Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 1:45 pm
david neves escreveu:
O apito??? prefere andar a gritar com o cão? O apito tem inúmeras vantagens, principalmente o que eu uso, eles sabem (com treino é lógico) que o apito fino é para mudarem de direção e o grosso (tipo árbitro) que já me estou a chatear!!!
É lógico que há quem prefira andar a falar e assobiar com os cães, são gostos!!!
Numa coisa lhe dou razão, a voz e o nosso assobio andam sempre conosco... enquanto o apito por vezes fica em casa... e ai é a carga de trabalhos em cães novos... se forem cães com 3 ou 4 anos na falta do apito conseguem-se controlar com voz e assobio... agora os cachorros que estão só habituados ao apito... uiiuiui... No entanto desde novos que os habituo a ambas as situações... pois estamos sempre a aprender.
Tinha uma breton que até aos 3 anos era uma festa para ela eu não levar o apito... é com estes erros que vamos aprendendo e evoluindo.
Eu nunca usei apitos, desde inicio abitu-os ao assubio, mas não é por ai! Já me aconteceu andar às codornizes e andarem mais caçadores e alguns com apitos, torna-se engraçado a revolta dos caçadores, perante a confusão dos cães com varios apitos em simultaneo...
tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 2:48 pm
O apito quanto a mim, tirando o facto de nos podermos esquecer dele, só tem vantagens.
Quanto ao cachorro laranja, tambem me pareceu bastante bom, com muito bom nariz e andamento. Quer é caça!
david neves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 437 Idade : 45 Localização : Évora Ocupação : Funcionário Público Humor : Tem dias Data de inscrição : 20/05/2013 Pontos : 506
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 3:17 pm
Eu vou explicar porque isso acontece por norma, alguns exemplos chegam: 1- cães que por norma só houvem apitos nos dias de caça; 2- cães que tenham pouca ligação com o condutor; 3- cães muito dependentes dos donos; 4- cães com pouca segurança e confiança...
Porque como sabe, não há dois apitos iguais, a nós todos nos podem parecer iguais, mas para os ouvidos deles, garanto-lhe que eles reconhecem e bem qual é o apito para eles (já testei isto), pois é fundamental se caçar com 2 cães que cada um responda independentemente!!! Outro truque é usar o apito sempre associado ao nome e com o tempo vai ver que ele não confunde os apitos (nome + piiiiii)...
Já andei a caçar com mais pessoas com apito e isso não aconteceu, pois tratavam-se de cães "treinados"... mas tambem aconteceu cães que só saem nos dias de caça responderem a todos os apitos...
Isto é a minha perceção e o que me tem ocorrido... outros terão outras opiniões...
Abraço.
david neves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 437 Idade : 45 Localização : Évora Ocupação : Funcionário Público Humor : Tem dias Data de inscrição : 20/05/2013 Pontos : 506
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 3:25 pm
tiago1 escreveu:
Quanto ao cachorro laranja, tambem me pareceu bastante bom, com muito bom nariz e andamento. Quer é caça!
Tem um nariz excecional, neste dia eram cerca das 20.30 estavam 32 graus, muito seco e há minima particula no ar... já está a deslizar. A entrada no cone da emanação deu-se a cerca de 20 a 25 metros da codorniz (fácil de calcular pois a trela tem 10m )
Em termos de andamento é muito bom, muito regular, sempre num trote moderado a forte, o que neste dia o deixou de rastos, muito calor e seco a dificultar em muito o trabalho do cachorro.
tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 3:56 pm
com essa temperatura é muito bom, mesmo com bom vento. quais eram as condições de vento? dá para ver alguma coisa pelas ervas, mas não muito. Que idade tem o cão? É para caça ou provas?
Só achei que insististe um pouco no chamamento quando ele se começou a afastar, mas claro que o tinhas de meter na zona da codorniz, e isso da distancia a que os cães vão depende do gosto de cada um. E cada um tem de meter os cães a caçar na distancia que lhe agrade.
Eu sou amante dos britanicos, mais particularmente os setteres, e gosto deles a andar bem, e a afastarem-se um pouco mais, ainda mais tendo em conta o que caço.
Mas isso já faz parte dos gostos.
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 4:48 pm
boas tiago,
corria uma pequena arajem.
o cão ainda é cachorro tem 13 meses e está a evoluir muito bem, demonstra grande paixão e aptidão natural.
o cão será somente para caça, a doença das provas "infelizmente" já está curada, por dois motivos, um azar com um setter e a minha vida neste momento já não dá para isso.
a questão do apito tal como referiste foi somente para o meter na zona da codorniz, pois ultimamente a parte do andamento já está estabilizada raramente tenho que usar apito, é um cão muito inteligente. Neste momento estou a tentar apurar uma aptidão natural que ele tem demonstrado, o respeito ao levante, e por esse motivo a trela, não vou querer um respeito total ao levante mas sim fazê-lo aguentar cerca de 5 a 6 segundos, como não é para provas, não vou apertar muito com ele nesse aspeto, mas uma vez que ele o demonstra vou aproveitar essa aptidão, que considero importante na caça às codornizes e lebres (quantas deixei de atirar por os cães irem enrabeirados com elas).
A questão das distâncias é uma velha questão, tambem gosto de um cão que tenha uma amplitude de busca mais ampla, no entanto como caço em linha não o posso deixar aumentar a amplitude, considero que para o que pretendo está bom (colocarei outro video onde só se vê busca e ai se pode ver a amplitude de busca sem a pressão de um treino de uma carateristica especifica) cerca de 30 a 40 m de amplitude de busca e principalmente muito obediente.
Abraço
tiago1 Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 5:01 pm
já cá não está quem falou. caçando em linha, é muito diferente. Eu caço sempre sozinho, quando muito com mais um companheiro, mas é raro. É sozinho com cão que gosto de caçar. Dar a volta ao terreno como quero, e mudar de rota quando acho mais conveniente, sem a rigidez das linhas.
Com 13 meses, este ano vais ter uns quantos bons momentos de certeza. Não sei se fizeste algumas jornadas com ele a época passada, mas este ano já vai dar um valente pulo.
Isso de parar a mais pequena emanação é muito bom, pois demonstra elevada prudência, essencial nas perdizes de bico vermelho, e nas Galinholas!
Quanto ao respeito ao levante, já estive a pensar nisso em relação ao meu. Aliás, ele por vezes quando era cachorro, já com uns 5 meses e pouco fazia esse respeito até eu dar o tiro, sem que nunca lhe ensinasse isso. Com o tempo perdeu esse respeito. Já tive uma situação ou outra de não poder atirar, nomeadamente numa emenda a uma galinhola, ferida ao primeiro tiro, mas que depois com alguma dose de sorte, o cão cobrou. Talvez venha a ensinar esse respeito, ainda não sei, mas para já ainda não.
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 5:31 pm
No alentejo caçar em reserva a lebres e perdizes sem ser de linha é muito dificil achar, codornizes e galinholas, ai sim.
A questão do respeito ao levante foi porque ele o demonstrou naturalmente se não nem me preocupava, mas como está lá naturalmente... vou aproveitar.
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Jul 12, 2013 5:33 pm
É do que tenho mais saudades do livre é isso... poder andar à vontade, ler o terreno, definir a estratégia e rota e lá vamos nós... nas reservas, já é mais dificil...
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Seg Jul 15, 2013 2:24 pm
mais um pequeno excerto de um treino, continua a demonstrar uma evolução constante. Uma grande esperança e promessa para a época que se avizinha.
Demonstrou uma vez mais um bom andamento e nariz, apesar dos 30 graus e arajem inconstante que se fazia sentir.
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Seg Jul 15, 2013 3:30 pm
Está no bom caminho...
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Seg Jul 15, 2013 10:54 pm
Acho que sim, está a evoluir muito bem. Cada vez mais ligado a mim e mais solto.
tiago1 Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Ter Jul 16, 2013 1:23 am
Amigo David, agora por mero acaso, ao ver o blog de um amigo criador de bretons, que caça comigo de vez em quando ás galinholas, descobri de onde veio o seu cão, pois está lá o video que aqui postou. Conheço a mãe do seu cachorro, e não tenho a certeza já, mas parece-me que estive este ano com o seu cachorro num campo de treino, já que encontrei lá o Criador a mexer os cachorros, enquanto mexia também eu o meu Setter!
Agora é continuar. Sangue tem ele. Mas como qualquer bom cão, quanto mais campo melhor!
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Ter Jul 16, 2013 6:19 pm
É provável, ele veio de Coimbra:fixe: No entanto os videos são todos da minha autoria e efetuados no Alentejo:fixe:
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Ter Jul 16, 2013 7:38 pm
O elo entre criado entre vocês os dois vai ser fundamental, David.
tiago1 Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Ter Jul 16, 2013 9:10 pm
Sim ele têm lá no blog, a agradecer o compartilhamento do video. Se lá for consegue ver.
david neves Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Qui Jul 18, 2013 1:36 pm
Tens razão, ainda não tinha visto, eu enviei-lhe o video para ele ver a evolução dele. Tem excelentes cães, muito dóceis e demonstram uma inteligência acima da média. Por acaso estive hoje a falar com ele à pouco e ele disse que te conhecia e que se encontravam no campo de treino por vezes e caçavam às galinholas. É uma pessoa excecional e com um amor aos Bretons inexplicável.
tiago1 Aprendiz
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Qui Jul 18, 2013 4:32 pm
Sim. Embora sejamos os dois de Coimbra, conhecemo-nos, perto de Lisboa, pois fomos buscar os Setteres no mesmo dia. Eu o meu, e ele uma irmã do meu. A partir daí temos mantido sempre contacto, e na altura das galinholas, fazemos algumas jornadas juntos!
Toná Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 77 Idade : 39 Localização : Viseu Ocupação : Industrial Humor : bastante!! Data de inscrição : 09/06/2009 Pontos : 117
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Seg Jul 22, 2013 3:47 pm
Vai dar um bom cão! Não há duvida! Agora há que treinar a paragem...e habituar ao tiro!
Abraco
FilipeJAA Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 46 Idade : 41 Localização : Coimbra Ocupação : Profissional Saúde Humor : :) Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 84
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Dom Nov 24, 2013 10:06 pm
David Neves,
O cão veio de Coimbra de onde? Eu sou de Coimbra e gostava de saber onde comprou o cão...
Obrigado
FilipeJAA Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 46 Idade : 41 Localização : Coimbra Ocupação : Profissional Saúde Humor : :) Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 84
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Dom Nov 24, 2013 11:07 pm
David depois de ver os video com atenção só lhe digo uma coisa: que máquinas! Potencialidades e margem de progressão e claro muita paixão não lhes falta! O primeiro video então apesar de ser um "menino" que PAIXAO!!
Parabéns. Gostava mesmo de saber quem é o criador se puder ser.
Cumprimentos
saulgouveia Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 3 Idade : 46 Localização : Madeira Ocupação : Caça Humor : Caça Data de inscrição : 04/09/2014 Pontos : 5
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Set 05, 2014 12:17 am
Carlos Baptista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 37 Localização : Funchal Ocupação : Aussiliar Adeministrativo Humor : Divertido Data de inscrição : 13/08/2012 Pontos : 785
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu Sex Set 05, 2014 11:39 am
São umas máquinas 😉🐶🐶
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu
Breton 3 meses... esta sem dúvida sabe para o que nasceu