Fouillis
Indispensáveis na pesca ás bogas.
A sua Utilização
Apesar de ser utilizado na Europa á varias dezenas de anos, em Portugal só recentemente é que se passou a utilizar os fouillis devido principalmente ao seu preço (em causa devido a sua importação) e á sua difícil reprodução natural no nosso País. A sua utilização consiste em misturar os fouillis no engodo permitindo uma maior eficácia do próprio engodo na função de atrair os peixes ao pesqueiro em causa.
A sua comercialização
Os fouillis são vendidos em placas de 500gr devidamente embrulhados em papel de jornal.
A sua Conservação
Para a sua conservação , embrulha-se os fouillis em papel de jornal ao qual tem de se certificar que se encontra sempre húmido e coloca-se no fundo de um frigorifico. No entanto a sua utilização não pode exceder os 4 dias. Para uma conservação mais longa coloca-se os fouillis no fundo do frigorifico mas em taparueres largos com 1 ou 2 cm de agua. Para esta situação os fouillis tem de estar perfeitamente limpos permitindo a sua conservação durante 1 ou 2 semanas.
Outro método de conservação de fouillis é a sua congelação , para tal deve-se colocar os fouillis em sacos plasticos com uma espessura maxima de 1 a 1,5 cm. Neste método os fouillis deven-se encontrar perfeitamente limpos e secos para uma congelação eficaz. Em termos desportivos as selecções de Inglaterra sagraram-se campeãs da Europa e do Mundo em Senhoras no ano de 2003 utilizando os fouillis congelados.
Como apanhar fouillis
Para apanhar os fouillis , primeiro precisa de localizar um local que reuna as condições necessarias para o desenvolvimento natural dos fouillis.
Os fouillis desenvolvem-se principalmente em cursos de agua com um fundo pantanoso e ricos em matéria orgânica geralmente locais onde se verifiquem descargas para os rios de fabricas , leitarias e outras industrias.
O material necessário para apanhar os fouillis é o seguinte:
· Peneira de rede fina
· Uma rede de pano
· Uma raquete em rede fina
· E uma caixa de limpeza (Caixa dupla)
1. Colocar a caixa na água e fixa-la com estacas ao fundo
2. Apanhar as larvas com a rede de pano
3. Virar a lama na peneira e tirar o lixo mais grosso
4. Girar a peneira na água para limpar os fouillis
5. Por fim colocar a peneira dentro da agua: Os fouillis sobem a superfície e apanha-se com a raquete de rede
6. Deitar os Fouillis no tabuleiro superior da caixa
7. Recuperar os fouillis do fundo da caixa e coloca-los em jornal ( pelo menos umas 5 folhas )