* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro Button10  Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro Empty
MensagemAssunto: Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro   Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro EmptyQui Out 16, 2008 6:19 pm

Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro

Pescadores da Torreira improvisaram hoje uma «cozinha» frente ao Governo Civil de Aveiro, onde cozinharam e comeram berbigão, bivalve cuja apanha está interdita na Ria de Aveiro.

Há cinco meses sem poder apanhar marisco na Ria, por interdição da Capitania devido à existência de toxinas, os pescadores da Torreira pegaram hoje nos barcos e rumaram a Aveiro, onde foram ao governo civil dizer que «estão a atravessar uma situação dramática» e exigir que seja accionado o fundo de compensação salarial.

«Reconhecemos que há regras comunitárias para a realização das análises, mas pretendemos que haja mais informação e transparência para evitar a desconfiança», afirmaram.

António Macedo, do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte, sustentou que «o problema não é por toda a Ria. Queremos que se façam mais pontos de recolha».

O dirigente sindical salientou que os pescadores «estão a viver uma situação aflitiva, há cinco meses sem poderem trabalhar, com prestações de casas para pagar e despesas com filhos a estudar, o que os está a levar ao desespero».

«A situação só não é ainda mais dramática porque receberam em Junho a compensação por 60 dias de inactividade no ano passado», disse.

António Macedo, que chefiou a delegação que foi recebida no governo civil, defende que «deve ser activado o fundo de compensação salarial que contempla este tipo de situações».

Quer também que «sejam tomadas medidas para acautelar situações como esta no futuro».

Inconformados com a interdição generalizada da apanha de bivalves na Ria, os pescadores quiseram demonstrar que «há zonas onde não há toxinas», cozinhando e comendo o marisco interdito, para provar que «não faz mal nenhum».

Levaram um bico e uma botija de gás, panelas, tachos e muitos quilos de berbigão, que cozinharam em frente ao edifício do governo civil.

Comeram e deram a provar a quem quisesse.

«Os que trabalham só ao marisco estão parados porque já nem sequer há chocos e linguado para trabalhar», desabafou Aníbal Soares, um dos pescadores presentes na «manif».

D. Sílvia fez de chefe de cozinha e foi explicando aos jornalistas a iguaria que estava a preparar: «leva cebola, alho, salsa, loureiro, presunto, chouriço e um pouco de vinho do Porto», revelou.

O berbigão, acrescentou a cozinheira, vai sendo acrescentado ao refogado com as conchas e vai abrindo com a temperatura.

A receita é conhecida nos lares da Torreira e da Murtosa, preparada como refeição tendo a batata como acompanhamento, e dos restaurantes locais que a servem como aperitivo ou para merendar.

«Pode comer à confiança. Eles é que não o [berbigão] deixam vender», garante D. Sílvia.

A maioria dos mariscadores da Ria de Aveiro é oriunda da Torreira, com 400 licenças atribuídas. A sua actividade está suspensa, por tempo indeterminado.


Fonte: Diário Digital / Lusa
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
 

Pescadores inconformados com interdição na Ria de Aveiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Congro ( Safio ) pescado em Aveiro
» Ria de Aveiro vai ter plano global de gestão de caça
» Noticias e Curiosidades
» Para os pescadores!!!
» O natal dos pescadores

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Notícias/Debates «-