|
Autor | Mensagem |
---|
Pescador sem mortes Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 36 Idade : 50 Localização : GD Ocupação : ajudar sem nada em troca Humor : sempre bem humorado Data de inscrição : 13/08/2008 Pontos : 5
| Assunto: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Qua Set 24, 2008 4:17 pm | |
| Há diferentes tipos de engodagem sejam eles com a mão ou com o auxilio de uma fisga.
Toda a engodagem deve ser feita com precisão devendo haver um treino ou prática para o mesmo
Na pesca de competição existem vários tipos de engodo , em farinha , sementes ou iscos tendo eles sempre um tratamento diferente por cada tipo de pesca a executar.
Na pesca com engodo de farinha todo o pescador deve amassar o seu engodo com água do local onde vai pescar , pondo de parte o problema dos aditivos da água de redes públicas, sendo assim e supondo que a água é boa pomos as mãos na massa e começamos a amassar o engodo juntando a água pouco a pouco sem exageros.
Depois de amassado o engodo, começa-se a fazer umas bolas do tamanho de uma laranja para a engodagem inicial e umas mais pequenas para todo o decorrer da sessão de pesca. Alguns pescadores juntam ao engodo ,iscos . sementes e aromas a vontade de cada um , mas ai cada um é que sabe.
Na pesca com engodagem com iscos ou sementes também é preciso ter alguns cuidados , como por exemplo no asticot terá de se retirar toda a serradura que os conservam ou então depois desta operação cola-los de forma a fazer umas bolas para serem lançados como o engodo de farinha.
Esta operação de colagem de asticot é muito simples se tivermos os utensílios necessários para o mesmo.
1- Retirar toda a serradura
2-Colocar a cola para o efeito (vende-se em qualquer loja de pesca)eu pessoalmente uso a cola da TRABUCCO ou a ARABICA
3-Mexer bem para que todos os asticots fiquem com cola
4-Pulverizar com água ( utilizando um pulverizador para o efeito ) sem que se exagere
5- Depois de algumas voltas ao asticot deixar repousar alguns minutos .
6-Começar então a fazer bolas , mas não esquecer utilizem farinha nas mãos para que os asticots não se colem
7- Lançar as bolas com a mão ou com a ajuda de uma fisga para o efeito
E lembrem-se uma engodagem precisa é fundamental , mas sem sondar bem nada feito.
Nota e conselho muito util:
Por vezes em locais mais fundos e com alguma corrente colem tambem areia(limpa), esta com mais cola que os asticos depois deixar puxar um pouco a cola e de seguida misturar bem com os asticos já colados. Esta tecnica ajuda a que as bolas de astico colados com areia cheguem mais rapido ao fundo do pesqueiro pois as mesmas ficam mais pesadas evitando assim que a corrente as arraste para o pesqueiro do vizinho . Eu custumo utilizar esta tecnica a partir dos 6m de fondura dependendo da força da corrente
BOAS PESCARIAS |
|
| |
ct Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 2 Idade : 64 Localização : portimao Ocupação : jardineiro Humor : x Data de inscrição : 25/11/2011 Pontos : 2
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Sáb Out 13, 2012 9:24 pm | |
| |
|
| |
ct Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 2 Idade : 64 Localização : portimao Ocupação : jardineiro Humor : x Data de inscrição : 25/11/2011 Pontos : 2
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Sáb Out 13, 2012 9:25 pm | |
| |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Sáb Out 13, 2012 9:27 pm | |
| Boa Noite amigo ct
Deve fazer a sua apresentação antes de começar a sua participação no forúm...
Muito obrigado |
|
| |
urbano Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 25 Idade : 57 Localização : Gaia Ocupação : Comercial-Eng.Electrotecnico Humor : Muito Data de inscrição : 10/09/2012 Pontos : 28
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Seg Out 15, 2012 9:36 am | |
| Boas,
tenho uma questão, aqui, dado que tb me questionaram numa pequena visita à Barragem da Fagilde.
O que acontece ao peixe que come o asticot? O bicho não é uma lagarta?
Foi esta a questão que um pescador(já de idade), me fez, realmente até fiquei a pensar.
Urbano |
|
| |
marcopombo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 40 Idade : 41 Localização : Abrantes Ocupação : Em vias de ser empresário Humor : Quase sempre de bom humor Data de inscrição : 15/10/2012 Pontos : 49
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Ter Out 16, 2012 2:15 pm | |
| - urbano escreveu:
- Boas,
tenho uma questão, aqui, dado que tb me questionaram numa pequena visita à Barragem da Fagilde.
O que acontece ao peixe que come o asticot? O bicho não é uma lagarta?
Foi esta a questão que um pescador(já de idade), me fez, realmente até fiquei a pensar.
Urbano Bem penso que a essa posso responder. O asticot não é uma lagarta mas sim uma larva, neste caso e por norma são as larvar das moscas. Ao peixe nao lhe acontece nada a não ser engordar, já que é um alimento natural dos peixes. Penso que seja isso, caso esteja errado por favor corrijam-me. Cumprimentos piscatórios. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Ter Out 16, 2012 2:43 pm | |
| Tal e qual como explica o marcopombo, o asticot é uma larva. Para se obter colocam-se pedaços de carne ou peixe e espera-se que as moscas "verdes" depositem os seus ovos para se obter a larva. Os que são conseguindos apartir de peixe têm um cheiro menos intenso e umas cores mais claras. Há várias cores vermelho, alaranjado, branco... O peixe agradece que lhe deiem mais Boas pescarias |
|
| |
urbano Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 25 Idade : 57 Localização : Gaia Ocupação : Comercial-Eng.Electrotecnico Humor : Muito Data de inscrição : 10/09/2012 Pontos : 28
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO Seg Out 22, 2012 1:53 pm | |
| Obrigado pelo esclarecimento |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: COMO ENGODAR O PESQUEIRO | |
| |
|
| |
|