Existem basicamente trs tipos de carretos a considerar, cada um com vantagens a pesar: "Baitcasting", "Spinning" e "Spincasting".
* Carretos tipo baitcasting
o Os carretos de "baitcasting" trabalham com o peso da amostra ou isco a medida que este puxa a linha e gira o tambor para largar mais linha. Quanto mais pesada for a amostra maior o lanamento.
o Com prtica, este tipo de carreto tambm vai permitir lanar com mais pontaria.
o So normalmente escolhidos pelos pescadores mais experientes quando usam amostras mais pesadas e linhas desenhadas para peixes mais pesados.
o A maior parte dos carretos de "baitcasting" agora incorporam um sistema de drag desenhado para ajustar a resistncia do tambor.
o Tambm pode escolher um carreto destes para o seu tipo de pesca preferido
+ Carretos offshore so desenhados para lutar com um peixe do barco.
+ Carretos de corrico servem para arrastar uma amostra ou isco atravs do movimento do barco.
+ Carretos de "casting" so bons para lanamentos de preciso.
o
Este tipo de carretos at vem em diversos formatos em funo do tipo de lanamento que queremos fazer, por cima da cabea, de lado e para fazer o chicote naquelas situaes em que estamos com falta de espao.
- Carreto tipo baitcasting
* Carretos tipo spinning
o Carretos tipo "spinning" tem a frente aberta
o A sua linha lanada de um tambor estacionrio atravs de um fio preso numa pea de metal presa ao tambor.
o Este tambor estacionrio bom para prevenir os ninhos de linha.
o O peso da amostra puxa a linha para a frente.
o Os carretos "spinning" podem usar iscos leves mas hoje em dia usam-se preferencialmente para iscos mais pesados.
o Pode-se ajustar para ser puxado pelo lado direito ou esquerdo.
o Usam "anti-reverse", um simples mecanismo que protege em caso de mordida de peixe.
o Previne a manete do carreto de girar no sentido oposto quando o peixe morde ou quando estamos a corricar de barco.
o Anti-reverse automtico no precisa de ajustamentos manuais.
- Carreto tipo spinning
* Spincasting reels
o Os carretos spincasting tem a face fechada, e combinam as funcionalidades do "spinning" e do "casting". O tambor permanece estacionrio at usarmos o boto do polegar para lanar. Quando largarmos este, o isco ou a amostra puxam o fio.
o A facilidade destes carretos tornam-los a escolha perfeita para os novatos, tanto pela facilidade de manejo como pela eficcia, com muitos poucos detalhes que possam atrapalhar a pesca.
o A face fechada limita a capacidade de linha mas ainda se consegue encontrar modelos que resolvem este detalhe.
- Carreto tipo Spincasting
Materiais/Construo
* Tambor
o O tambor a parte do carreto onde est a linha.
o um componente destacvel.
o Normalmente feitos de grafite ou alumnio.
o Os de grafite so desenhados para serem mais leves que os de alumnio.
o Os de alumnio so considerados mais resistentes e custam geralmente mais.
o Em qualquer caso so feitos para resistir a corroso da agua.
* Armao
o A armao o que d ao carreto a sua forma.
o Tambm podem ser de grafite ou alumnio.
o Mais uma vez uma questo de peso e de preo, como no tambor.
* Capacidade de linha
o A capacidade de linha fundamental na escolha do carreto.
o Os carretos podem conter desde 15 jardas at 900 jardas de linha.
o A quantidade de linha depende do tipo de pesca. Por exemplo, a pescar no seu lago favorito ou parque provavelmente precisa de muito pouca linha. Mas se vamos corricar exactamente o contrario que acontece. devemos ter em conta o tipo de aguas que vamos encontrar bem como que tipos de peixe podem picar.
* Relao de caixa (no no um carro!)
o A relao de caixa diz-nos a que velocidade que podemos recuperar a linha.
o Como guia, pequenas relaes fornecem mais potncia para puxar peixe de grandes profundidades, enquanto que grandes relaes beneficiam quando puxamos de perto da superfcie.
* Rolamentos
o Os rolamentos servem para as partes mveis trabalharem mais suavemente.
o Normalmente falando quanto mais rolamentos mais suave o trabalhar sobe presso.
o Como regra, quantos mais rolamentos o carreto tem mais caro este .