Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Ninhos Dom Jul 07, 2013 12:26 am
Diferentes tipos de ninhos de pássaros
Ninhos de pássaros não são usados apenas para colocar ovos, mas eles também são usados para proteger jovens filhotes de predadores e para se aquecer durante o inverno. Identificar os diferentes tipos de ninhos de aves pode ser feita pelo reconhecimento das características de ninho, materiais utilizados, bem como o local. Há muitos tipos diferentes de ninhos, de ninhos de terra, ninhos de árvore e tecidos ninhos para câmaras de lama primorosamente concebidos.
Ninhos & de espécies de aves
Espécies de aves, incluindo alguns pingüins, gaivotas,noitibós e abutres, criar áreas de reprodução, chamadas de “raspar” ninhos. Raspar ninhos consistem em simples depressões no solo ou vegetação que são cobertas com folhas ou pedras. A depressão no solo é geralmente muito superficial, apenas profundidade suficiente para que ovos não estenda. Enquanto alguns pássaros usam seus pés para criar estes furos, outras aves simplesmente rolam em solos mais suaves para criar uma depressão. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Andorinhas de banco criar “toca” ninhos para os seus ovos e filhotes. Um ninho de toca, como o nome indica, consiste em tocas no chão – vertical e horizontalmente dependendo da espécie. Câmaras encontram-se no final dos túneis onde aves colocam seus ovos. Burrow ninhos são muito eficientes, pois proporciona aves com um clima adequado para os jovens.
Alguns pica-paus, corujas e aves aquáticas criam ninhos de “cavidade”. Embora semelhante a uma toca, ninhos de cavidade são feitos em árvores. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Plataforma ninhos são geralmente localizados em árvores, águas rasas, ou no chão. Plataforma ninhos são geralmente maiores do que a mãe pássaro e os ovos combinados.
Passeriformes e colibris usam ninhos de “concha”. Concha de ninhos é um tipo de ninho comumente visto. Os ninhos são feitos de um número de materiais diferentes e são encontrados em uma grande variedade de locais, incluindo as copas das árvores.
Construção de ninho
Dependendo da espécie do pássaro, os materiais utilizados na criação de ninhos varia. Enquanto muitos pássaros usam simplesmente o que eles podem encontrar (ou seja, folhas, galhos, sucata de papel), algumas aves vão usar objetos mais difícil, como rochas. Mais interessante, certos trabalhos de espécie meticulosamente para criar intricada projetados ninhos para seus filhotes. Alguns dos mais fascinantes ninhos incluem um invólucro da lama que trava a partir de galhos de árvores para proteger seus jovens e andorinhas. Weaver finches literalmente tecer câmaras que penduram em galhos finos e arbustos.
Aninhamento para proteção
Além de criar ninhos à prova de predador, aves também selecionar determinados materiais para proteger seus filhotes. Materiais contendo organismos antimicrobianos são usados pelos pássaros para proteger os ovos e filhotes de bactérias que seriam prejudiciais. Um número de materiais vegetais e extratos contêm agentes que inibem o crescimento de bactérias perigosas e aves selecionar muitos destes materiais na construção de seus ninhos.
Recondicionar um ninho velho
Algumas espécies de aves criar um ninho para uma única utilização. Depois que os filhotes são velhos o suficiente para voar por conta própria, o ninho é deixado e se deteriora ao longo do tempo. No entanto, há espécies como flycatchers e ninho de andorinhas que vão voar de volta para um velho e reutilização-lo depois de algumas remodelações. Enquanto este é comportamento comum para essas duas espécies de aves, se os parasitas são a ultrapassagem do ninho ou se outros animais como cães, ratos ou gatos estão localizados nas proximidades, o pássaro irá encontrar outro lugar para aninhar.
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: O NINHO Dom Jul 07, 2013 12:29 am
O ninho
O ninho tem como função principal a protecção dos ovos e das crias quer das condições atmosféricas desfavoráveis quer de inimigos naturais.
O ninho evoluiu ao mesmo tempo que evoluíram as aves. As aves começaram por depositar os ovos no solo ou sobre materiais em decomposição, tal como os répteis. À medida que a temperatura do seu corpo se estabilizou, deixaram de depender do calor externo para incubar os próprios ovos. Durante a incubação há também uma maior protecção e vigilância.
As aves cujas crias nascem num estado de desenvolvimento avançado e que abandonam muito cedo o ninho, construem-no sem demasiados cuidados, no solo ou em alguma plataforma rochosa. Se as crias nascem praticamente num estado embrionário e permanecem durante muito tempo no ninho, necessitam de uma melhor protecção. Algumas procuram cavidades naturais enquanto outras constróem os ninhos com materiais bons isolantes térmicos. Muitas vezes procuram sítios de difícil acesso em árvores altas ou paredes escarpadas nas rochas.
Tipos de ninhos
1 - Ninhos elementares 2 - Ninhos escavados 3 - Ninhos sobre o solo 4 - Ninhos nas árvores 5 - Ninhos nas paredes e escarpas 6 - Ninhos colectivos
Ninhos elementares - São os ninhos típicos dos pinguins, alguns gansos-patolas e corvos marinhos, a maioria das gaivotas, abetardas, noitibós, etc. Algumas aves ocupam cavidades naturais outras nem isso colocam os ovos directamente no solo em qualquer local. Podem também escavar uma pequena cova ou amontoar pedras ou restos vegetais. Muitas vezes os próprios excrementos são depositados no ninho, formando um ninho de excrementos.
Ninhos escavados - Estes ninhos são escavados no solo e podem ter galerias de vários metros de extensão como é o caso dos abelharucos e o do guarda-rios. Utilizam o bico e as patas para escavar, normalmente um túnel recto que depois se alarga numa câmara onde incubam os ovos. Estes ninhos estão bastante protegidos, quer do clima quer da maior parte dos predadores.
Ninhos sobre o solo - São muitas vezes utilizados pequenos ramos, restos vegetais, penas, etc., para construir uma plataforma onde colocam os ovos. Estes ninhos podem ser construídos em locais descobertos, como o ninho das gaivotas, mas outras são muito bem dissimulados entre a vegetação. As aves mais pequenas que fazem o seu ninho no chão, utilizam materiais como o musgo ou a lã para atapetar o interior do ninho.
Ninhos nas árvores - A grande maioria das aves constrói o ninho nas árvores. Muitos escavam ou aproveitam cavidades existentes nos troncos das árvores como por exemplo o pica-pau e o mocho, respectivamente. É usual os ovos das aves que nidificam em cavidades serem completamente brancos uma vez que não necessitam de outra camuflagem. Os ninhos construídos nas árvores variam muito quer no tamanho quer na técnica quer nos materiais usados na construção. Algumas aves localizam os seus ninhos na zona mais alta das árvores. Algumas aves, como o tentilhão, forram o exterior do ninho com líquenes e outros vegetais para que o ninho seja mais difícil de detectar. Um dos ninhos mais curiosos que conheço é o do papa-figos que por vezes parece uma pequena cesta pendurada na extremidade de uma ramo, numa ramificação do mesmo.
Ninhos nas paredes e escarpas - Muitas vezes estes ninhos são construídos com barro e terra como é o caso das andorinhas. A construção também pode ser de vegetais reforçada por barro.
Ninhos colectivos - As aves que constróem grandes ninhos colectivos como os republicanos da África do Sul, não existem entre nós. Mesmo assim, podemos encontrar ninhos colectivos de estorninhos, andorinhas e pardais. Tenho reparado que os pardais são "profissionais" para aproveitarem o ninho das cegonhas para a sua colónia.
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Formas e materiais Dom Jul 07, 2013 12:30 am
Formas e materiais
Os ninhos das aves têm formas extraordinariamente variadas. Tanto podem ser pequenas saliências de saliva que se colam às paredes das grutas, longos túneis que ocupam muitos metros de solo, como, no caso de algumas águias, pilhas maciças de ramos que pesam mais do que um automóvel. Mas os familiares são, sem dúvida, os ninhos em forma de taça funda, feitos por aves de regiões arborizadas, sebes e quintas. Apesar da sua semelhança quanto à forma, os pequenos pormenores destes ninhos identificam as suas obreiras com tanto rigor como se de uma impressão digital se tratasse.
Para fazer o seu ninho, um tentilhão estende primeiro fios de teia de aranha em redor de um grupo de ramos bifurcados. Estes constituem o suporte do ninho. Depois de se certificar de que a estrutura está firme, a ave constrói a taça com musgo, líquenes e fibras vegetais, revestindo-a depois com penas e pêlos. A recolha destes materiais de construção é uma tarefa árdua. Se por qualquer motivo o tentilhão resolve achar o seu ninho pouco seguro, transporta os materiais do ninho para um novo local, para evitar trabalho extra.
NINHO 2 -> Penas em segunda mão
As penas são uma parte importante de muitos ninhos. Aves canoras como rabirruivo, cujo ninho está aqui representado, recolhem penas que outras aves deixaram cair, enquanto aves aquáticas e pernaltas recorrem às suas próprias penas. Algumas aves pequenas, como os pardais, melhoram o abastecimento natural, puxando penas do dorso de aves maiores.
NINHO 3 -> Obra-prima em lama
Muitas aves que fazem o ninho em forma de taça utilizam lama como material de construção, mas em muitos casos ela é aplicada em camada logo abaixo do revestimento final de penas, pêlos ou palhas. O tordo comum é um caso raro, porque utiliza a lama como único revestimento. A ave constrói uma parte exterior sólida com tronquinhos e palha e depois espalha o revestimento semilíquido no interior. Embora a lama constitua a maior parte da mistura, esta também contém saliva e esterco de animais. Uma vez aplicado, o revestimento endurece. Mesmo depois de as aves terem abandonado o ninho, ele pode resistir à chuva durante muitos meses.
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Ninhos comercializados Dom Jul 07, 2013 12:31 am
Ninhos comercializados
Estes são alguns dos tipos de ninhos que se encontram disponíveis no mercado :
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Fabrico de ninhos artesanal Dom Jul 07, 2013 12:32 am
Deixo aqui o fabrico artesanal de ninho de corda . Para fabricar 10 ninhos, gasta-se um total de 75 centimos em cola, a corda de sisal foi aproveitada de restos que iam para o lixo. Para forma, utiliza-se os próprios ninhos de plástico, em que se faz um furo no centro para colocar um parafuso de modo a segurar o cordel. Depois vai-se enrrolando o cordel e colando com uma pistola de cola quente. Depois de colocar a cola, com o dedo molhado, aliza-se a cola de modo a alizar contra o cordel. Aqui ficam as fotos. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Um video explicativo
E pronto mãos á obra ,que é facilimo fazer estes ninhos e poupa-se uns eurozitos Aqui as várias caixas ninho pra aves de bico curvo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] E mais uma forma de fazer ninhos ;
- Necessitamos: Corda de algodão de , molde de ninho , tiras de velcro, um suporte de madeira para apoiar ninho , pistola de colar a quente e barras de cola.
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Ninhos na Fauna Dom Jul 07, 2013 12:34 am
No caso destes que se seguem servem para muito ,ou seja quer no Birdwathing e identificaçâo no terreno ,por outro lado quem cria fauna [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Daqui a bocado já identificarei todos os ninhos ,isto tá em Espanhol ,tenho de pequisar ,é facil ,mas lá tem o seu trabalho [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Ninhos Dom Jul 07, 2013 9:26 am
Excelente...ninhos para todos os gostos...grande tópico...
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917