O Vitória de Guimarães venceu este domingo a 64.ª edição da Taça de Portugal de basquetebol, repetindo o triunfo de 2007/2008, ao derrotar na final o favorito Benfica por expressivos 100-81, em Fafe. À semelhança do que aconteceu nos dois jogos anteriores da "final a 8", com Académica e Sampaense, o Benfica entrou mal, chegando a estar a perder por 12 pontos ainda no decorrer do primeiro período. A diferença do último encontro é que os "encarnados" não conseguiram recuperar, estando sempre a equipa "anfitriã" na frente e a dominar por completo a partida.
A equipa de Guimarães apresentou-se ao seu melhor nível, com um coletivo muito forte, uma defesa bastante coesa e excelentes percentagens de lançamento, tanto nos dois pontos (22 em 37 -- 59 por cento) como, e especialmente, nos "triplos" (14 em 28). Após o intervalo, o Benfica ainda tentou dar a volta a alguns problemas no setor defensivo, mas a resposta rápida do grupo orientado por Fernando Sá não permitiu à equipa "encarnada" aproximar-se no marcador.
A meio do terceiro período, o Vitória tinha já a partida completamente controlada, perante um Benfica desnorteado e sem soluções para contrariar a supremacia vimaranense. A vantagem foi aumentando e o último parcial foi um verdadeiro "calvário" para a equipa do Benfica, que nada mais conseguia fazer para evitar ser "massacrada" pelo Vitória. José Silva (25 pontos), Paulo Cunha (20 pontos e nove ressaltos), Ivan Almeida (17 pontos e oito ressaltos), Dain Swwtalla (17 pontos) e o suplente André Bessa (10 pontos e oito assistências) estiveram "demolidores" na equipa de Guimarães.
Por seu lado, João "Betinho" Gomes, com 21 pontos, foi o melhor dos "encarnados". Jogo no Pavilhão Multiusos de Fafe.
Benfica-Vitória de Guimarães, 81-100.
Ao intervalo: 40-47.
Benfica: Ricky Franklin (7), João "Betinho" Gomes (21), Elvis Évora (10), Carlos Andrade (4) e Frederick Gentry (13). Jogaram ainda Heshimu Evans (3), Lace Dunn (14), Cláudio Fonseca (4), Diogo Carreira (5) e Tomás Barroso.
Treinador: Carlos Lisboa.
Vitória de Guimarães: José Silva (25), Dain Swetalla (17), Charles Swiggett (
, Paulo Cunha (20) e Ivan Almeida (17). Jogaram ainda James Robert, André Bessa (10) e Joel Almeida (3).
Treinador: Fernando Sá.
Marcha do marcador: 18-30 (primeiro período), 40-47 (intervalo), 63-70 (terceiro período) e 81-100 (resultado final).
Record