* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Ponteira demasiado fina?! Button10  Ponteira demasiado fina?! 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Ponteira demasiado fina?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Sérgio Sá
Aprendiz
Aprendiz
Sérgio Sá

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 177
Idade : 39
Localização : Coimbra
Ocupação : simracing, pesca
Humor : Sempre
Data de inscrição : 03/12/2012
Pontos : 196

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 8:22 pm

Boas noites.
Hoje resolvi montar um elástico numa cana que ganhei num concurso à uns anos uma Barros Cobalt XK 95 que ainda nem a tinha utilizado.
O meu espanto foi quando vi a ponteira, demasiado fina!
Tenho um elástico oco de 2.1, o que acontece é para para conseguir "enfiar" o elástico ficava apenas com 10cm de ponteira e mesmo assim ficava à justa! Shocked
Será que mais vale não utilizar a ponteira e passar o elástico no 2º elemento da cana?
Precisava da vossa ajuda por favor!

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 8:28 pm

Pessoal...vamos lá dar umas dicas ao Sérgio... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 8:31 pm

Podes sempre utilizar um elastico mais fino, mas ao não utilizar a ponteira da cana estás a estragar a sua acção
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Herminio
Moderador
Moderador
Herminio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2214
Idade : 45
Localização : Suiça. Celorico da beira (férias)
Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca
Humor : Bastante
Data de inscrição : 19/03/2011
Pontos : 2267

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 8:57 pm

Sérgio Sá escreveu:
Boas noites.
Hoje resolvi montar um elástico numa cana que ganhei num concurso à uns anos uma Barros Cobalt XK 95 que ainda nem a tinha utilizado.
O meu espanto foi quando vi a ponteira, demasiado fina!
Tenho um elástico oco de 2.1, o que acontece é para para conseguir "enfiar" o elástico ficava apenas com 10cm de ponteira e mesmo assim ficava à justa! Shocked
Será que mais vale não utilizar a ponteira e passar o elástico no 2º elemento da cana?
Precisava da vossa ajuda por favor!

Abraço

Amigo Sergio, segundo eu entendi trata-se de uma cana telescopica!!!! o meu amigo tem de montar o elastico mediante o peixe que queira pescar, por ex: o elastico para as bogas é mais fino do que o dos barbos ou carpas. Penso que 2.1 é demasiado grosso!!!! o ideal para varios tamanhos de peixe seria o 1.7. Eu uso 1.7 para as carpas, 0.7 para as bogas.
Diga-me qual o peixe que pretende pescar e a que fundura +/-.
Um abraço. fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Sá
Aprendiz
Aprendiz
Sérgio Sá

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 177
Idade : 39
Localização : Coimbra
Ocupação : simracing, pesca
Humor : Sempre
Data de inscrição : 03/12/2012
Pontos : 196

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 9:17 pm

A cana é de encaixe e era para apanhar umas carpas e a fundura vai dos 3 a 4 metros, já usei esse elástico de 1.7 e partiu, a partir desse momento passei a usar sempre 2.1.
Ir para o topo Ir para baixo
Herminio
Moderador
Moderador
Herminio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2214
Idade : 45
Localização : Suiça. Celorico da beira (férias)
Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca
Humor : Bastante
Data de inscrição : 19/03/2011
Pontos : 2267

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 9:35 pm

Sérgio Sá escreveu:
A cana é de encaixe e era para apanhar umas carpas e a fundura vai dos 3 a 4 metros, já usei esse elástico de 1.7 e partiu, a partir desse momento passei a usar sempre 2.1.

Amigo Sergio, nas minhas canas de encaixe eu cortei a ponteira quaze toda, fiquei +/- com 20 cm, mas isso nao emporta o fundamental é o elastico trabalhar correctamente, tem de ter um pouco de folga ao correr na ponteira, mas para o elastico partir possivelmente o meu amigo está a usar fios muito grossos, eu ás carpas custumo pescar com fio 0.14 para 6.5kg e baixada 0.12 para 2.5kg, é que quando o material tem de ceder em funçao do tamanho do peixe, da força que faz, ou de rossar nas pedras rebenta sempre no empate, mas peixes até 3/4 kilos segura-os na boa e o elastico convem estar ao 3° elemento. fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel Tavares
Aprendiz
Aprendiz
Daniel Tavares

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 94
Idade : 32
Localização : Aveiro
Ocupação : Eg. Civil
Humor : QB
Data de inscrição : 05/01/2012
Pontos : 102

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 9:50 pm

Provavelmente de verão um 2.1 dá jeito, mas de inverno não se justifica. Faça o seguinte, contacte uma loja da especialidade e manda vir uma ponteira que leve até 2.4 (é barato no máximo 10 euros).
De verão usa o 2.1 e de inverno um 1.8, é só trocar a ponteira, ou então tire o 1º elemento.
É bastante estranho o 1.7 partir, talvez estava estragado, eu em Cavez cheguei a tirar barbos de 2.5kg com elástico 1.8mm de diâmetro (elástico oco).
Não se preocupe com o elástico ser 1.8, de certeza que tira uma carpa de 5 ou 6kg, basta ter paciência!
Pelo que percebi não tem nada a ver com profundidade nem com linhas, apenas de como o peixe reage.
Se tiver alguma dúvida contacte, terei o prazer em ajuda-lo.


Última edição por Daniel Tavares em Qua Dez 05, 2012 10:58 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Herminio
Moderador
Moderador
Herminio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2214
Idade : 45
Localização : Suiça. Celorico da beira (férias)
Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca
Humor : Bastante
Data de inscrição : 19/03/2011
Pontos : 2267

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 10:04 pm

Daniel Tavares escreveu:
Provavelmente de verão um 2.1 dá jeito, mas de inverno não se justifica. Faça o seguinte, contacte uma loja da especialidade e manda vir uma ponteira que leve até 2.4 (é barato no máximo 10 euros).
De verão usa o 2.1 e de inverno um 1.8, é só trocar a ponteira, ou então tire o 1º elemento.
É bastante estranho o 1.7 partir, talvez estava estragado, eu em Cavez cheguei a tirar barbos de 2.5kg com elástico 1.8mm de diâmetro (elástico oco).
Não se preocupe com o elástico ser 1.8, de certeza que tira uma carpa de 5 ou 6kg, basta ter paciência!
Não tem nada a ver com profundidade nem com linhas, apenas de como o peixe reage.
Se tiver alguma dúvida contacte, terei o prazer em ajuda-lo. Já la vão alguns anos de competição..

Amigo Daniel, certamente que a profundidade e as linhas contam e muito, um peixe em águas mais baixas é mais dificil segurar do que em águas mais fundas(normalmente), e as linhas se forem(muito grosas) mais resistentes do que o elastico no caso de um peixe maior vai rebentar sempre no lacal mais fraco!!
Tambem andei muitos anos em competiçao desde 1996 até 2007 (ano em que emigrei).
Um abarço.
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Sá
Aprendiz
Aprendiz
Sérgio Sá

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 177
Idade : 39
Localização : Coimbra
Ocupação : simracing, pesca
Humor : Sempre
Data de inscrição : 03/12/2012
Pontos : 196

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Dez 05, 2012 10:44 pm

Amigos estamos sempre a prender, desde já agradeço a vossa disponibilidade em me ajudar e esclarecer sobre este assunto. jola
A pesca para mim é apenas um hobbie que gosto bastante, mas até gostava de poder fazer competição, o problema são os euros que não abundam. Sad

Abraço e boas pescarias! fish
Ir para o topo Ir para baixo
antoniocorreia
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 45
Idade : 71
Localização : Coimbra
Ocupação : Fotografo
Humor : Algum
Data de inscrição : 16/11/2010
Pontos : 64

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Set 03, 2014 7:55 pm

Viva ! a todos.

Ofereceram-me uma cana telescópica que tem a ponteira super-fina. E, o mais estranho, essa ponteira termina com um bocadinho de cordel muito bem colado à mesma. Cerca de 5 cm de cordel.
Pergunto: alguém me sabe dizer como prendo o fio da montagem nesse cordel ?
Julgo que deve haver uma maneira para montar e desmontar rapidamente.
Obrigado pela ajuda. Boas pescarias.

António Correia
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Set 03, 2014 8:01 pm

Pessoal...vamos lá dar umas dicas... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
hugo duarte
Membro Veterano
Membro Veterano
hugo duarte

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1413
Idade : 47
Localização : Almeirim
Ocupação : Caça / Pesca
Humor : Tem dias
Data de inscrição : 05/01/2013
Pontos : 1502

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQua Set 03, 2014 10:22 pm

Compre uma ponteira mais grossa que seja compatível com a cana.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
antoniocorreia
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 45
Idade : 71
Localização : Coimbra
Ocupação : Fotografo
Humor : Algum
Data de inscrição : 16/11/2010
Pontos : 64

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQui Set 04, 2014 3:04 pm

A ponteira é compatível com a cana. O problema está no cordel que tem na ponta. Não sei como prender lá a montagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQui Set 04, 2014 8:31 pm

É uma cana francesa? Quantos metros têm?
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
antoniocorreia
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 45
Idade : 71
Localização : Coimbra
Ocupação : Fotografo
Humor : Algum
Data de inscrição : 16/11/2010
Pontos : 64

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQui Set 04, 2014 9:12 pm

É uma cana que veio de França, mas telescópica, de 4 metros, para pescar à ablete.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptyQui Set 04, 2014 9:24 pm

Caro António, compre um destes conectores

Ponteira demasiado fina?! 4g4uhf

Prende a linha de um lado e dou outro fica tipo engate rápido para a baixada de pesca fixe

Qualquer loja de pesca vende.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
antoniocorreia
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 45
Idade : 71
Localização : Coimbra
Ocupação : Fotografo
Humor : Algum
Data de inscrição : 16/11/2010
Pontos : 64

Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! EmptySex Set 05, 2014 7:35 pm

Entendido. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Ponteira demasiado fina?! Empty
MensagemAssunto: Re: Ponteira demasiado fina?!   Ponteira demasiado fina?! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Ponteira demasiado fina?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» ponteira interior 1* vs ponteira exterior 2cm M (2*)
» Ponteira
» Ajuda! Ponteira briley X2 extender
» Breda Astro- Ponteira Geral

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Pesca á Francesa «-