Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Projecto Life Priolo-Açores Sáb Jul 06, 2013 11:40 pm
Um projecto digno de se realçar .desde a florestação alimenticia que esta ave se alimenta assim como preservação e aumento desta população de aves que esteve á beira de vias de extinção nos Açores .
AcoresTube - Priolo - Açores Aqui escolheram esta malha ,bem escolhida Orquestral Manouvers in the Dark-Enola Gay
Vejam esta reportagem da RTP ,fantástico este trabalho UMA REPORTAGEM DE LUIS HENRIQUE PEREIRA (RTP) PARA O "JORNAL DA TARDE" E PARA OUTROS ESPAÇOS INFORMATIVOS DA RTP E RTPN, SOBRE UM DOS MAIS IMPORTANTES PROJECTOS DE PRESERVAÇÃO DA VIDA SELVAGEM EM PORTUGAL. O PROJECTO LIFE PRIOLO, NOS AÇORES. A IMAGEM E A EDIÇÃO É DE MARCOS PRATA. A REPORTAGEM CONTA COM O DEPOIMENTO DO BIÓLOGO JOAQUIM TEODÓSIO, DA SOCIEDADE PORTUGUESA PARA O ESTUDO DAS AVES QUE ESTÁ A LIDERAR NO TERRENO (SERRA DA TRONQUEIRA) UMA EQUIPA QUE EM MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA FAZER AUMENTAR O NÚMERO DE PRIOLOS, UMA DAS AVES MAIS AMEAÇADAS DA EUROPA. ESPERO QUE GOSTEM. É de louvar o trabalho do Estado Português sem dúvida alguma. Documentário do Projecto da SPEA LIFE Priolo realizado pela RTPAçores.Há 3 anos Documentário de um projecto de Conservação da Natureza executado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves para salvar o passeriforme mais ameaçado em todo o mundo - o Priolo (AZOREAN BULLFINCH) Documentário do Projecto da SPEA LIFE Priolo realizado pela RTPAçores Um dos mais raros do Planeta ,pra toda esta gente e seu valoroso trabalho vai o meu respeito sincero [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Sem dúvida muito parecido com o Dom Fafe ,tomara que esta espécie seja um dia adaptada a cativeiro ,salvagurdando assim a espécie ,assim como também este trabalho já tenha dado bons frutos no sentido de protecção e aumento desta ave raríssima . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Este é o primo Dom Fafe ,já se reproduz em cativeiro ,ainda bem.
O que eu não dava pra fazer este passeio a pé .este contacto é formidável ,que dia bem passado mesmo . [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] II Atlas do Priolo vai `contar` aves a 29 de junho em S. Miguel
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) realiza a 29 de junho o II Atlas do Priolo, para contabilizar os exemplares desta pequena ave, que apenas existe na zona nordeste da ilha de S. Miguel, nos Açores. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] "Numa manhã, vamos tentar contar todos os priolos com o apoio de 50 voluntários espalhados pelos concelhos de Nordeste e Povoação", afirmou Joaquim Teodósio, coordenador do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, em declarações à Lusa à margem das VIII Jornadas do Priolo, que hoje terminam na Povoação. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Para a realização desta iniciativa, os voluntários vão tentar cobrir toda a área mundial onde existe esta espécie, que se resume aos concelhos de Nordeste e Povoação. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] O I Atlas do Priolo foi realizado em 2008 e, segundo Joaquim Teodósio, permitiu identificar "entre 1.000 e 1.500" exemplares, o que possibilitou "ter uma ideia muito boa da população" desta pequena ave em risco de extinção. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Joaquim Teodósio salientou que as iniciativas realizadas nos últimos anos "têm permitido a recuperação" da espécie, que "tem registado uma evolução positiva ao longo da última década". [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Na sequência dos esforços desenvolvidos, a população de priolo tem vindo a aumentar, estimando-se que existam atualmente entre 500 a 800 casais.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Esta melhoria permitiu alterar o seu estatuto de proteção, tendo o priolo deixado de ser uma espécie `Criticamente em Perigo de Extinção`, para ser uma espécie `Em Perigo de Extinção`. Entre as iniciativas que permitiram obter este importante resultado, encontra-se o programa LIFE Priolo, que terminou em 2008, a que se seguiu o LIFE Laurissilva Sustentável, que termina este ano. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Este projeto visa conservar e recuperar os habitats naturais de floresta de laurissilva e de turfeiras de altitude no nordeste de S. Miguel, abrangendo a Serra da Tronqueira e as turfeiras do Planalto dos Graminhais. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] "É uma zona muito importante de conservação do priolo", afirmou o coordenador do projeto, salientando que, no caso das turfeiras, "estão a ser intervencionados cerca de 80 hectares e estão a ser obtidos bons resultados". [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] II Atlas do Priolo vai `contar` aves a 29 de junho em S. Miguel - Cultura - Notícias - RTP
Um video doutro mundo ,doutro planeta ,fantástico !!! Atlas do priolo vai contar exemplares
ATLAS DO PRIOLO VAI CONTAR EXEMPLARES Um grupo de meia centena de voluntários vai participar, a 28 e 29 de Junho, no II Atlas do Priolo, uma iniciativa que visa obter uma estimativa dos exemplares desta espécie, que apenas existe em S. Miguel.
A contagem dos priolos decorrerá nos concelhos de Nordeste e Povoação, na Zona de Protecção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, que é o único local do mundo onde vive esta pequena ave em risco de extinção.
O Atlas do Priolo, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em colaboração com a Secretaria Regional do Ambiente, é considerado essencial para acompanhar a evolução da população desta espécie, permitindo ainda recolher informação importante para a planificação de medidas tendo em vista a sua preservação.
Os voluntários, que terão formação teórica e prática nos dias que antecedem a realização desta iniciativa, vão tentar contar a população mundial de priolos na manhã de 28 de Junho, regressando ao terreno na manhã do dia seguinte para cobrir zonas que não foram A população de priolo está actualmente estimada entre 500 e 800 casais, o que representa uma evolução positiva ao longo da última década, na sequência de várias iniciativas realizadas na zona nordeste de S. Miguel para preservar o habitat e promover a recuperação da espécie.
Esta melhoria permitiu alterar o seu estatuto de protecção, tendo o priolo deixado de ser uma espécie ‘Criticamente em Perigo de Extinção’, para ser uma espécie ‘Em Perigo de Extinção’.
Entre as iniciativas que permitiram obter este importante resultado, encontra-se o programa LIFE Priolo, que terminou em 2008, a que se seguiu o LIFE Laurissilva Sustentável, que termina este ano.
Este projecto visa conservar e recuperar os habitats naturais de floresta de laurissilva e de turfeiras de altitude no nordeste de S. Miguel, abrangendo a Serra da Tronqueira e as turfeiras do Planalto dos Graminhais.
A União - jornal online Atlas do Priolo reúne mais de 50 voluntários
II Atlas do Priolo reúne mais de 50 voluntários para contar exemplares desta espécie em risco de extinção
"A expetativa é que seja ultrapassada a marca alcançada há quatro anos", afirmou Joaquim Teodósio, coordenador do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, em declarações à Lusa, acrescentando que a anterior contagem, realizada em 2008, permitiu estimar a população de priolos "entre 1.000 e 1.500" indivíduos.
Joaquim Teodósio salientou que esta espécie registou "um aumento significativo em 2006/2007 e encontra-se estável", mas frisou que ainda não é possível saber se a população de priolos se estendeu para uma área maior.
Este II Atlas do Priolo, realizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai decorrer nos concelhos de Nordeste e Povoação, na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, que é o único local do mundo onde vive esta pequena ave em risco de extinção.
Os voluntários, muitos dos quais ligados à biologia e às ciências da natureza, iniciam na quinta-feira a primeira contagem no campo, num total de mais de 300 pontos que, segundo Joaquim Teodósio, "cobrem a totalidade os concelhos do Nordeste e Povoação".
Este voluntários, que estão a frequentar desde o início da semana ações de formação, estarão divididos por sete equipas, sendo o primeiro ponto de contagem realizado às 06:30 (07:30 em Lisboa).
Joaquim Teodósio garantiu que o método utilizado "é dos mais rigorosos para estimar as populações selvagens", permitindo evitar possíveis duplicações na contagem.
O priolo, segundo este especialista, "continua a ter uma população muito pequena", alertando que ainda é "uma espécie com estatuto de ameaça elevado".
Os avanços conseguidos nos últimos anos já permitiram, no entanto, que o priolo tenha deixado de ser uma espécie `Criticamente em Perigo de Extinção`, para ser uma espécie `Em Perigo de Extinção`.
A contagem de exemplares que vai decorrer até sexta-feira é considerada essencial para acompanhar a evolução da população desta espécie, permitindo ainda recolher informação importante para a planificação de medidas tendo em vista a sua preservação. II Atlas do Priolo reúne mais de 50 voluntários para contar exemplares desta espécie em risco de extinção - País - Notícias - RTP “Terras do Priolo” recebem galardão da EUROPARC [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Os Açores viram valorizada a oferta turística para quem procura natureza e serviços de qualidade nas Terras do Priolo, que abrangem os concelhos de Nordeste e Povoação. O Conselho Diretivo da Federação EUROPARC concedeu o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável à candidatura das “Terras do Priolo”, que será entregue na Conferência da EUROPARC 2012 que decorrerá de 22 a 25 de outubro. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Este é o primeiro galardão da EUROPARC em território insular português e é também um dos grandes marcos do projeto Life Laurissilva Sustentável. Na parte oriental da ilha de São Miguel, existem dois concelhos rurais e isolados: Nordeste e Povoação. Mas é precisamente esse relativo isolamento que lhes tem permitido preservar, ao longo do tempo, tradições e património, cultura e recursos naturais únicos, como o Priolo (ave que apenas existe neste território), a floresta nativa dos Açores - a Laurissilva (tesouro vivo do arquipélago), as turfeiras, lagoas e falésias costeiras que enriquecem não só estes dois concelhos mas toda a ilha e o próprio arquipélago. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Todos estes valores fazem das Terras do Priolo um destino excelente para quem procura natureza, tradição e tranquilidade. Devido à presença do Priolo e dos trabalhos de conservação que se têm vindo a desenvolver para a sua conservação e no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar candidatou este território à Carta Europeia de Turismo Sustentável. A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) atribuída atualmente a 107 parques naturais em 13 países europeus é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas. As Terras do Priolo, com quase metade do seu território inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, são assim excelentes candidatas a esta carta. Este é assim um galardão que certifica que o território irá desenvolver um plano de ação para o desenvolvimento do turismo de natureza em áreas protegidas contribuindo para a sustentabilidade dos ecossistemas naturais. Este galardão implica a aplicação duma metodologia participativa que permite a coordenação no território das diferentes instituições e agentes económicos relacionados com o turismo e a conservação da natureza em prol duma estratégia comum de desenvolvimento de um turismo sustentável. Assim, teve lugar ontem, 17 de setembro de 2012, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas um evento onde o Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt, anunciou publicamente que a EUROPARC atribuiu o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável às "Terras do Priolo", concelhos de Nordeste e Povoação. Neste evento estiveram presentes várias das entidades parceiras e dos empresários do setor turístico que têm vindo a participar no processo. O Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt, salientou a importância que este galardão assume não só para o Parque de Ilha de São Miguel, mas também para os dois concelhos envolvidos. Também, o Diretor Executivo da SPEA, Luís Costa, realçou o facto de este galardão não ser o fim de todo o processo CETS, mas sim o início deste mesmo processo, já que é um compromisso assumido por todos para um turismo mais sustentável nas “Terras do Priolo” e que só será um sucesso com a implementação nos próximos anos das 55 ações que constituem esse compromisso. Para além dos Diretor Regional do Ambiente e do Diretor Executivo da SPEA, Ricardo Peixoto, empresário ligado ao turismo rural nas Terras do Priolo deu o seu contributo neste evento, realçando o impacto positivo e diferenciador que este galardão poderá trazer, mas também todo o trabalho e esforço conjunto que ainda terá de ser desenvolvido para promover de forma eficaz os concelhos do Nordeste e Povoação e aproveitar o seu imenso potencial. Este evento terminou com um convívio entre todos os presentes, permitindo troca de ideias e a satisfação geral por esta primeira vitória: a Carta Europeia de Turismo Sustentável nas “Terras do Priolo”. Notas para os editores: 1. A SPEA é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. Faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afetam. spea | sociedade portuguesa para o estudo das aves 2. Projecto Laurissilva Sustentável – Projeto financiado pelo programa Life da Comissão Europeia, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação para a conservação e recuperação dos habitats naturais de Floresta de Laurissilva e de turfeiras de altitude. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Visite-nos: SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves | Facebook [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Nota de Imprensa 7 de janeiro de 2013
Campanha de Crowdfunding apoia conservação do Priolo
Campanha lançada para a conservação do Priolo tem início hoje no site internacional Indiegogo: An International Crowdfunding Platform to Raise Money, através do parceiro português Naturfunding
A campanha de Crowdfunding “Vamos preservar o Priolo”, espécie única no mundo, que vive apenas na ilha de São Miguel, decorre até ao final de fevereiro e pretende mobilizar a nível internacional todos os apoiantes para a continuação do trabalho de conservação desta espécie e a manutenção do seu habitat florestal único nos Açores. O objetivo é angariar um mínimo de 28.000 dólares americanos (cerca de 21 600€), que irão contribuir para a continuação do esforço de recuperação do habitat através do controlo de vegetação invasora e replantação com plantas dos Açores no habitat do Priolo. Os donativos podem ser feitos em ; Let's preserve the Azores Bullfinch | Indiegogo
O projeto LIFE Laurissilva Sustentável coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e financiado pelo programa LIFE termina em breve sendo necessário juntar esforços para a continuação dos trabalhos necessários à manutenção do Priolo e do seu habitat, a curto prazo. Com o dinheiro angariado pretende-se continuar a reflorestação do habitat do Priolo com plantas da floresta de laurissilva dos Açores e evitar que a vegetação exótica invasora volte a proliferar nas principais zonas de ocorrência do Priolo. O Priolo depende desta floresta para se alimentar. Sem comida não consegue sobreviver.
O crowdfunding e a plataforma Indiegogo são meios recentes, com sucesso comprovado a nível internacional na angariação de fundos para projetos e causas, apelando ao altruísmo de todos os que querem contribuir. Os donativos podem ir dos 5 dólares (cerca de 3,8€) aos 2500 dólares (1900€) e todos os valores têm recompensas.
A SPEA espera com esta campanha atingir um vasto público nacional e internacional, que permita continuar a ação de conservação do Priolo e evitar um dramático retrocesso no combate às espécies exóticas invasoras.
A campanha tem como objetivo angariar fundos que ajudarão a manter uma equipa a trabalhar nesta árdua tarefa de controlo de plantas exóticas invasoras e replantação com espécies nativas, desenvolvida em condições, nem sempre favoráveis.
sensibilização e educação ambiental, quer ao nível do impacto económico e social local com a criação de cerca de 20 postos de trabalho diretos e já tendo beneficiado mais de 150 empresas, sendo a grande maioria empresas locais e regionais.
A população de priolos foi considerada praticamente extinta no século XX e aumentou de 300 (em 1990) para 1000 indivíduos (em 2012). A principal razão para a população ter diminuído foi a proliferação de plantas exóticas, que não permitem que as plantas que constituem o habitat do Priolo se desenvolvam. O trabalho da SPEA e dos seus parceiros tem sido retirar as plantas exóticas e plantar arbustos e árvores produzidas num viveiro do projeto, também ele em risco e um pilar fundamental do projeto LIFE Laurissilva Sustentável.
O projeto LIFE Priolo foi o projeto anterior ao LIFE Laurissilva Sustentável e foi mesmo eleito “um dos melhores entre os melhores do programa comunitário LIFE de 2008”. Estes projetos têm tido bastante impacto não só na conservação, mas também a nível social e económico, sobretudo através do serviço público prestado pelo Centro Ambiental do Priolo, que para além de dinamizar atividades com as escolas, atrai todos os anos milhares de turistas.
Esta campanha conta com o apoio da Aidnature.org, que produziu o vídeo, e da Naturlink que está a ajudar na divulgação.
Faça o seu donativo em: Let's preserve the Azores Bullfinch | Indiegogo _________________________________________________________________________________________________________
NOTAS:
SPEA – A Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves é uma Organização Não Governamental de Ambiente que trabalha para a conservação das aves e dos seus habitats em Portugal. A SPEA faz parte da BirdLife International, uma aliança de organizações de conservação da natureza em mais de 100 países, considerada uma das autoridades mundiais no estudo das aves, dos seus habitats e nos problemas que os afetam | spea | sociedade portuguesa para o estudo das aves
LIFE Laurissilva Sustentável - Um projeto para a conservação da floresta de laurissilva na Serra da Tronqueira e das turfeiras do Planalto dos Graminhais, em São Miguel, Açores, resultante de uma parceria da SPEA com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) e a Câmara Municipal da Povoação, financiado pelo Programa Life da Comissão Europeia. Indiretamente pretende-se que estas ações tenham impacto na conservação do Priolo, espécie também ela considerada prioritária e alvo de projetos de conservação nos últimos anos | LIFE Laurissilva Sustentvel
Centro Ambiental do Priolo - localizado na Serra da Tronqueira, no Nordeste da ilha de São Miguel surgiu na sequência do projeto e tem sido um fator de atração de turistas e também um promotor de atividades para escolas. Este projeto promove direta e indiretamente a economia local, dando não só emprego a várias pessoas da vila do Nordeste, mas também movimentando turistas. Documentário “Atlas do Priolo 2012” apresentado em Lisboa 27 de fevereiro, às 18h30, na FNAC do Vasco da Gama Na próxima quarta-feira será apresentado e exibido pela primeira vez no continente o documentário “Atlas do Priolo”, um pro jeto que levou à ilha de São Miguel mais de 50 voluntários para recensear to da a população desta espécie de ave endémica e exclusiva dos Açores. O d ocumentário foi produzido pela aidnature.org, em colaboração com a SPEA e apoio do Governo Regional dos Açores e do LIFE Laurissilva S ustentável. O documentário mostra imagens espetaculares de priolo s e do único local do mundo onde vivem: a serra da Tronqueira e zona do P ico da Vara. O documentário Atlas do Priolo acompanha a equipa d a SPEA e voluntários, que durante quatro dias prepararam e executaram esta co ntagem de priolos na sua área de distribuição mundial, restrita à região ori ental da ilha de São Miguel (concelhos do Nordeste e Povoação). Dá a conhecer o s locais, a fauna, a flora e os problemas de conservação que o priolo enfrenta, ass im como o trabalho que a SPEA e o Governo dos Açores têm realizado para cont rariar as ameaças que colocam em risco a sobrevivência do Priolo. A apresentação do documentário é também uma oportun idade de recordar que faltam apenas 6 dias para terminar a campanha inter nacional de crowdfunding “Vamos preservar o priolo”. Esta campanha pretende mobilizar o maior número de apoiantes para que seja possível continuar o trabalho de conservação desta espécie e garantir a manutenção do seu habitat florestal, único nos Açor es, tendo em conta que o projeto LIFE Laurissilva Sutentável termina em junh o. O objetivo é angariar 28.000 dólares americanos (cerca de 21 250€), que irão con tribuir para a continuação do esforço de recuperação do habitat do priolo através do controlo de vegetação invasora e posterior plantação de plantas nativas d os Açores. Os donativos podem ser feitos em Let's preserve the Azores Bullfinch | Indiegogo Campanha telefónica ajuda na conservação do priolo
Campanha telefónica ajuda na conservação do priolo
SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Ao ligar o 760 45 55 65 qualquer pessoa pode contribuir para os trabalhos de conservação necessários para evitar a degradação do habitat do priolo. O custo é de 0,60€ IVA, por chamada.
Depois de terminada a campanha de angariação de fundos internacional de crowdfunding, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lança esta semana uma campanha telefónica para continuar a juntar apoios para a conservação do priolo.
A campanha estará a decorrer nos próximos meses e tem como intuito mobilizar apoiantes para a continuação do trabalho de conservação desta espécie e para a manutenção do seu habitat florestal único nos Açores.
Joaquim Teodósio afirma que “esta campanha permite a qualquer pessoa contribuir facilmente e com uma pequena quantia. A campanha de crowdfunding chegou quase aos 50% do objetivo final (13.535 de 28.000 dólares), o que significa que ainda temos um longo caminho pela frente. Esta campanha vai permitir chegar a mais pessoas e continuar o processo de angariação de fundos que temos tido a decorrer nos últimos meses.”
O projeto LIFE Laurissilva Sustentável coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves em parceria com o Governo dos Açores e financiado pelo programa europeu LIFE termina em breve sendo necessário juntar esforços para a manutenção dos trabalhos necessários à sobrevivência do priolo e do seu habitat, a curto prazo. Com o dinheiro angariado pretende-se continuar a reflorestação do habitat do priolo com plantas da floresta de laurissilva dos Açores e evitar que a vegetação exótica invasora volte a proliferar nas principais zonas de ocorrência do priolo. O priolo depende desta floresta para se alimentar.
Última edição por José Luis em Seg Dez 16, 2013 11:18 pm, editado 1 vez(es)
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Conservação da freira-da-madeira e do priolo são casos de sucesso internacional Sáb Jul 06, 2013 11:43 pm
Durante o Congresso Mundial da BirdLife, que decorreu na semana passada no Canadá, foi divulgado o relatório que revela que a BirdLife e os seus parceiros têm desenvolvido ações de conservação para 60% das 197 espécies de aves em maior risco de extinção do mundo, permitindo que as ameaças fossem reduzidas ou estabilizassem. O priolo e a freira-da-madeira, duas espécies que apenas podem ser encontradas em Portugal, são dois dos casos de sucesso apresentados, como espécies que recuperaram as suas populações. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Dom Jul 07, 2013 11:15 pm
Uma boa noticia acho que já tinha postado sobre esta noticia aqui no forum
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Dez 16, 2013 10:06 pm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Parque Atlântico apresenta exposição “Terras do Priolo, 10 anos de conservação”
LISBOA – O Parque Atlântico recebeu no passado fim de semana ,14 e 15 de Dezembro , a exposição “Terras do Priolo, 10 anos de conservação”. A mostra fotográfica pretendeu dar a conhecer algumas das principais ações de conservação desenvolvidas nas Terras do Priolo (concelhos da Povoação e Nordeste), em prol da conservação desta ave e dos seus habitats.“Terras do Priolo, 10 anos de conservação” é uma iniciativa que surge no âmbito das comemorações dos 20 anos de existência da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), cuja atividade tem vindo a tornar-se mais regular desde 2003, nos Açores, permitindo conservar e dar a conhecer as várias espécies e habitats que são prioritário Nos últimos 10 anos e na ilha de São Miguel, os projetos LIFE Priolo (2003-2008) e LIFE+ Laurissilva Sustentável (2009-2013) têm assumido maior destaque, contribuindo para a conservação do Priolo e para os habitats prioritários Floresta Laurissilva e Turfeiras, existentes na Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e integrados no Parque Natural desta ilha. A exposição estará patente ao público no Piso 1 do Parque Atlântico e pode ser visitada ao longo do próximo fim de semana, durante o horário de funcionamento do centro. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Dez 16, 2013 10:38 pm
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Dom Mar 23, 2014 9:13 pm
A população do priolo, ave endémica dos Açores, cresceu de 500 indivíduos em 2003 para cerca mil, dez anos depois, e já não está em risco de extinção, segundo Joaquim Teodósio, da Sociedade Portuguesa para o Estuda das Aves.
“Temos vindo a assistir a uma melhoria de situação em termos de população e distribuição do priolo, com base no último censo realizado”, disse à agência Lusa Joaquim Teodósio, que sublinhou que a espécie já não se encontra em risco de extinção devido à implementação dos projetos ‘Life Priolo’ e ‘Life Laurissilva Sustentável’, de que é o coordenador. Para assinalar os 10 anos de conservação do priolo no seu habitat natural, na ilha de São Miguel, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a autarquia do Nordeste estão a promover uma exposição neste concelho, que estará patente até 08 de abril. Joaquim Teodósio referiu que “o declínio que se vinha a verificar em termos de população do priolo, durante o século XX, travou e já existem sinais de recuperação da espécie”. O responsável pela SPEA está “esperançoso que a ameaça de extinção não tenha sido só adiada” e que o priolo “não volte a figurar nas listas das espécies mais ameaçadas do mundo”. Joaquim Teodósio considera que em termos de ‘birdwatching’ (observação de aves), o priolo é sempre uma “grande atração” para quem se desloca aos Açores e gosta da natureza e de conhecer o património natural do arquipélago. O investimento feito à volta do priolo por parte da União Europeia (2,5 milhões em 10 anos) e do Governo dos Açores tem vindo a gerar mais-valias para a região, acrescentou. O responsável pela SPEA exemplifica com a cativação de verbas e impacto nas economias dos dois concelhos onde existe o priolo (Nordeste e Povoação), através da criação de emprego (22 postos de trabalho), que gerou a formação de equipas especializadas na recuperação do habitat, controlo de plantas exóticas e monitorização da ave, que constituem hoje uma referência a nível europeu e mundial. “São mais de 150 empresas diferentes que já foram abrangidas pelos projetos do priolo através da aquisição de equipamentos, refeições, entre outros, a par do aumento dos turistas que nos vêm visitar e da divulgação da região na exterior”, explicou. O responsável pela SPEA considera que o priolo tem vindo a afirmar-se "como um símbolo não daquele cantinho de São Miguel onde existe, mas também da região e mesmo do país”. A ave endémica açoriana, cujo projeto de conservação tem verbas asseguradas até 2018, existe especificamente no Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, duas zonas de proteção especial integradas no Parque Natural da Ilha de São Miguel.
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Mar 24, 2014 10:25 pm
Excelente noticia
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Dez 08, 2014 8:06 pm
Jornadas do Priolo debatem natureza e sustentabilidade no Nordeste
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] O Nordeste, em pleno território das Terras do Priolo, vai acolher nos dias 21 a 23 de novembro as IX Jornadas do Priolo. Estas jornadas irão decorrer no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, e incluem um vasto programa para informar e aproximar a população da Natureza dos Açores, o seu valor e importância da sua conservação. Ainda no programa das Jornadas irá decorrer uma ação de voluntariado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta Autóctone, a 23 de novembro numa das áreas de intervenção do Projeto LIFE+ Terras do Priolo. E é ainda neste dia que a SPEA completa 19 anos de existência dando lugar a um pequeno convívio após o voluntariado.
A IX edição das Jornadas do Priolo é organizada pela SPEA no âmbito do Projeto Life+ Terras do Priolo, em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste e Escola Profissional do Nordeste e com o apoio da Câmara Municipal do Nordeste. As jornadas irão contar com contribuições de diversas entidades no dia 21, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, os Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, o Parque Natural de Ilha de São Miguel, o Observatório Microbiano dos Açores, a Cresaçor e a própria SPEA, reunindo uma diversidade de temas para aproximar o público em geral, e em especial as camadas mais jovens, dos valores naturais a conservar no arquipélago dos Açores, bem como do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento. Às 17h30 do dia 22 de novembro será feita uma apresentação sobre o trabalho que tem sido realizado no âmbito do Projeto LIFE+ Terras do Priolo que resulta de uma parceria entre a SPEA e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), cofinanciado pelo programa LIFE+ da União Europeia. Segundo Joaquim Teodósio, coordenador do projeto e da SPEA nos Açores, “este projeto tem vindo a dar um enorme contributo para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo”. Mantém assim os objetivos iniciais de um trabalho contínuo que a SPEA realiza em conjunto com diversos parceiros desde 2003, contribuindo para a conservação efetiva da população mundial do priolo (Pyrrhula murina), uma espécie endémica que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel.
Este ano, o programa destas jornadas incluí uma ação de voluntariado, mais especificamente o controlo de espécies invasoras e a plantação de espécies endémicas e nativas da laurissilva dos Açores numa das áreas intervencionadas do projeto Life+ Terras do Priolo. Desta forma, público e voluntários podem associar-se ao Dia Mundial da Floresta Autóctone, 23 de novembro, e contribuir para a conservação de um habitat prioritário dos Açores. No final desta atividade irá ter lugar um pequeno convívio celebrando ainda o 21º aniversário de atividade da SPEA. Esta atividade é gratuita e requer inscrição obrigatória através de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Dez 08, 2014 11:09 pm
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Fev 08, 2016 6:58 pm
Açores aposta em plantas endémicas para salvar habitat do Priolo
Milhares de plantas nativas estão a ser produzidas anualmente em viveiros na ilha de São Miguel, nos Açores, para a recuperação do habitat natural do Priolo, ave endémica açoriana "em perigo".
“Aqui são produzidas plantas que depois são replantadas em sítios onde existem invasoras que começaram a ocupar locais onde antigamente eram floresta laurissilva dos Açores", disse Filipe Figueiredo, técnico florestal, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em declarações à Lusa. Na Quinta dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, em Santo António Nordestino, concelho do Nordeste, estão a ser produzidas plantas herbáceas e fetos e plantas arbóreas e arbustivas, embora estas duas últimas "em menor quantidade". "O objetivo é produzir entre 40 e 50 mil plantas por ano, na maioria herbáceas, que depois serão replantadas para recuperar o habitat do Priolo", explicou o técnico florestal da SPEA, frisando que já se constatou na mata dos Bispos, na Povoação, parte sul da área de distribuição do Priolo, que o reaparecimento de espécies invasoras “é muito menor". A produção, em viveiros, destas plantas nativas, uma ação no âmbito do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, começou na Povoação, a partir de 2009, estando agora a decorrer, desde finais de 2015, no Nordeste. "Ao melhorar-se o habitat do Priolo, (a Floresta Laurissilva dos Açores), com mais diversidade de espécies estamos a melhorar a disponibilidade de alimento para o Priolo", salientou Filipe Figueiredo, indicando que a produção de plantas para recuperar o local que estava invadido invasoras, decorre também em articulação com os serviços florestais. Nos viveiros do projeto LIFE+Terras do Priolo a estufa principal serve para o desenvolvimento mais rápido das plantas, através do controlo de humidade e temperatura, enquanto numa outra, denominada "estufa de sombra", faz-se a adaptação das plantas ao clima. Mas, as plantas não se produzem todas no mesmo período, segundo explicou, indicando que no caso das arbóreas e arbustivas a produção varia "entre um ano a um ano e meio, no mínimo", desde a germinação até sair para o terreno, enquanto as herbáceas germinam, na generalidade, "em 15 a 20 dias" e "em seis meses estão prontas para serem plantadas". Além da produção de plantas nativas, a partir de recolha de sementes, as espécies produzidas nos viveiros do projeto do Priolo são também cedidas a várias entidades ou serviços, principalmente para a recuperação de áreas costeiras, e também disponibilizadas a particulares. “Com cinco gramas de sementes conseguimos produzir 400 a 500 plantas o que é bastante positivo, já que não há em muitas quantidade”, garantiu ainda Filipe Figueiredo, referindo-se à produção, por exemplo, de uma espécie endémica dos Açores, a Azorina Vidalii, uma planta costeira. Com o intuito de dar a conhecer esta produção o Centro Ambiental do Priolo abriu hoje as portas dos seus viveiros de produção de plantas nativas, uma ação designada "Open Days" que permite durante uma visita guiada, ou livre, "observar não só as plantas produzidas, mas também alguns dos métodos utilizados". A ideia é abrir todas as sextas-feiras as portas dos viveiros e criar uma espécie de roteiro turistico, segundo Filipe Figueiredo. O priolo abandonou o estatuto de criticamente em perigo de extinção graças aos projetos que têm sido levados a cabo pela SPEA, Governo Regional e outros parceiros. Atualmente esta ave endémica está com o estatuto de “em perigo”, pelo que ainda é preciso evitar perturbações no seu habitat natural. O projeto LIFE+ Terras do Priolo tem verbas asseguradas até 2018 e a ave endémica existe especificamente no Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, duas zonas de proteção especial integradas no Parque Natural da Ilha de São Miguel. De acordo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a população do priolo está estimada entre 500 a 800 casais e entre 1300 a 1500 indivíduos.
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Dom Dez 11, 2016 9:47 pm
Priolo recupera mas ainda não está fora de perigo
A ave, endémica da ilha de São Miguel, viu o seu estatuto classificado como "Vulnerável". Em 2010, o priolo estava classificado como "Em Perigo de Extinção". [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O Priolo, ave endémica açoriana em perigo, que apenas existe na zona nordeste de São Miguel, Açores, viu o seu estatuto revisto, tendo sido classificado como "vulnerável", o "mais baixo para espécies em risco de extinção". De acordo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), na nova edição da Lista Vermelha mundial publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Priolo, ave endémica de São Miguel, viu o seu estatuto revisto favoravelmente, tendo sido classificado como "Vulnerável, numa altura em que a maioria das espécies se encontra cada vez mais ameaçada". A SPEA, indica na sua página na internet, que "esta melhoria, resultante de um intenso trabalho de conservação desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Governo dos Açores e mais parceiros há mais de 14 anos, não significa que o priolo esteja fora de perigo", defendendo que "é necessário muito trabalho para garantir a sobrevivência desta espécie única dos Açores". De acordo com a SPEA, trata-se da "segunda revisão em uma década do estatuto desta ave endémica", pois em 2010 - Ano Internacional para a Biodiversidade -- esta ave passou de "Criticamente em Perigo de Extinção", para "Em Perigo de Extinção". "O Priolo é, assim, um dos poucos exemplos de recuperação, a nível europeu, sendo que lamentavelmente a maioria das espécies que viram o seu estatuto alterado foi para uma situação mais critica", salienta a SPEA, que já realizou três edições do Atlas do Priolo, em 2008, 2012 e 2016, um projeto que permitiu revelar "uma estabilização da população", atualmente estimada em mais de 1.000 indivíduos.
Ricardo Pepino Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 358 Idade : 44 Localização : Cartaxo Ocupação : Técnico Agricola Humor : Bom Data de inscrição : 29/03/2014 Pontos : 379
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Seg Dez 12, 2016 1:53 pm
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Ter Dez 13, 2016 12:19 pm
Estive nos Açores a semana passada,mais concretamente na Horta -Faial, e por lá existem muitos locais para a observação de aves. Algumas delas tal como a Cagarra são noticiadas em quase todos os miradouros para o "bird watch".
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Dom Jan 27, 2019 11:04 pm
“O Priolo e a fuga à extinção” no Parque Atlântico
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] A exposição itinerante “O Priolo e a fuga à extinção” chega ao Parque Atlântico dia 28 de janeiro. Criada em 2018, no âmbito do projeto Life + Terras do Priolo, e com a coordenação da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves dnos Açores, esta exposição pretende contar a história de uma espécie única em São Miguel, o Priolo. Esta iniciativa pode ser visitada até dia 10 de Fevereiro no Piso 0 do Centro.
“O Priolo e a fuga à extinção” tem como principal objetivo sensibilizar e educar o público escolar e todos os açorianos sobre a importância da conservação de uma espécie única de São Miguel, como é o caso desta ave. Nesta exposição, os visitantes do Parque Atlântico poderão conhecer a história de uma espécie que foi anteriormente considerada uma das aves mais ameaçadas da Europa. Depois de 15 anos de trabalho para a sua conservação, este esforço revelou-se um sucesso, resultando num aumento do número de aves.
Com esta exposição é possível conhecer melhor o Priolo, o seu habitat (Floresta Laurissilva dos Açores), as ameaças que esta espécie enfrenta e as ações e projetos de preservação da mesma. Para além disso, os visitantes poderão ainda conhecer melhor a biodiversidade do arquipélago açoreano.
Com design simples e apelativo, esta exposição tem a vantagem de se adaptar a qualquer espaço, chegando assim a mais gente. Dia 28 de janeiro é a vez do Parque Atlântico receber a Exposição “O Priolo e a fuga à extinção”, estando esta patente até dia 10 de Fevereiro no Piso 0. Pode ser visitada todos os dias, com entrada livre, no horário do Centro (de domingo a 5ª feira e aos feriados das 8h30 às 22h00 e sextas, sábados e vésperas de feriados das 8h30 às 23h00).
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Dom Jan 27, 2019 11:07 pm
Uma espécie única da nossa ilha sobreviveu contra todas as expectativas e nós queremos ajudar a contar esta bonita história. Traga a família e venha saber mais sobre a fauna e a flora açorianas! A entrada é livre.
De 28 de janeiro a 10 de fevereiro, recebemos no nosso Centro a exposição “O Priolo e a Fuga à Extinção”, criada no âmbito do projeto Life + Terras do Priolo, inserido numa iniciativa europeia e coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) nos Açores.
Ana Mendonça, bióloga e técnica do Centro Ambiental do Priolo bem como da SPEA, explicou-nos que neste espaço teremos oportunidade de conhecer “a história de resiliência de uma espécie que foi outrora considerada uma das aves mais ameaçadas da Europa, mas que viu a sua população aumentar, ao longo de mais de 15 anos de trabalho para a sua conservação”.
O trabalho da SPEA passa por informar e sensibilizar o público, já que “o envolvimento da população é fundamental”, garante Ana, e que “estes processos são um sucesso precisamente porque envolvem ações de sensibilização, como é o caso desta exposição em particular”.
Durante duas semanas, damos a conhecer ao público a espécie, o seu habitat (a Floresta Laurissilva dos Açores ), as ameaças que enfrenta e as ações e projetos desenvolvidos para a sua preservação, numa exposição tão educativa quanto apelativa, dirigida a miúdos e a graúdos.
Se tem interesse em descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade dos Açores e sobre esta espécie de ave em particular, visite a exposição no piso 0 do nosso Centro, de 28 de janeiro ao próximo dia 10 de fevereiro. As escolas (ou outras organizações) que queiram agendar visitas organizadas, podem fazê-lo através do e-mail centropriolo@spea.pt ou do 918536123.
Ficamos à sua espera!
José Luis Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4367 Idade : 54 Localização : Lisboa Ocupação : Metalurgico Humor : De tudo Data de inscrição : 25/05/2011 Pontos : 4927
Assunto: Re: Projecto Life Priolo-Açores Dom Jan 27, 2019 11:12 pm
Centro Ambiental do Priolo com novo horário em Outubro
O Centro Ambiental do Priolo (CAP), localizado na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro na Pedreira, Nordeste, passa a partir de outubro, a estar aberto apenas aos fins-de-semana e feriados das 12h às 17h. São ainda possíveis visitas em outros dias e horários mas apenas com marcação prévia e dependendo da disponibilidade dos técnicos do CAP.
Este centro de interpretação ambiental é um local privilegiado onde visitantes e residentes das Terras do Priolo (Nordeste e Povoação) procuram saber mais sobre o Priolo, uma espécie rara e que só pode ser encontrada na zona leste da ilha de São Miguel, e o seu habitat, a Laurissilva dos Açores. Aí ficam também a conhecer o trabalho desenvolvido em conjunto pela SPEA, Governo dos Açores e vários parceiros em prol da preservação do Priolo. Estes trabalhos foram levados a cabo na Zona de Proteção Especial (ZPE) Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, uma área de enorme valor natural designada especificamente para a proteção do habitat do Priolo – a floresta Laurissilva – e que integra o Parque Natural de Ilha de São Miguel.
O CAP já foi visitado por mais de 25 000 pessoas, nestes 11 anos de atividade, e a sua missão foca-se cada vez mais na sensibilização ambiental e relembra a resiliência de uma espécie em tempos considerada uma das mais ameaçadas da Europa. Assim, a partir do dia 1 de outubro e até ao dia 15 de novembro, é possível visitar o Centro Ambiental do Priolo do meio-dia às cinco horas, aos fins-de-semana e feriados. Nos restantes dias, apenas por marcação prévia através do e-mail [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou do número 918 536 123.
Se ainda não visitou o Centro Ambiental este ano, ainda o pode fazer, disfrutando do seu espaço expositivo apelativo criado com materiais endógenos dos Açores, conteúdos interessantes e receção ampla com um espaço exterior que convida a uma caminhada pela natureza.
Visite o Centro Ambiental do Priolo e fique a conhecer mais sobre a floresta natural dos Açores e sobre esta ave endémica tão importante: o Priolo.