O FC Porto sagrou-se na sexta-feira pentacampeão português de andebol, depois de vencer o Benfica, por 26-23, na nona e penúltima jornada da fase final do campeonato. No arranque para o jogo, o Benfica precisava de vencer para se sagrar desde logo campeão, enquanto os azuis e brancos precisavam de ganhar com uma diferença de três golos para revalidar o título.
Num jogo com duas partes completamente distintas, o FC Porto foi mais aguerrido nos últimos 30 minutos, altura em que dominou por completo a equipa benfiquista, que nada conseguiu fazer para anular a supremacia do rival. O equilíbrio foi a palavra de ordem ao longo de toda a primeira parte, com o Benfica a assumir algum comando do encontro, permitindo ao FC Porto apenas colocar-se na frente do marcador aos 11 minutos.
Essa liderança não durou muito tempo e, em pouco menos de dez minutos, a equipa benfiquista passou novamente para a frente do marcador, deixando o grupo portista mais retraído e nervoso. O intervalo chegou com o Benfica a liderar por um ponto e a fazer acreditar que a luta seria até ao fim. No entanto, no segundo tempo a história alterou-se.
O FC Porto entrou mais concentrado e determinado, bastante eficaz no ataque e organizado na defesa, não dando qualquer margem de manobra ao Benfica para reagir. A meio da segunda parte, o jogo estava empatado 20-20, mas, a partir daí, o FC Porto começou a aumentar a vantagem, estando o Benfica quase nove minutos sem marcar.
Na última jornada, o Benfica recebe o Sporting, numa partida em que terá de vencer para garantir o segundo lugar na prova, enquanto o FC Porto desloca-se ao reduto do Sporting da Horta.
FC Porto-Benfica, 26-23
Jogo no pavilhão Dragão Caixa, no Porto.
Ao intervalo: 12-13
Sob a arbitragem da dupla Eurico Nicolau e Ivan Caçador, as equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:
FC Porto: Hugo Laurentino, Gilberto Duarte (3), Daymaro Salina, Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (10), Elias António (1) e Wilson Davyes (7).
Jogaram ainda, Pedro Spínola (2), Filipe Mota, Hugo Rosário e João Ferraz (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic
Benfica: Vicente Alamo, David Tavares (6), Inácio Carmo (1), Carlos Carneiro (4), Davor Cutura (6), José Costa (3) e Dario Andrade (3)
Jogaram ainda, Tiago Pereira, Cláudio Pedroso, João Pais, João Lopes, Ricardo Candeias e Álvaro Rodrigues.
Treinador: Jorge Rito
Marcha do marcador: 2-3 (05 minutos), 5-5 (10), 7-6 (15), 8-9 (20), 9-10 (25), 12-13 (intervalo), 15-15 (35), 18-16 (40), 20-20 (45), 22-20 (50), 23-21 (55) e 26-23 (resultado final)
Assistência: 2.115 espectadores
Record