguesa
assunssas Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 15 Idade : 39 Localização : Valado dos Frades Ocupação : Militar Humor : :D Data de inscrição : 30/09/2015 Pontos : 19
Assunto: Re: Montagens para a pesca á bóia Ter Out 20, 2015 12:27 am
José Luis escreveu:
Sei que postei aqui várias modalidades de pesca á bóia no mesmo tópico e entâo onde andam os nossos amigos pescadores e esse manifesto ? Vá rapaziada da boa ,pronunciem-se lá ,digam o que pode estar mal meus amigos ,força rapazes vamos a elas ,ás boias heheheh,um grande abraço
Haja alegria e botem pra moer
Alguém me sabe dizer como fazer uma montagem usando este tipo de pião electrónico?
comprei um mas não sei bem como usar...
pois só tem um ponto de fixação no final do pião, como vem na imagem ...